Nesta data em que toda sociedade brasileira comemora o dia do funcionário público queremos abraçar e parabenizar todos os servidores públicos do nosso município, de todas as categorias, e de uma maneira toda especial, aos funcionários da Câmara Municipal de Medianeira, pela dedicação, pelo zelo e pela responsabilidade com que encaram e tratam as causas públicas em todas as suas áreas de atuação.
Noticias em geral: Compromisso com a Verdade, transparência e Responsabilidade Fone: (62)8522-9467 / E-Mail: selzyquinta@gmail.com / TEIR SUSPENSÃO (62(-99301-2197 / Abadia Em Foco Fone: (62)8522-9467 E-Mail: selzyquinta@gmail.com
28/10/2021
NO ANIVERSÁRIO DE CAMPESTRE DE GOIÁS, ENEL ANUNCIA OBRA E LEVA CARAVANA DE SERVIÇOS
Nesta sexta-feira (29), companhia realiza Caravana #EnelPorVocê na cidade, com troca de lâmpadas, troca de geladeiras para clientes pré-selecionados, cadastro no Tarifa Social e atendimento móvel.
Solenidade também anuncia chegada integral de energia elétrica no Setor Alzira Baruchelli, beneficiando mais de 200 famílias.Goiânia, 28 de outubro de 2021 – Nesta sexta-feira (29), Campestre de Goiás completa 58 anos e a Enel Distribuição Goiás leva para a cidade a Caravana #EnelPorVocê. Das 9h às 17h, na Feira Coberta, a população poderá trocar lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma Loja de Atendimento Móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Na oportunidade também serão trocadas 50 geladeiras de clientes pré-selecionados pela Secretaria de Assistência Social.
Durante a abertura do evento a companhia também vai anunciar, em parceria com a Prefeitura, a implantação da rede de distribuição de energia elétrica no Setor Alzira Baruchelli. A regularização da rede elétrica do bairro será iniciada em 15 dias e deverá ser finalizada em meados de março de 2022. A Enel está investindo cerca de 300 mil na obra, que vai beneficiar mais de 200 famílias.
“Após a finalização da obra, os moradores poderão instalar seus respectivos padrões para regularização do serviço de energia elétrica e solicitar a ligação formal na distribuidora. É uma grande satisfação para nós anunciar essa obra no dia do aniversário de Campestre”, explica a diretora de Operações Comerciais da Enel Distribuição Goiás, Alesandra Kozlowski.
Caravana
Na Caravana #EnelPorVocê os clientes poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. No local também serão trocadas as 50 geladeiras doadas pela companhia para clientes necessitados, selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A população ainda poderá contar com uma Loja de Atendimento Móvel da Enel, que oferece todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.
Serviço
Caravana #EnelPorVocê
Troca de lâmpadas e de geladeiras, atendimento móvel e Cadastro do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
Quando: Sexta-feira (29).
Horário: 9h às 17h.
Onde: Feira Coberta de Campestre de Goiás, ao lado da Garagem Municipal.
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte: Imprensa Goiás
27/10/2021
Prefeitura Municipal de Abadia de Goiás realiza reunião com vendedores ambulantes, feirantes.
Executivo Municipal Wander Saraiva, juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Divino Alves e sua equipe administrativa, reuniu, na terça-feira última (26/10), com ambulantes da Praça da Matriz e ruas e (Calçadão) da mesma, para tratar de assuntos relacionados ao ordenamento urbano e sistema de segurança.
Com o intuito de garantir aos ambulantes e feirantes do município melhores condições de trabalho para os abadienses que comercializam produtos na Praça da Matriz, o prefeito de Abadia de Goiás, Wander Saraiva, reuniu com os ambulantes e comerciantes nesta terça-feira (26/10), para apresentar o ordenamento urbano e sistema de segurança.
A partir de agora, a Prefeitura a secretária municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, junto aos empresários, ambulantes, comerciantes, trabalharão unidos com um só objetivo. Que Abadia de Goiás, a cada paço a ser dado, seja tomado de forma transparente e com a participação do público em questão, que já está sendo atendido e assessorado através da secretária municipal de Meio Ambiente, Indústria e Comércio. Na reunião o prefeito garantiu ainda que daria todas as condições necessárias para melhorar o trabalho dos ambulantes e feirantes do município.
Prefeito Wander Saraiva “Claro que, pensando na dificuldade que assola a muitos e eu sei bem o que é isso enfatizo que nossa gestão está de mãos dadas, sem medir esforços, para que estes que ajudam a movimentar a economia local, tenham assessoramento a fim de que possam desempenhar seus serviços com dignidade e de maneira ordeira”. Finaliza o Prefeito.
Por Selzy Quinta
Luziana Toledo 25 anos sendo uma secretária eficiente
A seriedade e o dinamismo são as qualidades que identificam o trabalho desenvolvido pela secretaria executiva Luziana Toledo na Câmara Municipal de Abadia de Goiás.
A seriedade e o dinamismo são as qualidades que identificam o trabalho desenvolvido pela secretaria executiva Luziana Toledo na Câmara Municipal de Abadia de Goiás, com a sua bagagem e eficiência profissional torna possível à reestruturação no fluxo de processos e a melhoria no ambiente e no clima organizacional, responsáveis pelo ótimo atendimento à população aumentando assim a satisfação daqueles que daquela casa de Lei precisa ir à busca de alguma coisa ou orientação.
Luziana é merecedora de mérito trabalha frente à secretaria da Câmara Municipal de Abadia de Goiás há vinte e cinco (25) anos, como secretaria e amiga de todos principalmente dos parlamentares municipais. Posso afirmar que ela é uma grande entusiasta dos serviços públicos é ela que resolve, soluciona e oferece os melhores resultados na câmara, sempre demonstra excelência no atendimento, qualidade, cumprimento de prazos e dos objetivos acordados, atuação ética e profissional — virtudes e características estão sempre presente nos trabalhos e parcerias apresentados.
Fonte: Selzy Quinta
ENEL: ÚLTIMOS DIAS PARA CLIENTES COM CONTAS VENCIDAS HÁ MAIS DE 180 DIAS APROVEITAREM ATÉ 40% DE DESCONTO NO FEIRÃO DE NEGOCIAÇÃO DA ENEL
Ação vai até sábado (30) no estacionamento do Araguaia Shopping, mas clientes de todo o Estado podem negociar seus débitos com condições facilitadas até o dia 12 de novembro, pelo Call Center, lojas e pontos de atendimento.
Goiânia, 27 de outubro de 2021 – Clientes com contas vencidas há mais de 180 dias podem aproveitar o Feirão de Negociação da Enel Distribuição Goiás até sábado (30), das 9h às 17h, no estacionamento do Araguaia Shopping, em Goiânia. Esses clientes têm a oportunidade de negociar seus débitos com até 40% de desconto e ainda parcelar em seis vezes – uma entrada de 10% mais cinco parcelas. O desconto incide sobre o total da dívida vencida há mais de 180 dias, incluindo juros, multa e atualização monetária, e é cobrado 1% de juros de financiamento.
Para todo o Estado a campanha vai até o dia 12 de novembro, pelo Call Center da empresa - 0800-062-0196 – ou em qualquer loja ou posto de atendimento, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de cada unidade – lista completa no site https://www.eneldistribuicao.com.br/go/lojas.aspx.
Paralelamente ao Feirão de Negociação, com foco na educação, consumo consciente e economia na conta de energia, a empresa também disponibiliza no Araguaia Shopping o programa Ecoenel, que dá bônus na conta de energia em troca de materiais recicláveis, além de uma geladeira gigante, com dicas de como economizar no dia a dia de uma residência. O Ecoenel estará disponível amanhã (28), das 14h às 16h30. No ecoponto poderão ser trocados resíduos eletroeletrônicos como computadores, máquinas, placas de HD, conectores, drives e fontes; além de papelão, cadernos, revistas, jornal, latinhas de alumínio, sucata de ferro, latas, garrafas PET, embalagens plásticas e embalagens longa vida (tetra pak).
Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do Ecoenel. Basta ir a um ecoponto com a conta de energia e escolher o número da unidade consumidora que receberá o bônus – é possível, por exemplo, doar o bônus para uma instituição. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro, variando conforme a cidade e a empresa recicladora parceira. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
Além disso, a Enel instalou no Araguaia Shopping uma "geladeira instagramável", um eletrodoméstico gigante, em que a população poderá entender mais sobre uso consciente da energia elétrica dentro de casa, por meio de experiências visuais e sensoriais, além de tirar fotos para suas redes sociais. Só para se ter uma ideia, uma geladeira nova e em boas condições de manutenção pode consumir 56,9 kWh/ mês, o que representa aproximadamente R$ 65,00 na conta de luz. Geladeiras antigas, em más condições de manutenção ou instaladas em situações desfavoráveis podem gastar muito mais do que isso, principalmente nos períodos de muito calor, quando o eletrodoméstico é mais exigido.
“Ao entrar na geladeira gigante, o cliente assistirá num telão a dicas de como economizar em casa e reduzir a conta no final do mês. Também criamos uma ação educativa para as crianças, uma Amarelinha com o personagem Juca Energia. Os pequenos são desafiados a vencer desafios para conquistar a medalha de Guardião da Economia”, explica Nelson Assumpção.
A população também conta até sábado (30), no Araguaia Shopping, com duas vans de atendimento móvel, que oferecem a mesma estrutura das lojas tradicionais da empresa: parcelamentos, religações, troca de titularidade, negociações de débitos e ligações novas.
Serviço:
Feirão de Negociação no Araguaia Shopping
Quando - até 30 de outubro, de segunda a sábado.
Horário - 9h às 17h.
Local - Araguaia Shopping - Rua 44, 399, Setor Central, Goiânia.
Feirão de Negociação em todo Estado
Locais - Lojas e postos de atendimento Enel - horários e endereços podem ser consultados no link https://www.eneldistribuicao.com.br/go/lojas.aspx. Também no Call Center: 0800-062-0196.
Quando - até 12 de novembro, diariamente no Call Center e de de segunda a sexta-feira nas lojas e postos de atendimento.
Ecoenel
Local - Araguaia Shopping - Rua 44, 399, Setor Central, Goiânia.
Quando - quinta, das 14h às 16h30.
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Relações com a Mídia
Diretoria de Comunicação
Enel Distribuição Goiás
Rua 2, nº 505, Bloco B, sala 106, Jardim Goiás, Goiânia – GO – Brasil
E-mail: imprensa.goias@enel.com
Horário de expediente: 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Para demandas fora deste horário, favor ligar ou enviar mensagem de WhatsApp.
Equipe:
Ana Priscila Donato Capps - (62) 98231-8331 (Assessora de Imprensa)
Débora Teixeira - (62) 98238-5505 (Assessora de Imprensa)
Matheus Asafe - (62) 98158-5198 (Assessor de Imprensa)
Giselle Garcia - (62) 98591-5427 (Gerente de Comunicação)
26/10/2021
Manejo integrado do fogo é potencial aliado na redução de grandes incêndios e na proteção do Cerrado
Análises demonstram que o manejo integrado do fogo (MIF) tem contribuído para proteger a biodiversidade nas áreas de maior risco para grandes incêndios.
Localizada no interior de Goiás, no município de Cavalcante, quase na divisa com Tocantins, a Reserva Natural Serra do Tombador começou a adotar o MIF em 2020 para mitigar os impactos de eventuais incêndios. Foto: José Paiva
Usar o próprio fogo como aliado para evitar incêndios. Em uma explicação simples, essa é uma das estratégias usadas no manejo integrado do fogo (MIF), uma abordagem que integra um conjunto de ações de prevenção e combate a incêndios. Na base dessa tática estão pesquisas científicas, cujos resultados trazem importantes subsídios para atividades em campo, como a implantação de aceiros negros e queimas prescritas, usados de forma planejada e programada para diminuir o capim seco que serve de material combustível para que os incêndios se alastrem. Dessa forma, cria-se barreiras naturais para conter o avanço das chamas.
No Cerrado, bioma que ocupa cerca de 23% do território brasileiro e que tem relação histórica com o fogo, áreas onde ações de MIF são aplicadas têm alcançado bons resultados, inclusive em unidades de conservação.
“As queimas prescritas no início da época seca, além de alterar a vegetação e evitar os grandes incêndios, aumentam a biodiversidade e favorecem a produção de frutos e recursos para os animais, em comparação com queimadas naturais”, explica o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Emerson Vieira, que há 20 anos estuda o impacto do fogo no Cerrado. “Percebemos, com os estudos, que queimas no início da época seca favorecem a produção de frutos, em comparação com queimadas naturais que geralmente ocorrem no auge ou no final da seca, beneficiando também os animais na região. Ter um mosaico de áreas com diferentes históricos de queima possibilita uma maior diversidade regional”, conclui.
Experimento realizado na Estação Ecológica de Itirapina, localizada entre os municípios de Itirapina e Brotas (SP), evidencia como a queima controlada pode funcionar como aliada para a conservação da biodiversidade. “Pudemos observar que a vegetação na área em que foi feita a queima prescrita experimental apresentou melhor regeneração do que a parte onde a técnica não foi aplicada”, aponta a doutora em Ecologia Alessandra Fidelis, responsável pelos estudos sobre a queima experimental em diversas regiões do país.
“Sem um trabalho de prevenção, o fogo proveniente de um incêndio descontrolado devasta todo o banco de sementes e de gemas, não havendo rebrota da vegetação. A queima prescrita consome apenas o que está na superfície, sem prejudicar as raízes e os demais órgão subterrâneos das plantas. A Bulbostylis paradoxa, conhecida como cabelo-de-índio, encontrada na Serra do Tombador, é um exemplo. Ela inicia sua floração em 24 horas após a queima, é impressionante”, afirma.
Pesquisa
As pesquisas científicas são muito importantes para subsidiar o planejamento das queimas prescritas. A partir dos estudos, são analisados o comportamento do fogo, sua intensidade e velocidade, seu efeito sobre os diferentes tipos de vegetação e a fauna, além da capacidade de regeneração dos ambientes atingidos pelo fogo.
“Ainda há necessidade de ajustar o uso do MIF para diferentes ecossistemas e incorporá-lo nos planos de manejo. Mas temos firmes evidências de que o manejo do fogo protege a vegetação e a fauna, além de reduzir custos de combate. Temos que mudar o uso e a concepção do fogo, tratando-o como um aliado e não somente como um vilão”, alerta o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Braulio Dias, ex-secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
Localizada no interior de Goiás, no município de Cavalcante, quase na divisa com Tocantins, a Reserva Natural Serra do Tombador começou a adotar o MIF em 2020 para mitigar os impactos dos incêndios. Mantida desde 2007 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e com uma área de 8,7 mil hectares, a unidade de conservação enquadrada na categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é rodeada por propriedades rurais que frequentemente usam o fogo para a renovação de pastagens. Sem o MIF, em uma situação de incêndio, a vegetação seca e acumulada, especialmente capim, serve de material combustível para o fogo avançar rapidamente e se alastrar sobre toda a região.
“No Tombador, fazemos estudos e experimentos desde 2013, com o acompanhamento de brigadistas. São áreas em que testamos diferentes épocas e frequências de queima prescrita: a queima anual, áreas que estão sem fogo desde 2011 e queimas bienais no começo, no meio e no fim da estação seca. O que percebemos é que, quando realizamos a queima prescrita com regularidade, o material combustível não se acumula tanto como nas áreas sem fogo, resultando num fogo de menor intensidade e severidade e provavelmente, mais fácil de ser controlado”, conclui Fidelis.
O biólogo e coordenador da Reserva Natural Serra do Tombador, André Zecchin, lembra que em maio e outubro de 2020, três grandes incêndios foram evitados por conta das queimas prescritas e aceiros negros. “Quando falamos em abordagem do MIF, para além das técnicas empregadas, estamos também nos referindo ao intercâmbio de dados e informações com parceiros locais, para saber o que está acontecendo no território, e à realização de pesquisa científica, que gera informação qualificada para a gestão de áreas protegidas”, explica.
A bióloga e professora de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Isabel Schmidth, acrescenta que as trocas de experiências e boas decisões de manejo já levaram à implementação do MIF, até 2020, em 40 unidades de conservação, 32 terras indígenas e um território quilombola. “Precisamos de mais eventos, relatórios, divulgações para popularizar a informação para que mais pessoas conheçam e entendam a importância do manejo”, alerta.
Já o doutor em Ecologia, Paulo Antas, também membro da RECN, acredita que ainda é preciso ampliar o debate. “Existem experimentos que comprovam que o MIF pode funcionar em determinadas regiões do Cerrado. Porém, não sabemos se em outras regiões, com outros tipos de solo e clima, as técnicas funcionam da mesma maneira. Infelizmente, as pesquisas ocorrem de forma muito mais lenta do que a necessidade, visto os grandes incêndios que vemos acontecer. Precisamos avançar com os estudos de forma mais efetiva.”
Proteção do Cerrado
Até 12 de novembro estão abertas as inscrições para a Chamada Pública 04/2021 para a Conservação da Natureza no Nordeste Goiano, uma parceria da Fundação Grupo Boticário e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) em busca de propostas de soluções para o desenvolvimento socioeconômico do Cerrado, com base na proteção da biodiversidade. O processo traz como desafios tornar a prevenção e o combate aos incêndios mais eficientes, reduzindo impactos à fauna, e agregar valor às cadeias dos produtos nativos da região. As melhores propostas concorrerão a apoios financeiros que, somados, podem chegar a R$ 1 milhão.
As principais técnicas de MIF:
Aceiros
Os aceiros compreendem uma das técnicas de prevenção a incêndios, cuja finalidade é provocar a descontinuidade de material combustível (vegetação seca) e, assim, criar barreiras contra os incêndios. A técnica pode ser empregada por meio do uso do fogo controlado, sendo assim chamado de aceiro negro.
Queimas prescritas
Trata-se do uso do fogo autorizado e controlado para finalidades específicas de manejo, em áreas destinadas à conservação da biodiversidade, para a redução de material combustível ou para formação de mosaicos de áreas queimadas na vegetação, com objetivo de evitar a propagação de incêndios.
Queimas controladas
É uma técnica planejada conjuntamente entre os pequenos produtores rurais e as autoridades locais, normalmente para fins de renovação de pastagem, cujo objetivo é assegurar que o uso do fogo seja realizado de forma controlada, na época certa e com a frequência e intensidade adequadas para evitar os incêndios.
Supressão
Refere-se ao combate do incêndio com objetivo de evitar o alastramento do fogo.
Monitoramento
O monitoramento é crucial para garantir que o MIF seja executado corretamente. Por meio do sensoriamento remoto, é possível monitorar o histórico de áreas atingidas pelo fogo e ter estimativas de intensidade do fogo e acúmulo de material combustível.
Pesquisa
Com o papel de gerar conhecimento e embasar todo o planejamento e execução das atividades de MIF, a pesquisa cumpre importante função na análise ecológica dos diferentes regimes de fogo, avaliando desde o impacto dos incêndios sobre a biodiversidade até a regeneração do material combustível.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
Abertas as inscrições de FURNAS para projetos de atenção a crianças e adolescentes e a pessoas idosas
As inscrições para os dois editais são gratuitas e podem ser realizadas através da plataforma Prosas até o dia 18 de novembro:


No total serão destinados R$ 4 milhões.
Inscrições vão até 18 de novembro.
Estão abertas até 18 de novembro as inscrições de propostas em dois editais da Eletrobras Furnas: um destina R$ 3 milhões em recursos financeiros incentivados para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo até R$ 500 mil por proposta; outro destina R$ 1 milhão para os Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, com valor máximo de até R$ 200 mil por projeto. Ambas as ações beneficiarão as propostas que apoiem serviços, programas ou projetos localizados em 216 municípios nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
O edital para projetos voltados a idosos é o primeiro da companhia no segmento. O Brasil tem hoje cerca de 38 milhões de habitantes com mais de 60 anos – o equivalente a 18% da população, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um grupo que vem sofrendo com a pandemia de Covid-19: estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que 26% estão em domicílios que receberam auxílio emergencial e 58% apresentam comorbidades.
Para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, este é o segundo edital lançado por FURNAS – o primeiro foi em 2019. Representando cerca de 25% da população brasileira, as crianças e adolescentes também enfrentam grande vulnerabilidade. Pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar mostra que atualmente 43,4 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar moderada e 19,1 milhões passam fome. As crianças foram bastante afetadas por conta da suspensão das atividades escolares – muitas têm na alimentação escolar a principal fonte de nutrição diária.
As inscrições no edital são feitas pelos conselhos municipais, que podem optar entre duas modalidades: a primeira contempla propostas que apresentem um Plano de Trabalho com repasse de recursos às organizações sociais locais. A segunda é voltada para investimentos na estruturação dos conselhos.
A partir dos editais, a Eletrobras Furnas tem o objetivo de consolidar e efetivar as políticas de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, bem como as da pessoa idosa, além de proporcionar a adequação do funcionamento dos Conselhos em acordo com as normativas já vigentes.
De acordo com Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação da empresa, apoiar os fundos de direitos é fomentar a política pública dos territórios que os editais contemplarão. “Sabemos que são localidades que atravessam contextos sociais desafiadores. As crianças, adolescentes e os idosos, tal como suas famílias, serão os grandes beneficiados com essas ações. Queremos contribuir, com nossos editais, para o fortalecimento dos conselhos e a transformação social”, destacou ele.
Poderão participar os conselhos dos direitos que estejam legalmente implantados e ativos, sendo apresentada apenas uma proposta por cada instituição. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo endereço de e-mail grsp@furnas.com.br.
Os resultados serão divulgados em 29 de novembro e os recursos serão disponibilizados até 28 de dezembro de 2021.
Nos links abaixo estão os editais e a lista dos munícipios que serão contemplados:
Agentes auxiliaram no nascimento. Mãe e filho foram encaminhados para hospital da cidade para receberem cuidados
Agentes auxiliaram no nascimento. Mãe e filho foram encaminhados para hospital da cidade para receberem cuidados
![]() |
Legenda Mulher tem parto de emergência dentro de carro na BR-060, em Abadia de Goiás (Foto: PRF) |
Uma mulher passou por um parto de emergência dentro de um carro, na BR-060, em Abadia de Goiás. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados e auxiliaram no nascimento.
De acordo com o marido da gestante, casal se deslocava para Goiânia, quando o trabalho de parto teve início. Mesmo com auxílio dos policiais, o bebê não esperou a chegada até o hospital.
Após o nascimento, agentes da PRF acompanharam a família até o Hospital Municipal de Abadia de Goiás para que a mãe e a criança recebessem os cuidados médicos necessários.
Parto de emergência: mãe recebeu auxílio pós-nascimento ainda dentro do veículo da família
Vídeo mostra que o atendimento hospitalar teve início ainda dentro do carro da família. Assista:
Por:
Assinar:
Postagens (Atom)
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.
Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
Destaques Da Semana
-
Oferece aos seus clientes Produtos e Serviços: - Álbuns\ Molduras - Porta - Retrato - Revelação Digital em Geral - Canecas ...
-
Landerson, parabéns, meu querido sobrinho. Sinto imensamente feliz por ter um sobrinho tão especial como você, um sobrinho genial, absol...
-
Mudanças desconfiguram programa e prejudicam a economia A comissão mista no Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória (MP) 90...
-
Com voz embargada ao começar e dizendo-se emocionado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o me...
-
Dizem que quando a Sagrada Família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus ,as flores do caminho iam-se abrindo à...
-
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes abriu inscrições para interessados em montar barracas de comércio na GO-060, Rodovia dos ...
-
Segundo a polícia, moradores da proximidade ouviram sons de tiros e ligaram para a PM, que encontrou os corpos. Três jovens foram enco...
-
Duas pessoas morreram na noite deste sábado(13) na BR 060, km 189, em Guapó, após ocorrer uma colisão frontal entre uma motocicleta e um H...
-
Futuro senador informou que não vai prestigiar as posses do governador eleito, Ronaldo Caiado, e do presidente eleito, Jair Bolsonaro ...
Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.
Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.
Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.
Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.
O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.