02/11/2019

Quilombolas de 39 comunidades se mudam por uma semana para vila feita só para romaria de Nossa Senhora da Abadia

Mistura de romaria com festa dura uma semana em agosto, e acontece na comunidade Vão de Almas, em Cavalcante, Goiás.
Conheça a Romaria de Nossa Senhora da Abadia, festejo do Quilombo Kalunga
À noite, em frente a uma pequena capela, a caçamba de um caminhão faz as vezes de altar. Lá do alto, o padre e o diácono conduzem a missa com um microfone. O improviso se dá pelo tamanho do público, que não caberia na igreja. Na hora do canto das oferendas, a luz, que chegou há apenas dois anos e ainda vacila, acaba, deixando todos no breu.

No escuro, o público não se abala e continua cantando. A missa é na véspera de 15 de agosto, principal dia da Romaria de Nossa Senhora da Abadia, festejo tradicional que acontece no maior território quilombola do país, o Kalunga, no nordeste de Goiás.

A mistura de festa com romaria dura uma semana e acontece na comunidade Vão de Almas, localizada na cidade de Cavalcante. O local é uma das 39 comunidades que fazem parte do território kalunga.

A semana de festejos, além de mostrar a devoção a uma santa católica, tem importante papel na identidade e integração dos quilombolas. É quando os integrantes de várias dessas mais de 30 comunidades se encontram.

“É um movimento cultural, e todo esse movimento cultural é o que nos mantém como território e nos reafirma realmente como quilombola” - Geovan dos Santos Moreira, guia ambiental.
Reinado de Nossa Senhora de abadia acontece no dia 15 de agosto no Vão de Almas, uma das comunidades do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga — Foto: Fábio Tito/G1
Os festejos ocorrem em uma pequena vila, formada por casas de barro e telhados de palha. As casas estão dispostas em volta de uma espécie de rua central. Em uma ponta desta via, está a capela. Na outra, a casa de onde parte o cortejo do festejo. Entre elas estão pequenos bares e barracas de lanches e bebidas.

Quem chega na semana do 15 de agosto, vê centenas de pessoas, a música alta e a movimentação nas casas, pode se enganar achando que ali também é moradia. Mas toda essa estrutura funciona apenas uma vez por ano. Fora dos festejos, é como se fosse uma cidade fantasma, até o mato cresce.

Os moradores do Vão de Almas vivem em ranchos longe dali, com casas bem distantes umas das outras. Em junho, eles começam a visitar o local dos festejos para começar a limpar e preparar para a romaria.

Quando chega a semana das festas, as famílias fazem uma mudança temporária. Levam roupa, comida, colchões, panelas e utensílios de cozinha.
Famílias kalungas fazem praticamente uma mudança para o vilarejo onde acontece a Romaria de Nossa Senhora da Abadia — Foto: Fábio Tito/G1
O caminho até o local das festas passa por serras altas e rios. O acesso só é possível em carros com tração nas quatro rodas - veículo inacessível para a maioria dos kalungas - ou em grandes caminhões. Por isso, a maior parte chega em paus de arara, quando se viaja na traseira de caminhões.

O Vão das Almas leva esse nome por causa do Rio das Almas, que corta a região. No local do festejo, a crença local o renomeou como Rio Branco, evitando a referência às mortes.

É deste rio que se tira a água para beber, tomar banho, lavar roupa e louça, já que lá a água encanada ainda não chegou. Sem água, também não há saneamento básico ou mesmo banheiro. Por ali, o banheiro é o mesmo há séculos: atrás de moitas.
Água encanada ainda não chegou na comunidade Vão de almas. É do rio que se tira a água para beber, tomar banho, lavar roupa e louça — Foto: Fábio Tito/G1

Reinado de Nossa Senhora da Abadia
O 15 de agosto é esperado durante todo o ano no Vão das Almas. É o dia do Reinado de Nossa Senhora da Abadia, um festejo com liturgia própria. Pela manhã, filas de crianças aguardam a vez de serem batizadas na única vez no ano que o padre de Cavalcante aparece por aquelas terras.

Em alguns anos há quem aproveite a data e a presença eclesiástica para se casar. Foi assim que Neuza Fernanda da Cunha , de 49 anos, se casou há 29 anos e batizou os oito filhos na época da romaria. “É a minha tradição e eu nunca falhei. Tem 49 anos que eu sou nascida, nunca falhei à romaria”.
Criança sendo batizada na capela do Vão de Almas, no Quilombo Kalunga. Padre da cidade vai apenas uma vez por ano - durante os festejos - realizar batizados e casamentos na comunidade — Foto: Fábio Tito/G1
Após o almoço, o cortejo sai de uma casa enfeitada para a data e vai até a capela. O posto de destaque é ocupado pelo rei, a rainha e duas crianças representando anjinhos. Outro componente importante é o “paro de estoco”, o conjunto de movimentos feitos por um homem com um estandarte e outro com um facão.

Cada ano tem o seu casal real, sorteados no ano anterior. Neste ano, a rainha foi a estudante Evanilza Cunha Sena, de 29 anos, e o rei foi o trabalhador rural Nilson Fernandes de Castro, de 42 anos.

Por tradição, o rei e rainha eleitos têm de ser casados, mas jamais entre si. E sempre que eleito, um rei ou rainha automaticamente inviabiliza que seus cônjuges possam assumir o posto, mesmo que em outro ano.
A estudante Evanilza Cunha Sena, de 29 anos, foi a rainha deste ano do Reinado de Nossa Senhora da Abadia — Foto: Fábio Tito/G1
O orgulho de ser sorteado vem acompanhado da responsabilidade de preparar a festa do reinado. Providenciar comidas, bebidas, enfeites e foguetes. “Graças a Deus nós conseguimos realizar o nosso sonho, do jeito que a gente queria fazer, com a ajuda dos amigos e dos parentes né”, contou Evanilza.

No final do cortejo, na capela, são sorteados o rei e a rainha do ano seguinte, e, na noite do dia 15, é realizada a chamada “entrega do império”. O rei e a rainha, com a coroa nas mãos, caminham até a casa dos escolhidos para o ano seguinte.

Um grupo que toca sanfona, violão e pandeiro os acompanha, além dos romeiros com velas nas mãos. Lá, a família sorteada espera com a casa enfeitada e a mesa posta. Neste ano, refrigerante de guaraná e cachaça foram servidos a todos que chegaram com o cortejo.
Fora dos momentos religiosos, o forró é o estilo que se escuta de manhã até de madrugada no festejo kalunga — Foto: Fábio Tito/G1
Fora dos momentos religiosos, o som que se escuta de manhã até a madrugada é o forró. A música, o encontro anual e os banhos de rios são os maiores atrativos para os jovens kalungas nos festejos. Ainda assim, a maioria diz querer manter a tradição.

No final da semana dos festejos, é hora de voltar para casa. É grande a movimentação dos paus de arara, e não tem um carro tracionado que não saia sem que alguém pergunte se ele já está cheio.

Antes de ir embora, os quilombolas têm o costume de, um a um, se ajoelhar em frente ao altar e se despedir de Nossa Senhora da Abadia.
Forró, o encontro anual e os banhos de rios é o que mais atrai os jovens kalungas para os festejos — Foto: Fábio Tito/G1

Trajetória e luta dos kalungas
O quilombo kalunga se formou no início do século XVIII, por pessoas que fugiram do trabalho escravo em minas de ouro da região dos afluentes dos rios Tocantins e Paranã.

O acesso difícil, com serras altas e rios no caminho, os protegeu, e, mesmo após o fim da escravidão, foi o que os deixou isolados por muitos anos.

Na primeira metade do século XX, a “Marcha para o Oeste”, promovida pelo governo Getúlio Vargas para incentivar a ocupação do Centro-Oeste, expandiu as fronteiras agrícolas e agropecuárias para o norte do estado de Goiás, pressionando a comunidade kalunga.

A mudança da capital para Brasília, em 1961, expandiu o sistema viário e aumentou a demanda por terras na região, causando conflitos com posseiros que já duram décadas.
Missa que realizou 10 batizados neste ano no Vão de Almas, no Quilombo Kalunga, em Goiás — Foto: Fábio Tito/G1
Em 1991, o estado de Goiás sancionou a lei que constituiu o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. O texto da lei diz que o estado deve garantir aos habitantes “a propriedade exclusiva, a posse e a integridade territorial da área delimitada e protegê-la contra esbulhos possessórios”.

O território kalunga teve 261 mil hectares reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania, e pelo Incra. No entanto, nem todo o território já foi titulado, ou seja, não é toda essa área que teve a regularização fundiária concluída.

“Hoje nós temos 144 mil hectares titulados em nome da Associação Quilombo Kalunga”, disse Vilmar Souza, presidente da associação.
Mistura de festa com romaria dura uma semana e acontece na comunidade Vão de Almas, no Quilombo Kalunga, em Goiás — Foto: Fábio Tito/G1
Enquanto aguarda a titulação completa, o povo kalunga espera por serviços básicos, como um posto de saúde. O médico mais próximo está na área urbana de Cavalcante, a duas horas da comunidade e com rios e serras no caminho.

No Vão de Almas, sem água encanada, uma cena da rotina são as mulheres com baldes na cabeça indo e voltando do rio onde lavam roupa, a louça, tomam banho, e bebem.

Algumas comunidades, como o Vão do Moleque, ainda não viram nem a luz elétrica chegar. E, por fim, a principal prioridade para os quilombolas é a construção de pontes, para que não fiquem isolados nos períodos de cheia.
Luz elétrica chegou há dois anos no Vão de Almas e ainda vacila. Lua cheia ajudou a iluminar os festejos de 2019 no território kalunga — Foto: Fábio Tito/G1

Por Paula Paiva Paulo, G1

Abadia de Goiás: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ABADIA DE GOIÁS TÁ SHOW DE CULTURA.

Dos fatores essenciais para o desenvolvimento de um município ou mesmo de uma cidade, com certeza a cultura não pode ficar de fora. Na atual administração de Abadia de Goiás, as políticas culturais e artísticas são planejadas, elaboradas, executadas e acompanhadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Cabe à Secretaria executar a política cultural definida pelo Município, popularizando e interiorizando as ações em parceria com organizações públicas e privadas, visando à satisfação dos anseios da população.
A Secretaria tem como missão também valorizar, formatar e difundir as manifestações culturais e artísticas do município e da região, bem como formular, programar, coordenar, acompanhar, supervisionar, avaliar e controlar as políticas públicas, programas, projetos e ações, articulando com órgãos competentes e outras esferas de governo, visando à sustentabilidade do município na promoção do desenvolvimento local e regional.   
E em Abadia de Goiás a casa da cultura está sob o comando do Paulinho da cultura, que tem a responsabilidade de estabelecer e executar uma política pública de cultura com base na realidade cultural e socioeconômica no município. 
Oferecendo à população os cursos de Capoeira, Karatê, Balé Clássico, Dança Kids, Jogos Interativos, Reforço Escolar, Violão, Teclado, Contra Baixo, Alfabetização Para Adultos, Teatro, Canto, Bateria. 

E pelo ótimo trabalho que eles vem desenvolvendo frente a casa da Cultura do município queremos parabenizar a todos da equipe pelo sucesso profissional que vem desempenhando frente ao órgão. 

Vocês merecem nosso respeito e gratidão, pelo profissionalismo digno da mais profunda admiração pela forma incansável com a qual se dedicam aos seus objetivos e a determinação de alavancar a cultura de Abadia de Goiás. 

Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe a sociedade, por mais perfeita que seja não passa de uma selva e é por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro desse povo. Parabéns! 

Veja Fotos:
 


01/11/2019

Abadia de Goiás: Novembro Azul: É uma prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina.
Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro existe um esforço de mídia para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que ajudam nas rotinas de check-up médico.

Hiperplasia prostática e câncer de próstata
A hiperplasia prostática benigna, como o próprio nome diz, é uma situação benigna, ou seja, não é câncer da próstata. Os homens com próstata aumentada, na maioria das vezes, não têm sintoma algum e tão pouco precisam de tratamento. Já o câncer de próstata, na maioria das vezes, é assintomático, e sua descoberta só pode ser feita com o exame físico do urologista associado a alguns exames adicionais, como a dosagem de PSA no sangue, a ressonância magnética e a biópsia da próstata.

Diagnóstico precoce
Após os 45 anos, é importante realizar os exames de detecção precoce da doença anualmente e sempre que seu médico recomendar, pois, se descoberto no início, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. Dificuldade de urinar, jato urinário fraco e sensação de bexiga cheia mesmo após urinar são sinais e sintomas sugestivos de alterações da próstata. O exame de PSA associado ao toque retal e a ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto.

Procure um urologista e faça os exames anuais. Fique bem, cuide-se bem!

FALE COM SEUS COLEGAS DE TRABALHO, AMIGOS E PARENTES DA IMPORTÂNCIA DE FAZER OS EXAMES!

BOCA DA ONÇA

Resultado de imagem para onça pintada"
O Blog Abadia em Foco estreia uma nova fase, mais dinâmica e atualizada, com novidades interessantes para seus leitores. Uma delas é a coluna “Boca da Onça", com alfinetadas sobre diversos assuntos, principalmente política. Esperamos que todos apreciem e continuem prestigiando, acessando e compartilhando o Blog, Abadia em Foco, https://abadianoticias.blogspot.com/, onde os fatos viram notícias.

Abadia de Goiás: Infecção por sarampo destrói a memória do sistema imune para outras doenças

Dois estudos publicados nesta quinta, 31, nas revistas Science e Science Immunology mostram que não vacinar contra o sarampo pode deixar a criança vulnerável a várias outras doenças no longo prazo
(Foto: Pixabay)
Na onda do movimento antivacina em todo o mundo e do ressurgimento de casos de sarampo, dois estudos publicados nesta quinta, 31, nas revistas Science e Science Immunology mostram que não vacinar contra a doença pode
deixar a criança vulnerável não só ao sarampo como a várias outras doenças no longo prazo.

As pesquisas feitas de modo independente com 77 crianças não vacinadas - antes e depois de a
comunidade na Holanda onde moram sofrer um surto de sarampo - observaram que a infecção por sarampo acaba enfraquecendo o sistema imune contra outros vírus e bactérias por até três anos depois de os sintomas do sarampo sumirem.

Ocorre o que os cientistas chamaram de "amnésia imune". Ou seja, o vírus "apagou" a memória que as crianças tinham contra doenças com as quais elas já tinham tido contato previamente.

É essa memória que permite que o corpo se lembre de encontros anteriores com vírus e bactérias e possa reagir, evitando novas infecções.

O trabalho publicado na Science por pesquisadores do Instituto Médico Howard Hughes, de Boston, da Escola de Medicina de Harvard e outras instituições dos Estados Unidos, da Holanda e da Finlândia, descobriu que o sarampo dizimou de 11% a 73% do repertório de anticorpos das crianças dois meses depois da infecção.

Elas ficaram quase tão vulneráveis quanto um recém-nascido, que não têm ainda esses anticorpos. São os anticorpos que temos que nos protegem, por exemplo, de ter de novo uma
catapora herpes ou uma pneumonia que catapora, herpes ou uma pneumonia que já tenha nos afligido no passado.

Mas nos infectados por sarampo, isso some por um tempo. Os pesquisadores também checaram o sistema imune de crianças vacinadas contra o sarampo e não observaram essa perda no resto do sistema imune.

"Imagine que sua imunidade contra patógenos é como carregar um livro de fotografias de criminosos e alguém faz um monte de buracos neles", comentou o primeiro autor do estudo, Michael Mina, pesquisador de pós-doutorado na
Escola Médica de Harvard e do Brigham and Women's Hospital na época do estudo, e agora professor assistente de epidemiologia no Escola de Saúde Pública de Harvard.

"Seria muito mais difícil reconhecer esse criminoso se você os visse, especialmente se os buracos fossem feitos sobre características importantes de reconhecimento, como olhos ou boca", exemplificou Mina em comunicado à imprensa.

A prática clínica e outros estudos já tinham indicado que crianças e adultos infectados com sarampo passam por um processo de imunodepressão. Elas ficam por algum tempo mais suscetíveis a outras doenças depois de se
contaminarem. Os trabalhos de agora conseguiram ver como isso ocorre.

A "sorte" foi eles terem conseguido trabalhar com um grupo muito específico, do qual foi possível obter dados antes e depois da infecção.

Em 2013, o pesquisador Rik de Swart, do Erasmus University Medical Center, de Rotterdam, havia coletado amostras de sangue de 77 crianças não vacinadas de uma comunidade ortodoxa protestante.

Pouco tempo depois, o local teve um surto de sarampo. Ele voltou lá e coletou novas amostras. Entre a primeira e a segunda visita, passaram-se dez semanas.

Anos depois, com uma nova tecnologia de detecção de vírus chamada VirScan, Stephen Elledge, geneticista do Howard Hughes, e colegas avaliaram o material.

Como era de se esperar, havia nas amostras anticorpos para sarampo, mas praticamente todos os outros tinham desaparecido.

O outro estudo, publicado na Science Immunology, usou os mesmos dados coletados por Swart e complementou o achado ao analisar especificamente o impacto sobre as células B do sistema imunológico.

"Essas são as células produtoras de anticorpo, de memória - aquelas células que já foram previamente ativadas e que por isso, ao serem desafiadas novamente pelo antígeno, conseguem responder mais rapidamente e melhor", explicou ao Estado a pesquisadora Ana Paula.

Estado a pesquisadora Ana Paula Lepique, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

"As células B sofrem uma alteração no seu repertório. Ou seja, células de memória que respondiam a vários antígenos ao qual a pessoa já havia sido exposta morrem, e deixam essa pessoa sem imunidade contra esses antígenos.

Por outro lado, a resposta contra o sarampo durante a infecção é forte, e quando se examina a população de células B de memória, várias delas são específicas para sarampo", resumiu Ana Paula.

Por conta disso, nesse período de dois a três, a pessoa pode pegar várias doenças que já tinha pego antes, mas sarampo não mais. Depois das novas infecções, porém, o corpo volta a ter anticorpos.

Importância da vacinação Os resultados reforçam a importância da vacinação ampla não só para prevenir sarampo, mas para evitar o enfraquecimento da "imunidade do rebanho" a outros tipos de patógenos.

Depois de os casos da doença terem despencado em todo o mundo em razão de campanhas bem-sucedidas de vacinação, vários países, como o Brasil, voltaram a viver uma epidemia de voltaram a viver uma epidemia de sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, há casos de transmissão ativa em 19 Estados do País.

Dos casos confirmados, 90,5% estão em São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos em São Paulo é de 10.620, com 13 óbitos. Nos Estados Unidos, foram relatados 1.250 neste ano até o início do mês.

"No fim, é simples. Existe uma vacina contra sarampo, que é eficiente e que protege contra a infecção. Se a criança não for vacinada, ela pode ser infectada - vamos lembrar que sarampo é muito contagioso -, e se ela for infectada, perde boa parte da sua resposta imune de memória.

Não vacinar uma criança contra sarampo a expõe ao sarampo e, ainda se ela se recuperar, estará exposta a outras doenças secundárias devido à amnésia imunológica causada pelo sarampo", comenta Ana Paula.

Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim), reforça que a vacinação tem importância não só individual, mas coletiva.

"O sarampo não atinge só crianças, mas adultos também. E aqueles que por algum motivo já são
imunodeprimidos e não podem ser vacinados correm risco de morrer, porque o sarampo vai impactar ainda mais sua resposta imunológica", diz.

Se a maior parte das pessoas está Se a maior parte das pessoas está vacinada, os riscos de infecção dessas pessoas que não podem tomar a vacina é menor.

O contrário também é verdade. "Se não tivermos uma cobertura vacinal de 95% da população, a gente deixa desprotegidas justamente essas pessoas. Que são as com maior chance de morrer", explica. "É responsabilidade de todos nós."

Do O Popular

31/10/2019

Abadia de Goiás: Conselho Municipal de Saúde realiza VII reunião ordinária

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
O Conselho Municipal de Saúde de Abadia de Goiás realizou na manhã desta quinta-feira, 31/10 na sala de reuniões do CMS no Centro de Saúde, a sétima reunião Ordinária do Conselho de Saúde de Abadia de Goiás. 

Entre os temas discutido na pauta estavam à aprovação dos balancetes da Saúde referentes aos meses janeiro a março aprovados por Unanimidade. As mudanças a serem realizadas nos atendimentos médicos nas unidades de saúde do município entre outros temas. 

Esteve presentes a Mesa Diretora do CMS, A Secretária de Saúde Eliane Águas, a Coordenadora da Emater Sandra Vieira, a Presidente da Associação de Renais Crônicos Luzenita Canuto, membros do CMS, servidores da Saúde entre outros. 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna
A reunião foi conduzida pela presidente do Conselho Elisângela Garcia. 
A Secretária Municipal de Saúde Eliane Águas, enalteceu a importância dos temas debatidos esclarecendo cada dúvida, como a manutenção dos médicos nas unidades de saúde das três regiões. 

Comunicado 

A participação no conselho municipal é aberta a todos os Abadienses, que queiram frequentar as reuniões como convidados ou ainda candidatarem-se aos cargos de conselheiros por meio das entidades participantes de cada conselho, sendo que o tempo de mandato está previsto no regimento interno.

Texto e Fotos / Da Assessoria
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Prefeito Jairo Gomes Pereira Júnior de Cristianópolis é solto após pagar fiança de R$ 5 mil

O prefeito do município de Cristianópolis Jairo Gomes Pereira Júnior do foi autuado depois que a Polícia Civil encontrou três armas de fogo na residência dele, uma delas sem registro, ele também é suspeito de desvio de dinheiro público

Prefeito de Cristianópolis é solto após pagar fiança de R$ 5 mil (Foto: PC)
O Prefeito de Cristianópolis Jairo Gomes Pereira Júnior, de 50 anos, que é do PSB, foi solto na noite da última quarta-feira (30), após pagar uma fiança de R$ 5 mil. Ele foi preso após ser flagrado com uma arma de fogo.
A prisão foi no momento em que a Polícia Civil (PC) cumpria um mandado de busca e apreensão na residência dele, na quarta-feira 30/10. Segundo a PC, ele e outros sete servidores do município são suspeitos de comandar um esquema de desvio de dinheiro público da Prefeitura de Cristianópolis.

Esta foi a segunda fase de uma operação desencadeada no ano passado em Cristianópolis, pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap).

Na época, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos. E uma vistoria policial em toda a frota veicular do município. A suspeita é de que o prefeito, e três secretários, e mas quatro servidores alteravam notas de abastecimentos de veículos para desviar dinheiro da Prefeitura.

“Na primeira etapa nós vistoriamos todos os 48 veículos, e encontramos fortes indícios de que os valores referentes ao abastecimento divergiam, e muito, em relação ao tanto que eles andavam, e também pela quantidade da frota, daí nesta segunda fase realizamos novas apreensões de documentos e recibos que poderão comprovar esta fraude”, relatou a delegada Tatiana Barbosa, adjunta da Dercap.

Nesta semana, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em endereços residenciais de agentes públicos e particulares em Cristianópolis e Goiânia. À Justiça foi determinado o afastamento, por 90 dias, do prefeito, e dos secretários de Administração, de Transporte, e de Saúde, além de outros quatro servidores.

Procurador de Cristianópolis, Otávio de Bastos contestou as acusações, e disse que o prefeito não teme qualquer tipo de investigação, pois jamais cometeu qualquer ato de irregularidade. Ele também afirmou que vai solicitar, junto à Justiça, ainda esta semana, o retorno imediato de Jairo Gomes ao cargo de prefeito.

Por Aulus Rincon Do Mais Goiás

Mexericos em Abadia de Goiás sobre Eleição de 2020

A cada quatro anos, a população deverá escolher para sua representatividade novos políticos, dentre eles, um dos cargos com maior número de concorrentes sempre são os candidatos a Vereador em Abadia de Goiás não é diferente.
Os mexericos já corre solto sobre as eleições para vereadores em 2020, acredito que o maior desafio dos pré-candidatos a uma cadeira no Legislativo abadiense para os próximos quatro anos, será a falta de motivação do eleitorado.

Estamos a pouco menos de um ano das eleições e a coisa ainda está muito fria, mas, já tem pré-candidato gastando a sola do sapato, vendendo o seu produto com promessas de melhorias para o município e para a população.

Não podemos esquecer que uma boa parte desses pré-candidatos conta com grande rejeição popular no município.

Eles até parece que não está fazendo política e sim vendendo um produto que está encalhado em um deposito.

O que não serve de comparações, porque, tem muitos deles que vem trabalhando, e esses com certeza têm eleição e reeleição garantida.

Vou mais longe ainda e até afirmo que tem desistentes que com certezas seriam eleitos outros reeleitos, caso entram na disputa de uma Cadeira na Câmara Municipal de Abadia de Goiás.

30/10/2019

Jovem de 18 anos com mais de 20 passagens pela polícia é preso na BR-060 em Guapó com armamento restrito ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Abadia de Goiás.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem estava dentro de um coletivo e transportava uma arma de fogo
Jovem com mais de 20 passagens pela polícia é preso na BR-060, em Abadia de Goiás (Foto: Divulgação/PRF)

Um jovem, de 18 anos, foi preso, na manhã desta quarta-feira (30), dentro de um ônibus que saiu de Campo Grande (MS) para Goiânia e estava na BR-060, em Abadia de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito já possui mais de 20 passagens pela polícia.
Jovem com mais de 20 passagens pela polícia é preso na BR-060, em Abadia de Goiás (Foto: Divulgação/PRF)
Ainda de acordo com a corporação, o coletivo em que o homem estava foi parado em uma abordagem de rotina. Durante o procedimento, o jovem teria tentado esconder uma sacola sob as poltronas e despertou a atenção dos policiais. Os agentes encontraram um pistola Glock 9 milímetros equipada com kit rajada.

Os policiais também encontraram munições do mesmo calibre. O rapaz tem mais de 20 antecedentes criminais por crimes como tráfico de drogas, latrocínio, associação ao tráfico e até pela Lei Maria da Penha.

O jovem foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil (PC) da cidade e, desta vez, foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. Um escrivão do local informou ao Mais Goiás que a primeira passagem é de 2015. Entretanto, como o inquérito ainda está em levantamento, pode ser que haja registros antes dessa data. Todas elas, segundo ele, teriam sido cometidas em Goiás. 
Veja o Vídeo:
Do Mais Goiás

Caiado: "Não vamos maquiar dados como governos anteriores"

Indagado sobre a reação negativa da proposta de reforma da previdência estadual, enviada à Assembleia Legislativa, governador disse que se as mudanças não ocorrerem Goiás não terá condições de pagar salários e aposentadorias
Caiado:
Durante solenidade de lançamento da Plataforma do Voluntariado, na manhã desta quarta-feira (30/10), em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado comentou a reação de servidores à proposta de Reforma da Previdência dos servidores públicos do Estado de Goiás. As mudanças nas regras, em forma de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), foram enviadas à Assembleia Legislativa na segunda-feira (28/10), após apresentação de detalhes da proposta em reunião com secretários, deputados e prefeitos.

O governo estadual diz que a medida é necessária e urgente para reduzir o déficit orçamentário do Estado, que este ano fechará em R$ 2,9 bilhões. Em quase sua integralidade a PEC estadual copia as regras da Reforma da Previdência do Governo Jair Bolsonaro, voltada para o âmbito da administração federal e aprovada pelo Congresso Nacional. Caiado não acredita na aprovação da PEC paralela que inclui estados e municípios na Reforma da Previdência do Governo federal, por isso se adiantou e enviou a própria PEC para o Legislativo Estadual.

Preocupados com perdas de direitos adquiridos, servidores públicos estaduais já se mobilizam contra a PEC, especialmente criticam pontos como o fim do direito ao quinquênio e o aumento da alíquota da contribuição previdenciária, que pode chegar, somando-se ao imposto de renda, a 45% do salário do servidor. Algumas categorias, como a dos policiais civis reclamam que a reforma estadual tira paridade e integralidade da categoria, aumenta idade e contribuição e, assim, desestimula a carreira.

“O que nós fizemos foi verticalizar aquilo que foi aprovado no cenário nacional. Nós não estamos inventando nada. A legislação é uma legislação federal. O que nós trouxemos, que já deveria ter sido votado favoravelmente aos estados e municípios e infelizmente a Câmara dos Deputados recuou. Eu não sei por que pode ter outras interpretações que não sejam aquelas que estão no texto da PEC e que são exatamente aquilo que foi reproduzido no cenário nacional. Não tem por que criar nenhuma mística em relação a isso, até porque foi divulgada nacionalmente, todos nós sabemos disso, como se trata, não tem nenhuma esperteza, muito menos nenhuma armadilha, temos transparência com as pessoas”, declarou Caiado.

Segundo o governador, caso a previdência estadual não seja reformada Goiás ficará em situação como estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que enfrentam dificuldades para pagar os aposentados e pensionistas, além do salário dos servidores.

“Goiás quer chegar a esse ponto? Não. Nosso governo é responsável. Não vamos maquiar dados como governos anteriores”, disse.

Por Manoel Messias Rodrigues do Noticias Goias

A 1ª dama Silmara de Abreu de abadia de Goiás participou do lançamento da Plataforma do Voluntariado, ferramenta de integração social.

A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu prestigiou nesta quarta-feira, 30 do lançamento da Plataforma do Voluntariado, ferramenta de integração social. 
A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Estado de Goiás Gracinha Caiado e o governador Ronaldo Caiado. 
O novo site reúne informações sobre os programas desenvolvidos pela Organização, além dos projetos das mais de 500 entidades sociais que atendem goianos e goianas de todas as regiões do estado. 
 

 

 

Abadia de Goiás: Déficit de delegados no Brasil chega a 6,2 mil, segundo Fendepol

A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil (Fendepol) alertou sobre a falta de delegados no Brasil e apontou os casos mais graves.

De acordo com dados da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil (Fendepol), faltam 6.200 delegados em todo o Brasil. Dentre os estados que apresentam as piores situações estão: Minas Gerais, Bahia, Piauí e Goiás.

“A causa é a falta de financiamento nas polícias civis. Até hoje não houve políticas públicas adequadas para financiar as polícias civis, que é onde surge a demanda da justiça criminal. Sem uma delegacia bem aparelhada, a impunidade irá reinar”, disse Rodolfo Queiroz Laterza, diretor da Fendepol, em entrevista ao Jornal Hoje.

Em Goiás, por exemplo, existe uma lei que permite que um delegado preste serviços a outras duas delegacias, além da sua. Mas, há casos de delegados atendendo por até sete delegacias.

“Essa é uma situação que não permite que a autoridade policial preste um serviço adequado para a coletividade", alertou Adriano Sousa Costa, presidente do sindicato dos Delegados de Goiás.

Para reverter a situação, seria preciso a abertura de novos concursos para a carreira nos diversos estados que apresentam carência. Outra possibilidade seria o chamamento de aprovados em concursos nos estados onde há seleções em validade para a função.

Goiás apresenta uma das situações mais graves
No início de outubro, o sindicato já havia chamado a atenção para a falta de delegados no estado. Segundo uma notícia veiculada pelo jornal local e republicada pelo sindicato, faltam profissionais em 176 delegacias. O número representa 70% das delegacias.

O mesmo delegado é responsável pelo município de Abadia de Goiás responde por quatro municípios, que juntos somam mais de 37 mil habitantes, o que extrapola o limite previsto em lei.

“Hoje nós temos uma carência enorme, principalmente no interior do estado. Temos casos de municípios que fecharam a central de flagrantes”, ressaltou Adriano Sousa Costa na
época.

Para contornar a situação, a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) formou, recentemente, 122 novos delegados. No entanto, não há previsão de quando os policiais iniciarão os trabalhos.

“Vemos recentemente o governo de Goiás anunciando medidas importantes para a segurança pública, a exemplo do chamamento de um novo concurso para agente penitenciário e o incremento de vaga de promoção para os policiais que já estão em serviço.

O governo disse que existe dinheiro e se existe dinheiro é necessário que o governo tome a atitude de chamar esses delegados para suprir essa falta”, questionou o presidente.
Polícia Civil de Goiás sofre com o déficit de delegados (Foto: Divulgação)
Crime organizado se intensificou no interior do
estado De acordo com uma nota publicada pelo sindicato, o crime organizado já identificou esse déficit e está migrando da capital do estado, onde há mais policiamento para o interior.

“Cada vez mais prisões de membros de facções de organizações criminosas de quilate nacional estão sendo feitas no interior, o que indica que as raízes do crime organizado estão se fortalecendo onde há menos investimentos em Segurança Pública qualificada”, denunciou o sindicato.

Nos últimos 20 anos, a Polícia Civil goiana já perdeu quase 50% do seu efetivo. Em abril de 2014, após a posse dos aprovados no penúltimo concurso da carreira, o estado contava com 421 delegados em atividade.

Em agosto de 2019, o número já estava reduzido a 326 delegados. Isso significa que em cinco anos houve a diminuição de 95 delegados de polícia na ativa, sem que houvesse reposição dessas vagas.

Último concurso para delegados em Goiás foi realizado em 2018

O último concurso para delegados da Polícia Civil de Goiás foi realizado em 2018. A seleção, que ofertava 100 vagas, recebeu 21.893 candidaturas, o que representou uma concorrência de 218,9 candidatos por vaga.

Para participar era preciso ser graduado em Direito. A remuneração oferecida era de R$19.242,52, para uma carga de trabalho de 40 horas semanais.

+ Polícia Civil-GO homologa resultado final do concurso para delegado
Agora os aprovados na seleção aguardam a convocação para o concurso. O concurso PC-GO foi homologado em maio e terá validade de seis meses, prorrogáveis por igual período.

O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores, após o período de estágio probatório. 

Os delegados ainda poderão realizar viagens e prestar serviços fora do expediente e local de
trabalho. 

Do Folha Dirigida
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.