22/11/2019

Prefeitura de Abadia de Goiás realiza o plantio de várias mudas típicas do cerrado

A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA e em parceria com a Associação Goiana de Municípios (AGM), realizou na manhã desta quinta-feira o plantio de várias mudas de espécies nativas do Cerrado. O local foi escolhido foi a cabeceira da Nascente do Córrego Dourados, próximo a Vila Socorro que é o centro produtor de água que abastece a nossa cidade.
A ação é parte do projeto estadual Virada Ambiental, que prevê ações para sensibilização da sociedade goiana quanto à necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. A data, 22 de novembro, será considerada o Dia da Consciência Ambiental em Goiás, para tornar essa conscientização um hábito popular, porém em Abadia de Goiás foi realizado nesta quinta-feira, 21/11.

A meta é realizar a plantação de meio milhão de mudas de árvores em todos os municípios do estado, prioritariamente em áreas de captação de água para abastecimento público. Em Abadia de Goiás a Semma realizou o plantio de 2 mil mudas.

Estiveram presentes o Prefeito Romes, Secretário de Meio Ambiente Prof. Nivaldo, Secretário de Administração Geraldo Rosa, Secretária de Saúde Eliane Águas, Secretária de Educação Nilda dos Santos, Secretária de Controle Interno Kálita Lorrane, Diretor de Cultura Paulinho, Chefe da Emater Local Sandra Vieira, Claudionor Coordenador Regional da Emater Rio dos Bois, Equipe do Conselho Tutelar entre outros.
A ação contou com a presença dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV .

Da Acessória

Escolas municipais de Abadia de Goiás já contam com apoio de psicólogos.

O prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes, a secretária municipal de Saúde, Eliane Águas e a secretária de Educação, Nilda dos Santos. Estiveram reunidos ontem pela manhã 21/11 no gabinete do prefeito com psicólogo Robson Cardoso, onde tratou da contratação do mesmo, para o atendimento psicológico na rede municipal de educação no município.

Com o novo programa: Promoção e Prevenção Dentro dos Espaços Escolares que foi implantado pela secretária de saúde e secretaria municipal de educação de Abadia de Goiás recentemente. 

O objetivo da reunião foi no sentido de desenvolver o programa que vai trabalhar o comportamento dos alunos na sala de aula. Para reforçar os trabalhos eles firmaram uma parceria com o psicólogo Robson Cardoso, que irá auxiliar no trabalho com esses alunos a partir de agora, trabalho esse que é de grande relevância para o município.
O programa busca a presença de um psicólogo escolar na rede pública de ensino no município. A justificativa da secretária de Saúde Eliane Águas, explica que o psicólogo atuará junto às famílias, corpo docente, discente, direção e equipe técnica da escola para evitar episódios violentos. 

A secretária de Educação, Nilda dos Santos, argumenta que a proposta do programa visa à adoção de medidas preventivas para diminuir as ocorrências de tragédias nas escolas. “O trabalho do psicólogo é de grande importância nesse sentido ao combate à violência nas salas de aulas”. “Podendo ele ainda recomendar atendimento clínico quando julgar necessário. Ele ainda terá a função de trabalhar os alunos que irá melhorar as relações deles nas escolas e aumentar a qualidade do ensino e do desenvolvimento humano dos estudantes do nosso município”. 

Na visão deles esse Programa visa o melhoramento no comportamento dos alunos em sala de aula na formação de todos os envolvidos no processo de inclusão dos alunos especiais. As ações do profissional não serão voltadas apenas para alguns alunos com problema mais também aos pais e professores. 

A ideia é assegurar uma assistência psicológica institucional aos estudantes, uma vez que a escola é o ponto de referência e o lugar mais próximo que o Poder Público tem com a comunidade abadiense, de forma que é o ambiente onde ocorre a formação do indivíduo e sua preparação para inserção na sociedade. Ao trabalhar ações preventivas e temas que merecem atenção no ambiente educacional, o psicólogo escolar será o profissional que prestará elementos técnicos para auxiliar no pleno desenvolvimento do aluno, em conjunto com os professores e os pais dos alunos. 

Para o prefeito o objetivo do programa é criar uma rede permanente de prevenção de bullying e outros tipos de conflitos, além de evolução de comportamentos preocupantes, que podem culminar em ações violentas, como as que já aconteceram em algumas escolas de outros municípios de diversos estados. “Diante de alguns casos ocorridos nas escolas do nosso município, hoje estamos anunciamos mais um programa que vai apoiar na promoção e prevenção dentro do espaço escolar de Abadia de Goiás”. 

"Quero aproximar a prefeitura do cidadão, tornar os serviços públicos mais humanizados e inclusivos”. “Nos implantamos, mais esse programa sobre o comportamento de nossas crianças na sala de aula, então para reforçar esse trabalho nos fizemos essa parceria com o psicólogo Robson Cardoso, que irá auxiliar a partir de agora esse trabalho que é muito importante para nós”. Finaliza o prefeito

Eleições 2020: Saiba quais regras vão vigorar nas eleições municipais de 2020

Amenos de um ano, eleitores irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Será a primeira eleição em que os partidos não poderão fazer alianças para as câmaras municipais.
Resultado de imagem para eleições 2020"
A eleição, marcada para 4 de outubro de 2020, será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais – somente para as prefeituras.

Veja abaixo quais regras vão vigorar para as eleições municipais de 2020.

Data da eleição
Dia 4 de outubro de 2020. O 2º turno das votações será realizado no dia 25 do mesmo mês.

Cargos em disputa
Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Partidos
Para participar das eleições, o partido tem que registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito.

Coligações
Candidatos a prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições.

No entanto, as coligações partidárias estarão proibidas para as eleições proporcionais – neste caso, de vereadores. Antes, os votos dados a todos os partidos da aliança eram levados em conta no cálculo para a distribuição das vagas.

Candidaturas
O partido deverá reservar a cota mínima de 30% para as mulheres. Está proibida a candidatura avulsa, ainda que a pessoa seja filiada a algum partido.

Idade mínima
A idade mínima para se eleger é de 21 anos para prefeito ou vice-prefeito e de 18 anos para vereador.

Limites de gasto da campanha
Projeto aprovado pelo Congresso fixa que os limites serão iguais aos de 2016, corrigidos pela inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Naquele ano, São Paulo foi a cidade com o maior limite de despesas: R$ 45,4 milhões para prefeito no primeiro turno e R$ 13,6 milhões no segundo.

O candidato poderá se autofinanciar em até 10% do limite de gasto para o cargo.

Doações
Somente pessoas físicas poderão fazer doações para campanhas eleitorais. As doações serão limitadas a 10% dos seus rendimentos no ano anterior à eleição.

Arrecadação
A partir do dia 15 de maio do ano eleitoral, os pré-candidatos poderão fazer arrecadação prévia de recursos por meio de vaquinha eletrônica, mas a liberação do dinheiro ficará condicionada ao registro da candidatura.

Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 15 de agosto do ano que vem, desde que não envolva o pedido explícito de voto.

A lei não considera propaganda eleitoral antecipada o anúncio de pré-candidatura ou a exaltação pelo pré-candidato de suas qualidades pessoais.

Propaganda no rádio e na TV
É proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral paga no rádio e na televisão. A propaganda gratuita é permitida nos 35 dias anteriores à antevéspera das eleições.

Propaganda 'cinematográfica'
Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica e desenhos animados.

Propaganda eleitoral na imprensa
São permitidas, de 15 de agosto até a antevéspera das eleições, a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso.

Propaganda na internet
É permitido fazer campanha na internet por meio de blogs, redes sociais e sites. Partidos e candidatos poderão contratar o impulsionamento de conteúdos (uso de ferramentas, gratuitas ou não, para ter maior alcance nas redes sociais). Está proibido o impulsionamento feito por pessoa física.

Sem ofensas
É crime a contratação direta ou indireta de grupo de pessoas para enviar mensagens ou fazer comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação.

Propaganda na rua
É proibido fazer propaganda de qualquer natureza (incluindo pinturas, placas, faixas, cavaletes e bonecos) em locais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada.

A proibição se estende a postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus, árvores, muros e cercas.

Material de propaganda
É permitido colocar bandeiras na rua, desde que não atrapalhem o trânsito de pessoas e veículos. Também pode colar adesivo (de 50 cm x 50 cm) em carros, motos, caminhões, bicicletas e janelas residenciais.

"Envelopar" o carro (cobri-lo totalmente com adesivo) está proibido. No máximo, poderá ser adesivado o para-brisa traseiro, desde que o adesivo que seja microperfurado.

Camiseta e chaveiro
Na campanha eleitoral, é proibido distribuir aos eleitores camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens.

Outdoor proibido
É vedada a propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônicos.

Alto-falantes
O funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som é permitido entre as 8h e as 22h. Porém, os equipamentos não podem ser usados a menos de 200 metros de locais como as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, quartéis, hospitais, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando em funcionamento).

Cabos eleitorais
A contratação de cabo eleitoral é permitida, mas respeitando alguns critérios conforme a quantidade de eleitores no município.

Comícios
A realização de comícios e o uso de aparelhos de som são permitidos entre as 8h e a meia-noite, exceto o comício de encerramento da campanha, que poderá ir até as 2h da manhã.

Trio elétrico
É proibido o uso de trios elétricos em campanhas, exceto para a sonorização de comícios. A circulação de carros de som e minitrios é permitida em comícios, passeatas, carreatas e caminhadas, mas desde que observado o limite de 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo.

Showmício
É proibida a realização de showmício para promoção de candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Véspera da eleição
Até as 22h do dia que antecede a eleição, pode haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som.

No dia da eleição
Constituem crimes, no dia da eleição:

o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;
a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna;
a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos;
a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.

No dia da eleição, estão permitidas manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Estão proibidas aglomerações de pessoas com roupa padronizada até o término do horário de votação.

Debates
É permitida a realização de debates promovidos por rádios ou canais de televisão, sendo assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares.

Jovem de 21 anos é adotada durante passagem de Araguaia Cidadão em Santa Terezinha

Esther ganhou uma nova família quando tinha um ano e meio, mas, sem nenhum documento, o medo de a criança ser “levada” era grande por parte dos pais
Reprodução- Internet
As dificuldades de enfrentar uma vida em que você oficialmente não existe foi experimentada pela jovem Esther da Silva, moradora de Santa Terezinha (1.900 quilômetros de Cuiabá). Sem registro que comprove seu nascimento, ela nunca pode fazer carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho ou mesmo título de eleitor. Esther ganhou uma nova família quando tinha um ano e meio, mas a situação nunca foi regularizada, pois, sem nenhum documento, o medo de a criança ser “levada” era grande por parte dos pais.

Com isso, a jovem também ficou impedida de viajar além das cidades vizinhas de Vila Rica e Confresa e ainda de usufruir dos serviços do sistema básico de saúde. Quando ficava doente, apresentava a carteira de vacinação, único documento que ela tinha, e contava com a boa vontade do médico em ser atendida. Os estudos até o ensino médio ela conseguiu concluir graças à ajuda da empresa em que a mãe trabalhava, a qual mantinha e fornecia escola particular gratuitamente para os filhos dos funcionários.

Desde que nasceu, a família que acolheu Esther sempre foi dando um jeitinho de resolver a situação quando os obstáculos apareciam por não ter identificação. Entretanto, chegou o momento em que os sonhos da faculdade e do casamento começaram a afetar a vida da jovem, tendo em vista que a falta do documento era impedimento crucial para a realização. Foi então que resolveram procurar ajuda da Justiça para solucionar a questão.

No dia 6 de novembro, eles aproveitaram a ida do projeto Araguaia Cidadão na cidade de Santa Terezinha para fazer a documentação e também para regularizar a adoção, A audiência foi previamente marcada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Vila Rica de forma que unisse todos os interessados, filha, pais adotivos e pais biológicos em um só local. Em um único dia, dentro de poucas horas, ela foi registrada em nome dos pais biológicos, destituída do poder familiar, adotada pelos pais que a acolheram e novamente registrada com os dados da família adotante.

“Eu sempre segui em frente com minha vida, mesmo não sendo registrada em nome de ninguém, mas sei que documentação é muito importante hoje em dia e que sem ela nós não somos nada. O Araguaia Cidadão foi uma porta aberta que eu encontrei para realizar um sonho de ter meus documentos e de ser adotada. Consequentemente vou poder cursar a faculdade, me casar, ter plano de saúde e até de viajar. Não imaginava que seria tão rápido. A felicidade está tão grande que eu nem consigo explicar”, contou Esther.

Ela afirmou ainda que quando as pessoas ficavam sabendo que ela não tinha documentação, não acreditavam. “As pessoas pensam que isso é impossível de acontecer, que só acontece nos filmes, mas olhe eu aqui como prova.” 

A mãe de Esther, Darilene Dias Cruz Ferreira, explicou que neste período de 21 anos houve momentos de preocupação por não ter documentação, mas a complicação começou quando ela percebeu que o fato começou a afetar a vida emocional da filha. “Eu comecei a sentir que ela sempre andava triste e quando precisávamos tocar no assunto, ela começou a ter vergonha. Isso me preocupou muito porque me importo com os sentimentos dela. Com a adoção, eu já percebi a mudança no emocional dela e também no meu. A ansiedade que eu tinha acabou e isso é maravilhoso”. 

Os problemas de Esther foram solucionados pelo juiz da Comarca de Vila Rica, Ivan Lúcio do Amarante, juntamente com o juiz coordenador do projeto Araguaia Cidadão, José Antonio Bezerra Filho. Ivan explica que o espírito do projeto é levar resolução de questões à população, facilitar o acesso à Justiça e também aos serviços que são de difícil oferta à população da região. 

“As vezes a gente pensa que a Comarca de Vila Rica é distante da Capital, mas quando se participa de projeto como esses, percebemos que têm lugares, que mesmo um pouquinho mais perto, as dificuldades são maiores. A adotanda em questão passou a vida toda sem documento nenhum e eu pergunto, como é que uma pessoa pode ter cidadania plena sem nenhuma documentação? Até os sonhos dela estavam sendo adiados por conta desse empecilho. Hoje, nós realizamos o sonho de uma família inteira. O Araguaia Cidadão é isso, ele representa o Judiciário indo mais próximo dos cidadãos e levando serviços àqueles que vivem mais desafortunados”, pontuou o magistrado. 

Com a adoção, a menina passou a se chamar Esther Kezia Cruz..

FONTE: Assessoria

Bolsonaro protocola projeto que reduz possibilidade de policial ser punido por morte

Imagem: 48374300596 fefddb6b54 o
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21) que foi protocolado, no Congresso, um projeto sobre o chamado excludente de ilicitude, que reduz a possibilidade de policiais ou soldados serem punidos em casos de morte em serviço.

Ao defender o tema, que havia sido retirado do pacote anticrime enviado no início do ano pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, Bolsonaro disse que ele representará uma “guinada” no combate à violência no país.

“Foi protocolado há poucos minutos o projeto que fala do excludente de ilicitude”, afirmou o presidente, durante o primeiro encontro do partido que pretende criar, o Aliança pelo Brasil.
“Vamos depender agora dos parlamentares, deputados e senadores, de aprovar isso”, acrescentou.

Na véspera, Bolsonaro já havia adiantado que encaminharia o projeto, nos moldes do texto que constava do pacote anticrime de Moro, retirado na comissão da Câmara que analisou a matéria.

O texto previa que soldados e policiais que matassem “sob medo, surpresa ou violenta emoção” poderiam ter suas penas reduzidas pela metade ou mesmo deixarem de ser aplicadas, texto considerado excessivo pelos parlamentares.

Da Redação com R7

abadia de Goiás: Sexto integrante de quadrilha especializada em furto de gado de MT é preso em GO

O foragido foi localizado na cidade de Abadia de Goiás
Resultado de imagem para policia civil"
O sexto integrante de uma quadrilha de furto de gado cometido no município de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), foi preso na tarde de quarta-feira (20.11), no estado de Goiás, em continuidade da operação “Boi Bandido 2”, deflagrada no início desta semana.

Com mandado de prisão preventiva que estava em aberto, P.A.S. de 19 anos, é acusado de abigeato e associação criminosa. O foragido foi localizado na cidade de Abadia de Goiás (GO), após trabalho da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso com apoio da Polícia Civil goiana.

O suspeito foi identificado nas investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças como um dos envolvidos no crime praticado em uma propriedade agrícola na zona rural do município, no dia 21 de outubro.

A ação para prisão do jovem foi deflagrada pelos policiais civis do Denarc de Goiás, após informações repassadas pela Derf.

Conforme o delegado que conduz as investigações, Nelder Pereira Martins, com a prisão de P.A.S. são seis os presos responsáveis pelo furto apurado.“O inquérito deverá ser concluído em dez dias, porém as diligências continuam para identificar e prender outros possíveis participantes do grupo criminoso”, destacou o delegado.

Investigações

As provas colhidas durante a investigação trouxeram evidências de que os suspeitos compunham uma quadrilha de furto de gado, com crimes reiterados e modus operandi similar na prática criminal. Dentre os suspeitos identificados, está um funcionário da propriedade. O delegado Nelder Martins representou pelos pedidos de prisões dos envolvidos, inclusive dos que foram detidos em flagrante na ocasião do furto.

Os mandados de buscas e apreensões foram cumpridos na segunda-feira (18.11) em uma fazenda onde foram localizadas as reses e em comércios suspeitos da venda de gado abatido clandestinamente. Foram apreendidos também veículos dos suspeitos do crime, sendo duas caminhonetes e dois veículos de passeio.

Nas residências dos suspeitos, os policiais apreenderam outros materiais como duas armas de fogo (um revólver e uma espingarda calibres 38); R$ 14 mil em espécie, não declarados e sem comprovação da origem; mais de R$ 20 mil em cheques e documentos diversos.

Em 21 de outubro, 41 cabeças de gado bovino foram furtadas da Agropecuária de Barra do Garças S.A. e recuperadas pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, poucas horas após o crime. Na ocasião, os autores usaram um veículo tipo caminhão para o transporte dos animais.

O rebanho confinado foi localizado na Fazenda Jatobá.

Do PJC - agoramt

21/11/2019

Prefeitura Municipal de Jataí/GO: últimos dias de inscrições

Vagas para nível fundamental incompleto, médio, médio/técnico e superior
Resultado de imagem para Prefitura de Jataí"
Encerram-se, na próxima segunda-feira (dia 25), as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Jataí/GO, sob execução do Instituto Quadrix.

São 592 vagas efetivas e 326 vagas para formação de cadastro reserva para o quadro de pessoal da Prefeitura.

Há oportunidades para nível fundamental incompleto: Agente de Higiene e Alimentação, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas; nível médio: Auxiliar de Atividades Educativas, Auxiliar de Secretaria, Instrutor de Informática, Monitor Social, Profissional de Apoio; nível médio/técnico: Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem; e nível superior: Analista Administrativo, Analista Ambiental, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auditor de Controladoria, Fonoaudiólogo, Instrutor de Braile, Instrutor de Libras, Nutricionista, Professor de Educação Física, Profissional do Magistério (Classe III) e Psicólogo.

Os salários variam de R$ 998,00 a R$ R$ 2.338,11, com cargas horárias entre 30h e 40h semanais.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no endereço www.quadrix.org.br, ATÉ o dia 25 de novembro. As taxas são de R$ 50, R$ 80 e R$ 110, de acordo com o nível do cargo.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 60 (sessenta) questões para cargos de nível fundamental incompleto, 80 (oitenta) questões para nível médio e nível médio/técnico e 100 (cem) questões para cargos de nível superior, do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, para escolha de 1 (uma) única resposta correta.

Para os candidatos a cargos de nível superior será aplicada também uma prova discursiva e haverá, posteriormente, avaliação de títulos para os habilitados na prova discursiva.

As provas ocorrerão no dia 15 de dezembro de 2019. Para os cargos de nível médio e nível médio/técnico, serão no turno da manhã, e com duração de 4 (quatro) horas. Para os de nível fundamental incompleto e nível superior serão no turno da tarde, e terão duração de 4 (quatro) horas para os cargos de nível fundamental incompleto e 5 (cinco) horas para os cargos de nível superior.

O Edital Normativo pode ser consultado em http://www.quadrix.org.br.

Abadia de Goiás: Confira as alterações nas linhas de Ônibus em Goiânia e região

CMTC faz alteração em planilhas de viagens, visando o acréscimo de viagem para as linhas 263 e 566 para o melhoramento do atendimento a estudantes e demais usuários com destino ao Campus Samambaia e aos moradores do Residencial Goiânia Sul, em Abadia de Goiás, respectivamente.
A linha 263 – T. Pça da Bíblia/PC Campus- terá o aumento de uma viagem no horário das onze(11) horas, deixando de ser três(03) viagens que passará operar com quatro(04). O tempo de espera também será reduzido. A CMTC reduziu também o intervalo de quinze(15) minutos para dez(10) minutos.

Para a linha 566 – T. Maranata / Rodovia GO-040 / Goiânia Sul o aumento foi de duas viagens que será no horário das quatro horas da manhã e no horário das 21h que terá uma viagem a mais às 21h30. As mudanças passaram a valer desde ontem, 20/11/2019.

20/11/2019

Assistência Social de Abadia de Goiás recebe micro-ônibus do Ministério da Cidadania

A Prefeitura de Abadia de Goiás recebeu do Ministério da Cidadania um micro-ônibus voltado ao uso da Secretaria de Assistência Social no Município.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre 
O Micro-ônibus zero km adaptado, com capacidade máxima para 30 passageiros e equipado com elevador para cadeirante com acionamento por controle remoto, será entregue pelo Ministério da Cidadania, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS a indicação foi do deputado Federal Lucas Vergílio durante solenidade às 14h. 
Resultado de imagem para Deputado federal Lucas Vergilio hoje as 14 horas"
De acordo com o deputado Federal Lucas Vergílio, os micro-ônibus têm o objetivo de melhorar o atendimento às famílias atendidas pela secretaria de ação social do município e Abadia de Goiás. Para a função de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que inclui os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros. 
Para a primeira-dama Silmara, “Esta é mais uma prova de que Deus tem olhado para nós. Este veículo é imprescindível para qualificar o trabalho executado na área da assistência social no nosso município. Só temos que agradecer essa parceria entre o Deputado Federal Lucas Vergílio, Ministério da Cidadania e do governo federal”, “A secretaria do Bem Estar Social do nosso município não ganha só um micro-ônibus, mas o acesso a uma série de possibilidades e de participação em diversos eventos e atividades socioculturais. Ganham os deficientes físicos, os idosos e toda a população em vulnerabilidade, além dos servidores que poderão participar coletivamente de cursos e capacitações”. Declarou Silmara. 
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

CCJ da Câmara dá aval a proposta que permite prisão de réu após condenação em segunda instância

Decisão contraria entendimento do STF, que vinculou execução da pena a esgotamento dos recursos. Texto ainda passará por discussão em comissão especial e no plenário.
Deputados reunidos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (20) — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) relatório favorável a uma proposta que permite a execução da pena de prisão logo após a condenação do réu na segunda instância do Judiciário.

O texto foi aprovado por 50 votos a 12 e segue agora para uma comissão especial. Depois, ainda terá de ser discutido no plenário da Casa.

Há duas semanas, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma contrária e vinculou o início do cumprimento da pena ao chamado trânsito em julgado (momento em que se esgotaram as possibilidades de recurso do réu).

Nesta quarta, a CCJ analisou um parecer complementar apresentado pela deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

A relatora se manifestou favoravelmente a uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica os artigos 102 e 105 da Constituição, acabando com o recurso extraordinário, apresentado ao STF, e o recurso especial, apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na prática, pela PEC, o réu só poderá recorrer até a segunda instância e, depois disso, o processo transitará em julgado. O processo até poderá seguir para o STF ou STJ, mas por meio de uma nova ação para questionar aspectos formais da sentença.
A deputada Caroline de Toni (PSL-SC) durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (20) — Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Novo relatório
A proposta foi apresentada nesta terça-feira (19) pelo deputado Alex Manente (Cidadania-SP). O texto foi apensado (juntado) a outras duas PECs que permitem a prisão em segunda instância, mas alteram o artigo 5º da Constituição, considerado cláusula pétrea (que não pode ser alterado, mas que, para os autores das duas PECs, pode).

Em seu parecer, a relatora votou favoravelmente às três propostas, mas teve de recuar. Partidos favoráveis e contrários à antecipação da execução penal ameaçaram obstruir a votação se não fossem excluídos do relatório os projetos que mexiam na cláusula pétrea.

“Registro minha convicção pessoal no sentido de que as três PECs são admissíveis tendo em vista não vislumbrar qualquer violação ao núcleo essencial e intangível da Constituição Federal como detalhadamente exposto na leitura do meu voto”, insistiu Caroline Toni.

“Reconheço que a PEC 199/2019 apresenta solução ainda mais assertiva que as demais, porque a um só tempo inibe a interposição de recursos meramente protelatórios e desafoga a carga de trabalho da suprema corte”, concluiu, votando pela rejeição de duas das propostas, como exigido pelos demais deputados.

Do g1.globo Por Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília

Uma Nova opção: Casal constrói casa com aproximadamente mil pneus usados

O casal Sandra e Lídio Silva decidiu construir a própria casa utilizando pneus usados e abandonados, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Além disso, as janelas são revestidas por bijuterias e outros acessórios que haviam sido jogados no lixo.

A obra da casa de 64 m² começou em julho de 2018 e foi concluída em novembro deste ano. A construção conta com cerca de mil pneus, que foram doados por pessoas que iam descartá-los.

"Por dentro, tem estrutura de concreto e ferro armado para garantir a segurança e a sustentabilidade da cobertura", conta Lídio.

Para evitar o acúmulo de água da chuva e a proliferação do mosquito da dengue, os pneus foram cortados e preenchidos com terra.

O casal ressalta que a obra é um exemplo de como o reaproveitamento de materiais pode trazer benefícios para o meio ambiente e gerar economia. “A gente deixou de estragar a natureza”, diz Sandra.

Lídio destaca que pneus são materiais de baixo custo quando são utilizados como reciclagem. Além disso, é grande o volume de descarte, já que os pneus têm uma vida útil média de 60 mil km.

Do jvonline

19/11/2019

População abadiense reconhece dedicação do trabalho do Vereador Zé Patrola

O vereador Zé da Patrola é um vereador que está sempre atento às solicitações que chegam até ele no gabinete, ou através das redes sociais ou do whatsapp.

Ele vê seu trabalho sendo reconhecido pela população que através de ligações e mensagens, agradecem diariamente a atenção e o carinho dado por ele.

"É gratificante receber mensagens diárias falando que mais um pedido foi atendido, que o meu trabalho é eficiente, que confiam nas ações que faço desde o começo do meu mandato. Não tenho outra forma de agradecer senão continuar fazendo o meu papel", declara Zé da Patrola. 

O vereador Zé da Patrola vem trabalhando sempre em prol de melhorias, de melhores condições, de qualidade de vida para todos os moradores de Abadia de Goiás.

As aprovações de seus projetos, as suas indicações atendidas, os requerimentos respondidos, tudo isso é fruto de um trabalho intenso que ele vem fazendo deste que assumiu a cadeira do Legislativo.

Um trabalho que é compensador porque vêm de frente os anseios da população principalmente quando se trata da saúde, ele não mede esforço para melhorar a vida de muitos cidadãos. 

Alguns do agradecimentos ao vereador publicados no Facebook :

Cido Gonsalves,
Primeiro eu quero agradecer a Deus por tudo que fez em minha vida. Quero também agradecer uma família abençoada por Deus, que mim ajudou muito nessa cirurgia. Zé da Patrola e sua família. Vereador em Abadia de Goiás, um homem que não mede esforços para ajudar a comunidade de Abadia e região. Ele deixa tudo para servir quem precisa.
Parabéns Zé pelo seu trabalho eu só tenho que te agradecer se não fosse você não tinha condições de fazer essa cirurgia.
Se fosse esperar pelo SUS não teria feito tão rápido. Obrigado Deus te abençoe você e sua família. Continue assim Deus tem um propósito pra você. Meu Vereador, meu amigo, meu futuro Prefeito.

Alline Dias, 
Venho neste momento agradecer primeiramente à Deus por cuidar de mim a todo momento, e eu sei que ele sempre prepara tudo de melhor em nossas vidas. E como não poderia deixar enviou anjos especiais para cuidar de cada detalhe para que tudo transcorresse da melhor maneira. 
Depois de aguardar tanto tempo por um procedimento cirúrgico, na última quinta feira fui internada, operei sexta feira e hoje recebi alta, estou em casa me recuperando.... 

E é claro não posso deixar de te agradecer Jose Antonio Prado por toda atenção, dedicação, para comigo.
Fui muito bem cuidada, não tenho nada a reclamar afinal fui assistida por excelentes profissionais a todo momento. Aproveitando quero te dizer quanto passei a admirar você e sua esposa Maria pelos seres humanos de um coração imensurável que vocês me provaram ser, porque o que vocês fizeram por mim, vem fazendo para várias pessoas, independente de cor, raça, religião, o que vem sendo feito é de coração, é proporcionar ao próximo viver sem dores físicas que por meses e ate mesmo anos vem incomodando e deixando ate alguns sem qualidades de saúde para viver. 

Que Deus venha abençoar você, sua vida, sua saúde, e toda sua família sempre.
Vocês estarão sempre presentes em minhas orações. Muito obrigado de coração, me faltam palavras para agradecer tanto carinho e atenção recebidos...

Janaína Rodrigues
“Hoje só tenho a agradecer” primeiramente a Deus, pois nosso grande amigo companheiro Jose Antônio Prado. 

Pois meu pai já estava mais de um ano esperando uma cirurgia de hérnia e Deus colocou esse grande amigo no caminho para nos ajudar com todos os esforços ele nos ajudou tenho muito a agradecer, pois você esta fazendo de tudo por nós aqui do Recanto dos Dourados. 

“Pelo o pouco tempo que você tem de trabalho Deus tá te usando muito se for da vontade de Deus continuará ajudando bem ao contrario de outros que recebe a sua ajuda e só sabe falar mal e ser mal agradecidos”.

Adriano Rodrigues Martins
Isso meu amigo, fazer diferente mesmo com pouco, um vereador que se dispõem do tempo além do que requer sua função o faz diferente dos demais, sabemos que toda sua família vem fazendo este trabalho de apoio às pessoas que necessitam de pequenas cirurgias. Acompanho seu trabalho e sei que desde que assumiu o cargo publico que vem fazendo essas cirurgias com parcerias buscadas através de seu esforço em ajudar quem precisa!!!

Prefeitura Santa Bárbara de Goiás divulga concurso com 847 vagas para todos os níveis; Até R$ 11.755,00

Resultado de imagem para Prefeitura de Santa Barbara de Goiás"
A Prefeitura de Santa Bárbara de Goiás, localizada no interior de Goiás será contemplada com um novo concurso! O certame oferta 847 vagas, desde ensino alfabetizado ao superior. Desse total, 217 vagas são para ampla concorrência e 630 para formação do cadastro de reserva técnica.

Os salários vão de R$ 998 até R$ 11.755,00! Os vencimentos são pertinentes a jornadas trabalhistas de 12 a 40 horas semanais.

O concurso conta com a administração da empresa ITAME – Instituto de Consultoria e Concursos, escolhida como banca organizadora. Interessados poderão realizar suas inscrições a partir do dia 12 de dezembro de 2019 até o prazo de 06 de janeiro de 2020, no site da banca. Os candidatos deverão arcar com uma das seguintes taxas:
Cargos de nível fundamental – R$ 50,00
Cargos de nível médio – R$ 70,00
Cargos de nível superior – R$ 110,00
Relação de cargos por nível de escolaridade
Ensino Fundamental incompleto (alfabetizado): Borracheiro, coveiro, cozinheira, operário – gari coletor, merendeira, monitor, motorista, operários, pedreiro, porteiro servente e vigia noturno;
Ensino Médio: Agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, assistente administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de secretaria, auxiliar de farmácia, controlador interno, fiscal de vigilância sanitária, recepcionista, técnico em enfermagem, técnico em higiene dental, técnico em laboratório e técnico em radiologia;
Ensino Superior: Assistente social, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico pediatra, médico PSF, nutricionista, pedagoga social, professor PIII de diversas disciplinas e psicólogo.
Métodos de avaliação

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, prova prática, prova de redação, prova de títulos, prova de aptidão física e Curso de Formação Inicial e Continuada.

Em um primeiro momento, os participantes participarão das provas objetivas destinada à todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, cuja pontuação chegará até 60 pontos.

Na mesma data da prova objetiva, também será aplicado a prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, cujo valor máximo é de até 40 pontos. No entanto, esta é válida apenas para alguns cargos, que por sua vez, estão descritos no edital.

No caso dos candidatos aos cargos de operadores de máquinas, estes, deverão passar por uma prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, que valerá de 0 a 40 pontos. Já para os cargos de operários, pedreiros e vigia, será aplicado uma prova de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório, cuja pontuação máxima é de 40 pontos.

Candidatos do cargo de agentes de saúde, passarão pelo Curso de Formação Inicial e Continuada, de caráter eliminatório, ministrado na modalidade presencial ou semipresencial. Neste caso, é exigida uma frequência mínima de 70% da carga horária determinada.

No caso daqueles que concorrem ao cargo de Professor P-III, será necessário passar por prova de títulos (3ª etapa), cuja pontuação valerá até 6,0 pontos

Ademais, o concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, com possibilidade de prorrogação por uma única vez e por igual período, mediante ato do chefe do Poder Executivo.

Veja todos os detalhes sobre o certame no Edital concurso Prefeitura de Santa Bárbara GO 2019

Sem DPVAT, Bolsonaro não sabe quem bancará R$65 milhões em documentação de veículos

Após extinguir, por meio de uma Medida Provisória, o seguro obrigatório para veículos, o DPVAT, o governo Jair Bolsonaro ainda não sabe quem será responsável por fornecer os papéis usados para emitir o documento de mais de 65 milhões de veículos licenciados por ano no país a partir de 2020.
O problema é que a Seguradora Líder, responsável pela administração do DPVAT, era também encarregada da confecção e distribuição das cédulas verdes utilizadas anualmente pelos Detrans de todo o país para imprimir o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. O papel é popularmente conhecido como “o documento do carro”.
A situação se agrava se considerado que os papéis começariam a ser distribuídos na virada deste ano.
Modelo do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos - Reprodução  
O documento é usado pelos Detrans dos estados que imprime informações sobre o veículo (placa, chassi, cores, modelo), o comprovante de pagamento do DPVAT, o nome do proprietário e também informações de como acionar o seguro obrigatório, em caso de acidente.

Em 2018, foram emitidos 65,2 milhões de documentos deste tipo durante o processo de licenciamento dos veículos —volume que vem aumentando a cada ano. A tarifa paga por cada dono de veículo pelo papel é de R$ 4,15.

O pagamento é feito nos Detrans de cada estado, durante o licenciamento. Sendo assim, só a emissão e distribuição deste papel, que é responsabilidade da Líder, custa mais de R$ 270 milhões.

O governo Bolsonaro admite que ainda está estudando quem será o novo responsável
pelo serviço, uma vez que a Líder não deve mais atuar com o DPVAT. Segundo o Ministério da Economia, ainda não há uma decisão tomada. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), vinculado ao Ministério da Infraestrutura, também diz estar avaliando os ajustes e procedimentos após decisão do presidente Bolsonaro. 

Da Folha de S.Paulo.

Jovem de 25 anos foragido da Justiça é preso em Guapó

Os policiais civis da Delegacia de Guapó cumpriram, na tarde do dia (19/11), mandado de prisão definitivo em desfavor de Arney Maia Teixeira, de 25 anos. No final de semana passado, ele estava em uma festa na cidade de Cezarina e se envolveu em uma confusão. Durante a briga tentou matar, com um facão, um segurança, que acabou tendo um dedo amputado. Durante a investigação, foi constatado que Arney era foragido da Justiça.

Da Policia Civil-GO

18/11/2019

Prefeito Romes prestigia a inauguração do novo espaço do Laboratório Santa Rosa em Abadia de Goiás.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
Abadia de Goiás agora conta com um Laboratório de Análises clínicas de Alto Padrão com equipamentos modernos e qualificado e acessível para atender à população abadiense. 

A nova estrutura do Laboratório situado a Av. Comercial próximo a Lotérica foi inaugurado hoje (18/11) pela manhã com a presença do prefeito Romes Gomes. 

A transferência para a nova área física vem de encontro com a necessidade de atender solicitações antigas da comunidade em ampliar os serviços do laboratório e melhorar as condições de atendimento. 

O Laboratório agora conta uma estrutura mais moderna, aconchegante, além de novos aparelhos que aumentará a capacidade de atendimento.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadasA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, barba e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, área interna

Primeiro ano de Bolsonaro e Guedes provoca saída recorde de dólares do Brasil

Embora prometessem trazer de volta a confiança ao país, Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes (Economia) provocaram o efeito inverso com um governo incapaz de gerar crescimento. Segundo dados oficiais, a fuga de capitais do Brasil em 2019 é a maior da história: o fluxo cambial em outubro ficou negativo em US$ 8,49 bi, elevando o déficit no ano a US$ 21,46 bi
(Foto: Reuters | Carolina Antunes/PR)
247 - O fluxo cambial em outubro ficou negativo em US$ 8,49 bilhões, elevando o déficit no ano a US$ 21,46 bilhões. O número já é maior que os US$ 16,18 bilhões registrados em 1999, até então o pior ano da série histórica do Banco Central, iniciada em 1982. Os dados publicados pelo jornal Valor Econômico refletem a incapacidade de Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes (Economia) de atrair investidores em quase um ano de governo. 

Alguns fatores explicam o fracasso do Brasil no fluxo cambial, como queda das receitas com exportações. O resultado também foi atingido pelos juros baixos e pelas incertezas na guerra comercial entre Estados Unidos e China. Outro detalh é que as empresas aproveitaram a queda do juro e o crescimento do mercado doméstico de debêntures para captar recursos e pagar compromissos no exterior. 

Exportadores optaram, ainda, por manter parte de suas receitas fora do País com o objetivo de pagar suas operações e amortizações ou antecipar o pagamento de dívidas em moeda estrangeira. Foi o caso, por exemplo, da Petrobrás, que responde por grande parte da dívida corporativa brasileira no exterior. De acordo com dados fornecidos pela estatal, foram gastos US$ 14,72 bilhões entre pré-pagamentos, recompras de bonds e amortizações no exterior. 

As estatísticas demonstram, que apesar de Bolsonaro e Guedes, adotarem o entreguismo como um dos princípios para guiarem o Brasil, os dois ainda são incapazes de atrair investidores. Sem mercado consumidor aquecido, com empregos precários e corte de direitos trabalhistas, e uma economia estagnada, a confiança de retorno de investimentos não alavanca. 


Do Economia

"Proposta para colocar prisão em 2ª instância na Constituição pode avançar nesta semana

O senador Oriovisto Guimarães, autor da PEC sobre prisão em 2ª instância.
Apesar da conclusão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o debate em torno da prisão em 2ª instância ainda está longe de acabar. A discussão deve, agora, acontecer no Legislativo, a partir de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que buscam pacificar de vez o assunto. Uma das PECs que está em tramitação é de autoria do senador paranaense Oriovisto Guimarães (Pode), e deve ser colocada em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta semana, como já sinalizou a presidente da comissão, Simone Tebet (MDB-MS).

A senadora também diz ter fechado um acordo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para que a matéria seja apreciada em plenário assim que for aprovada na CCJ.

O texto, apresentado por Guimarães já no início da legislatura, insere no artigo 93 da Constituição a previsão de que a decisão condenatória proferida por órgãos colegiados (ou seja, a partir da segunda instância) "deve ser executada imediatamente, independentemente do cabimento de eventuais recursos". "Eu tinha quase certeza de que essa previsão seria derrubada no STF, por isso protocolei a PEC já no início da legislatura. O Supremo é muito dividido, sempre muda de lado", disse o senador. em entrevista."

"A matéria já teve parecer favorável da relatora na CCJ, a senadora Juíza Selma (Pode-MT). A expectativa de Guimarães é de que o texto seja aprovado tanto na comissão quanto no plenário do Senado. "Na Câmara, se a população se mobilizar, ela também será aprovada. Vai ser uma segurança jurídica para que o país deixe de ser essa coisa estranha no mundo, em que as pessoas saqueiam os cofres públicos, ficam recorrendo eternamente e nunca são presas", afirmou o parlamentar.

Proposta semelhante tramita na Câmara

A PEC de Guimarães não é a única que versa sobre o assunto a estar em discussão no Legislativo. Na Câmara, outra proposta, de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP) também aguarda a apreciação dos parlamentares. Na semana passada, a matéria foi debatida por horas na CCJ da Casa, com resistência de parlamentares. A expectativa é de que ela também seja votada na comissão nesta semana.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), porém, está vendo o assunto com mais cautela do que o colega do Senado. Na semana passada, o parlamentar disse ao jornal "Folha de S. Paulo" que não via espaço para que a matéria fosse apreciada agora. "A gente tem que tomar certo cuidado porque tivemos a oportunidade de ter tratado disso [segunda instância] em março. [Apreciar as propostas] logo depois que o Supremo decidir que ia revisitar o tema pode parecer que a gente está querendo enfrentar o STF, e não é o caso", afirmou.

Questionado se não haveria uma disputa por protagonismo entre a Câmara e o Senado, Oriovisto Guimarães negou animosidades. "Eu não estou conversando com nenhum deputado sobre isso. Não vai haver disputa porque eu não vou disputar. Para mim, não importa se seja a minha ou a outra PEC a ser aprovada. O importante é que se coloque na Constituição, claramente, a previsão de prisão após condenação em segunda instância", disse.
Por Giulia Fontes da Gazeta do Povo
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

"Aras teme que alteração nas regras do Coaf tornem Brasil “paraíso fiscal”

O procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: Evaristo Sa/AFP
O procurador-geral da República, Augusto Aras.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniu no domingo (17) com subprocuradores, em Brasília. O objetivo do encontro, segundo o blog de Andreia Sadi, era discutir os impactos de eventual alteração das regras de uso de dados sigilosos do Coaf, atualmente chamada de Unidade de Inteligência Financeira. Em julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu o uso de dados do Coaf em investigações ao atender a um pedido da defesa do senador Flavio Bolsonaro. Na quarta-feira (20), o plenário do STF decide sobre o tema. Aos subprocuradores, diz o blog, Aras disse ter “preocupação” com as alterações nas regras exigidas pelo órgão internacional de combate à corrupção, o Gafi, pois se o STF acompanhar Toffoli o Brasil pode ser considerado “paraíso fiscal” por exigir menos discrição na realização de movimentação financeira."

Da Gazeta do Povo

"MP do DPVAT é vista como retaliação de Bolsonaro a Bivar e pode ser barrada

MP que extingue o DPVAT pode ser derrubada na Câmara dos Deputados.
A medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro que coloca fim ao seguro obrigatório DPVAT pode ser derrubada na Câmara dos Deputados. Líderes de bancadas, diz O Globo, teriam visto a MP como retaliação de Bolsonaro ao presidente do PSL, Luciano Bivar, que possui uma empresa no consórcio que administra o DPVAT. Os dois brigaram e Bolsonaro deixou o PSL. Nos bastidores, diz o jornal, Bivar articula a derrubada da MP em votação ou por prazo, pois a MP deve ser votada em 120 dias para não perder a validade."

Da Gazeta do Povo

17/11/2019

No dia 22 de Novembro é o dia da mobilização para o projeto Virada Ambiental

Dia 22 de Novembro vai acontecer o maior projeto ambiental do Estado de Goiás quando se prevê o plantio de mais de meio milhão de mudas de árvores com cada município realizando, pelo menos, mil plantios por município.
A iniciativa visa despertar a todos para a necessidade de conservação e de recuperação do meio ambiente. A ideia que surgiu através da Comissão de Meio Ambiente da assembleia Legislativa, cujo presidente é o deputado Lucas Calil, ganhou força e a cada dia amplia o número de parceiros interessados na execução do projeto. Dentre eles a Associação Goiana de Municípios, UFG, Ministério Público, Saneago, Emater, CREA-GO, Associação dos Engenheiros Ambientais e outros. 

As prefeituras serão um importante elo nessa corrente para a efetivação do programa e muitas delas já se mostraram interessadas em participar e, para tanto, buscam informações sobre como devem proceder. 

O primeiro passo é a assinatura de um Termo de Adesão disponibilizado no site da AGM. A partir daí técnicos da UFG vão se encarregar de promover estudos nos municípios sobre definição de áreas para o plantio e viabilidade de espécies de árvores que mais se adaptam à região. É importante que o município faça adesão o quanto antes para facilitar a cumprimento das etapas e favorecendo assim, em alguns casos, a realização de licitações para aquisição de mudas. Todo o processo, que culminará com o plantio, terá assessoramento técnico da Emater e da UFG. 

Os planos de trabalho, que vão garantir o sucesso do projeto, foram discutidos numa reunião realizada na sede da AGM na manhã do dia (16/11). O primeiro passo é a mobilização das prefeituras para aderirem ao projeto. A meta é atingir os 246 municípios. Além das prefeituras os organizadores pretendem buscar parcerias junto a iniciativa privada e a população em geral. 

Concretizada a adesão do município, técnicos da Universidade Federal de Goiás vão efetuar os estudos nas cidades para elaboração do projeto. E por último haverá o assessoramento técnico para que o plantio não seja apenas um ato simbólico, mas sim, obtenha-se o maior índice de sobrevida das mudas. Para tanto o dia da Virada Ambiental vai coincidir, propositadamente, com o início do período chuvoso. 

Da Assessoria de Comunicação da AGM 
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.