13/04/2018

Enel Distribuição Goiás estimula qualificação profissional

A política de sustentabilidade da Enel também estimula a economia energética junto ao público acolhido. Durante o evento, os clientes poderão trocar suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes
Reprodução/Internet
Com pouco mais de um ano de atuação no Estado, a Enel Distribuição Goiás colabora com 37 instituições de Goiás, que já receberam mais de R$ 1,3 milhão para desenvolvimento de projetos de responsabilidade social focados no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é do programa Luz Solidária, que também já concedeu cerca de R$ 13 milhões em bônus para clientes.

Um desses projetos é da Associação SOS Vidas, que graças ao incentivo do Luz Solidária vai conseguir tirar do papel o Projeto Costurando o Futuro, que será inaugurado nesta sexta-feira (13), às 10h, na Casa de Davi, em Abadia de Goiás. A associação investiu em oficinas de costura para as pessoas atendidas pela comunidade terapêutica da instituição e na adequação da infraestrutura das salas, desde a rede elétrica até a compra de máquinas de costura. A primeira turma começa com cerca de 30 alunos, mas todos os 90 assistidos terão a oportunidade de participar.

A iniciativa busca geração de renda, na qual o público atendido costura peças previamente cortadas e enviadas por empresas parceiras. Mas o intuito vai muito além da rentabilidade e da qualificação profissional, pois a atividade também propõe finalidades terapêuticas às famílias carentes, dependentes químicos e pessoas em situação de rua ou de risco.

A política de sustentabilidade da Enel também estimula a economia energética junto ao público acolhido. Durante o evento, os clientes poderão trocar suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que têm um alto consumo de energia, por lâmpadas LED. Os interessados devem levar uma conta de energia – é necessário que seja de um dos últimos três meses –, um documento oficial com foto e até quatro lâmpadas para serem trocadas por lâmpadas LED. As trocas serão realizadas das 8h às 16h.

Luz Solidária

O programa Luz Solidária já é realizado há oitos anos nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Para Goiás, está prevista, para o segundo semestre de 2018, a segunda edição do projeto. A iniciativa estimula o uso de eletrodomésticos eficientes por meio de descontos de até 50% na compra de equipamentos novos (geladeira e ar condicionado). Para receber o desconto, o cliente deve realizar uma doação para uma das instituições cadastradas no programa.

Ao adquirir um equipamento eficiente por meio do Luz Solidária, o cliente passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira consciente, pois todos os equipamentos têm a garantia de baixo consumo de energia elétrica dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Além disso, ao entregar o equipamento usado, o cliente também tem a garantia da destinação correta do resíduo gerado a partir do seu descarte sustentável. Isso evita a contaminação do meio ambiente com gases, plásticos e outros resíduos gerados.

Além de estimular o consumo consciente e a preservação ambiental, o Luz Solidária viabiliza projetos sociais que vão gerar renda para comunidades. Em 2017, a primeira edição do programa na Enel Distribuição Goiás contemplou 37 projetos sociais com as doações deste programa. Os projetos sociais foram selecionados por meio de um edital público, no qual as instituições apresentaram seus projetos nas categorias Geração de Renda, Capacitação para Geração de Renda, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Do O hoje.

11/04/2018

Procuradoria pede investigações contra Alckmin, Richa, Marconi, Confúcio e Colombo na primeira instância

Ministério Púbico Federal, em manifestações ao Superior Tribunal de Justiça alega que políticos perderam o foro privilegiado ao deixarem cargo por eleições 2018

FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.
BRASÍLIA – O Ministério Público Federal pediu que investigações contra cinco governadores que deixaram o cargo recentemente saiam do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e desçam para as instâncias competentes, já que esses políticos perderam o foro privilegiado, segundo o Broadcast Político apurou.



Os pedidos envolvem inquéritos e ações penais em tramitação no STJ – muitos deles são sigilosos. Segundo o Broadcast Político apurou, há pedido para que investigação contra o ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, seja encaminhada à Justiça Eleitoral.

Beto Richa FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADAO
Além de Alckmin, o Broadcast Político apurou que os pedidos para que as investigações desçam para outras instâncias envolvem Beto Richa (PSDB-PR), Marconi Perillo (PSDB-GO), Confúcio Moura (MDB-RO) e Raimundo Colombo (PSD-SC), que também deixaram nos últimos dias o comando do Executivo local.

Os governadores detêm prerrogativa de foro privilegiado na Corte Especial do STJ, que analisa as acusações.

DELAÇÃO. Força-tarefa do Ministério Público Federal requereu ao vice-procurador da República Luciano Mariz Maia que remeta “o mais rápido possível” inquérito sobre Alckmin, citado por delatores da Odebrecht como beneficiário de recursos para campanha eleitoral. Cunhado do tucano, Adhemar Cesar Ribeiro, também é alvo da investigação. O documento é subscrito por nove procuradores da República.
Marconi Perillo. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
As investigações sobre o tucano eram de competência do STJ até o último dia em que permaneceu no Palácio dos Bandeirantes. Alckmin renunciou ao cargo na última sexta-feira, 6, para disputar a indicação de seu partido para concorrer a Presidente da República.

As petições, assinadas pelo vice-procurador-geral, Luciano Mariz Maia, são endereçadas aos relatores de cada caso a quem cabe ‘remeter os autos à autoridade judicial que julgar competente’.
Raimundo Colombo FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO
Embora a decisão seja do relator, em cada uma das peças, o procurador indica, com base em análise técnica dos fatos apurados, o foro que considera competente para continuar a investigação.

Dependendo do crime apurado, o procedimento pode ir para as justiças federal, estadual e eleitoral.
Confúcio. Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
As investigações apuram a prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, peculato e infrações eleitorais (Caixa 2).

Do politica.estadao

José Eliton envia à Assembleia indicação de Sérgio Cardoso para o TCM

Direção da Alego deve convocar reunião da CCJ para aprovar escolha do governo11/04/2018 - 13:53Sérgio Cardoso, casado com Vânia Perillo, é cunhado de Marconi (Foto: Reprodução / Facebook)
O governador José Eliton (PSDB) encaminhou ontem para a Assembleia Legislativa a indicação de Sérgio Cardoso (PSDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ex-secretário de Articulação Política do Estado e cunhado do ex-governador Marconi Perillo, Sérgio já visitou hoje as instalações tribunal. Ele esteve em seu futuro gabinete, no plenário e na presidência.

A direção da Assembleia deve convocar reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) hoje para aprovação da indicação do governo. Em seguida, Sérgio será sabatinado pelos deputados e, por fim, o decreto legislativo de nomeação é submetido a votação em plenário.

O tucano assume a vaga deixada por Sebastião Monteiro, conhecido como Tião Caroço, que se aposentou e vai disputar as eleições para deputado estadual este ano. Ele filiou-se ao PSDB na semana passada.

Do O popular


“Candidato sem estrutura dificilmente terá palanque”

O momento ainda é muito cedo para se falar em favoritismo para as eleições de outubro. A avaliação é de Antônio Lorenzo, diretor do Instituto Serpes de pesquisas, criado em 1979. Sociólogo e mestre em ciências políticas, ele trabalha com pesquisas de intenção de voto desde 1982 em Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal. Ao falar das principais pré-candidaturas colocadas, ele diz que o favoritismo dado Ronaldo Caiado hoje colocado pode não de consolidar. “Candidato que não tem estrutura dificilmente terá palanque”, ao citar o exemplo do senador democrata, que teria dificuldade se não consolidar o apoio do MDB. Para ele o deputado federal Daniel Vilela tem contra o fato de ser pouco conhecido, mas é favorecido pelo sobrenome da família, os Vilela, principalmente o pai, ex-governador Maguito Vilela. Sobre o vice-governador Zé Eliton, que assume o governo em abril, Antônio Lorenzo vê boas chances de crescimento, mas tudo vai depender do seu desempenho ao assumir o cargo, pois atualmente também é pouco conhecido do eleitor.

Como o senhor avalia o cenário político-eleitoral em Goiás para as eleições para governador?

Em primeiro lugar, hoje temos poucos dados de pesquisa em relação ao quadro político. Eu não conheço nenhuma pesquisa que tenha sido divulgado este ano. Provavelmente terá havido uma pesquisa através das mídias sociais, mas não sou muito de acreditar. Em segundo lugar, pesquisa até agora não indica muita coisa, porque ela é a lembrança das campanhas anteriores. Então, aqueles nomes que aparecem na mídia por conta, por exemplo, do impeachment da Dilma (Rousseff) e por conta das campanhas anteriores tem uma relativa lembrança (por parte do eleitor). Consequentemente, quando você fala em quem vai votar hoje aparece esses nomes mais em evidência, mas não significa compromisso. Isso vai mudar, com certeza, na campanha. É claro que se maciçamente se fala que fulano está na frente ou atrás (nas pesquisas) isso faz parte da campanha e também consolida o sentimento da população. Mas a ideia geral é de que hoje não há um quadro definido.

E a terceira vertente?

A terceira é a seguinte. Não obstante isso que falei agora, no quadro da eleição para governador as coisas, sim, que se pode estar discutindo. Por exemplo, não só em função da mídia em que apareceu, como no impeachment da Dilma Rousseff, Ronaldo Caiado é um senador muito bem votado. Independentemente do fato de ter aparecido, ele é um político bem avaliado, tanto que se elegeu com quase 40% dos votos válidos, com pouco mais de 2 milhões de votos. Por sua vez, Daniel Vilela é relativamente bem conhecido e foi bem votado, e o sobrenome Vilela é mais conhecido ainda. É conhecido o pai (Maguito), Leandro Vilela (ex-deputado federal), Leonardo Vilela (secretário de Saúde) e todos os Vilela lá da região Sudoeste. Ele tem também um eleitorado relativamente grande.

E em relação ao vice-governador Zé Eliton?

Já Zé Eliton não é tão conhecido e não apareceu na mídia. E no momento em que apareceu foi num momento fugaz, quando do atentado em Itumbiara em que o então prefeito e candidato à reeleição, Zé Gomes, foi morto. Eliton foi ferido, mas não foi o centro do acontecimento. O centro foi Zé Gomes e quem se beneficiou com o acontecido foi o Zé Antônio (que entrou no lugar dele e acabou sendo eleito prefeito).

Qual o impacto do programa Goiás na Frente para o candidato do governo?

O Goiás na Frente é um programa de televisão. Impactou onde! Nas estradas, na agricultura. Não houve impacto consolidado. Talvez tenha havido algum impacto no sentido de trazer algum investimento, mas em termo eleitoral... É a minha opinião. José Eliton tem um déficit de densidade eleitoral. Ao seu favor está o fato de que ele vai ser governador (a partir do dia 7 de abril). E aí ele poderá ser conhecido, apreciado (avaliado), analisado e preferido. Isso vai trabalhar a favor dele. 

O que pode acontecer daqui para a frente?

As campanhas são feitas para mudar a intenção de voto do eleitor. Quer dizer, o eleitor pode transferir a sua intenção de voto de um para outro candidatou ou pode optar por alguém por quem até agora não estava motivado. Por enquanto o eleitor não se sente atingido (motivado) por nenhuma candidatura. Por enquanto. Quando digo eleitor, é a massa do eleitorado.

Quando alguém pergunta em quem o eleitor vai votar para governador, tem 65% ou mais que dizem que não sabe.São os indecisos?

Não são bem os indecisos. Eles não estão nem aí. Então, o campo aberto para a conquista de votos é imenso. Aí vêm as rejeições. O pré-candidato Ronaldo Caiado, pelo que eu conheço de alguns levantamentos, é bastante rejeitado.

Por que?

Ele é um político que tem muita gente a favor e muita gente contra. Iris também é,mas já foi muito mais (rejeitado), por ser polêmico. Tem muita gente que gosta do Caiado, mas tem muita gente que não. Resta saber se quem gosta é mais de que quem não gosta. A rejeição de Caiado é bastante alta. Mas a campanha vem para mudar isso. Pela nossa experiência de anos anteriores, as rejeições no princípio (do processo eleitoral) são altas para todos os candidatos. No decorrer da campanha isso tende a baixar, porque o eleitor vai se decidindo em quem vai votar. Daniel Vilela tem muito pouca rejeição, porque não tem nada que pese contra ele. Ele é bem conhecido por causa de sua família, os Vilela. E pelo pai, Maguito, que ganhou uma eleição (para governador) e perdeu duase não é um político mal considerado, ninguém diz que ele tenha cometido um ato de corrupção, por exemplo, de favorecimento. Inclusive a figura dele cresceu quando prefeito de Aparecida de Goiânia. Isso passa (favorece) para Daniel, mesmo com alguns pequenos episódios políticos. Um deles foi ter apoiado a pré-candidatura do empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, em 2014. Com isso, ele ganhou a ira de Iris. Não fosse o poder que Maguito tem, Iris teria defenestrado o Daniel. Zé Eliton tem pouca rejeição, até por não ser muito conhecido do eleitor. Mas ele arca um pouquinho da rejeição a Marconi. Mas também, em termos gerais, isso tem pouca relevância em termos de rejeição a Eliton.

Então ele deve crescer nas pesquisas?

O crescimento de Daniel e Eliton, teoricamente, se dá em torno daquele eleitor que ainda não foi conquistado definitivamente. Já Caiado tem um leque menor porque tem uma forte rejeição, pelo seu passado, independentemente da política. Em Goiás as definições do eleitorado vêm muito ainda docaiadismo e do PSD de Pedro Ludovico. Ainda tem esse resquício. A família Caiado é lembrada por suas ações do passado. Para crescer nas pesquisas, o senador vai ter de lutar contra os demônios dos ancestrais, contra essa imagem que se criou dos Caiados e dele, que ele até agora não fez nada para rejeitar essa imagem. Ainda é tido como de personalidade forte, de que as coisas têm de ser como ele quer.

Quem dos três tem chances de ir para o segundo turno?

O Caiado pode ir, pelo seu histórico, pelo seu caráter de oposição, e não quero acreditar que ele não tenha uma rejeição muito grande por parte do MDB, pois ele precisa do partido.

O ato pró-Caiado fortaleceu o nome do senador?

Foi importante para a definição. E para ver até onde ele pode contar com o partido. Ele não conta com todo o MDB, mas com uma parte. Se grande ou pequena, vai se ver nos próximos dias. Já o eleitorado do Daniel não é caiadista. Não é. Agora, claro que por conveniências de chegar ao final, essa dificuldade pode ser remontada. Maguito fez declarações muito duras ao propor que os dissidentes deixassem o partido. Significa que as chances de união são muito remotas. Que seja possível, em política tudo pode acontecer. Mas é difícil. As chances de ele ir para o segundo turno passam pelo tamanho do palanque que ele construir (com o MDB). Tem uma variávelaí bastante sensível quando se diz que a pessoa (candidato) é mais importante que o partido. Não vejo isso se confirmar muito.

Tem exemplo?

É claro que a pessoa sem partido já sai com 30%. Fernando Collor de Mello, por exemplo, é um caso que foi bem-sucedido na disputa pela Presidência da República, com o discurso contra os marajás. Mas candidato que não tem partido dificilmente terá palanque. Quem não tem estrutura, dificilmente se elege. E o Democratas não tem estrutura. Quer dizer, perdeu a estrutura, que é pior que não ter.Então, se o MDB não der palanque a Caiado, como ela fará (na campanha)? Por outra parte, se ele ficar só pelo DEM, ele vai ter um valor x de recurso para a sua campanha (do fundo partidário). Mas é curto para bancar as despesas, pois ele tem de dividir com os demais candidatos.

Para ele chegar ao segundo turno necessariamente ele terá de ter o apoio do MDB?

Não digo, necessariamente. Essa palavra só existe em ciência. E a ciência política é probabilística. Mas é muito difícil de ele tirar a rejeição que tem e aumentar os votos. Quais candidatos a deputado ele tem, por exemplo?

Se Iris abraçar a candidatura de Daniel, o deputado pode se favorecer na campanha?

Na minha opinião, Iris não abraça a candidatura do Maguito. Iris poderá aceitar o Daniel em nome da orientação e respeito à decisão partidária. Um dos entraves que vejo é a falta de dinheiro para a campanha.

Zé Eliton pode se fortalecer por ser o candidato do governo?

A possibilidade de ele crescer é grande. Tem chances de ir ao segundo turno. Como também o Daniel tem. Mas não vai ser fácil. A façanha de 2006 talvez possa se repetir (quando Marconi elegeu Alcides Rodrigues). Muito embora Eliton seja muito melhor candidato do que Cidinho. Eliton tem muita chance de cresce, mas ir ao segundo turno é problemático. 

(*Especial para O Hoje)
Por Venceslau Pimentel do O Hoje

Pesquisa: saúde é o maior legado

Dados do levantamento Serpes/O Popular divulgados ontem mostram que setor foi o que mais se desenvolveu nas gestões de Marconi e José Eliton
A Saúde é o principal legado dos governos de Marconi Perillo em suas quatro gestões, incluindo as duas mais recentes, de agora em diante com José Eliton, aponta pesquisa Serpes divulgada hoje pelo jornal O Popular. A maioria dos entrevistados, 27,2%, elegeu o setor como a área que mais se desenvolveu nos governos de Marconi, seguida de Segurança Pública (12,6%) e Estradas (10,4%), respectivamente. A escolha da área da Saúde como legado principal reflete os investimentos realizados no setor. Só de 2003 a 2018 foram investidos R$ 1,6 bilhão na área.

Ao longo de suas quatro gestões, as duas últimas realizadas em conjunto com o então vice e atual governador José Eliton, Marconi promoveu desenvolvimento e avanços em todos os âmbitos da Saúde: melhoria das estruturas dos hospitais, aumento do número de hospitais, melhoria dos indicadores da Saúde, evolução quantitativa dos serviços prestados pelas unidades, valorização do servidor, gestão compartilhada com Organizações Sociais (OSs), e a inovação de programas como o Conecta SUS.

Duas das principais ações que qualificam a Saúde como o maior legado das gestões de Marconi foram o aumento significativo do valor de investimento na área e a expansão do número de hospitais. Em 2003, o governo estadual investia anualmente em Saúde R$ 39.238.521,00. Em 2018, o investimento é de R$ 271.847.062,00. Ou seja, mais de R$ 1,6 bilhão foram investidos desde 2003.

Em 1999, quando Marconi assumiu pela primeira vez o governo de Goiás, existiam sete hospitais estaduais: Hugo, HGG (que ficou fechado por oito anos), Materno Infantil, HDT, HMA, MNSL e Ernestina. Todas as unidades estavam com funcionamento precário e algumas corriam risco de serem fechadas. Ao final dos quatro mandatos de Marconi, o número de hospitais estaduais chegará a 24.

Além de ter melhorado as unidades existentes, reaberto o HGG e construído o Crer, referência nacional e internacional, Marconi também construiu uma grande rede de hospitais de urgências, composta pelo Huana, Huapa, Hutrin, Hurso, e pelo maior hospital de urgências e emergências do Centro-Norte do País, o Hugol. Construiu, ainda, o HDS e o Hospital do Servidor. O governo de Goiás também estadualizou algumas unidades, como o Hospital Regional de Jaraguá e o Hugo de Águas Lindas (já entregue a primeira etapa) e o de Santo Antônio do Descoberto, que está em obras. O Hugo de Uruaçu, por sua vez, está em fase de conclusão.

Os hospitais existentes foram se desenvolvendo ao tempo em que novas unidades foram sendo criadas. Somente em 2018 serão entregues novos 777 leitos nos hospitais estaduais, sendo 153 de UTI. A qualidade dos hospitais foi melhorada após a gestão compartilhada com OSs, implantada no terceiro governo de Marconi, e reconhecida pela população e pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O índice médio de aprovação pelos goianos dos hospitais estaduais é de 90,4%, de acordo com pesquisa Serpes. Já são quatro hospitais acreditados pela ONA, dois no nível 3, o maior índice de qualificação e excelência. São eles: Crer (3), HGG (3), Hugo (1) e HDT (1). O Hutrin está em processo de receber o certificado de acreditação. Na última gestão de Marconi/José Eliton também foram entregues dois Credeqs, o de Aparecida de Goiânia e de Qurinópolis, e três estão em construção. Foram entregues três USEs, e outras três estão em construção. A Rede de Credeqs fará nove mil atendimentos, e a Rede USEs, 45 mil atendimentos por mês. 




Eliton discute ações integradas com o MP 


Em visita institucional ao Ministério Público Estadual (MPE), ontem, o governador José Eliton avaliou com o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, ações integradas do governo estadual com a instituição em áreas estratégicas, como a Saúde e Segurança Pública para os próximos meses.

A primeira ação deve ocorrer na área da Saúde, com a realização de cirurgias eletivas. No encontro com o governador, o procurador Benedito Torres disse que o Ministério Público se sentiu honrado com a visita e que a instituição está de “portas abertas” para parcerias institucionais com o governo estadual.

Citando o Ministério Público como a “casa da cidadania”, José Eliton assinalou que mais que uma visita institucional, trata-se de um gesto de respeito a uma instituição que, ao longo de sua história, tem, de forma “correta e zelosa”, defendido os interesses difusos e coletivos dos goianos.

De sua parte, José Eliton garantiu que vai zelar para que o governo do Estado e o Ministério Público continuem tendo uma relação “harmoniosa, uma parceria para buscar o bem comum da sociedade, o bem das pessoas”.

O governador ratificou seu apreço ao Ministério Público, afirmando que a visita teve como objetivo abraçar simbolicamente cada um de seus integrantes, instituição que no seu ponto de vista é indispensável para defesa e proteção dos direitos do cidadão e a correta aplicação do dinheiro público. Por fim, José Eliton se mostrou plenamente aberto a manter um diálogo permanente com o Ministério Público, ressaltando que espera ter poucos problemas e muitas alegrias. “Estaremos sempre de portas abertas para recebê-lo, governador”, reafirmou o procurador Benedito Torres a Eliton. 




Melhor estrutura resulta em mais atendimentos 


A ampliação do número de hospitais e melhoria da estrutura das unidades resultou em aumento do número de atendimentos, leitos e cirurgias. De 2001 para 2017, o número de atendimentos ambulatoriais cresceu 76,40%. De cirurgias, 50,92%; internações, 69,45%, e de leitos um aumento de 62,74%. Os principais indicadores de Saúde tiveram evoluções positivas. A taxa de mortalidade infantil caiu 15,96%, e o número de leitos de UTIs subiu 47,45% nas gestões de Marconi/José Eliton.

Uma das ações mais importantes na área de inovação foi a criação do Conecta SUS, que já tem servido de modelo para outros estados. São 204 indicadores de Saúde monitorados nos 246 municípios goianos. Goiás já recebeu a visita de 23 estados, quatro ministérios, cinco comitivas internacionais e 12 pesquisadores de universidades estadunidenses, cientistas franceses e portugueses para conhecer o programa.

No cenário estadual e nacional, Goiás se destacou ao fazer a força-tarefa Goiás Contra o Aedes, que realizou 72,3 milhões de visitas domiciliares entre 2012 e 2017, e resultou em 58,34% de redução dos casos de dengue. Goiás foi o único estado do País a registrar visita a 100% dos municípios.

O servidor passou a ser valorizado com plano de cargos e remuneração, e prêmio de incentivo à produtividade. Com foco na educação em Saúde, as gestões de Marconi e José Eliton proporcionaram, nos últimos oitos anos, que 6.733 profissionais fossem qualificados em educação continuada; 80% de aumento nas vagas dos programas de Residência Médica nos hospitais do Governo do Estado, e 95% de aumento nas vagas do programa de Residências Multiprofissionais nas unidades estaduais.

Do ohoje

Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria

Cuiabá tem o maior número de casos, com 19 pacientes e Várzea Grande notificou 4 casos. A vacinação começa dia 23 de abril.
Mato Grosso tem 42 casos suspeitos de influenza e 8 mortes, diz secretaria (Foto: SES-MT)
Quarenta e dois casos suspeitos de influenza foram notificados em Mato Grosso. O balanço foi divulgado nessa terça-feira (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De acordo com o levantamento, desse total, estão em acompanhamento e sob a investigação 21 casos suspeitos de gripe influenza com o vírus H3N2, que já circulou nos Estados Unidos e agora está no Brasil.

Das 42 notificações, oito pessoas morreram, sendo que um dos óbitos foi causado pelo vírus H1N1 em Cuiabá.

Ainda segundo a SES, esses casos suspeitos e que estão sendo investigados são de pessoas que faleceram entre o fim do mês de março e o início de abril, dos quais um caso com morte registrada em Tangará da Serra, cinco casos em Cuiabá, um em Juína e um em Várzea Grande.

Um paciente de Colniza foi transferido para Cuiabá e apresenta sintomas da doença e está com quadro de saúde de melhora.

A Vigilância Epidemiológica já confirmou 18 casos por influenza e 13 pacientes evoluíram para a cura e já receberam alta médica.

Entre os casos confirmados estão dois pacientes que apresentam um quadro de evolução para cura que estão internados em um hospital particular de Cuiabá. São dois irmãos, sendo que o hospital já confirmou o diagnóstico de influenza.

Cuiabá tem o maior número de casos, com 19 pacientes e Várzea Grande notificou 4 casos.

A SES alerta à população para que ao primeiro sintoma de gripe ou de um quadro de síndrome respiratória aguda grave e que podem evoluir para a influenza, para que procure imediatamente a unidade de saúde municipal mais próxima, para ser tratado e receber medicamento pelo SUS.

Vacinação
O Ministério da Saúde deverá realizar campanha nacional de vacinação a partir do dia 23 de abril, com o dia D no dia 12 de maio. As vacinas somente estarão disponíveis a partir do dia 23 deste mês.

A vacinação terá como público prioritário os idosos, crianças com até cinco anos de idade, gestantes e profissionais da saúde e da educação. A vacina é aplicada em dose única e combate três vírus diferentes da gripe influenza e previne a doença.

Existe um protocolo de tratamento que deve ser seguido pelos profissionais de saúde que é o mesmo para a influenza do tipo H1N1, H2N3 e Influenza B.

Transmissão
De acordo com informação da Vigilância Epidemiológica a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Por G1 MT

10/04/2018

Candidatura de Joaquim Barbosa pelo PSB “não ficou clara”, avalia liderança

Segundo a senadora Lúcia Vânia, aposentado do Supremo ainda avalia cenário antes de decidir se disputa ou não a presidência
Foto:Nelson Jr.
Mesmo depois de filiar ao PSB o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ainda não definiu se entra ou não na disputa pela vaga no Palácio do Planalto.
Relacionados
De acordo com a presidente estadual da sigla, Lúcia Vânia, Barbosa não teria exigido sua candidatura quando se filiou ao partido e afirmou que a situação “não ficou muito clara”.

“Ele não exigiu que fosse que fosse candidato a presidência da república. Quando se filiou foi para analisar o cenário e para o partido como um todo avaliar a possibilidade”.

A senadora afirmou que se o PSB constatar que a presença do ministro fortalece o conjunto das forças políticas que estão disputando, ele terá naturalmente o caminho da disputa.

“Se isso não acontecer, ele obviamente vai ajudar a fortalecer o partido”, finalizou.

Por Mayara Carvalho do Jornal Opção

“Seremos forçados a pedir o impeachment do prefeito Iris”, avisa Elias Vaz

Vereador do PSB fez duras críticas ao emedebista após o Paço ter descumprido Lei Orgânica do município
Vereador Elias Vaz | Foto: Fernando Leite
A possibilidade de impeachment do prefeito Iris Rezende (MDB) foi mais uma vez aventada na Câmara de Goiânia, durante sessão ordinária na manhã desta terça-feira (10/4). O vereador Elias Vaz (PSB) fez duras críticas ao emedebista após o Paço ter descumprido norma da Lei Orgânica do município. O pessebista afirmou que, caso o prefeito insista em ignorar o Legislativo, não irá restar outra solução, senão o pedido de impedimento.

“Pelo decreto que estabelece as leis do impeachment, uns dos itens é justamente o não cumprimento da legislação municipal”, explica.

A polêmica gira em torno de uma alteração na Lei Orgânica aprovada na Casa de leis no final do último ano e que estabelece que os indicados pelo prefeito para ocupar a presidência de órgãos da administração indireta sejam sabatinados pelo vereadores antes da nomeação pelo Paço.

Na reforma do secretariado anunciada na última semana, entretanto, Iris ignorou a lei e empossou Aristóteles de Paula, o Toti, na presidência da Comurg.

A gestão já havia oficializado que descumpriria a norma após baixar decreto com este intuito. A prefeitura tenta na Justiça tentar reverter a nova lei.

Durante a sessão, vereadores de oposição também endossaram a possibilidade de pedido de impeachment contra Iris. Dra. Cristina, do PSDB, disse que o decano tem trabalhado contra a Câmara. “O pedido de impedimento pode chegar mais breve que o prefeito acredita”, alertou a parlamentar.

Em resposta, o líder do prefeito na Casa, vereador Tiãozinho Porto (PROS), disse que abriria interlocução com o prefeito para tratar do tema. Parlamentares da base ainda tentaram contornar a situação, alegando que Toti é um excelente quadro e que já integrava a folha de funcionários da companhia anteriormente.

Por Marcelo Gouveia do Jornal Opção

09/04/2018

Cuiabá pode ter frota totalmente elétrica e redução no preço das passagens de ônibus

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), estuda deixar a frota do transporte coletivo da capital mato-grossense com ônibus elétricos.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), estuda deixar a frota do transporte coletivo da capital mato-grossense com ônibus elétricos. Um levantamento ainda está sendo feito. As informações foram reveladas pelo secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto. Ele ainda acrescentou que a administração deverá ser terceirizada, proporcionando redução no preço das passagens.

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem um grande desejo, que é deixar a frota de Cuiabá com ônibus elétricos. Além disto, está sendo estudada a questão destes veículos serem da prefeitura, colocando a administração terceirizada, o que impactaria na redução dos preços das passagens”, explicou o secretário.

Porém, Antenor não descarta a possibilidade de uma frota mista. Como já havia adiantado à reportagem, o secretário explica que o prefeito não irá mais esperar pela sequência das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para dar sequência na licitação.

“O VLT foi minha bandeira, como deputado estadual, porque entendo ser melhor para Cuiabá e Várzea Grande, como qualidade de vida. Aliás, enxergo como mote de desenvolvimento urbano. Já passou da hora [de sua conclusão]. Hoje passou a ser obstáculo ao desenvolvimento de Cuiabá”, disse recentemente o prefeito.

Até mesmo algumas obras pensadas para a cidade estão emperradas pelo VLT. “Desejo colocar elevador na passarela do Coxipó e não vamos conseguir colocar, porque vai passar o VLT. Desejo reformar a passarela da Trescinco, na Avenida Fernando Correa. Não posso, porque vão passar o VLT e tenho que fazer meia boca. Então, o VLT está emperrando o desenvolvimento urbano”, complementou Pinheiro.

De acordo com a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), circulam diariamente 602 coletivos para atender 295 mil usuários. Somente no sistema intermunicipal são empregados diariamente 82 carros. Os números são referentes a Cuiabá e Várzea Grande.

Autor: olhardireto.com.br 
Fonte: olhardireto.com.br

Prefeito Romes solicita da Agetop mais uma vez a construção da GO-469.

O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes e Silva, o Deputado Estadual Gustavo Sebba, o vereador Eugênio Leiteiro comprometidos em resolver de vez a questão da conclusão da obra da GO-469 vêm acompanhando constantemente o trâmite do processo dentro da Agetop. 
Convictos que vão resolver essa demanda que é a construção da obra da GO-469, o executivo municipal, o vereador Eugênio Leiteiro acompanhado do amigo e parceiro Dep. Estadual Gustavo Sebba esteve nessa segunda feira (9) em mais uma audiência na Agetop, com o chefe de gabinete Dr.Ricardo de Pina, a pauta principal da reunião foi à pavimentação da GO-469 que liga o município de Abadia de Goiás ao município de Aragoiânia. Na reunião estava presente também a Assessora Parlamentar Clajane Rezende. A audiência foi de grande proveito o prefeito e os demais presentes saíram convictos de que tudo vai dar certo em relação à iniciação da obra tão sonhada e esperada pela população regional, a construção dessa obra da GO-469, vai facilitar a mobilidade de todos da região.

Filha linda e os demais outros crismados tiveram seu dia de gloria


Na sexta feira última (06) na Igreja Matriz de Abadia de Goiás foi um dia muito especial pra você e para todos que crismaram, pois cada um de vocês confirmaram a aceitação do batismo, que os livra do pecado original e os aproximaram de Deus.
A confirmação da aceitação de Deus é mais o que um ato religioso, pois é a consolidação de um laço de amor e amizade que vai acompanhá-los por toda vida. Vocês, agora, estendendo a mão a Deus e, humildemente, pediram a ele que os guiasse sempre pelo melhor caminho...
É claro que, em sua extrema bondade e atenção, ele jamais se omitiria em iluminar os vossos corações e mentes, em oferecer-lhes sempre uma lanterna para iluminar esta longa estrada que é a vida.
Mas, a aceitação espontânea do batismo traz a cada um de vocês uma confiança maior para enfrentar qualquer obstáculo que possa surgir durante a caminhada, pois a partir desse ato cada um de vocês tem a certeza de que pode contar com o amigo mais fiel, poderoso e benevolente que existe: o Amor de Deus.
Que ele permaneça em vossos corações por toda a vida. Pela vida eterna!
Te amo filha. Seja muito Feliz
 

 

 




Advogado reforça pedido de liminar contra prisão em segunda instância

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, protocolou hoje (9) no Supremo Tribunal Federal (STF) mais um pedido para que o ministro-relator, Marco Aurélio Mello, conceda uma liminar (decisão provisória) e garanta o direito de pessoas condenadas em segunda instância recorrerem em liberdade a tribunais superiores.

Caso concedida, uma liminar do tipo poderia beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde sábado (7) na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex no Guarujá (SP), pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal.

O novo pedido foi feito em nome do Instituto de Garantias Penais (IGP), dentro da ação declaratória de constitucionalidade (ADC) sobre o assunto aberta pelo PEN (Partido Ecológico Nacional), que também é representado por Kakay.

Na última quinta-feira (5), horas depois do julgamento que negou um habeas corpus preventivo a Lula, o advogado entrou com pedido de liminar com o mesmo teor, em nome do PEN. Nas duas peças, Kakay argumenta “alteração no quadro jurídico” para justificar a concessão da liminar.

Entre os argumentos, está o de que, no julgamento, iniciado na semana passada, o ministro Gilmar Mendes manifestou mudança de entendimento em relação ao que havia votado em 2016, decidindo agora que a execução de pena só poderia se dar após recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e não após segunda instância, desfazendo a maioria anterior.

Outro ponto levantado pelo PEN é que a ministra Rosa Weber, apesar de votar contra o habeas corpus de Lula, disse que o faria somente em respeito à maioria de 2016, mas que, se estivesse a ADC em julgamento, votaria no sentido de não permitir a execução provisória de pena após condenação em segunda instância.

Caberá ao ministro Marco Aurélio Mello analisar se concede, monocraticamente, o novo pedido de liminar. Na semana passada, porém, o ministro deu indicações de que deve levar o pedido para plenário, suscitando uma questão de ordem durante a sessão plenária da próxima quarta-feira (11).

Da AGÊNCIA BRASIL

Prefeitura de VG homologa concurso para cargos na Educação

VG Notícias
Secretaria Municipal de Educação de VG
A prefeita Lucimar Campos (DEM) homologou o concurso público da Prefeitura de Várzea Grande para os candidatos que concorreram as 1,1 mil vagas na área da Educação. Clique e confira.
Segundo a publicação, o resultado é dos candidatos que concorreram as funções de professor, técnicos administrativos, técnicos em nutrição, técnico em infraestrutura e higienização escolar, técnico em manutenção e segurança da infraestrutura escolar, transportes entre outras funções, lembrando que todas essas funções reservam vagas para aqueles profissionais destinados para alunos PCD – Pessoas com Deficiência em várias funções.
Os candidatos aprovados serão convocados nos próximos dias. A remuneração varia entre R$ 1.231,88 até R$ 2.155,21.

Por: Lucione Nazareth/ VG Notícias

Três amigos morrem em acidente, em Mineiros

Jovens, com idade entre 24 e 27 anos, estavam em carro de passeio que bateu em carreta; três outros ocupantes do caminhão envolvido foram socorridas
Três amigos morreram depois de uma batida entre um carro e uma carreta, na BR-364, próximo ao Ribeirão Alegre. O acidente aconteceu nas primeiras horas desse domingo, 8, entre Mineiros a Jataí, quando os rapazes voltavam de um show. Rafael Santos Ferreira, 27, Alessandro Macedo de Sousa, 25, eram de Mineiros (GO) e Morghan Endrigo de Souza, 24, de Alto Araguaia (MT). Três pessoas que estavam no caminhão tiveram de ser socorridas.

O caminhão estava carregado com grãos, segundo informaram os Bombeiros de Mineiros. A carga ficou jogada em parte da pista, e o trânsito precisou ser interditado nas primeiras horas do dia. O estado de saúde das vítimas que estavam no caminhão, assim como as identidades, não foram repassados pelas autoridades que prestaram socorro e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mineiros.
As causas do acidente serão apuradas pelos exames cadavéricos e pela Polícia Civil, com base na perícia do local. O Mais Goiás não conseguiu contato com a delegacia da cidade.

Do Mais Goiás 

Presidenciáveis Lula, 29,9%; e Bolsonaro, 20,6%; lideram lista de intenções de voto em Goiás

Michel Temer (MDB) encabeça lista dos mais rejeitados. Lula e Bolsonaro também compõem o grupo
Pré-candidatos também compõem lista de rejeições (Foto: reprodução/internet)
Se dependesse dos eleitores goianos, a principal disputa nas urnas pela presidência da República se daria entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso no sábado (7), e Jair Messias Bolsonaro (PSL). O petista possui 29,6% das intenções de voto, contra 20,6% do principal oponente. Marina Silva (Rede) figura na terceira posição com 6,9%, à frente de Geraldo Alckmin, que tem 5%.

Na sexta colocação está o candidato Pedetista, Ciro Gomes, com 4,9%. O goiano Henrique Meirelles tem 3,9% das intenções no Estado. Recentemente, ele murou seu domicílio eleitoral para São Paulo e deixou a tutela do Ministério da Fazenda para tentar candidatura.

Realizada entre 30 de março e 5 de abril, a pesquisa foi encomendada ao Instituto Serpes pelo Jornal O Popular. O levantamento considerou 13 pré-candidatos. O Supremo Tribunal Federal negou Habeas Corpus a Lula no dia 4/4 e o pedido de prisão foi expedido no dia 5/4.

Demais analisados

Em seguida vem o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL), com 1,5%. Álvaro Dias (Podemos-PR) figura ao lado do presidente Michel Temer (MDB), com 1,4% cada. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) possui 0,6%, à frente do empresário Flávio Rocha (PRB), que tem 0,5%. A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) está com 0,4%, seguida pelo engenheiro João Amoêdo (Novo), que é o último colocado, registrando 0,1%.

A previsão é de que 14,9% eleitores goianos votem nulo ou deixem de votar. Os indecisos são 8,5%. Na pesquisa espontânea, Lula e Bolsonaro registram empate técnico. Eles detêm, nesse caso, 14,5% e 12,7%, respectivamente. Indecisos são 54,3%.

Rejeição

Temer lidera a lista de rejeição dos candidatos entre os goianos. Ao todo, 51,7% dizem que reelegeriam o atual presidente. Lula, com 39,3% está na segunda posição, à frente de Collor, que tem 28,8%. Em quarto, Bolsonaro tem 23,6%; e Alckmin é rejeitado por 20,3%

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda, contratada pelo grupo Jaime Câmara e Irmãos e publicada no Jornal O Popular na edição desta segunda-feira, 9 de abril.

O levantamento foi feito entre os dias 30 de março e 5 de abril, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018.

Ao todo, 801 eleitores foram ouvidos nas regiões de Goiânia, Inhumas, Nerópolis, Anápolis, Goianápolis, Guapó, Senador Canedo, Aparecida de Goianésia, Porangatu, Uruana, Ceres, Abadiânia, Luziânia, Novo Gama, Formosa, Simolândia, Águas Lindas, Piracanjuba, Ipameri, Catalão, Morrinhos, Itumbiara, Santa Helena, Rio Verde, Jataí, Caçu, São Luís de Montes Belos, Iporá, Vila Boa de Goiás e Faina.

A margem de erro é de 3,5% percentuais para mais ou para menos.

Hugo Oliveira Do Mais Goiás Com informações do Jornal O Popular

Marconi Perillo lidera disputa pelo Senado, aponta pesquisa

Peesedebista tem 16,1% das intenções de voto. Lúcia Vânia (PSB) aparece em segundo lugar, com 11,7%, seguida de Jorge Kajuru (PRP) com 8,4%
Foto: Divulgação
Pesquisa Serpes/O Popular divulgada nesta segunda-feira (09) mostra que a disputa pelas duas cadeiras de Goiás no Senado Federal será acirrada. No levantamento estimulado, o o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em primeiro lugar com 16,1% das intenções de voto, seguido de Lúcia Vânia (PSB) com 11,7%.

O vereador Jorge Kajuru (PRP) aparece em terceiro lugar com 8,4%, e o ex-senador Demóstenes Torres (PTB) em quarto, com 6,1% das intenções de voto. Em seguida, estão o deputado federal João Campos (PRB) e o ex-deputado Vilmar Rocha (PSD), com 5,2% e 5,1%, respectivamente.

Na lanterna, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Chaves (MDB) tem 2,6% e o senador Wilder Morais (DEM), com 1,4%. Outros 35,3% disseram não saber em quem votar e 8,1% afirmaram que votariam nulo ou não votariam.

Marconi Perillo (PSDB) – 16,1%
Lúcia Vânia (PSB) – 11,7%
Jorge Kajuru (PRP) – 8,4%
Demóstenes Torres (PTB) – 6,1%
João Campos (PRB) -5,2%
Vilmar Rocha (PSD) – 5,1%
Pedro Chaves (MDB) – 2,6%
Wilder Morais (DEM) – 1,4%
Indecisos – 35,5%
Nulos/ Abstenção – 8,1%

A pesquisa ouviu 801 eleitores entre os dias 30 de março e 5 de abril de 2018. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.Como o Senado este ano tem duas vagas, os entrevistados puderam escolher dois nomes na simulação. O nome do ex-secretário de Planejamento de Goiânia, Agenor Mariano (MDB), não aparece no levantamento porque ele anunciou sua pré-candidatura depois do registro da pesquisa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizado no dia 29 de março.

Espontânea

Na espontânea, Marconi continua na liderança, mas com apenas 4,7% das intenções de voto. Lúcia Vânia aparece em segundo, com 2%; Kajuru tem 1,7%; Demóstenes,1,2%; e João Campos, 1,1%; Pedro Chaves tem 0,5% e Vilmar, 0,4%. Os indecisos somam 82% e 5,8% afirmaram que vão anular o voto ou não vão votar.

Rejeição

Marconi Periloo (PSDB) também lidera os índices de rejeição. Quando questionados sobre qual pré-candidato não votaria de jeito nenhum, 34% responderam o ex-governador e 33% o ex-senador, Demóstenes Torres (PTB), e 21,6 % em Jorge Kajuru (PRP). O ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD) é o quarto mais rejeitado, com 20,2%, seguido pela senadora Lúcia Vânia (PSB), com 19,6%, e do deputado federal João Campos (PRB) tem 18,9%. O senador Wilder Morais (DEM) tem 17,1%, e o deputado Pedro Chaves (MDB) é o menos rejeitado, com 16,9%. Outros 29,7% afirmaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 7,2% não responderam.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda, contratada pelo grupo Jaime Câmara e Irmãos e publicada no Jornal O Popular na edição desta segunda-feira, 9 de abril. O levantamento foi feito entre os dias 30 de março e 5 de abril, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018. 801 eleitores foram ouvidos nas regiões de Goiânia, Inhumas, Nerópolis, Anápolis, Goianápolis, Guapó, Senador Canedo, Aparecida de Goianésia, Porangatu, Uruana, Ceres, Abadiânia, Luziânia, Novo Gama, Formosa, Simolândia, Águas Lindas, Piracanjuba, Ipameri, Catalão, Morrinhos, Itumbiara, Santa Helena, Rio Verde, Jataí, Caçu, São Luís de Montes Belos, Iporá, Vila Boa de Goiás e Faina. A margem de erro é de 3,5% percentuais para mais ou para menos.

Do Mais Goiás Com informações do jornal O Popular

Antes de deixar governo, Marconi Perillo acata recomendação do MPF e suspende 'ICMS Cidadão’

Segundo órgão programa havia sido instituído em 2018. Por ser ano eleitoral, iniciativa feria a legislação, já que trata-se do oferecimento de valores ou benefícios por parte do estado.
Famílias teriam parte do ICMS reembolsadas pelo governo em Goiás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Antes de deixar o cargo de governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) suspendeu o programa “ICMS Cidadão”, que previa o pagamento de parte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para beneficiários do Renda Cidadã. A suspensão foi uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que considerou ilegal a instituição do projeto em ano eleitoral.

O projeto ICMS Cidadão foi lançado em janeiro deste ano, e pretendia pagar até R$ 73 por mês para beneficiários do programa Renda Cidadão, como parte do que foi pago por eles em ICMS durante compras feitas em Goiás.

De acordo com a Procuradoria Eleitoral do MPF, ao ser instituído, o programa ICMS Cidadão infringiu a Lei nº 9.504 de 1997. A regra prevê a proibição, em ano eleitoral, da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte do governo. A única exceção, conforme o órgão, é para casos de calamidade pública, emergência ou de programas sociais em execução, o que não era o caso do programa em questão.

O então governador Marconi Perillo acatou a recomendação no último dia 3 de abril. De acordo com o MPF, o objetivo da recomendação foi evitar que a instituição do programa gerasse algo com dimensão mais grave, a ponto de se configurar abuso de poder político ou econômico.

Em resposta à recomendação, Perillo defendeu a legalidade do ICMS Cidadão no ano eleitoral. O tucano afirmou ao MPF que o programa tratava-se de um “benefício extra” do já instituído programa social “Novo Renda Cidadã”. Para o tucano, o projeto não se trataria de uma “simples distribuição gratuita de valores ou benefícios”, mas, para “evitar polêmicas desnecessárias”, entendeu bem suspender o início da execução.

O impacto previsto pelo governo era de R$ 62,4 milhões, que, segundo a Secretaria Cidadã, seria custeado pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Marconi Perillo deixou o cargo após sete anos e três meses no governo. O político, que foi governador de Goiás por quatro vezes, saiu do mandato para disputar as eleições deste ano.
Beneficiários do Renda Cidadã seriam automaticamente incluídos no programa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Programa
O ICMS Cidadão foi elaborado pela Secretaria da Fazenda, em parceria com a Secretaria Cidadã. O benefício reverteria, para o contribuinte, parte do imposto pago nas compras.

Para ter o reembolso seria necessário informar o CPF na nota fiscal ao realizar uma compra, além de estar devidamente cadastrado no Programa Renda Cidadã. O beneficiário do programa poderia receber 12% do ICMS pago em mercadorias ao longo de um mês, no valor máximo de R$ 73,70.

Atualmente, cerca de 100 mil famílias recebem, por mês, o benefício de R$ 100 por meio do programa Renda Cidadã.

Por Murillo Velasco, G1 GO

Caiado lidera pesquisa eleitoral ao governo; Éliton e Daniel estão empatados em 2º

O senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com folga a disputa para o governo de Goiás de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Serpes e divulgada pelo jornal O Popular nesta segunda-feira (9). No levantamento Estimulado, Caiado tem 39,7% das intenções de voto. Ele possuiu mais de 30 pontos percentuais de vantagem para o governador José Éliton (PSDB) e para o deputado federal Daniel Vilela (MDB).

O “Tucano” e o “Emedebista” estão em empate técnico. José Éliton tem 6,7% das intenções de voto e Daniel Vilela tem 6,2% da preferência dos eleitores consultados na pesquisa.

No levantamento Estimulado ainda foram apresentados outros nomes. A presidente estadual do PT em Goiás, Kátia Maria, pré-candidata ao governo aparece na pesquisa com 3,0%. Foram destacados dois pré-candidatos do PSOL o policial rodoviário federal, Fabrício Rosa aparece com 1,0% das intenções de voto e o professor Weslei Garcia com 0,9%.

Nulos e indecisos

O percentual de eleitores que manifestou por anular o voto é alto: 20,3%. Ainda não decidiram em que vão votar nas eleições de outubro: 22,1% dos consultados no levantamento.

Regiões

De acordo com a pesquisa, o senador Ronaldo Caiado apresenta melhores índices no noroeste goiano (57,8%). A região com percentual mais baixo foi no Entorno do Distrito Federal (27,2%). Em Goiânia, o parlamentar tem 39%, contra 7,3% de José Éliton e 6,8% de Daniel Vilela.

O governador José Éliton apresenta melhor desempenho: 12,5% das intenções de voto. No sudoeste goiano, Daniel Vilela tem o melhor resultado no levantamento eleitoral: 21,2%.

Rejeição

Apesar de Ronaldo Caiado levar vantagem na pesquisa eleitoral, ele também lidera a rejeição. 25,2% dos entrevistados não votariam no parlamentar. José Éliton e Daniel Vilela estão empatados neste quesito. Os dois aparecem com 24,3%. Weslei Garcia tem 18,6%, Fabrício Rosa 17,7% ao lado de Kátia Maria. Não rejeita ninguém 44,7%. Não decidiu: 6,7%.

2° turno

Na simulação de segundo turno o senador Ronaldo Caiado também leva vantagem. Três cenários foram montados. No primeiro deles, entre Caiado e Éliton, o senador leva vantagem. 42,4% contra 11,2 % do atual governador. Anularia ou não votaria: 22,0% e Não decidiu: 24,3%.

No segundo cenário, entre Daniel Vilela e José Éliton, o cenário é mais equilibrado. O Emedebista venceria o Tucano. Daniel aparece com 18,5% e Éliton 16,9%. Anularia ou não votaria: 30,2%. Não decidiu: 34,5%.


No terceiro e último cenário, desta vez entre os dois candidatos da oposição. Caiado venceria com folga Daniel Vilela. Ele aparece com 42,7% e Daniel Vilela: 8,9%. Anularia ou não votaria: 22,7% e não decidiu: 25,7%.

Comparações

Fazendo comparação com a rodada da pesquisa realizada pelo Instituto Serpes, Ronaldo Caiado teve queda. Em dezembro ele estava com 44,0% e agora com 39,7%. Daniel Vilela tinha 12,1% e caiu para 6,2%. José Éliton tinha 6,2% e manteve-se estável, subindo 0,5% chegando a 6,7%.

A rejeição de Caiado subiu de 22,4% para 25,2%. Daniel Vilela e José Éliton tiveram queda nos índices de rejeição. O emedebista tinha 25,4% e caiu para 24,3%. O tucano tinha 27,6% e caiu para 24,3%.

Em 2006, eleição em que Marconi Perillo e Iris Rezende não estiveram presentes o cenário em abril daquele ano apresentava o então candidato do governo, Alcides Rodrigues a época no PPB, com 10,8% e chegou no mês de outubro com 41,0%. Maguito Vilela (PMDB) tinha 53,0% e caiu para 39%. Demóstenes Torres (PFL) estava em abril com 11,5% e chegou ao final do pleito com 5,2%.

Espontânea

No levantamento espontâneo, aquele em que o nome do candidato não é apresentado, Ronaldo Caiado tem 8,7% das intenções de voto. José Éliton 1,5%. Daniel Vilela: 1,0%. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) foi citado e aparece com 0,5%. Vale ressaltar que ele não pode ser candidato ao governo estadual, pois já foi reeleito no pleito de 2014. O ex-governador é pré-candidato ao senado.

O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PP) foi lembrado por 0,2% dos consultados. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) também foi lembrado pelos eleitores no levantamento do tipo espontâneo. 0,2% dos entrevistados disseram que votariam no emedebista. Iris não pode ser candidato ao governo, pois para isso deveria ter deixado a Prefeitura de Goiânia até o último final de semana.

Ainda foram citados, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP) com 0,1%, Murilo Roriz (PSD): 0,1% e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) com 0,1%.

Anularia o voto ou não votaria: 10,1%. Não decidiu em quem votar: 77,3%, ou seja, a maior parte do eleitorado.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda, contratada pelo grupo Jaime Câmara e Irmãos e publicada no Jornal O Popular na edição desta segunda-feira, 9 de abril. O levantamento foi feito entre os dias 30 de março e 5 de abril, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018. 801 eleitores foram ouvidos nas regiões de Goiânia, Inhumas, Nerópolis, Anápolis, Goianápolis, Guapó, Senador Canedo, Aparecida de Goianésia, Porangatu, Uruana, Ceres, Abadiânia, Luziânia, Novo Gama, Formosa, Simolândia, Águas Lindas, Piracanjuba, Ipameri, Catalão, Morrinhos, Itumbiara, Santa Helena, Rio Verde, Jataí, Caçu, São Luís de Montes Belos, Iporá, Vila Boa de Goiás e Faina. A margem de erro é de 3,5% percentuais para mais ou para menos.

Leia mais



Do diariodegoias.
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.