10/08/2019

Em Fazenda do cantor Amado Batista, vereador é preso utilizando trator da Prefeitura de Goianápolis

(Foto: Divulgação)
Uma denúncia anônima feita pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) levou a prisão em flagrante de um vereador em Goianápolis, na região Metropolitana de Goiânia, enquanto dirigia um trator da prefeitura do município, dentro da fazenda do cantor Amado Batista, na sexta-feira (09/08). As informações são do G1 Goiás.

Embora sua identidade não tenha sido divulgada para que as investigações não fossem dificultadas, o delegado Rodrigo Arana disse que o vereador não apresentou nenhum documento de autorização para o empréstimo.

Desta feita, ele foi preso foi preso em flagrante pela suspeita de peculato-desvio, que é um crime cometido por agente público.

"Quem deveria estar fazendo o trabalho de fiscalizador, estava em total desvio de função, executando a obra", disse o delegado em entrevista ao site.

À TV Anhanguera, o cantor Amado Batista disse que havia pedido a Prefeitura o trator para realizar a obra. Ele afirmou que sabia que o empréstimo estava previsto em lei.

A Prefeitura de Goianápolis, reforçou a versão do cantor e afirmou que o empréstimo de máquinas está previsto em um artigo da Lei Orgânica da cidade e não caracteriza crime.

O delegado entretanto, afirmou que a lei existe mas há a necessidade de um termo de responsabilidade que não foi consumado: o vereador, Amado Batista e a Prefeitura não o firmaram.

O cantor e os representantes da prefeitura deverá ser intimado nos próximos dias para explicar suas versões à delegacia.

Do Diário de Goiás

Reunião do PDT em Abadia de Goiás reunindo importantes lideranças

Com o objetivo de fortalecer o partido e prepará-lo para as eleições no próximo ano, foi realizada uma reunião do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Abadia de Goiás, que reuniu importantes lideranças do município. O diretório municipal vem filiando nomes fortes da política local. Na oportunidade o partido conseguiu uma importante filiação, Dr. Renard, médico carismático, muito querido pela população abadiense.  
Na ocasião foi lançada a pré-candidatura do vereador José Antônio do Prado (Zé da Patrola) a prefeito na eleição de 2020. Zé da Patrola é presidente do partido e articula sua pré-candidatura, com objetivo de formar uma ampla aliança para as próximas eleições. O partido já está conversando com vários outros, podendo ganhar a adesão de mais siglas.
Comprometido com o desenvolvimento de Abadia de Goiás, a intenção do vereador é construir um projeto abrangente, representativo, que contemple todos os segmentos da sociedade.
Na opinião do advogado Celso Barbosa o trabalho diferenciado do vereador Zé da Patrola tem sido reconhecido pela comunidade de Abadia de Goiás. “Ele sempre foi humilde e dedicado e com o apoio do experiente vereador Eugênio, grande líder político no município, junto ao Dr. Renard que acabou de se filiar ao PDT, tem condições de agregar apoios visando o bem comum de toda comunidade abadiense”.  
Adriano Rodrigues Martins acredita no bom resultado. “Tenho certeza que aí se faz ótima parceria, até porque se está com o Zé da Patrola, foi selecionado a dedo. Parabéns aos novos integrantes do partido PDT. Sei do objetivo dele em fazer algo muito bom para Abadia de Goiás, assim como tem feito tanto por pessoas que necessitam, com tão pouco já se tem feito muito”.
O vereador Zé da Patrola agradeceu a todos pela confiança manifestada a favor do seu nome. Deu as boas-vindas, ao Dr Renard e demais filiados. E afirmou estar preparado para representar os partidos aliados na disputa do ano que vem.

A mensagem do vereador Luizinho da Saúde, mostra sua dedicação e respeito por todos os pais do município de Abadia de Goiás.

Luizinho da Saúde parabeniza todos os pais de Abadia de Goiás e do estado e faz uma homenagem especial a seu saudoso pai Epitácio Trajano que foi um grande exemplo para ele e para os seus irmãos. 

"Irei guardar na memória e no coração tudo o que ele me ensinou sobre simplicidade, honestidade e equilíbrio. Espero poder deixar um legado parecido aos minhas filhas e neta. Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!". Parabéns. 

PREFEITURA DE ABADIA DE GOIÁS: COMUNICADO IMPORTANTE!

A Secretaria Municipal da Saúde de Abadia de Goiás convoca à todos os Beneficiários do Programa Bolsa Família a comparecerem na (UBS) Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para realizarem o segundo acompanhamento de saúde que acontecerá do dia 19 ao dia 30 de Novembro de 2018. A medida é uma das exigências previstas para permanecer como beneficiário do programa.
Para ser atendido no local, não é preciso agendar horário, basta comparecer à (UBS) Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta - feira no período da manhã das 07:30 ao 12:00 e no período da tarde da 13:00 às 16:00 horas, apresentar o cartão contendo o Número de Identificação Social (NIS) ou RG, e apresentar também a Carteira de Vacinação das crianças em dias e para gestantes levar o cartão da gestante.
PARA AS CONDICIONALIDADES DO BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE, E OBRIGATÓRIO PESO E ALTURA, DE:
• CRIANÇAS MENORES DE 7 ANOS; 
• MULHERES DE 14 À 44 ANOS; 
• GESTANTE QUALQUER IDADE.
Vale lembrar que as famílias que não fizerem o acompanhamento, poderão ter o CANCELAMENTO do benefício.

Homenagem do vereador Professor Júnior ao Dia dos Pais.

“Ser pai é muito mais do que cumprir um papel dentro da família e da sociedade, é assumir a paternidade com responsabilidade e amor”. Exige amor, renúncia e muita dedicação.  
Não é apenas assistir, mas participar educando os filhos para que se desenvolvam de uma forma íntegra e equilibrada.
É orientar os caminhos corretos que os filhos devem seguir, estar presente nos momentos felizes, oferecer o ombro amigo nas dificuldades, é dar conselhos e encorajar, vibrar com o sucesso e conquistas, é se importar com as coisas que são importantes para eles, é educar os filhos para que saibam viver a liberdade de forma responsável, sem perder os valores e bons princípios.
Eu fui abençoado com quatro filhos maravilhosos, duas meninas e dois meninos. Tenho a sorte de ser o pai deles, a sorte de ter quatro grandes parceiros e amigos na minha jornada eu fui presenteado por Deus.
Tentei fazer um bom trabalho como pai e hoje, vendo meus filhos, sinto que cumpri bem essa missão. Não existe felicidade e gratidão maior." Feliz dia a todos os PAIS abadienses. 

Parabéns!

A Prefeitura de Abadia de Goiás: Cidade sendo preparada para a tradicional festa em Louvor a Nossa Senhora da Abadia

A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria de Obras e Transportes está executando nesta sexta-feira(9) a pintura de guias da cidade.
Cidade sendo preparada para a tradicional festa em Louvor a Nossa Senhora da Abadia
 


Vereador Zé da Patrola Parabeniza todos os pais de Abadia de Goiás.

Um pai é uma missão de responsabilidade que exige muita dedicação e esforço na educação dos filhos. É ser exemplo constante, pois o caráter, a conduta dos filhos são frutos herdados do exemplo de vida do pai. Orgulho-me da família que construí com minha esposa Maria. Sou pai de quatro filhas, além de ser avô, que nos traz muitas alegrias. Agradeço a Deus por ter me concedido esta missão de ser pai.” É por esse mesmo motivo que quero parabenizar todos os pais de nossa querida Abadia de Goiás. Parabéns 

Feliz Dia dos Pais.

Essa é uma homenagem da Allenkar Suspensão ao dia dos pais!

“Ser pai é compartilhar experiências de vida.
É ser responsável por uma vida, é criar expectativas.
É aprender nos erros e acertos, pois afinal ninguém cursa escola de paternidade antes da mesma acontecer.
É dividir risos, alegrias, lágrimas e carinho.
Ser pai é ser parceiro sempre.”
Feliz Dia Dos Pais

O Presidente da Câmara de Abadia de Goiás Vereador DELEI, parabeniza todos os Pais abdienses

11 de agosto é um dia para se lembrar da importância do papel do pai na vida dos filhos. Um dia para se repensarem os deveres e direitos inerentes à função de pai, um pai que sabe ouvir, educar, ensinar, dialogar, enfim, a figura paterna como braço acolhedor e protetor no seio familiar.
Quero nesse dia passar uma mensagem de otimismo e parabenizar a todos os pais abadienses e que eles tenham sempre o discernimento de conduzir seus filhos para o caminho certo, para serem homens e mulheres de bem. Parabéns, Pais.

Professor Josué homenageia os PAIS abadienses

“O Dia dos Pais é o melhor dia para homenagear o homem que nos ensina tantas lições e nos incentiva a enfrentar as dificuldades da vida. Eu só tenho a agradecer meu grande pai, que sorriu, chorou, sofreu, comemorou comigo e principalmente, me ensinou a ter coragem e determinação. Como dizem, um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. Parabéns a todos os pais neste dia!”
PARABÉNS!

Prefeitura lança Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal – REFAZ

A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, lançou o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal – REFAZ, instituído pela Lei Municipal n° 722/2019, que tem como objetivo a regularização de débitos de natureza tributária (IPTU, ISSQN, ITU entre outras), com descontos de até 99% nos juros e multas e facilidade no parcelamento das dívidas.

Com a aprovação do REFAZ é possível quitar o débito até o dia, 30/09 com 99% sob juros e multas. O quantitativo arrecadado com o programa está sendo revertido em melhorias nas áreas da saúde, educação, serviços públicos, obras, saneamento básico e limpeza pública.

📌Descontos
Pagamento à vista – 99%
Pagamento em 30 dias – 97%
Parcelamento em 4 x – 95%

Segundo a Secretária de Finanças, Meniém Patrícia, “esta é uma oportunidade para os contribuintes ficar em dias com o município. Esta é uma prática rotineira adotada por nós em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. É um dever legal, e nós estamos sempre lembrando o contribuinte sobre as vantagens de quitar o débito”, explica.

Para mais informações, basta entrar com contato na Prefeitura de Abadia pelo telefone 3503-1105.

Aproveite as condições especiais, e fique em dia evitando SPC, Serasa e Protesto em cartório.

08/08/2019

Prefeitura lança Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal – REFAZ

A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, lançou o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal – REFAZ, instituído pela Lei Municipal n° 722/2019, que tem como objetivo a regularização de débitos de natureza tributária (IPTU, ISSQN, ITU entre outras), com descontos de até 99% nos juros e multas e facilidade no parcelamento das dívidas. 
Com a aprovação do REFAZ é possível quitar o débito até o dia, 30/09 com 99% sob juros e multas. O quantitativo arrecadado com o programa está sendo revertido em melhorias nas áreas da saúde, educação, serviços públicos, obras, saneamento básico e limpeza pública. 

📌Descontos
Pagamento à vista – 99%
Pagamento em 30 dias – 97%
Parcelamento em 4 x – 95% 

Segundo a Secretária de Finanças, Meniém Patrícia, “esta é uma oportunidade para os contribuintes ficar em dias com o município. Esta é uma prática rotineira adotada por nós em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. É um dever legal, e nós estamos sempre lembrando o contribuinte sobre as vantagens de quitar o débito”, explica. 

Para mais informações, basta entrar com contato na Prefeitura de Abadia pelo telefone 3503-1105. 

Aproveite as condições especiais, e fique em dia evitando SPC, Serasa e Protesto em cartório 

Secretaria Municipal de Saúde de Abadia de Goiás celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno.


Unidades de saúde intensificam orientações sobre amamentação o objetivo é estimular a prática para proporcionar mais saúde para o bebê e para a mãe.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992. Foi estabelecida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Ao longo deste mês, as unidades básicas de saúde de Abadia de Goiás estão promovendo rodas de conversa e outras atividades para gestantes e mães, para esclarecer dúvidas sobre a amamentação e incentivá-la. Organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, as ações destacam a importância desse ato para a saúde do bebê.

O leite materno contém propriedades imunológicas, que protegem contra enfermidades comuns na primeira infância. Já para a mãe – a redução de riscos de depressão pós-parto, diabetes tipo 2, câncer de ovário e de mama.

Além disso, o ato de amamentar vivifica o relacionamento mãe-filho. Através do leite, o neném, desenvolve o tato, o olfato, e o paladar, por isso é recomendado que a amamentação seja exclusiva nos seis primeiros meses da criança.

Envolvimento dos pais

Neste ano, como a temática da semana mundial é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, as ações nas unidades de saúde também buscam envolver pais e família no processo, pois embora seja de domínio da mãe, é importante que ela tenha apoio externo.

“A importância do ato e os benefícios que ele traz fazem toda a diferença. Por isso, é essencial incentivar o aleitamento e proporcionar às mães e gestantes todas as informações que elas precisarem. Com essas atividades, profissionais ensinarão técnicas que vão ajudar as mães e os bebês, nesse momento tão singular”, ressalta a secretária de Saúde de Abadia de Goiás, Eliane da Silva Águas.

Incêndios crescem 32% em Goiás

Entre janeiro e julho deste ano foram contabilizadas 4.070 ocorrências de fogo em vegetação.
Semad inicia cursos sobre o número de incêndios detectados pelo Corpo de Bombeiros em Goiás entre janeiro e julho deste ano somam 4.070 ocorrências, número 32% maior ao do mesmo período do ano passado: 3.084 registros do tipo. Julho costuma representar o pico do fogo no Estado, entretanto, agosto e setembro apresentam quantidades elevadas próximas às do sétimo mês do ano.

Para minimizar o problema, uma das ações realizadas pelo Estado é a construção de aceiros, faixas abertas nas áreas verdes para impedir que o fogo se propague em espaços maiores.

A primeira unidade de conservação a receber o serviço foi o Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), que tem área de 4.964 hectares e é cortado pela Rodovia BR-060 e está inserido nos municípios de Goianápolis, Nerópolis e Goiânia.

O local tem focos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que também inclui treinamentos para os agentes
envolvidos no combate ao fogo.

Devem ser contempladas 23 unidades de conversação em Goiás.  A primeira formação, a exemplo dos aceiros, é realizada no Parque Altamiro de Moura Pacheco. O curso é feito em parceria com a organização não governamental
(ONG) Aliança da Terra e Serviço Florestal Americano. Estão participando mais de 20 pessoas, que se dividem entre servidores da Semad, da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia e empresas e fazendas da
região.

De acordo com o membro da ONG, Isafas Balke, os aceiros, inclusos na formação, podem ser feitos de diversas formas. “Pode ser através do uso de enxadas, assopradores, rastelos, máquinas e até fogo. Além disso, eles
servem como um meio de acesso aos incêndios para apagá-los mais rápido.
 
São muito ecazes”, explica.
Marcelo Pacheco, coordenador do Peamp, explica que é necessário que as pessoas recobrem a atenção neste período de seca. “É preciso que as pessoas evitem colocar fogo em pastos próximos às regiões de preservação.
programas de controle e prevenção aos incêndios são importantes para que não se repitam episódios como o de 2017, quando 3.750 hectares foram destruídos. “Quase 50% do parque foi queimado.” De acordo com o gerente de Unidades de Conservação da Semad, Caio César Neves Sousa, o principal intuito do treinamento é capacitar pessoas que
podem replicar as técnicas. “Nós já começamos a fazer os aceiros do Parque, mas, por exemplo, quem está aqui fazendo o curso vai ter a oportunidade de ver e ajudar a fazer um. A próxima formação está marcada para o Parque de Conservação da Serra dos Pirineus e inicia no próximo sábado (10).

Do Popular

Vítima do CÉSIO 137 só tem direito a pensão especial vitalícia se comprovado a contaminação e o dano à saúde

É devida pensão especial a título de indenização especial as vítimas do acidente com a substância radioativa CÉSIO 137, ocorrido em Goiânia, Estado de Goiás, mas para receber esse benefíco o autor precisa comprovar ser vítima e estar enquadrado nos percentuais de contaminação.

Por não preencher os requisitos previstos na Lei nº 9.425/96, que trata do assunto, a 1ª Turma do TRF da 1ª Região negou provimento à apelação de um bombeiro militar que objetivava a implantação do benefício em decorrência de suposta exposição ao aludido elemento radioativo, o que lhe teria ocasionado danos à saúde.

O recurso foi conta à sentença, do Juízo Federal da 3ª Vara da Seção Judiciária de Goiás, que julgou improcedente a pretensão do autor sob o fundamento de que não houve comprovação de incapacidade decorrente do acidente Césio 137. O juiz não condenou o requerente ao pagamento dos honorários advocatícios e custas processuais em virtude do deferimento da assistência judiciária gratuita.

O relator, desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, ao analisar o pedido, explicou que “a pensão especial de que trata a Lei nº 9.425/96 é garantida a título de indenização às vítimas do acidente com a substância radioativa CÉSIO 137, ocorrido em Goiânia, Estado de Goiás”.

Para tanto, segundo o magistrado, “exige-se a comprovação de ser a pessoa vítima do acidente radioativo e estar enquadrada nos percentuais de contaminação por meio de junta médica oficial, a cargo da Fundação Leide das Neves Ferreira, com sede em Goiânia/GO, e supervisão do Ministério Público Federal, devendo-se anotar o tipo de sequela que impede o desempenho profissional e/ou o aprendizado de maneira total ou parcial”.

Para o desembargador, no caso dos autos, apesar de comprovado o trabalho do requerente no depósito de Abadia de Goiás-GO, na época do acidente, não restou configurado no laudo pericial o nexo de causalidade entre as doenças do autor (cisto hepático e sinopatia crônica) e o respectivo acidente radioativo, tendo a junta afirmado que “o periciado já foi operado da vesícula biliar; seios da face e varizes. Queixa de nervosismo e dificuldade para dormir, por problema respiratório”.

Dessa forma, concluiu o relator que “no âmbito judicial, não se produziu prova pericial que infirmasse essa conclusão, por isso que se mantém a sentença que indeferiu o pedido”.

Com essas considerações, o Colegiado negou provimento à apelação, nos termos do voto do relator. Processo: 0036788-96.2015.4.01.3500/GO

Da Redação com informações do TRF1 - justicaemfoco




07/08/2019

Abadia de Goiás: Prefeitura assina renovação de contrato com CIEE

Buscando cada vez mais melhoria para o município o Prefeito Romes Gomes, recebeu no último dia, 30/07 a Sra. Dayane Consultora do Programa CIEE.
No momento foi possível assinar a renovação do programa de estágio com CIEE - Centro de Integração Empresa Escola para a parceria no programa para inserção de estudantes.

O encontro contou com a presente do Presidente da Câmara Vereador Vanderlei Alves e a Auxiliar Administrativa Diuly Caroline.

Esse programa da a oportunidade para os jovens do município ao seu primeiro emprego e inserção no mercado de trabalho”.

Da redação co informação da assessoria

Proposta por Kátia Abreu, audiência sobre construção da travessia da Ilha do Bananal será em Gurupi

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (6) requerimento da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para realização de uma diligência externa na cidade de Gurupi a fim de discutir a construção da rodovia TO-500, a travessia da Ilha do Bananal.

A construção da rodovia, chamada de Transbananal, é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola do Tocantins e do centro do Brasil. O trecho tem 90 km e corta a Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix (MT).Foto: Divulgação
O projeto de construção da Transbananal tem sido discutido entre os governadores dos estados do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Mato Grosso, Mauro Mendes. A rodovia é de interesse dos dois estados porque vai criar oportunidades de alavancar o desenvolvimento de toda a região atingida pela obra.

Para a diligência, que deverá ocorrer em setembro, serão convidados os governadores Mauro Carlesse (Tocantins) e Mauro Mendes (Mato Grosso); o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; além dos presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do procurador no Tocantins Álvaro Manzano. O debate será realizado em Gurupi por solicitação do vereador da cidade André Caixeta.

Da Assessoria de Comunicação

Abadia de Goiás: Conferência discute direitos e políticas públicas para a pessoa idosa em Goiás

Foto: Reprodução/SagresTV
As etapas para um envelhecimento ativo e como se preparar para essa condição e as políticas públicas para a área do idoso foram os pontos abordados pelo promotor de Justiça Vagner Jerson Garcia, na conferência magna que abriu a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, na sede de Ministério Público de Goiás. O titular da 30ª Promotoria de Justiça falou sobre os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas, tema que norteará todo o evento.

Promovida pela Secretaria de Assistência Social de Goiânia (Semas) e Conselhos do idoso de Goiânia, Guapó, Caldazinha, Goianira e Aparecida de Goiânia, a conferência conta com apoio do Ministério Público Estadual, por meio da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional, do MP do Trabalho, das prefeituras e outras entidades.

A proposta é debater, analisar e deliberar diretrizes para as políticas de direitos dos idosos para as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cristianópolis, Guapó, Senador Canedo, São Miguel do Passa Quatro, Santo Antônio de Goiás, Silvânia, Trindade e Goianira.

Confira na reportagem de Silas Santos

Informações do MP-GO 

06/08/2019

Abadia de Goiás: Enel moderniza inspeção da rede elétrica com uso de helicóptero

Inspeção será feita na região metropolitana de Goiânia. Até o fim de 2019, cerca de 57 mil quilômetros de redes serão vistoriados em todas as regiões do Estado, principalmente área rurais
A Enel Distribuição Goiás está utilizando um helicóptero para realizar inspeções na rede elétrica e agilizar as ações de manutenção, especialmente em área rurais, onde a inspeção por terra leva mais tempo. A aeronave estará na região Metropolitana durante esta semana para realizar o trabalho, que vai abranger cerca de 3 mil quilômetros de redes nas cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Gameleira de Goiás, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Barbara de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Trindade, Varjão e Vianópolis.

A iniciativa reforça o compromisso da Enel com a inovação, focada na melhoria da qualidade do serviço no Estado. Ao todo, em cerca de um ano e meio de trabalho em Goiás, cerca de 57 mil quilômetros de redes serão vistoriados até o fim de 2019, com um investimento total de R$ 21,6 milhões.

O presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha, explica que o objetivo é ter uma visão aérea das linhas de distribuição de alta tensão e redes de média tensão, localizadas em locais afastados das regiões urbanas, onde os carros da companhia não têm fácil acesso. “Conseguimos verificar pontos de aquecimento na rede onde é necessário realizar ações de manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos ou, ainda, áreas para realização de podas de árvores que estejam muito próximas à fiação elétrica. A inspeção aérea permite planejar melhor o trabalho das equipes, ganhando tempo e atuando com mais precisão na melhoria da qualidade do fornecimento de energia”, afirma.

As inspeções aéreas começaram no ano passado, no município de Luziânia, no entorno do Distrito Federal. A aeronave utilizada é equipada com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes. Por meio de tecnologia LIDAR, é possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já a câmera termográfica permite verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.

O projeto de inspeção aérea por helicóptero faz parte do compromisso da Enel em buscar soluções inovadoras, diminuindo os riscos à segurança dos colaboradores, dos clientes e da população em geral. A iniciativa também está sendo desenvolvida pelo Grupo Enel no Ceará.

Por MATEUS CARDOSO do cidades

Abadia de Goiás: Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nesta terça-feira no auditório do MP

O auditório do Ministério Público de Goiás sediará nesta terça-feira (6/8), a partir das 8h30, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa: os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. O evento tem como público-alvo representantes da sociedade civil (pessoas idosas, lideranças comunitárias, membros dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso em Goiânia, representantes de movimentos e organizações não governamentais) e instituições que trabalham com a política do envelhecimento e na defesa de direitos da pessoa idosa.

Deverão participar, ainda, representantes de Conselhos Municipais, gestores e trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Estratégia de Saúde da Familiar e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (ESF/Nasf), professores e estudantes de instituições de ensino da rede pública.

Ao todo, 14 municípios promovem o evento, entre eles, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Caldazinha, Goianira, Abadia de Goiás, Bela Vista, Bonfinópolis, Cristianópolis, Senador Canedo, São Miguel do Passa Quatro, Santo Antônio de Goiás, Silvânia e Trindade. A organização é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com os outros 13 municípios e os Conselhos Municipais do Idoso.

A realização da conferência conta também com o apoio do MP-GO, por meio da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional; do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Unimed Goiânia.

O objetivo do evento é propor, analisar e deliberar diretrizes para a as políticas municipais dos direitos da pessoa idosa, aprimorar programas e serviços em favor das pessoas que necessitam de garantias de direitos. Durante todo o dia, a conferência pretende trazer discussões e formular propostas, além de pensar no avanço de projetos em todos os níveis nos municípios goianos, no Estado e no País.

Desafios do envelhecimento
A palestra de abertura terá como tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, assunto que será abordado pelo promotor de Justiça Vagner Jerson Garcia, titular da 30ª Promotoria de Justiça de Goiânia, que atua em promotoria especializada na defesa dos direitos dos idosos na capital.

A programação vespertina é reservada a discussões em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, e Os Conselhos de Direitos: seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Confira aqui a programação, que se estenderá até as 18 horas. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Escola Superior do MP (Esump), no link http://bit.ly/conferencia-pessoa-idosa . Fonte: MP-GO

De olho no Goiás, Brasiliense confirma mais um jogo-treino fora do DF

Partida amistosa será no estado goiano, desta vez diante do Jaraguá. Jacaré segue vivo na Copa Verde deste ano
LUCAS BOLZAN/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES LUCAS BOLZAN, ESPECIAL PARA O METRÓPOLES
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça: De olho no Goiás, Brasiliense confirma mais um jogo-treino fora do DF0:00AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

A classificação diante do Vitória/ES, na primeira fase da Copa Verde, serviu de estímulo e ânimo para o Brasiliense continuar a temporada no ano de 2019. Agora, de olho na segunda fase da competição regional, quando enfrentará o Goiás, nos próximos dias 14 e 21, a equipe segue focada na preparação para o duelo diante dos alviverdes.

O treinador Ricardo Antônio terá a semana livre para trabalhos físicos e técnicos no CT. Porém, nesta terça-feira (06/08/2019), o time terá mais um jogo-treino para ajustar o ritmo de entrosamento para a Copa Verde. O adversário da vez será o Jaraguá/GO, em partida no estádio Amintas de Freitas, na cidade do interior goiano. O duelo, às 16h30, será aberto ao público, de acordo com a diretoria adversária.

A partida amistosa fora de casa será de total importância para Ricardo Antônio moldar a equipe para o duelo diante do alviverde goiano, no próximo dia 14, em horário e estádio a definir.
LUCAS BOLZAN, ESPECIAL
PARA O METRÓPOLES

05/08/2019

Ciclistas reivindicam melhores condições em ciclovia entre Trindade e Abadia

No ato, que ocorreu na manhã deste domingo (4), os manifestantes pediram mais sinalização e recapeamento da malha asfáltica da via
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Cerca de 70 ciclistas pedalaram em protesto contra as más condições da ciclovia na GO-469, que liga os municípios de Trindade e Abadia de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia. No ato, que ocorreu na manhã deste domingo (4), os manifestantes pediram mais sinalização e recapeamento da malha asfáltica da via.

Os ciclistas saíram do ponto de encontro, na rotatória do antigo clube Raio de Sol, em Trindade, por volta das 8h e pedalaram até Abadia. Na ocasião, um ofício de autoria do presidente da Câmara Municipal de Trindade, vereador Jeann Carlos (PRTB), foi assinado pelos participantes. A previsão é de que o documento seja encaminhado, ainda nesta semana, à Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra).

O problema na via, conforme explicou um dos organizadores do protesto, Thaygo Luiz, de 22 anos, é antigo. As reclamações datam de três a quatro anos atrás. As melhorias reivindicadas nunca foram atendidas. Falta de sinalização, buracos e erosões têm causado inúmeros acidentes de diversas pessoas que fazem o trajeto como modalidade esportiva, atividade física ou como destino para o trabalho.
Ciclistas pedem melhorias na ciclovia que liga Trindade e Abadia. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
“A situação está precária e já causou muitos acidentes. No último mês, um dos ciclistas caiu em um buraco e bateu o rosto no chão. Ele precisou fazer reconstrução na bochecha. Ele não foi a única vítima. Temos diversos relatos de pessoas que já se acidentaram no local”, afirma.

Segundo Thaygo, a ciclovia, que é utilizada por crianças, adolescentes e adultos, não pode ficar nestas condições. “Está muito perigoso. Tem gente que faz esse trajeto à noite e é ainda pior. A via está com muitos buracos ao longo do caminho. Pedimos há anos a reconstrução da ciclovia, mas até hoje não tivemos reposta. Se for preciso vamos nos mobilizar novamente para cobrar melhorias”, disse.

Além de sinalizações horizontais e verticais, os manifestantes requerem placas indicativas sobre a presença de ciclistas na pista, com placas e faixas refletivas. O recapeamento da malha asfáltica da via, iluminação das ciclovias para garantir mais segurança no trecho e a roçagem dos pastos em volta da via também são reivindicações dos participantes do protesto.
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.