09/11/2019

Jovem do Paraná morre com tiro na nuca em cidade de MT

Reprodução/JKNotícias
Julia Barbosa de Souza, 29, morreu na madrugada de sábado (9), após levar um tiro na nuca dentro do carro em que ela estava com o namorado, em uma avenida de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá). O casal estava em uma Hilux quando passou a ser perseguido por outra caminhonete, o motorista teria buzinado muito, como ordem de parada, e em seguida disparou um tiro que quebrou o vidro traseiro do carro e acertou a jovem.

Polícia Civil está investigando caso, registrado por volta das 3h. Segundo o boletim de ocorrência, que a reportagem do teve acesso, o namorado dela relatou que trafegava por uma avenida quando ultrapassou dois carros, sendo um Gol e uma caminhonete não identificada.

Em certo ponto do percurso, reparou que estavam sendo seguidos pelo motorista da caminhonete, que ainda buzinou várias vezes como ordem de parada.

No entanto, eles não pararam e quando a caminhonete se aproximou – ele não sabe dizer se foi o motorista ou se havia algum passageiro – e disparou um tiro contra o carro.

Conforme apurado, o Julia e o namorado são naturais do Paraná. Ele mora em Sorriso desde agosto desse ano e é responsável técnico por uma empresa ligada à agricultura. Ela estava na cidade visitando o rapaz. 

Em entrevista ao site JK Notícias, de Sorriso, o investigador José Carlos Souza destacou que as investigações já começaram e que a narrativa do condutor da caminhonete, o namorado da vítima, no primeiro momento, é real.

Souza pediu ainda ajuda da população, especialmente dos comércios e residências que tenham câmera de segurança entre as avenidas Brasil e Natalino João Brescansin, para que possam identificar a caminhonete que perseguiu o casal, bem como o autor dos disparos.

O corpo da jovem foi liberado pela equipe médica, encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, levado para o Paraná, onde ocorre velório e sepultamento.

Por Yuri Ramires do Gazeta Digital

08/11/2019

Servidora pública é afastada do cargo após ser presa suspeita de participar de abusos de menores em MT

Ingridi Keliany, de 23 anos, foi presa em outubro suspeita de ter aliciado menores para manter relações sexuais com outra pessoa.
Ingridi Keliany trabalhava na Prefeitura de Várzea Grande e foi afastada do cargo — Foto: Reprodução
Uma servidora da Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi presa suspeita de participar de estupros de vulneráveis. O mandado de prisão contra Ingridi Keliany Gomes da Silva, de 23 anos, foi cumprido pela Polícia Civil, no dia 24 de outubro. Ela foi afastada do cargo após a prisão.

O G1 ainda não conseguiu localizar a defesa de Ingridi.

A ordem de prisão contra a suspeita foi expedida pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande durante processo que apura prática de estupro de vulnerável. No entanto o caso é tratado sob segredo de Justiça.

Segundo as investigações, Ingridi teria aliciado menores para manter relações sexuais com outra pessoa.

Caso as acusações contra ela sejam comprovadas, Ingridi pode responder por estupro de vulnerável, cuja pena é de oito a 15 anos de prisão.

Afastada

A Prefeitura de Várzea Grande informou que recebeu o comunicado sobre a prisão da servidora no dia 29 de outubro e que a afastou do cargo no mesmo dia. Ingridi trabalhava na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Espote e Lazer, mas também prestava serviços à Secretaria de Comunicação.

Segundo a prefeitura, o contrato dela com o município foi rescindido. No entanto, caso seja comprovado inocência, Ingridi deverá ser nomeada ao cargo novamente.

Do G1 MT

06/11/2019

Pai de jovem desaparecida faz apelo e condena notícias falsas sobre o caso

Última imagem vista da jovem no domingo ao sair do prédio que fazia o Enem
A família da jovem de 17 anos Giovanna Gabriely Belém Oliveira, desmentiu a informação de que a garota havia sido localizada.
A estudante está desaparecida há quase três dias, desde às 16h40 de domingo (3), quando foi registrada, por câmeras de segurança, saindo de uma faculdade particular na zona Sul de Teresina, logo após fazer a prova do Enem .

Visivelmente abalado e exausto, o pai da menina, Gudson Costa, confirmou que ela permanece desaparecida.

“Ela não foi encontrada. Fiquei até às 2h da manhã rebatendo fake news de que ela tinha sido encontrada. Eu tive que ficar até de madrugada ontem (5), já cansado de um todo de batalha. Isso está desmobilizando as buscas”, lamenta ele que é pastor de uma igreja no bairro Parque Piauí. 
Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com
Até o momento a família não teve nenhuma informação concreta sobre o paradeiro da menina. Após a informação falsa, ele faz um apelo para que a população só encerem as buscas após uma confirmação da própria família. “Eu queria que toda informação, seja positiva ou negativa, por que enfim são três dias, sejam dadas por mim. Peço que as pessoas continuem ajudando”, pede o pai da garota. 

Segundo Gudson, uma força tarefa da Secretaria de Segurança Pública, incluindo a Inteligência da Polícia Civil, trabalha na localização da menina. Ele não confirmou se ligações ou as redes sociais da menina estão sendo analisados nas investigações. “A polícia pediu sigilo. O próprio secretário de Segurança nos recebeu e a esposa do governador disse que é uma questão de honra, tem que encontrar”, disse o pastor.

Gudson ministrava um culto na zona Sul quando foi informado do desaparecimento da menina. 

“O meu hoje é doloroso, é sem entender, mas eu tenho um amanhã garantido por Deus. Eu acredito que tudo tem um propósito de Deus, e tudo isso está acontecendo talvez seja para fortalecer as famílias, que problemas acontecem, que vivemos em uma sociedade perigosa onde tem pessoas ainda más que precisam ser transformadas para não machucarem os outros”, disse o pastor que está afastado das atividades pelo abalo emocional.

Fora de Teresina

O pai de Giovanna acredita que a jovem não está tendo acesso a campanha de buscas. 

“Acredito que ela não está tendo acesso a essas informações porque senão ela teria já dado um sinal ou ligado para a gente dizendo: ‘Olha pai, eu não quero voltar, eu tô bem’, mas até então não aconteceu isso”.

A família não descarta a hipótese de que a menina tenha saído de Teresina.

“Como se ela estivesse dentro de uma casa, ou em um sítio ou em um lugar afastado ou mesmo fora de Teresina, que essa hipótese não é descartada. Mas tem uma mobilização em todo o estado”, disse Gudson.

Histórico
De acordo com familiares, Giovanna já havia saído outras vezes. “Ela já teve outras saídas dessas, mas eram saídas curtas, não chegava a tanto tempo como dessa vez”, lembrou o pai da menina. 

Comportamento
Questionado sobre o comportamento da filha às vésperas do desaparecimento, Gudson relatou que Giovanna estava de bom humor e animada após ter participado de um evento na escola, em que, junto com outros estudantes, foi surpreendida com muitas homenagens da família..

“Ela estava muito alegre, muito motivada pelo Enem, porque ela queria ser enfermeira, como a mãe, minha esposa é enfermeira. Teve eventos na escola, estava muito bem”, disse. 

No dia da prova, Giovanna havia combinado com a mãe que iria buscá-la às 18h30. "A mãe dela ficou até tarde, esperando que ela saísse e os fiscais dizendo que não havia mais ninguém lá dentro, que todos os candidatos já tinham saído", contou o pai.

Gudson relata que a esposa, mãe da menina, está muito abalada. Além de Giovanna, o casal tem um filho caçula.

Solidariedade
O desaparecimento de Giovanna é um dos assuntos mais falados na cidade. Milhares de pessoas estão compartilhando a foto da menina nas redes sociais. “Tem gente lutando com a gente e sentindo essa dor como a gente, adotando ela como se ela fosse filha também”, agradeceu o pai. 

Valmir Macêdo-valmirmacedo@cidadeverde.com

Usuário poderá escolher se quer ser adicionado em grupo de WhatsApp

O WhatsApp divulgou nesta quarta-feira (6) uma nova configuração de privacidade que permite ao usuário evitar que desconhecidos o adicionem em grupos de conversa.

O recurso era testado na Índia desde abril. Agora, começa a funcionar gradualmente em todos os países onde o aplicativo opera. Era uma demanda especial para o Brasil, onde a inclusão de integrantes em grupos sem permissão virou uma prática comum na época das eleições. O controle também deve minimizar o efeito de conteúdos virais disseminados em grupos.

Para ativar o recurso, o usuário deve abrir o WhatsApp e fazer o seguinte caminho: configurações, conta, privacidade e grupos. Na última opção, decide quem tem permissão para adicioná-lo em grupos: todas as pessoas, apenas seus contatos ou apenas alguns de seus contatos.

Administradores de grupos que não puderem incluir uma pessoa que tenha ativado o controle poderão enviar um convite privado via conversa individual para o usuário, que escolhe se deseja entrar no grupo. Ele terá três dias para aceitar o convite antes que expire, segundo a empresa.

A função ainda não está disponível a todos os usuários, mas isso deve ocorrer nos próximos dias, de acordo com o WhatsApp. É preciso estar com o aplicativo atualizado na última versão.

A medida segue outras mudanças que tentam tornar o aplicativo, que pertence ao Facebook, um pouco mais privativo, como a redução do limite de encaminhamentos de mensagens, de 20 para 5, e o selo que aparece quando uma mensagem é encaminhada a partir de outra conversa no mensageiro.

Fonte: cidadeverde

Em 2020, Conta De Luz Para Os Brasileiros Pode Ter Aumento De 2,42%

 Foto: Reprodução
As contas de luz dos consumidores de todo o país poderão ter um aumento médio de 2,42% em 2020. O aumento consta de uma consulta pública aberta no último dia (30), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sobre o orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um dos subsídios pagos pelos consumidores de energia.

Em 2020, a Aneel aprovou um orçamento para a CDE de R$ 22,453 bilhões,. Um aumento de 11% em relação ao orçamento deste ano, de R$ 20,208 bilhões. Desse montante, a parte paga pelos consumidores teve um aumento de 27% e deve passar de R$ 16,238 bilhões para R$ 20,645 bilhões.

A CDE é formada por um conjunto de despesas que inclui subsídios ao consumidor de fonte de energia incentivada (eólica e solar); irrigação na agricultura; subsídios ao carvão mineral nacional; os subsídios para produção de energia termelétrica nos sistemas isolados, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC); subsídios para a universalização do acesso à energia por meio do programa Luz para Todos; os descontos da tarifa social de baixa renda; entre outros.
Custos da CCC

A agência disse que esse incremento para 2020, foi ocasionado pelo acréscimo nos custos da CCC. Que teve um aumento de 20% e ficou em R$ 7,586 bilhões. O valor tem relação com o aumento do diesel usado nas termelétricas que atendem pontos isolados, e que não estão no Sistema Interligado Nacional (SIN). Também há a previsão de restos a pagar referente a um possível déficit da conta em 2019. E pela constituição de um fundo de reserva técnica, de R$ 500 milhões.

“O aumento da CCC é explicado, entre outros. Pela impossibilidade da importação de energia da Venezuela para atendimento à carga de Boa Vista (RR), e pela desverticalização da Amazonas Energia S.A. Com a transferência dos ativos de geração e do contrato de gás natural para a Amazonas GT”, disse a Aneel.
TCU

O valor final do orçamento da CDE depende ainda de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Que determinou a retirada da CDE de custos de subsídios que não estejam diretamente relacionados as políticas públicas do setor elétrico. Como benefícios concedidos a atividades de irrigação na agricultura, por exemplo.

Caso o tribunal confirme a determinação. A redução de 20% na quota paga pelos usuários representará uma redução de R$ 4,4 bilhões no orçamento da CDE.

Fonte: colatinaemacao

Bolsonaro: povo decidirá sobre fusão de municípios com menos de 5 mil habitantes

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na manhã desta quarta-feira, 6, que a proposta de fusão de municípios com baixa sustentabilidade financeira não será imposta. "O povo vai decidir", declarou.
O governo quer acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total. A sugestão de mudanças na legislação para viabilizar a fusão consta na PEC 188/2019, sobre o novo pacto federativo, entregue simbolicamente por Bolsonaro ao Congresso na terça-feira, 5.

Bolsonaro afirmou que a proposta atinge municípios que estão no "negativo". "E a população vai ter de concordar. Ninguém vai impor nada não", disse.

O presidente tratou sobre a proposta com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. Bolsonaro não deixou claro de que forma seria feita a consulta à população.

O presidente não quis conversar com a imprensa no período da manhã. "Abusaram no passado. Tem município que vive graças a fundo de participação de município. Não tem renda, não tem nada", disse Bolsonaro. "Vou deixar bem claro, já que está gravando aí, o povo vai decidir (sobre a fusão), tá ok?", declarou.

A avaliação do governo é que foram criados muitos municípios sem sustentabilidade financeira, mas que acabam mantendo uma máquina de cargos e salários considerável, com prefeitura, secretarias e Câmara de Vereadores.

A proposta deve enfrentar resistências no Congresso, sobretudo na Câmara, onde deputados muitas vezes estimulam a criação de novos municípios para dar poder a seu grupo político local e fazer um contraponto a um prefeito que é de oposição.

Segundo a estimativa mais recente do IBGE, 1.254 municípios brasileiros têm menos de 5 mil habitantes. Nem todos eles serão de imediato passíveis de fusão. Haverá um processo, regido por lei ordinária a ser aprovada no Congresso, para estabelecer o passo a passo da medida.

"As próximas eleições (de 2020) não será afetadas", garantiu o assessor especial do Ministério da Economia Rafaelo Abritta.

Goiás:
Veja quais são:
Baliza 4 9921
Divinópolis de Goiás 4 830
Santo Antônio da Barra 4 787
Rianápolis 4 784
Itaguari 4 668
Turvânia 4 639
Itajá 4 605
Montividiu do Norte 4 449
Novo Planalto 4 445
Mossâmedes 4 377
Rio Quente 4 371
Matrinchã 4 366
Formoso 4 3251
Bonópolis 4 316
Aporé 4 163
São Miguel do Passa Quatro 4 032
Portelândia 4 000
Guarani de Goiás 3 940
Porteirão 3 830
Varjão 3 816
Santa Isabel 3 803
Ouro Verde de Goiás 3 797
Mutunópolis 3 793
Amaralina 3 778
Caldazinha 3 759
Gameleira de Goiás 3 753
Heitoraí 3 714
Edealina 3 710
Brazabrantes 3 659
Campinaçu 3 649
Hidrolina 3 622
Campestre de Goiás 3 610
Palminópolis 3 589
Araçu 3 560
Taquaral de Goiás 3 537
Trombas 3 501
Cromínia 3 500
Castelândia 3 464
Palestina de Goiás 3 460
Santa Tereza de Goiás 3 431
Teresina de Goiás 3 416
Colinas do Sul 3 404
Santa Rita do Novo Destino 3 331
Damianópolis 3 315
Buritinópolis 3 302
Nova Roma 3 293
Estrela do Norte 3 2861
Professor Jamil 3 243
Amorinópolis 3 185
Aurilândia 3 184
Perolândia 3 116
Urutaí 3 078
Novo Brasil 2 985
Sítio d’Abadia 2 977
Cristianópolis 2 968
Damolândia 2 923
Nova Iguaçu de Goiás 2 923
Jaupaci 2 898
Ipiranga de Goiás 2 893
Santa Cruz de Goiás 2 892
Cumari 2 871
Uirapuru 2 868
Três Ranchos 2 837
Israelândia 2 815
Arenópolis 2 689
Panamá 2 627
Mimoso de Goiás 2 6122
Adelândia 2 517
Buriti de Goiás 2 501
Diorama 2 488
Aparecida do Rio Doce 2 474
Jesúpolis 2 474
Campos Verdes 2 4592
Avelinópolis 2 425
Ivolândia 2 406
Santa Rosa de Goiás 2 388
Palmelo 2 380
Mairipotaba 2 373
Córrego do Ouro 2 364
Nova América 2 346
Pilar de Goiás 2 314
Morro Agudo de Goiás 2 264
Marzagão 2 223
Nova Aurora 2 1992
Davinópolis 2 094
Guaraíta 2 041
São Patrício 2 035
Aloândia 2 005
Água Limpa 1 872
Guarinos 1 852
Moiporá 1 557
Lagoa Santa 1 555
São João da Paraúna 1 417
Cachoeira de Goiás 1 361
Anhanguera 1137


Fonte: cidadeverde

Síntese de Indicadores Sociais: Extrema pobreza atinge 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em sete anos

Número de pessoas na extrema pobreza equivale à população de Cuba e Portugal - Foto: Rita Martins/Agência IBGE Notícias

Em 2018, o país tinha 13,5 milhões pessoas com renda mensal per capta inferior a R$ 145, ou U$S 1,9 por dia, critério adotado pelo Banco Mundial para identificar a condição de extrema pobreza. Esse número é equivalente à população de Bolívia, Bélgica, Cuba, Grécia e Portugal. Embora o percentual tenha ficado estável em relação a 2017, subiu de 5,8%, em 2012, para 6,5% em 2018, um recorde em sete anos.

Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada hoje pelo IBGE. O gerente do estudo, André Simões, ressalta que são necessárias políticas públicas para combater a extrema pobreza, pois ela atinge um grupo mais vulnerável e com menos condições de ingressar no mercado de trabalho.

“Esse grupo necessita de cuidados maiores que seriam, por exemplo, políticas públicas de transferência de renda e de dinamização do mercado de trabalho. É fundamental que as pessoas tenham acesso aos programas sociais e que tenham condições de se inserir no mercado de trabalho para terem acesso a uma renda que as tirem da situação de extrema pobreza”, reforçou Simões.

O valor do indicador de pobreza do Bolsa Família, R$ 89, é, inclusive, inferior ao parâmetro global de R$ 145, o que mostra que o benefício não é suficiente para tirar as pessoas da extrema pobreza.

O pesquisador do IBGE Leonardo Athias explicou que, em 2011, o valor de R$ 70 para o Bolsa Família era compatível com o valor global da época, de US$ 1,25 por dia. “Por falta de correções monetárias, hoje o valor de R$ 89 é abaixo do valor global indicado pelo Banco Mundial”, destacou.

A Síntese de Indicadores Sociais também apontou que, embora um milhão de pessoas tenham deixado a linha de pobreza – rendimento diário inferior a US$ 5,5, medida adotada pelo Banco Mundial para identificar a pobreza em países em desenvolvimento como Brasil – um quarto da população brasileira, ou 52,5 milhões de pessoas, ainda vivia com menos de R$ 420 per capita por mês. O índice caiu de 26,5%, em 2017, para 25,3% em 2018, porém, o percentual está longe do alcançado em 2014, o melhor ano da série, que registrou 22,8%.

“Em 2012, foi registrado o maior nível da série para a pobreza, 26,5%, seguido de queda de 4 p.p. em 2014. A partir de 2015, com a crise econômica e política e a redução do mercado de trabalho, os percentuais de pobreza passaram a subir com pequena queda em 2018, que não chega a ser uma mudança de tendência”, avalia o analista do IBGE Pedro Rocha de Moraes.
A pobreza atinge sobretudo a população preta ou parda, que representa 72,7% dos pobres, em números absolutos 38,1 milhões de pessoas. E as mulheres pretas ou pardas compõem o maior contingente, 27,2 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza.

Em 2018, a redução da pobreza se deu principalmente no Sudeste, que registrou menos 714 mil pessoas nessa condição, sobretudo no estado de São Paulo (menos 623 mil). Quase metade (47%) dos brasileiros abaixo da linha de pobreza em 2018 estava na região Nordeste. O Maranhão foi o estado com maior percentual de pessoas com rendimento abaixo da linha de pobreza, (53,0%). Já Santa Catarina, que também se mostrou o estado menos desigual, apresentou o menor percentual de pobres. Todos os estados das regiões Norte e Nordeste apresentaram indicadores de pobreza acima da média nacional.
Desigualdade aumenta

Entre 2012 e 2014, o grupo dos 40% com menores rendimentos apresentou aumento mais expressivo do rendimento médio domiciliar per capita, passando de R$ 329 para R$ 370. A partir de 2015, o rendimento médio deste grupo caiu para R$ 339. Já o grupo dos 10% com maiores rendimentos sofreu uma modesta redução do rendimento médio entre 2012 e 2015 (de R$ 5.408 para R$ 5.373), mas passou a subir nos anos seguintes, resultando, ao final de 2018, em um rendimento médio de R$ 5.764, o maior valor da série.

“Em 2018, houve uma melhora nos indicadores do trabalho, embora tenha sido mais relevante no trabalho informal. O valor dos rendimentos cresceu para toda a população, só que foi maior para os 10% com maiores rendimentos que se apropriaram de uma parcela maior do que os 40% com menores rendimentos, ampliando a desigualdade”, diz Moraes.

Rendimento domiciliar per capita médio de pretos ou pardos é metade do recebido pelos brancos

Em 2018, pessoas de cor ou raça preta ou parda tiveram rendimento médio domiciliar per capita de R$ 934, quase metade do rendimento de R$ 1.846 das pessoas de cor ou raça branca. Entre 2012 e 2018, houve ligeira redução dessa diferença, explicada por um aumento de 9,5% no rendimento médio de pretos ou pardos, ante um aumento de 8,2% do rendimento médio dos brancos. Mas tal redução não foi capaz de superar a histórica desigualdade de rendimentos, em que brancos ganham o dobro de pretos e pardos.

Em relação às condições de moradia, 56,2% (29,5 milhões) da população abaixo da linha da pobreza não têm acesso a esgotamento sanitário; 25,8% (13,5 milhões) não são atendidos com abastecimento de água por rede; e 21,1% (11,1 milhões) não têm coleta de lixo.

Tanto em relação às inadequações habitacionais como em relação à ausência de saneamento, as proporções registradas são maiores entre pretos e pardos do que entre brancos. Entre pretos e pardos, 42,8% (49,7 milhões) não são atendidos com coleta de esgoto; 17,9% (20,7 milhões), não têm abastecimento de água por rede; e 12,5% (14,5 milhões) não têm acesso a coleta de lixo.

Do Agencia de Noticias
Editoria: Estatísticas Sociais | Carmen Nery | Arte: Brisa Gil

Jornalista mais experiente de Sorriso morre aos 59 anos

RepórterMT/Reprodução
Jornalistas de Sorriso usaram as redes sociais para lamentar a morte.

O jornalista e radialista Fernando Luís, 59 anos, um dos pioneiros na comunicação em Sorriso (400 km de Cuiabá), morreu na madrugada desta quarta-feira (06) após sofrer uma parada cardíaca.

Fernando passou mal na segunda (05), foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional do município, mas não resistiu.

Fernando era um dos profissionais de imprensa com mais tempo em atividade em Sorriso. Segundo a imprensa local, na Rádio Sorriso, trabalhou por 17 anos. Foi repórter, apresentou os programas Panorama Esportivo e Cultivando Sorriso (agronegócio). Também foi narrador esportivo.

Fernando era proprietário do jornal Ponto Terra que circulava no município.

Ele deixa duas filhas. O local do velório está sendo definido.

Do Reportermt

Prefeita Thelma de Oliveira é internada na UTI do Hospital Santa Rosa

Prefeita tem diagnóstico de trombose no braço e perigo é embolia.

A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, está na UTI do hospital Santa Rosa, em Cuiabá com quadro grave de trombose. O grande perigo da anomalia é evolução para embolia pulmonar, que é fatal na maioria dos casos.

Thelma está estabilizada e fazendo tratamento com anticoagulantes. Thelma havia feito uma pequena cirurgia, o que causou a formação de coágulos. A trombose é caracterizada pela formação de coágulos de sangue no interior de veias ou artérias, impedindo a circulação sanguínea normal, causando dor e inchaço. 

O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves e morte. Pessoas mais próximas entendem que a doença da prefeita se deve ao elevado nível de estresse pelo qual passa na gestão da cidade.

Do RepórterMT

Veja a relação dos municípios de Goiás que podem ser extintos por projeto de Bolsonaro

São 96 os municípios goianos ameaçados de extinção caso o Congresso aprove projeto de Bolsonaro,
Uma das propostas contidas no pacote de reformas enviado nesta terça-feira( 5) pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso pode
culminar na extinção de 769 municípios. Em Goiás, 48 deixariam de existir.

A medida patrocinada pelo ministro Paulo Guedes (Economia) está inserida na PEC do novo Pacto Federativo, uma das 3 propostas de emenda à Constituição que compõem o novo conjunto de medidas fiscais e orçamentárias do governo –batizado Plano mais Brasil. Conheça aqui a lista dos municípios que poderiam ser extintos.

De acordo com o texto, municípios com até 5 mil moradores poderão ser incorporados a cidades vizinhas caso arrecadem menos que 10% de suas receitas totais, dependendo de transferências da União e dos Estados para arcar com suas despesas.

O Brasil tem hoje 5.570 municípios distribuídos em 26 Estados e no Distrito Federal –22% deles (1.253) abrigam até 5 mil pessoas. Ao mesmo tempo, de todas as cidades brasileiras, 2.410 (43%) têm 90% ou mais de suas receitas provenientes de repasses federais e estaduais. Ou seja, quase não arrecadam receita própria. Dados levantados pelo Poder360 mostram que 769 municípios combinam as duas características e, por isso, poderiam ser extintos (incorporados a outros) de acordo com a proposta de Guedes.
Veja quais são:
Baliza 4 9921
Divinópolis de Goiás 4 830
Santo Antônio da Barra 4 787
Rianápolis 4 784
Itaguari 4 668
Turvânia 4 639
Itajá 4 605
Montividiu do Norte 4 449
Novo Planalto 4 445
Mossâmedes 4 377
Rio Quente 4 371
Matrinchã 4 366
Formoso 4 3251
Bonópolis 4 316
Aporé 4 163
São Miguel do Passa Quatro 4 032
Portelândia 4 000
Guarani de Goiás 3 940
Porteirão 3 830
Varjão 3 816
Santa Isabel 3 803
Ouro Verde de Goiás 3 797
Mutunópolis 3 793
Amaralina 3 778
Caldazinha 3 759
Gameleira de Goiás 3 753
Heitoraí 3 714
Edealina 3 710
Brazabrantes 3 659
Campinaçu 3 649
Hidrolina 3 622
Campestre de Goiás 3 610
Palminópolis 3 589
Araçu 3 560
Taquaral de Goiás 3 537
Trombas 3 501
Cromínia 3 500
Castelândia 3 464
Palestina de Goiás 3 460
Santa Tereza de Goiás 3 431
Teresina de Goiás 3 416
Colinas do Sul 3 404
Santa Rita do Novo Destino 3 331
Damianópolis 3 315
Buritinópolis 3 302
Nova Roma 3 293
Estrela do Norte 3 2861
Professor Jamil 3 243
Amorinópolis 3 185
Aurilândia 3 184
Perolândia 3 116
Urutaí 3 078
Novo Brasil 2 985
Sítio d’Abadia 2 977
Cristianópolis 2 968
Damolândia 2 923
Nova Iguaçu de Goiás 2 923
Jaupaci 2 898
Ipiranga de Goiás 2 893
Santa Cruz de Goiás 2 892
Cumari 2 871
Uirapuru 2 868
Três Ranchos 2 837
Israelândia 2 815
Arenópolis 2 689
Panamá 2 627
Mimoso de Goiás 2 6122
Adelândia 2 517
Buriti de Goiás 2 501
Diorama 2 488
Aparecida do Rio Doce 2 474
Jesúpolis 2 474
Campos Verdes 2 4592
Avelinópolis 2 425
Ivolândia 2 406
Santa Rosa de Goiás 2 388
Palmelo 2 380
Mairipotaba 2 373
Córrego do Ouro 2 364
Nova América 2 346
Pilar de Goiás 2 314
Morro Agudo de Goiás 2 264
Marzagão 2 223
Nova Aurora 2 1992
Davinópolis 2 094
Guaraíta 2 041
São Patrício 2 035
Aloândia 2 005
Água Limpa 1 872
Guarinos 1 852
Moiporá 1 557
Lagoa Santa 1 555
São João da Paraúna 1 417
Cachoeira de Goiás 1 361
Anhanguera 1137

Do Goias 24 horas.

Processo contra Marconi Perillo e Cachoeira na Operação Monte Carlo é suspenso pela Justiça

Justiça suspende processo contra Marconi Perillo e Cachoeira na Operação Monte Carlo
Medida foi tomada com base em decisão do STF, que interrompe temporariamente investigações que usam dados do Coaf sem autorização judicial.

Marconi Perillo e Carlinhos Cachoeira são beneficiados com decisão da Justiça — Foto: Reprodução/TV Anhanguera/Fernando Frazão/Agência Brasil

A Justiça suspendeu um processo contra o ex-governador de Goiás Marconi Perillo e o contraventor Carlinhos Cachoeira dentro da Operação Monte Carlo. Eles são investigados por corrupção. A decisão foi baseada em uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a suspensão de ações que usaram dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem autorização judicial.

A Operação Monte Carlo, que começou em 2012, revelou um esquema de exploração de jogos ilegais e corrupção em Goiás e no Distrito Federal. Foi investigado o pagamento de propinas e recebimento de vantagens indevidas envolvendo políticos e empresários.

A decisão foi tomada pelo juiz Ricardo Prata. Além de Perillo e Cachoeira, foram beneficiados com a medida Fernando Cavendish e Cláudio Abreu, ex-diretor da Construtora Delta.

No texto, o magistrado aponta que “fora determinado pelo Supremo Tribunal Federal a suspensão de todos os processos judiciais e inquéritos em andamento que originaram-se de informações compartilhadas pelos órgãos administrativos de fiscalização e controle, o que verifica ocorrer no caso dos autos”.

A defesa de Carlinhos Cachoeira disse que está satisfeita com a decisão e espera que o efeito dela também seja aplicado aos outros processos envolvendo a operação. “Estamos fazendo esse pedido para todas as ações derivadas da Operação Monte Carlo, acreditamos que ela tem vícios, nasceu de um relatório do Coaf não autorizado judicialmente”, disse o advogado Kowalsky Ribeiro.

A defesa do ex-governador Marconi Perillo informou que não vai se manifestar sobre o caso.

O reportagem tentou contato por telefone e mensagem com o advogado que representa Cláudio Abreu, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem. A equipe não conseguiu contato com a defesa de Fernando Cavendish.

A decisão do ministro Dias Toffoli que suspende temporariamente as investigações que se originaram com base em informações do órgão de controle financeiro foi tomada em julho desse ano. A sentença atendeu a um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), após o relatório apontar movimentação atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Fabrício Queiroz, que havia atuado como motorista e assessor de Flávio Bolsonaro à época em que o parlamentar do PSL era deputado estadual.

Por Vitor Santana, G1 GO

Governo Federal propõe extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes, MT tem 34 na ‘lista’

Além do critério populacional, a baixa arrecadação também será levada em conta para a fusão com município vizinho maior.

Municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total serão incorporados pelo município vizinho. O ponto consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada nesta terça-feira (5) pelo Governo ao Senado. A medida poderá afetar até 1.254 municípios, sendo que em Mato Grosso, 34 seriam extintos. 

Tendo como base a quantidade populacional proposta pela União, mas sem considerar a receita de cada município, correm risco de serem extintos as cidades de Canabrava do Norte (4.761 habitantes); São Pedro da Cipa (4.674 habitantes); Nova Guarita (4.578 habitantes); Santa Carmem (4.486 habitantes); São José do Povo (4.021 habitantes); Novo Horizonte do Norte (3.985 habitantes); Conquista d’Oeste (3,973); Rondolândia (3.966 habitantes); Nova Brasilândia (3.928 habitantes); Itaúba (3.901 habitantes); Tesouro (3.786); Nova Nazaré (3.765 habitantes). 

Na lista de municípios que correm risco de extinção também estão: 
Nova Santa Helena, Torixoréu, união do Sul, Figueirópolis d’Oeste, Salto do Céu, Santa Rita do Trivelato, Nova Marilândia, Santo Afonso, Vale de São Domingos, Araguaiana, Porto Estrela, Glória d’Oeste, Idiavaí, Reserva do Cabaçal, Planalto da Serra, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Ribeirãozinho, Luciara, Serra Nova Dourada, Ponte Branca e Araguainha, que é o menor município mato-grossense em população, com penas 956 habitantes. 
A incorporação valerá a partir de 2025, e caberá a uma lei complementar definir qual município vizinho absorverá a prefeitura deficitária. 

Do O Documento

05/11/2019

Pacote de Guedes prevê fusão de municípios com baixa arrecadação

No pacote econômico entregue hoje ao Congresso, o governo propõe uma regra para a fusão de municípios, informa a Folha.

De acordo com o texto, cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pelos municípios vizinhos.

Dados do IBGE mostram que há 1.254 cidades no Brasil com menos de 5 mil habitantes. O número equivale a 22,5% dos 5.570 municípios brasileiros.

Do O Antagonista

Servidor: governo apresenta medida que reduz salário e jornada

A medida faz parte do pacote de reformas proposto pelo governo para desafogar as contas públicas e dar maior musculatura à economia
Opresidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentaram nesta terça-feira (05/11/2019) o projeto da chamada “PEC emergencial”, que prevê congelamento de reajustes e até mesmo a redução temporária da jornada de trabalho e de salários dos servidores.

A ação faz parte do pacote de reformas proposto pelo governo para desafogar as contas públicas e dar maior musculatura à economia. Bolsonaro e Guedes foram ao Congresso apresentar a ideia.

Na prática, a proposta prevê o acionamento antecipado de gatilhos para ajustar as contas públicas frente a um eventual descumprimento do teto de gastos, a chamada “regra de ouro”.

Esse é apenas um dos pontos que pretende mexer na vida do funcionalismo público. A polêmica reforma administrativa ficou fora do pacote de medidas entregues nesta terça-feira. Segundo Bolsonaro, a medida já está “praticamente pronta”.

A proposta desenhada pela equipe econômica pretende mudar regras de contratação, salário e jornada, além de diminuir comissionados e carreiras e mudar a estabilidade dos futuros servidores públicos. As mudanças valerão para aqueles que se tornarem funcionários após a aprovação do projeto pelo Congresso.

Pacote
O governo federal entregou na manhã desta desta terça-feira o pacote de medidas econômicas ao Congresso Nacional. A intenção da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, é dar musculatura fiscal para União, estados e municípios.

Entre as propostas, está o enxugamento de despesas na máquina pública, as ações para a geração de empregos, a reforma do funcionalismo público, o pacto federativo, as privatizações, entre outras.

Bolsonaro chegou por volta das 11h desta terça-feira ao Congresso. O chefe do Palácio do Planalto entrou pela chapelaria da Câmara (entrada principal), acompanhado de Guedes. A equipe saiu caminhando do Palácio do Planalto em direção ao Senado (foto em destaque).

Bolsonaro e Guedes entregam o pacote de reformas ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Estados e municípios
A proposta do Pacto Federativo inclui uma série de mudanças na divisão de recursos entre União, estados e municípios. Entre eles, a distribuição do que for angariado com o megaleilão do petróleo, marcado para esta quarta-feira (06/11/2019).

A equipe econômica estuda prorrogar para 2028 o prazo para que estados e municípios paguem precatórios — cobranças de dívidas do poder público por pessoas físicas ou empresas após condenação judicial definitiva.

Uma das alterações está relacionada à Lei Kandir, criada em 1996. Criada para compensar perdas com ICMS, a lei obriga a União a ressarcir os estados. Uma das propostas em análise aumenta o valor dos repasses anuais aos estados. Outra hipótese seria a extinção da lei, o que autorizaria estados exportadores a definir a cobrança de ICMS incidente nas exportações.

Por fim, o governo pretende liberar até R$ 220 bilhões que estão em fundos públicos. O montante está em estoque nos fundos que a equipe econômica considera subutilizados ou que não são prioritários. O dinheiro será destinado diretamente ao abatimento da dívida pública.

Por OTÁVIO AUGUSTO / otavio.augusto@metropoles.com do site Metropoles.

04/11/2019

ARTIGO: O SONHO DA GRANDE PÁTRIA POR GAUDÊNCIO TORQUATO

Por Gaudêncio Torquato
O dado é surpreendente. Cerca de 80 grupos criminosos têm algum controle sobre os presídios. Exercem o extraordinário poder de mandar matar, extorquir, comercializar drogas, enfim, expandir a violência por todo o território. A situação preocupa ante a moldura que se desenha, no caso, o fim das prisões após condenação em 2ª instância. Ah, mas a prisão provisória vai continuar, alguns argumentam. Mas a previsão é de que os cárceres ficarão ainda mais superlotados. 

Hoje, já somam 337 mil os presos “provisórios”, 41,5% de todos os encarcerados. A perspectiva é a de que, acabada a prisão após condenação em 2ª instância, o país aprofunde o ciclo da prisão provisória. O que seria mais um estrangulamento no nosso sistema prisional. Pior, um retrocesso com o endosso de nossa mais alta Corte.

Ge­neraliza-se a sensação de que o País continuará a navegar nas ondas da impunidade. Donos de lavanderias de dinheiro, exércitos do crime, bandidos de todos os espectros, flagrados com a mão na massa, continuarão leves e soltos, a confirmar a tese de que o Brasil é, por excelência, o território da desobediência explícita. Nada mais surpreende. O esculacho chega a tal ponto que os chefes dos grupos criminosos, mesmo jogados em prisões longínquas dos grandes centros, transformam o cárcere em escritórios. O Estado formal não consegue enfrentar o mando do Estado informal.

Os criminosos, aliás, têm na ponta da língua a indagação: qual a diferença entre nós e os bandidos de colarinho branco?

Ondas de terror se expandem, sob a expressão enganadora de governantes que dizem controlar grupos organizados do crime. Balela. O poder invisível, que parece festejar a barbárie que consome o País, não tem escrúpulos nem receio de mostrar a cara.

Elevam-se ao nível do poder do Estado. Só falta mesmo os grupos criminosos mobilizarem seus “exércitos nas ruas e nos cárceres” em movimentos cívicos pela punição aos “criminosos da política”. 

E não será surpresa se parcela significativa da população aplaudir a bandidagem do andar de baixo contra a turma que faz zoeira no andar de cima. Afinal de contas, a passarela da criminalidade e o desfile de impunidade assumem dimensões grandio­sas e formas escandalosas. O ex-juiz Sérgio Moro até imaginou que, na condição de ministro do governo, poderia agregar mais força e aumentar a estrutura para combater o crime. Ledo engano. O Legislativo, por conveniência, faz sérias restrições aos projetos do ministro.

O fato é que, ante a possível decisão do STF no sentido de acabar com a prisão de condenados em 2ª instância, corruptos e facínoras, com o mesmo status perante a lei, vão se valer dos mecanismos de protelação – recursos e embargos até eventual condenação em 3ª instância ou em última e com trânsito em julgado de suas causas.

Não é de estranhar que a anomia - o descumprimento da lei - tome conta do País. Voltaremos aos idos da Colônia e do Império. Pinço um caso do passado. Tomé de Souza, primeiro governador-geral, chegou botando banca. Os crimes proliferavam. Avocou a si a imposição da lei, tirando o poder das ca­pitanias. Mandou amarrar um índio que assassinara um colono na boca de um canhão. Mas o tiro não assombrou os tupinambás. Não havia jeito de evitar a desordem. Foi então que apareceram as Ordenações do Reino (Afonsinas, Manuelinas e Filipinas), que vigoraram até 1830. Severas, estabeleceram a pena de morte para a maioria das infrações, coisa que chegou a espantar Frederico, o Grande, da Prússia, que ao ler Livro das Ordenações, indagou: “Há ainda gente viva nas terras de Portugal?” Com o tempo, o rigor foi atenuado e o crime voltou com força.

Entre sustos e panos quentes, o Brasil semeou a cultura do faz-de-conta na aplicação das leis. E aí passamos a sofrer a doença espiritual da Nação: a indiferença da população diante de crimes mais atrozes.

Esse é o ambiente que faz florescer o poder invisível, cancro das democracias contemporâneas. O custo da violência no Brasil passa de cerca de R$ 300 milhões por dia, em cálculos feitos pelo ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente. Fosse esse o único saldo negativo, o País poderia comemorar. Mas o custo emocional é impagável. Morre-se um pouco a cada dia, levando a esperança, a fé e o sonho de termos uma Grande Pátria.

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

CONCURSO: Prefeitura Municipal de Jataí/GO abre inscrições

Vagas para nível fundamental incompleto, médio, médio/técnico e superior

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Jataí/GO, sob execução do Instituto Quadrix.

O certame oferece 592 vagas efetivas e 326 vagas para formação de cadastro reserva para o quadro de pessoal da Prefeitura.

As oportunidades são para nível fundamental incompleto: Agente de Higiene e Alimentação, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas; nível médio: Auxiliar de Atividades Educativas, Auxiliar de Secretaria, Instrutor de Informática, Monitor Social, Profissional de Apoio; nível médio/técnico: Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem; e nível superior: Analista Administrativo, Analista Ambiental, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auditor de Controladoria, Fonoaudiólogo, Instrutor de Braile, Instrutor de Libras, Nutricionista, Professor de Educação Física, Profissional do Magistério (Classe III) e Psicólogo.

Os salários vão de R$ 998,00 a R$ R$ 2.338,11, com cargas horárias entre 30h e 40h semanais.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no endereço www.quadrix.org.br, ATÉ o dia 25 de novembro. As taxas são de R$ 50, R$ 80 e R$ 110, de acordo com o nível do cargo.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 60 (sessenta) questões para cargos de nível fundamental incompleto, 80 (oitenta) questões para nível médio e nível médio/técnico e 100 (cem) questões para cargos de nível superior, do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, para escolha de 1 (uma) única resposta correta.

Para os candidatos a cargos de nível superior será aplicada também uma prova discursiva e haverá, posteriormente, avaliação de títulos para os habilitados na prova discursiva.

As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2019: para os cargos de nível médio e nível médio/técnico, no turno da manhã, e com duração de 4 (quatro) horas; e para os de nível fundamental incompleto e superior, no turno da tarde, com duração de 4 (quatro) horas para os cargos de nível fundamental incompleto e 5 (cinco) horas para os cargos de nível superior.

O Edital pode ser acessado em http://www.quadrix.org.br.


03/11/2019

Câmara Municipal coloca em prática e abre inscrições do programa ‘Aluno-Vereador

Criada por meio da Lei nº 4.500/2019, a Câmara Municipal de Várzea Grande abriu na última segunda-feira (10.10) inscrições para o Programa Estudantil “ALUNO-VEREADOR”, que permite que os estudantes da rede pública e particular de nível fundamental (5º ao 9º ano) e médio do município criem proposta para um Projeto de Lei. A norma que instituiu o programa é de autoria do presidente da Casa, vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM).

A patrocinadora do programa, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), irá premiar com a quantia R$ 1.000,00 (um mil reais) a dois alunos e dois professores orientadores, responsáveis pelas propostas de projetos classificadas e convertidas em lei. Também serão entregues certificado para a escola campeã e o “Certificado Aluno-Vereador”.

“Professores, vamos estimular nossos alunos a participarem do programa, não apenas pelo prêmio, mas pela interação dos mesmos com princípios de cidadania, democracia e futuro da cidade. Nossos alunos terão oportunidade de contribuir elaborando propostas de leis que venham melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande. Conto com vocês!”, declarou Tardin.

As escolas interessadas poderão inscrever-se pelo site da Câmara Municipal de Várzea Grande http://www.camaravarzeagrande.mt.gov.br/ ou pelo whatsapp: 65-99304-4765. As inscrições também foram disponibilizadas na sede da Câmara Municipal, situada na avenida Alzira Santana, 1741, bairro Água Limpa, em horário de expediente das 7h às 13h.

Segundo a Regulamento n.º 01/2019, os projetos cadastrados serão avaliados pela Comissão Julgadora e pela Mesa Diretora que deverão escolher duas propostas: uma de nível fundamental (5 º ao 9º ano) e outra de nível médio. O Julgamento e a seleção ocorrerá no período de 02 a 06 de dezembro de 2019 e a sessão de apreciação ocorrerá no dia 11 ou 18 de dezembro de 2019.

Os projetos escolhidos serão encaminhados pelas escolas para serem subscritas pela Mesa Diretora com prévia concordância desta e protocoladas para o trâmite legislativo nos termos regimentais, e em seguida votados pelo soberano Plenário. Durante a sessão de apreciação dos projetos oriundos do programa, a Mesa Diretora poderá oportunizar a palavra ao aluno expor sua proposta. Em caso de aprovação, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.

COMISSÃO JULGADORA – a Comissão Organizadora e Julgadora do Projeto “Aluno-Vereador” que atuará como apoiadores do Programa é formada pelos servidores Santana Ferreira dos Santos, Aércio Gusmão Martins e Joselina Maria da Silva tendo como apoio pela Prefeitura, o procurador do Município, Dr. Thiago Coelho da Cunha e a servidora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luz Marina Coelho e pela Câmara as servidoras: Rute Merle dos Santos Costa Pizza e a secretária-Geral da Casa de Leis, Aline Pascoin de Campos.

COMO FAZER:
1 – Verifique se a sua escola já se cadastrou ao programa. Caso, contrário, peça a Direção para se cadastrar no site www.camaravarzeagrande.mt.gov.br. As propostas de projetos de lei também poderão ser encaminhadas pelo WhatsApp 65-99304-4765 ou pessoalmente à Câmara dos Vereadores, horário de expediente das 7h às 13h. Caso a escola pretenda encaminhar todas as propostas em uma única remessa poderá agendar com a Comissão o recebimento do lote de propostas na própria escola. Para tanto deverá agendar a entrega do material através do WhatsApp.

2 – Pegue uma cópia do material na Diretoria da sua Escola ou imprima diretamente do nosso site e leia todo o seu conteúdo.

4 – No formulário “Proposta de Projeto de Lei” preencha com os dados do aluno, do professor-orientador e do responsável legal do aluno (pai, mãe, etc); no espaço “proposta” o aluno escreverá com sua própria letra a ideia dele de uma lei para o município que venha melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande. No formulário “Justificativa” o aluno deverá escrever os motivos da sua proposta.

5 – Os critérios para avaliação são: Inovação (0-10) pontos; Criatividade (0-10) pontos; Interesse Público (0-10) pontos; Alcance Social (0-10) pontos; Redação (0-10) pontos. Resumindo, a ideia nova e inteligente, que atinja cada vez mais o interesse do povo e que seja bem elaborada (texto e gramática) permitirá ao concorrente ter mais chances.

6 – Lembrando que as inscrições se encerram em 29-11-2019. 

Fonte: Adriana Assunção

O vice-presidente Hamilton Mourão sancionada lei que fixa prazo de 30 dias para diagnóstico de câncer

O vice-presidente Hamilton Mourão sancionou lei que prevê que os exames para diagnóstico de câncer devem ser realizados no prazo de 30 dias, após a primeira suspeita do médico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, publicada no dia (31) no Diário Oficial da União.

Ela foi assinada no dia (30) por Mourão quando o vice ainda estava no exercício da Presidência, por ocasião da viagem do presidente Jair Bolsonaro.

O dispositivo altera a Lei 12.732/2012 que prevê 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer em pacientes do SUS. 

O texto foi aprovado pelo Senado no dia 16 de outubro e é fundamentado no fato de que o tempo de identificação da doença impacta no tratamento e na chance de cura do paciente.

Da Assessoria 
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.