11/10/2019

Vereador Luizinho da Saúde deixa sua mensagem a todas as crianças nesse 12 de Outubro.

ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles, é conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar e odiar.
Vereador Luizinho da Saúde deixa sua mensagem a todas as crianças nesse 12 de Outubro. Parabéns.

O vereador Zé da Patrola deseja um feliz dia das crianças para todas as crianças de Abadia de Goiás

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, ser criança é o que a agente nunca deveria deixar de ser. 
O vereador Zé da Patrola deseja um feliz dia das crianças para todas as crianças abadienses

Mensagem do vereador Júnior Professor para as crianças abadienses.

Ser criança é acreditar que tudo é possível, ser criança é ter acesso livre à Deus, ser criança é ser inesquecivelmente feliz com as pequenas coisas que tem em sua volta, ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles, é conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar e odiar. 

Uma homenagem do presidente da Câmara Municipal de Abadia de Goiás, vereador Vanderlei Alves de Carvalho (Delei) a todas as crianças Abadienses.


“Crianças abadienses, façam do seu dia, um momento de alegria e de muita energia positiva, fazendo valer o seu direito de ser criança”.

Batida aconteceu em Rio Verde, no sentido da cidade a Montividiu. Alguns carros ficaram totalmente destruídos.

Acidente envolvendo 11 veículos deixa dois mortos e feridos na GO-174, em Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Um acidente de trânsito envolvendo 11 veículos na GO-174, em Rio Verde, sentido Montividiu, deixou dois homens mortos e ao menos quatro feridos, nesta sexta-feira (11), segundo o Corpo de Bombeiros. Alguns carros ficaram totalmente destruídos.

O trecho da rodovia próximo ao Rio Verdinho foi interditado e ainda não há previsão de quando será liberada, formando cerca de cinco quilômetros de congestionamento nos dois lados da pista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as quatro pessoas feridas foram encaminhadas para unidades de saúde em Rio Verde. O G1 não conseguiu informações sobre o estado de saúde deles até a última atualização desta reportagem.
Carro ficou destruído após acidente na GO-174, em Rio Verde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Segundo informações apuradas pela TV Anhanguera, o acidente aconteceu enquanto um guincho fazia a retirada de uma carreta que tombou às margens da rodovia na quinta-feira (10). O trânsito era desviado por funcionários do guincho.

No entanto, um caminhoneiro não percebeu a sinalização e, para evitar bater na traseira dos veículos parados, invadiu a pista contrária, atingiu o caminhão do guincho e atropelou os funcionários. Em seguida, bateu nos carros que aguardavam a liberação da pista.
Acidente com 11 veículos na GO-174, em Rio Verde, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O Instituto Médico Legal (IML) foi até o local recolher os corpos. Porém, até a publicação desta reportagem, não informou os nomes ou idades das vítimas.

Os veículos envolvidos no acidente ainda não foram retirados do local.

FONTE: G1 GO

Abadia de Goiás: Saúde de Goiás investiga 49 casos suspeitos de Sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde atualizou o número de casos de Sarampo em Goiás. Não houve aumento de casos confirmados, permanecem quatro, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. Ao todo já foram notificados 141 casos suspeitos da doença no estado. Destes, 88 foram descartados e 49 seguem em investigação.

Dos casos suspeitos da doença e que ainda estão sendo investigados, 20 são somente em Goiânia. Os demais são: 8 em Luziânia 3 em Jussara, 3 em Aparecida de Goiânia, 2 em Anápolis, 2 em Posse. Também estão sendo investigados casos nas cidades de Abadia de Goiás, Águas Lindas, Caçu, Caldas Novas, Goiatuba, Guapó, Jataí, Nova Crixás, Rio Verde, Senador Canedo e Vianópolis, sendo um caso que está sendo apurado nessas localidades.

A Secretaria de Saúde informou que executa um plano de contingência da doença no território goiano. Entre as medidas, estão: a atualização do cartão de vacinas, incluindo os de profissionais de saúde, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo até 72 horas, entre outras.

Campanha
Nos próximos dois meses, haverá uma Campanha Nacional de Vacinação contra a o Sarampo será realizada de forma seletiva e em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, o foco da campanha são as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O dia D – dia de mobilização nacional – será realizado em 19 de outubro.

A procura pelas doses na primeira semana foi baixa. A cobertura vacinal de crianças de 1 ano de idade atual é de 86,60%. A meta é atingir 95%.

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, tem o foco na população de 20 a 29 anos. O dia D ocorrerá em 30 de novembro. O objetivo é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação para a vacina Tríplice Viral.

O Ministério da Saúde disponibilizou 230 mil doses da vacina Tríplice Viral para Goiás, destas 150 mil para rotina e 80 mil para a primeira etapa da campanha.

Em Goiás, três municípios seguem com cobertura abaixo de 50% para crianças de 1 ano de idade, são eles Faina, Formoso e Novo Planalto. Todas as 246 cidades goianas estão abastecidas com doses da vacina. Pais e responsáveis devem procurar uma das mais de 900 salas de vacinação espalhadas por Goiás.

10/10/2019

Polícia Civil representa pela prisão de suspeitos por morte de enfermeira em Sinop

Assessoria | PJC-MT
A Polícia Judiciária Civil, através da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Sinop (499 km ao Norte) prendeu em flagrante o cabo da Polícia Militar, Marcos Vinicius Pereira Ricardi, 26, por envolvimento na morte e ocultação de cadáver da enfermeira, Zuilda Correia Rodrigues, 43, que estava desaparecida desde o dia 27 de setembro.

O policial trabalhava no estabelecimento comercial da família e confessou a participação no crime, assim como indicou o local onde o corpo foi ocultado. O desaparecimento da enfermeira foi registrado no dia 28 de setembro pelo marido da vítima, Ronaldo Rosa, que também está envolvido na ação criminosa e que está foragido.

Durante as investigações, foram realizadas diversas diligências como perícias técnicas no carro da vítima, análises imagens, mensuração do tempo em que levaria cada ato narrado pelos suspeitos. O crime foi esclarecido após a equipe da DHPP realizar novo interrogatório com o policial, quando o suspeito confessou o crime, que ocorreu em frente à residência da vítima.

De acordo com o delegado Carlos Eduardo Muniz, a crime foi motivado por constantes discussões entre a vítima e o marido e também com o policial militar, que prestava serviços no estabelecimento da família. “Ele disse que a ideia inicial era apenas dar um susto na vítima, simulando uma tentativa de roubo, porém, a situação saiu do controle e eles acabaram matando a vítima”, informa o delegado.

O policial indicou ainda onde eles ocultaram o corpo da vítima, que foi encontrado nesta terça-feira (08.10), a aproximadamente 1,5 quilômetro do local em que foi jogado, uma tubulação de bueiro localizada nas proximidades do Centro de Eventos Dante de Oliveira, no município.

Por se tratar de um local de difícil acesso, as buscas contaram com apoio do Corpo de Bombeiros e também foram acompanhadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O corpo estava em avançado estado de decomposição, mas familiares reconheceram as roupas da vítima.

Com base nas evidências, o delegado lavrou o flagrante contra Marcos Vinícius pelo crime ocultação de cadáver (crime de natureza permanente) e também representou pela prisão preventiva do suspeito e do marido da vítima, Ronaldo da Rosa pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver.

“A motivação ainda precisa ser verificada uma vez que essa é a versão apresentada pelo policial militar e o marido da vítima continua foragido”, disso Carlos Muniz.

Fonte: PJC MT

ARTIGO: O futuro dos estudantes brasileiros no mundo da Inteligência Artificial

Por Marcos Paim 



Os avanços científicos e tecnológicos sempre geraram perturbações e inquietações no ser humano. Até que nos acostumemos com as novidades, o nível de insegurança e ansiedade sempre é muito alto. Foi assim com os aviões, computadores e está sendo assim com as futuras viagens espaciais e a inteligência artificial, amplamente divulgada em anúncios em todas as mídias.

Talvez a principal preocupação das pessoas com a inteligência artificial seja a questão envolvendo os empregos ou o trabalho, dependendo do regime de contratação. Existem dados animadores, como os do Fórum Econômico Mundial, cuja perspectiva é que, em 2022, por volta de 75 milhões de postos de trabalho sejam impactados, mas que outros 133 milhões serão criados. Segundo estudo da Consultoria Gartner, um saldo positivo de dois milhões de novos empregos será oriundo da Inteligência Artificial.

Porém, outros dados não são tão animadores. A consultoria Oxford Economics, prevê que em 2030, até 20 milhões de trabalhadores poderão ser substituídos por robôs. O McKinsey Global Institute, por sua vez, afirma que entre 40 milhões e 160 milhões de pessoas que realizam trabalhos em escritórios terão de ser realocadas para atividades que demandam mais habilidades em razão da substituição das suas atividades pela Inteligência Artificial.

Independente do cenário, copo meio cheio ou meio vazio, a Inteligência Artificial já está batendo na porta. Se terá ou não todo o impacto previsto, o futuro mostrará, mas os sinais são de que serão impactos fortes.

Diante de tanta incerteza, inclusive sobre profissões que podem desaparecer, o que estaria ao alcance das escolas, em especial as públicas? Importante mencionar que, de acordo com o IBGE, quase 75% dos estudantes do Ensino Básico estudam nas redes públicas. Seria prudente o Brasil preparar seus jovens estudantes, desde a entrada na escola, e em todos os níveis, em especial na educação básica, para esta nova Era. Crianças e adolescentes aprendem rápido, mas na prática a escola muda pouquíssimo. Para a maior parte de nós, parece a mesma para netos, pais e avós.

O segredo poderia estar no que as previsões chamam de “habilidades de ordem mais alta”. Uma vez a dificuldade de saber quais serão os conhecimentos específicos necessários ao trabalhador do futuro, inúmeras pesquisas mostram que habilidades que envolvem solução de problemas, criatividade e trabalho em equipe estão no topo das demandas das empresas, desde já pesando nos processos de seleção. Estas podem ser trabalhadas estrategicamente em qualquer escola e em conjunto com diversas aulas e atividades já realizadas cotidianamente pelos professores. Porém, é fundamental avançar nessa direção com o devido apoio profissional para obter os resultados esperados.

Apoiando os professores com formação para inserção das habilidades do século XXI junto com os conteúdos específicos das ciências naturais e matemática, como, por exemplo, faz o STEM Brasil, da ONG Educando (programa que atende centenas de escolas em todo o Brasil), é possível, além de trabalhar as valorizadas habilidades do futuro do trabalho, criar condições mínimas para aumentar o engajamento dos alunos na escola, melhorar os índices de aprendizagem e ajudá-los a seguir carreiras atraentes e interessantes para a Geração Z. Além, ainda, de gerar o desenvolvimento econômico e social necessário ao Brasil.

Marcos Paim, professor e diretor do programa STEM Brasil da ONG Educando.

Sobre a Educando
Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas

Fundada em Nova York em 2002 como World Development and Education Fund (Worldfund), a organização não-governamental passou a se chamar Educando em junho de 2018. Desde o início trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina. Em 16 anos, a instituição já levantou mais de US$ 30 milhões em investimentos e capacitou mais de 13,2 mil educadores no Brasil e no México, com impacto em mais de 5,5 milhões de estudantes.

08/10/2019

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (7), em todo o Brasil

Meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Imunização ocorrerá em duas etapas.
Foto: Pixabay
Começou nesta segunda-feira (7), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo nos postos de saúde de todo o Brasil, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro.

Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.
Publicidade

A meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta.

Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.”

Goiás conta com mais de 900 postos de vacinação espalhados entre os 246 municípios. Nas duas fases, os postos vão funcionar das 8 às 17 horas, com o envolvimento de 1.800 pessoas.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu do Ministério da Saúde 80 mil doses da vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para serem aplicadas na primeira fase da campanha, e as encaminhou às 18 Regionais de Saúde para distribuição às cidades do Estado.
Casos de sarampo

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal. Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na última sexta-feira (4).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

Em Goiás, já foram notificados ao todo 127 casos suspeitos da doença em 37 municípios goianos. Destes, 70 foram descartados e 53 seguem em investigação. Quatro casos foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia.

Segundo dados da Gerência de Imunização da SES-GO, sete cidades goianas apresentam baixa cobertura vacinal para crianças de 1 ano de idade: Faina, Flores de Goiás, Itapirapuã, Novo Planalto, Pilar de Goiás, Santa Rita do Araguaia e Teresina de Goiás.

Outros 17 têm o mesmo quadro em pessoas de 1 ano a 49 anos: Adelândia, Amaralina, Anicuns, Baliza, Ceres, Cidade Ocidental, Gameleira de Goiás, Itapaci, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Nova Glória, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Sanclerlândia, Santa Rita do Novo Destino, São João D’aliança e Uruana.

Em virtude do surto de sarampo no país e da importância da vacinação da faixa etária de 1 ano de idade, a Gerência de Imunização realizou o monitoramento dos faltosos por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI Web). Esta iniciativa permitiu elaborar um quadro com os nomes das crianças ainda não vacinadas, que será encaminhado para os municípios com cobertura abaixo de 50% para realização da busca ativa.
ANOTE!

Primeira etapa
Período: 7 a 25 de outubro. Dia ‘D’ em 19 de outubro.
Público alvo: Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

Segunda etapa
Período: 18 a 30 de novembro. Dia ‘D’ em 30 de novembro
Público alvo: População de 20 a 29 anos de idade
 
Por Vinicius Martins - revistafactual

Planos de saúde: conheça os direitos de aposentados e pessoas acima de 60 anos

Divulgação
Pessoas acima de 60 anos têm condições especiais para acessar planos de saúde garantidos pelo Estatuto do Idoso

Apenas uma em cada quatro pessoas (23,9%) acima de 60 anos tem plano de saúde no Brasil.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são menos de 7 milhões de idosos com planos de saúde ativos no País, sendo que a população acima de 60 anos é de mais de 28 milhões de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para acessar a saúde suplementar, porém, esse grupo de brasileiros têm condições especiais. O Estatuto do Idoso prevê que o último reajuste acima da inflação do plano de saúde deve acontecer aos 59 anos. A partir dos 60, apenas reposições inflacionárias são permitidos pela legislação.

Os reajustes dos planos de saúde variam se eles são coletivos/empresariais ou individuais/familiares. O último reajuste, para planos individuais/familiares com vencimento entre maio deste ano e abril de 2020, foi fixado em 7,35% pela ANS.

Já os planos coletivos/empresariais não têm os reajustes fixados para todos. Cada operadora apresenta uma proposta de reajuste, por plano, para o órgão regulador aprovar, ou não, o índice.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), existe uma proposta de lei sendo estudada hoje pelo Ministério da Saúde e pelo Congresso Nacional que alteraria a atual legislação dos planos de saúde.

O projeto propõe que o reajuste dos planos individuais e familiares para que ele ocorra da mesma forma que os planos coletivos.

O Idec alerta para o risco da mudança. “A proteção que existe hoje nos planos individuais cairia por terra uma vez que as empresas de planos de saúde poderiam impor cobranças elevadas de mensalidades para se ‘protegerem’ da alegada elevação de despesas assistenciais , como acontece hoje com os planos coletivos”, afirma o Idec.

Segundo o Instituto, o aumento das mensalidades dos planos já é um dos problemas mais judicializados do País.
Aposentados
Marcos Corrêa/PR – 1.8.19
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta: pasta estuda mudar regras de reajuste dos planos e saúde, segundo o Idec

Segundo a Lei do Plano de Saúde , o trabalhador que se aposenta pode manter o plano de saúde com as mesmas condições dos funcionários ativos. Porém, nesse caso, ele pode ser cobrado integralmente pelo valor do plano.

Atualmente, a ANS também permite que aposentados e ex-empregados de uma empresa possam ser agrupados em um coletivo próprio com negociação de reajustes e condições própria. Nesse caso, o valor da mensalidade pode variar na comparação com os funcionários ativos.

Segundo o Idec, a proposta de lei em estudo pelo governo pode alterar essa condição. Na proposta, pessoas classificadas como “potencialmente causadoras de despesas com saúde” poderiam ser vetadas de planos coletivos e empresariais .

O projeto também criaria planos com regras mais flexíveis de reajuste de acordo com a idade, com revisão a cada quatro anos e que admitiria elevação dos preços a cada ano de vida.

“Ficaria inviável para idosos manterem seus contratos com aumentos cumulativos e em progressão geométrica. Na prática, as operadoras poderão excluir doentes e ‘expulsar’ idosos, avalia o Instituto.

Fonte: IG Economia



Caixa anuncia redução de juros do crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (8) redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira (14).
A redução é válida para crédito com saldo devedor atualizado pela Taxa Referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O SFH é voltado para os financiamentos de imóveis de menor valor e tem parte das unidades financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O SFI é destinado a imóveis mais caros, sem cobertura do FGTS.

Esta é a segunda redução de juros anunciada pela Caixa. Em junho, o banco reduziu em até 1,25 ponto percentual as taxas de juros para financiamentos pelo SBPE, além de alternativas de renegociação. Segundo a Caixa, mais de 114 mil clientes já regularizaram dívidas, o que correspondeu a mais de R$ 10,1 bilhões de crédito renegociado.

Em agosto, a Caixa também anunciou a criação de linha de financiamento imobiliário com saldo corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nesse financiamento, a taxa mínima é o IPCA mais 2,95% ao ano e a máxima, o IPCA mais 4,95% ao ano.

A Caixa lidera o mercado de financiamento imobiliário, com 69% de participação. Em 12 meses encerrados em junho, a carteira de crédito habitacional do banco cresceu 3,6%, chegando a R$ 452,3 bilhões.

Edição: Graça Adjuto - odocumento

Caixa: se Selic cair, juros do crédito imobiliário podem diminuir mais

A taxa do crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal continuará a cair caso o Banco Central (BC) reduza mais vezes a taxa básica de juros, a Selic.
“Nós reagiremos a quaisquer movimentos de redução da taxa de juros pelo Banco Central. Se o BC continuar reduzindo juros, nós seguiremos essa redução”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ao divulgar a redução de juros do crédito imobiliário.

No dia 18 de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu pela segunda vez seguida a taxa Selic, que dessa vez passou de 6% para 5,5% ao ano.

Hoje, a Caixa anunciou a redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira (14).

Segundo Guimarães, a redução anunciada hoje é “uma reação à redução consistente dos juros” pelo Banco Central. “Se acreditássemos que a redução não fosse consistente não teríamos baixado”, disse.
Sobre a linha de financiamento imobiliário, lançada recentemente, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o presidente da Caixa disse que não há previsão de redução de juros, por pelo menos, seis meses, mesmo que a Selic fique menor. Segundo ele, no momento, o banco estuda a securitização do crédito. “Neste momento, queremos conversar sobre vender esse crédito. Não pretendemos reduzir a taxa do IPCA pelos próximos seis meses pelo menos, até a gente testar a securitização”, disse.

Fonte: O Documento

Presidente da Caixa defende manutenção do banco como gestor do FGTS

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, defendeu hoje (8), a manutenção do banco como gestor dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo ele, não partiu do presidente da República, Jair Bolsonaro, nem do ministro da Economia, Paulo Guedes, a ideia de retirar a gestão do fundo da Caixa.

Ontem (7), o jornal O Globo publicou matéria informando que o governo federal pretendia aproveitar a tramitação da Medida Provisória nº 889, que libera os saques do FGTS, para reformular o acesso aos recursos do fundo e quebrar o monopólio da Caixa Econômica Federal.
Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é contra retirar do banco a gestão do FGTS – Antonio Cruz/Agência Brasil
Ainda ontem (7), o presidente Jair Bolsonaro disse ser contra a quebra do monopólio da Caixa na administração do FGTS, assim como Paulo Guedes e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. “Se o Congresso decidir quebrar o monopólio da Caixa, eu a vetarei segundo orientação da própria Economia”, escreveu Bolsonaro na sua página do Facebook.
Taxa de administração

A Caixa cobra taxa de 1% para gerir os recursos e usa o dinheiro do FGTS para financiar projetos do Minha Casa, Minha Vida, de saneamento e de infraestrutura. O argumento para dar acesso a outros bancos seria o de diminuir essa taxa de administração. Segundo Pedro Guimarães, o banco estuda propor a redução da taxa de administração, com adoção de novas tecnologias.

O presidente da Caixa argumentou ainda que a taxa de administração cobrada atualmente envolve projetos no país inteiro, permitindo que o banco desenvolva projetos onde o custo é menor – em grandes cidades e entorno -, e onde as despesas são maiores – em locais de difícil acesso no interior do país. Guimarães disse que se houver divisão na gestão dos recursos, não será possível que cidades do interior do Norte e do Nordeste tenham taxa de gestão 1% porque geraria prejuízo para o banco, o que não é permitido por órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU).
Lucro

O presidente da Caixa disse que o banco deve ter um lucro de R$ 684 milhões por administrar o FGTS, em 2019. Já as receitas devem ficar em R$ 5,1 bilhões.

Segundo ele, se a Caixa financiasse projetos do Minha Casa, Minha Vida somente em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o lucro com os recursos do FGTS seria de R$ 1,5 bilhão.

“Estamos presentes em 5,4 mil municípios. Em 711 municípios só tem a Caixa. Nesses municípios onde só existe a Caixa, há uma necessidade social extrema. O volume financeiro de receitas é baixo e o custo é elevado porque é difícil chegar”.

Fonte: O Documento

São Félix do Araguaia se reúne para debater Lei da Pesca

Audiência Pública em São Félix do Araguaia - Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizou na última sexta-feira (4) audiência pública para debater a política estadual da pesca, por meio do Projeto de Lei (PL) nº 668/2019 denominado Cota Zero, enviado pelo Executivo para aprovação na Casa de Leis. A audiência foi realizada na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia e presidida pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB), com participação do deputado estadual João Batista (PROS).

Participaram da reunião, pescadores da Colônia Z7, empresários da pesca, autoridades políticas, imprensa local e demais munícipes das cidades da região Araguaia. Segundo o deputado Thiago Silva, o objetivo da audiência foi cumprido, com a promoção do debate junto com a população, antes que a votação seja realizada na AL-MT.

“Tivemos grande participação nesta audiência pública, que muito interessa os moradores da região Araguaia, que desfrutam do rio Araguaia para a pesca profissional, turismo e pesca esportiva. Esta audiência teve caráter regional, com ampla participação das cidades que fazem parte da bacia hidrográfica Araguaia e todas as considerações foram anotadas para que possamos debater no parlamentar essas sugestões”, disse Thiago Silva.
De acordo com João Batista, o evento teve por finalidade, discutir com a população, principalmente com os pescadores, os assuntos que regulamentam as atividades pesqueiras no estado. “O debate com a população foi de grande valia, pois enriqueceu ainda mais o trabalho em torno do assunto. É preciso ter uma legislação e fiscalização efetiva, que atenda a preservação do peixe, visando ao aumento do estoque pesqueiro. Tenho manifestado que sou contra essa proposta, pelo menos do jeito que está”, destacou o parlamentar.

A prefeita de São Félix, Janailza Taveira Leite, também participou da audiência. Disse que a participação de representantes dos diferentes segmentos do setor enriqueceu o debate e que reivindicar é um direito de todos, do trade turístico, isqueiros, do pescador profissional e amador. “O debate foi uma oportunidade para os pescadores falarem sobre suas preocupações e conhecerem as medidas já previstas para contornar a situação. É de extrema importância promover o debate, para que nenhum dos setores seja prejudicado com a aprovação do projeto”, ressaltou a prefeita.

A presidente da Colônia de Pescadores de São Félix do Araguaia, Maria das Graças, explicou que se aprovado, causará grande dano econômico aos municípios que tem a arrecadação ligada à pesca, como por exemplo, São Félix do Araguaia.
Participaram do evento, representantes dos municípios de Canarana, Vila Rica, Querência, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Luciara, Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia. “Mesmo com a distância que temos entre os municípios da região, a audiência teve grande representatividade de municípios, o que mostra a importância deste projeto para a região”, finalizou o deputado Thiago Silva.

Fonte: ALMT
Riva afirma que pagou R$ 175 milhões em mensalinho para 38 deputados em 20 anos; confira a lista
Informações constam em proposta de delação premiada enviada ao MPE
O ex-deputado estadual José Riva, afirma em sua proposta de delação premiada ao Ministério Público (MPE) que durante os 20 anos que em que esteve na Assembleia Legislativa, 38 parlamentares e ex-parlamentares receberam mensalinho para “manter a governabilidade” e votar de acordo com os interesses do governo. Riva assumiu seu primeiro mandato no Legislativo em 1995 e até quando deixou o poder em 2014, sempre ocupou cargos da Mesa Diretora, ou como primeiro-secretário [que comanda as finanças], ou como presidente. O total pago seria de R$ 175 milhões.

O documento onde busca um acordo de delação premiada foi endereçado no último dia 27 de março à procuradora de Justiça Ana Cristina Bardusco, chefe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Riva garante em sua petição que possui meios para comprovar os crimes e se comprometeu a apresentar provas documentais como transferências bancárias, depósitos bancários, notas promissórias e testemunhas.

Conforme Riva, na legislatura que se iniciou no ano de 1995, quando ele ocupou a primeira secretaria, os deputados da base do Governo Dante de Oliveira recebiam cerca de R$ 15 mil por mês. Entre 1998 e 2002, o mensalinho variava entre R$ 20 mil e R$ 25 mil., sendo que a partir de abril 2002, o governo era comandado por Rogério Salles.

Com a chegada de Blairo Maggi ao poder em 2003, os valores, segundo Riva, giraram entre R$ 30 e 35 mil. Já na gestão do ex-governador Silval Barbosa, o mensalinho chegou a R$ 50 mil. Riva listou os nomes dos deputados e ex-deputados que foram contemplados com o mensalinho e entregou à procuradora de Justiça Ana Cristina Bardusco, chefe do Gaeco. Confira:

Lista dos Beneficiados:
GUILHERME ANTÔNIO MALUF
JOSÉ DOMINGOS FRAGA FILHO
WALLACE GUIMARÃES
PERCIVAL MUNIZ
DALTO DE FREITAS
ADEMIR BRUNETTO
JOÃO ANTÔNIO CUIABANO MALHEIROS
MAURO LUIZ SAVI
NILSON SANTOS
SERGIO RICARDO DE ALMEIDA
GILMAR DONIZETE FABRIS
LUCIANE BEZERRA
ROMOALDO JUNIOR
WALTER MACHADO RABELLO JUNIOR
JOSE GERALDO RIVA
LUIZ MARINHO DE SOUZA BOTELHO
ALEXANDRE LUIZ CESAR
ZECA VIANA
DILMAR DAL’BOSCO
EZEQUIEL ÂNGELO FONSECA
BAIANO FILHO
TETE BEZERRA
ONDANIR BORTOLINI (NININHO)
LUIZINHO MAGALHÃES
NELDO WEIRICH
CARLOS AVALONE
CARLOS ANTÔNIO AZAMBUJA
FRANCISCO BELO GALINDO
AIRTON RONDINA
WAGNER RAMOS
SEBASTIÃO REZENDE
HERMÍNIO J. BARRETO
HUMBERTO BOSAIPO
PEDRO INÁCIO WIEGERT (PEDRO SATÉLITE)
DILCEU DAL’BOSCO
SILVAL BARBOSA (ENQUANTO DEPUTADO)

Fonte: O Documento

Após condenação, marido de ciclista é preso em Goiânia

Eduardo de Oliveira Francisco foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde deve passar por exames
O advogado e marido da ciclista Cibelle de Paula Silveira, Eduardo de Oliveira Francisco, foi preso, na manhã desta segunda-feira (7), no apartamento onde mora no residencial Vilage Veneza, em Goiânia. Em seguida, encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde deve passar por exames e depois retornar para a Delegacia de Capturas na capital.

Em dezembro do ano passado, Eduardo foi condenado a 27 anos e 9 meses de prisão pela morte de Cibelle de Paula, de 33.

A economiária foi assassinada em 2015 com um tiro na cabeça, enquanto pedalava na BR-060 em Abadia de Goiás

O advogado estava solto devido uma decisão judicial que permitia o regime aberto. No entanto, em nova decisão da Justiça de Goiás, foi determinado que ele vá para a prisão.

Eduardo foi condenado por homicídio triplamente qualificado e corrupção de menores
de idade, por ter induzido, de acordo com a denúncia, um adolescente a providenciar a morte de Cibelle.

Ele receberia R$ 30 mil para tirar a vida da mulher. Como o advogado ficou com a casa que pertencia a ele e a Cibelle, também foi estipulada a devolução de R$ 67,5 mil para a família da vítima.

O adolescente, de acordo com o processo, agiu com o apoio de dois adultos: Pedro Henrique Domingos de Jesus Félix, de 21 anos, responsável pelos disparos e Ronaldo da Silva Alves, que atirou pedras de cima de uma passarela contra Cibelle para que ela parasse. Pedro foi condenado a 22 anos e 5 meses de prisão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado.

Ronaldo foi absolvido pelo júri.

Reviravolta Inicialmente, o caso foi tratado como latrocínio, mas as investigações mostraram que o marido teria sido o mandante do crime. Eduardo foi preso em seu apartamento, no Setor Celina Park, em setembro deste ano.

Quando foi atacada por dois homens no dia 30 de novembro de 2015, Cibelle pedalava na companhia do marido e de um amigo.

De acordo com o processo, Pedro Henrique Domingos de Jesus Félix, que ocupava uma motocicleta, atirou na cabeça da ciclista.

Um adolescente, em uma bicicleta, dava suporte à ação. No dia 2 de dezembro três pessoas foram presas e confessaram o crime.

A reviravolta ocorreu dois meses após o inquérito ter sido remetido ao Judiciário.

delegado responsável pelo caso, Thiago Martiniano recebeu o laudo cadavérico de Cibelle e percebeu lesões antigas no corpo da vítima.

Pressionado, Pedro confessou ter sido contratado por Eduardo de Oliveira para matá-la. Conforme apurou o delegado, o relacionamento do casal era cheio de altos e baixos, com histórico de agressões.

Cibelle tinha feito um seguro de vida que o marido recebeu após a morte dela. Ele também herdou os bens da mulher. 

Do Jornal O Popular

Artigo: Novo limite de gastos para 2020

Senado perdeu oportunidade de rediscutir limites de gastos de campanha
Por Marcelo Aith
O Senado Federal perdeu a oportunidade de rediscutir a fundo os limites de gastos de campanha. Isso porque no último dia 2 de outubro, os senadores aprovaram o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições municipais de 2020.
O texto prevê que o valor seja o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e foi sancionado no último dia 4 pelo presidente Jair Bolsonaro. 
A nova lei restringe o valor do autofinanciamento e foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 3, dentro do prazo para que seja aplicada na disputa do ano que vem.
Qualquer alteração na regra eleitoral precisa ser feita até um ano antes do primeiro turno da eleição, marcado para 4 de outubro. 
O Senado Federal perdeu a oportunidade de rediscutir a fundo os limites de gastos de campanha.
Vale frisar que o projeto da lei foi aprovado às pressas pela Câmara e pelo Senado. A principal mudança é o valor que cada candidato pode investir do próprio bolso para se eleger.
O texto estabelece que o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o total de 10% dos limites previstos para gastos de campanha no cargo em que concorrer. Por exemplo, para cada R$ 100 mil de limite de gastos, o candidato só poderá usar R$ 10 mil do próprio bolso. 
Esse limite imposto de 10% para autofinanciamento é uma inovação importantíssima e gerará paridade de armas entre os pleiteantes dos cargos públicos. No entanto, é importante que os órgãos de fiscalização sejam atuantes no combate ao chamado “caixa 2”. 
Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar a tabela de tetos por município e cargo antes do pleito, assim como ocorreu nas eleições de 2016. Nas cidades onde houver segundo turno na votação para prefeito, o teto de gastos será de 40% daquilo que tiver sido permitido no primeiro turno.

Marcelo Aith é advogado especialista em Direito Público

A constituição estadual Constituição Estadual pode e deve ampliar rol dos direitos e garantias dos contribuintes

Por Victor Humberto Maizman
Recebi o convite de uma entidade representativa empresarial para integrar a comissão formada junto a Assembleia Legislativa que trata dos estudos referente à atualização da Constituição do Estado de Mato Grosso.

Pois bem, antes de adentrar em algumas questões que entendo pertinente de discussão e alteração do texto constitucional, torna-se importante delimitar dentro do nosso sistema normativo, o papel da Constituição Estadual.

De fato, o Estado como um todo, envolvendo a União, Estados e Municípios, deve se submeter as regras e limitações previstas na Constituição Federal, uma vez que nela está enaltecido o princípio federativo, assim considerado de que cada um dos entes tem o seu campo de atuação e competência precisamente delimitada, inclusive para legislar sobre determinadas matérias.

Portanto, nada impede que os Estados criem regras de organização que tenham eficácia dentro de seu território, porém desde que não extrapolem os limites previstos na própria Constituição Federal, ou seja, resta defeso a Constituição Estadual alterar ou mitigar as regras previstas na Constituição Federal.

Defendo que a Constituição Estadual no âmbito tributário pode e deve ampliar o rol dos direitos e garantias dos contribuintes

Feito tal balizamento, cabe agora dar a devida importância à Constituição Estadual, evitando que a mesma seja apenas uma mera cópia da Constituição Federal, fato que tornaria totalmente desnecessária a eficácia daquela.

Nesse contexto, defendo que a Constituição Estadual no âmbito tributário pode e deve ampliar o rol dos direitos e garantias dos contribuintes, à exemplo de evitar que sejam apreendidas mercadorias como forma de coação para pagamento de tributos conforme inclusive já refutada pelo Supremo Tribunal Federal, muito embora sendo recorrente tal prática.

Outra sugestão será no sentido de que seja estabelecido um limite para a exigência da alíquota de ICMS sobre os serviços essenciais, à exemplo da energia elétrica, evitando que seja praticado como hodiernamente é, a cobrança respaldada na alíquota máxima, vindo com isso, majorar o preço da respectiva fatura ao consumidor final.

Desse modo, entendo que a instituição de regras voltadas aos interesses da população é que teremos uma Constituição Estadual eficaz que venha a atender os anseios da sociedade.

E como forma de controle das regras constitucionais em questão, caberá ao próprio Tribunal de Justiça do Estado o papel de guardião da Constituição Estadual conforme nela destacadamente previsto.

Do exposto, fica a advertência difundida pelo notável cuiabano Roberto Campos ao enaltecer que a nossa Constituição não pode ser apenas uma mistura de dicionário de utopias e regulamentação minuciosa do efêmero, devendo sim, ser uma cartilha normativa socialmente eficaz considerando os anseios da sociedade mato-grossense. 

Victor Humberto Maizman é advogado e Consultor Jurídico Tributário, Professor em Direito Tributário

07/10/2019

A presidente da CMDCA de Abadia de Goiás Elaine Cristina Martins parabeniza a todos os candidatos eleitos no processo unificado para escolha dos novos conselheiros tutelares.

“Faço votos de sucesso e de muita compreensão para a importância desta missão de proteção das nossas crianças e adolescentes”. 
“E quero parabenizar aos eleitos e também aos que não conseguiram por terem participado com ética, respeito e acima de tudo compromisso com a população”. “E apresento-lhes, devido às manifestações de alguns que desconhecem o SISTEMA e falam do que não sabem o ofício de solicitação das urnas eletrônicas para o Processo Unificado de Escolha para o Conselho Tutelar de Abadia de Goiás”. 

“No conteúdo do ofício virão que solicitei 10 urnas”.

A Primeira dama Silmara de Abreu de Abadia de Goiás parabeniza os novos eleitos para o Conselho Tutelar do município.

Ela elogia também a condução do processo eleitoral. 
A Primeira dama Silmara de Abreu de Abadia de Goiás parabeniza os novos eleitos para comporem a estrutura funcional do Conselho Tutelar de Abadia de Goiás para o próximo quadriênio, período de 2020 a 2024. 

A este veículo de comunicação, a 1ª dama ratificou sua confiança nos novos eleitos, acrescentando que o perfil de todos faz jus à função que ocuparão que é de extrema responsabilidade para zelar pelos direitos da criança e do adolescente. "Mantenho minha confiança nos novos eleitos, pois vejo nos novos eleitos capacidades suficientes para fazer jus ao posto que vão ocupar, que sem dúvida alguma é de extrema responsabilidade para zelar pelos direitos da criança e do adolescente do nosso município", afirmou. 

Finalizando, ela elogiou a organização do processo eleitoral por sua transparência, além da grande participação da população. "Quero parabenizar também os organizadores da eleição que conduziram todo o processo com transparência, credibilidade e sem nenhum incidente. Destaco também a grande participação da população, o que veio tornar o processo mais democrático", concluiu a 1ª dama Silmara. 

Prefeito Romes parabeniza os conselheiros tutelares pela eleição

Prefeito Romes Gomes
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes e Silva parabeniza os 05 conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes, eleitos neste domingo (06) através de votação popular. 
Ele destaca a importância dos conselheiros para as crianças e adolescentes de Abadia de Goiás e confirma a parceria do município com o CMDCA.
Ele também agradece o trabalho realizado pela comissão eleitoral, assim como o trabalho realizado até aqui pelos atuais conselheiros. 

Foram eleitos em Abadia de Goiás os seguintes conselheiros: 

ELEITOS 
JOZY DO SANTIAGO - 235 
TIA PRI - 173 
ANINHA DO MORAES - 172 
BABY SANDUICHERIA - 158 
CRISTIANO SANTOS – 141 
 JOZY DO SANTIAGO - 235 
2ª TIA PRI - 173

 ANINHA DO MORAES - 172 

4ª BABY SANDUICHERIA - 158 

 CRISTIANO SANTOS – 141 
SUPLENTES:
TIA JEANE - 92 
TIA CÉLIA - 91 
NOEMI BATISTA - 86 
SEBASTIÃO BERETA - 78 
FÁTIMA MIGUEL - 74 

Relação dos Candidatos que concorreram 

Jeane de Oliveira Batista Silva - TIA JEANE
Votos: 92 
Matheus Adriano Souza - MATHEUS ADRIANO
Votos: 34 
Noemi Batista da Silva - NOEMI DO CONSELHO TUTELAR
Votos:86 
Fatima Miguel de Oliveira Almeida - FÁTIMA MIGUEL
Votos: 74 
Lucio Heleno Mendes - IRMÃO LÚCIO
Votos:28 
Márcia Zacarias de Souza - MÁRCIA ZACARIAS
Votos: 64 
Gleidson Gonçalves Costa - GLEIDSON STIVEVE
Votos: 59 
Sebastião Pereira de Sousa - SEBASTIÃO BERETA
Votos: 78 
Célia Maria Gomes Oliveira - TIA CÉLIA
Votos:91 
Daibson Ramos de Jesus Alves - DAIBSON RAMOS
Votos: 35 

06/10/2019

Confira os nomes dos conselheiros tutelares eleitos em Abadia de Goiás

Eu Selzy Quinta do blog Abadia Em Foco vem a público parabenizar todos aqueles que participaram do Processo de Escolha para o Conselho Tutelar como candidatos, que se esforçaram e obtiveram a merecida recompensa.
Você que passou por todo o processo de conhecer, estudar, decorar o Estatuto da Criança e do Adolescente, correr atrás dos documentos que comprovaram sua afinidade com a área da criança e do adolescente, que participou de seleção (ou não), que na sua comunidade foi ao boca a boca, frente a frente e que, finalmente, hoje dia 06 de outubro de 2019, teve seus esforços e sonhos concretizados. Parabéns!

Deixo aqui a minha felicitação publicamente a todos aqueles que participaram do Processo de Escolha para a nova equipe de Conselheiros Tutelares de Abadia de Goiás como candidatos, que se esforçaram e obtiveram a merecida recompensa.

Confira os nomes dos conselheiros tutelares eleitos em Abadia de Goiás 

ELEITOS 
1ª JOZY DO SANTIAGO - 235 
2ª TIA PRI - 173 
3ª ANINHA DO MORAES - 172 
4ª BABY SANDUICHERIA - 158
5ª CRISTIANO SANTOS - 141

Suplentes 
1ª TIA JEANE - 92 
2ª TIA CÉLIA - 91 
3ª NOEMI BATISTA - 86 
4ª SEBASTIÃO BERETA - 78 
5ª FÁTIMA MIGUEL - 74 

Relação dos Candidatos que concorreram
Jeane de Oliveira Batista Silva - TIA JEANE
Votos: 92 
Matheus Adriano Souza - MATHEUS ADRIANO
Votos: 34 
Noemi Batista da Silva - NOEMI DO CONSELHO TUTELAR
Votos:86 
Fatima Miguel de Oliveira Almeida - FÁTIMA MIGUEL
Votos: 74 
Lucio Heleno Mendes - IRMÃO LÚCIO
Votos:28 
Márcia Zacarias de Souza - MÁRCIA ZACARIAS
Votos: 64
Gleidson Gonçalves Costa - GLEIDSON STIVEVE
Votos: 59
Sebastião Pereira de Sousa - SEBASTIÃO BERETA Votos: 78 
Célia Maria Gomes Oliveira - TIA CÉLIA 
Votos:91
Daibson Ramos de Jesus Alves - DAIBSON RAMOS
Votos: 35 
 

TODOS OS CANDIDATOS:

Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.