24/10/2017

ARTIGO: A VIDA DE PREFEITO NO INTERIOR

Por Escritor acopiarense Haroldo Felinto
Fotos: Mikael Teixeira & JB Drones 
A vida de Prefeito no Interior é difícil e muito atribuída. É vigiada diariamente por toda Comunidade e principalmente pelos adversários. Todo indivíduo sabe perfeitamente se o Prefeito se encontra na cidade ou se viajou. Existe muita preocupação quanto ao desempenho e atribuições do Prefeito por parte da sociedade. Qualquer deslize, insatisfação de alguns é notório o falatório: "esse Prefeito não está fazendo nada, atrasou o pagamento dos funcionários da Prefeitura, a limpeza urbana parou, as ruas estão cheias de lixos, as escolas do município estão acabadas, não tem cadeiras para os alunos e nem professor. 

Os distritos estão abandonados, não se vê nenhuma obra, o mato tomando conta do distrito, realmente não está fazendo nada, só quando estiver preste a eleição, aí o Prefeito entra em ação para mostrar serviços ,pois é candidato novamente. A vida de Prefeito no interior é cheia de problemas. Para se compor a mesa da Câmara o Prefeito tem que negociar com seus opositores para fazer a composição da mesa e o Presidente da Câmara, a fim de ter maioria para facilitar os projetos de seu interesse e bloquear os de interesse dos seus adversários. Os vereadores coligados do Prefeito têm que rezar na mesma cartilha dele.

Ofereço esta matéria ao nobre vereador Vicente Junior. Graças a Deus não vamos ter um prefeito atual que vai passar por tais vexames.

Por Escritor acopiarense Haroldo Felinto

Senado aprova em 2º turno PEC que cria polícia penitenciária; texto vai à Câmara

Proposta estabelece que nova categoria será responsável pela segurança de presídios e pela escolta de presos. Pela PEC, haverá as polícias penais federal, estaduais e distrital.
Senadores reunidos no plenário durante a sessão desta terça (Foto: Alessandra Modzeleski/G1)
O Senado aprovou nesta terça-feira (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a polícia penitenciária, responsável pela segurança nos presídios. Pela PEC, haverá as polícias penais federal, estaduais e distrital.

Com a aprovação, por 62 votos a 0, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC, apresentada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), prevê que as polícias penais serão responsáveis pela segurança dos estabelecimentos penais e pela escolta de presos.

Além disso, a nova polícia será incluída na lista de órgãos de segurança pública. Atualmente, estão nessa categoria Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias civis, militares e corpos de Bombeiros.

"O objetivo desta PEC é criar as polícias penitenciárias como órgãos de segurança pública nos âmbitos federal, estadual e distrital, conferindo aos agentes penitenciários os direitos inerentes à carreira policial e liberando os policiais civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos", argumentou Cássio Cunha Lima.

Quadro de servidores
Ainda conforme a proposta, o preenchimento do quadro de servidores da nova polícia penal será feito, exclusivamente, mediante concurso público ou transformação dos cargos isolados ou de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes.

Com isso, segundo defensores da proposta, as carreiras de agentes penitenciários passarão a ser carreiras policiais o que dará a estes profissionais, por exemplo, o direito a porte de arma.

Por Alessandra Modzeleski, G1, Brasília

Leilão à vista: Expectativa de lucro para quem comprar fazendas da massa falida da Boi Gordo, em MT

Foto: Danilo Bezerra / Olhar Direto
Depois de mais de uma década de expectativa, 13 fazendas da massa falida Boi Gordo, em Comodoro – 677 quilômetros a oeste de Cuiabá, vão a leilão, em 9 de novembro. As fazendas pertenciam à empresa que decretou falência em 2004 e estão sendo vendidas, por determinação judicial, para o ressarcimento das vítimas da pirâmide financeira. Com os leilões, os mais de 32 mil credores da empresa devem reaver ao menos parte do dinheiro investido. Uma das fazendas que vai a leilão tem 8,5 mil hectares, com 42% da área cultivada com soja e milho safrinha, nos últimos anos. A fazenda possui barracão, armazém, galpão para máquinas, secadores e silo, sede, casa para funcionários, escritório e pista de pouso. É quem arrematar deve fazer um autêntico ‘negócio da China’, pois o imóvel estaria sendo leiloado por um valor 20% menor que o avaliado. Os dados sobre as fazendas estão disponíveis no site da Lut Leilões. A empresa Fazendas Reunidas Boi Gordo foi criada em 1988 e iniciou em 1996 o processo de abertura de investimentos em animais. Era um sonho para investidores que receberiam, após 18 meses, o lucro da venda do boi engordado com promessas de até 42% de rendimento via certificados de investimentos. Com uma despesa a pagar maior que a receita, a Boi Gordo faliu em 2004.

Luto na imprensa: Jornalismo de Mato Grosso perde Gonçalo José Fernandes, o Jê Fernandes


Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto
O jornalista Gonçalo José Fernandes, o famoso "Jê Fernandes", faleceu na madrugada de hoje, 24, após complicações de saúde em decorrência de uma embolia pulmonar e encontrava-se internado na última semana em um hospital particular da capital. Jê, possuía vasta experiência na Comunicação Social. Atuou como editor no jornais Diário de Cuiabá, no extinto Estado de Mato Grosso e fundou o Jornal do Ônibus. Profissional garibado, ele também desempenhou papel significativo, Trabalhou no jornais 'A Luta Democrática' (Rio de Janeiro), Panfleto Brasil Oeste (Cuiabá), do Brasil e ainda nas revistas Veja, Placar, Almanaques, Exame e Escola. Militou na fundação da Rádio Industrial e perante ao Grupo Futurista de Comunicação, um legado da família Campos.

Jê desempenhou papel fundamental na defesa das prerrogativas dos profissionais da comunicação em Mato Grosso e integrou a primeira chapa de direção do Sindicato, ladeado por José Eduardo dos Espírito Santo (presidente) e João Pereira Marinho Filho (secretário-geral), ambos também já falecidos. Jê atuava como tesoureiro. Ainda não há informações sobre local de velório e sepultamento. O Olhar Direto lamenta a perda do profissional e amigo.

Jê Fernandes deixa a esposa Natércia Fernandes, a professora Nati, e o seu filho Thiago Neruda Fernandes.

Jovem é preso suspeito de matar os pais dentro de casa em Jaraguá

Rapaz foi detido após sofrer um acidente de carro na BR-153, na saída da cidade.
Casal é morto dentro da própria casa, em Jaraguá; filho é suspeito.
Um jovem de 27 anos foi preso suspeito de matar os pais dentro de casa em Jaraguá. Os corpos foram encontrados com marcas de pedradas e perfurações no pescoço. Vizinhos ficaram assustados com o crime.

“O filho foi preso em flagrante e é o suspeito do crime. Ele segue detido na delegacia da cidade depois de sofrer um acidente de carro”, afirmou o delegado Glênio Alves.

Segundo testemunhas, o corpo do auxiliar de serviços gerais José Antônio da Silva estava caído na cozinha e o da esposa, a merendeira Sirlene Ferreira da Silva, no quarto. Foram encontradas ferramentas dentro da casa. A polícia vai investigar se elas foram usadas no crime.

O filho, que morava com o casal, foi preso após sofrer um acidente de carro. De acordo com o boletim de ocorrências da Polícia Militar, o jovem bateu o carro na BR-153, na saída da cidade. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Municipal de Jaraguá.

Ele foi preso na unidade após receber o atendimento médico e levado para a delegacia. O delegado ainda não informou o que motivou o crime e nem quais os indícios que tornam o jovem suspeito do assassinato dos pais. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do rapaz.

Por Vitor Santana, G1 GO

Lei transfere para Justiça Militar julgamento de crimes contra civis

O presidente Michel Temer sancionou, com um veto, o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que transfere da Justiça comum para a militar o julgamento de crimes dolosos cometidos por militares das Forças Armadas contra civis durante operações militares específicas.

Pelo texto publicado na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União, passam a ser julgados na Justiça Militar casos em que os militares tenham cometido crimes dolosos contra a vida durante operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de operações de paz, no cumprimento de atribuições estabelecidas pelo presidente da República ou pelo ministro da Defesa, em ações que envolvam a segurança de instituição militar ou em missão de paz.

O presidente Michel Temer vetou o artigo que estabelecia que a lei teria vigência até 31 de dezembro de 2016. Inicialmente, o Projeto de Lei 44/16 foi apresentada à Câmara com esse prazo de validade para assegurar que os atos praticados por militares durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 seriam da competência da Justiça militar.

A justificativa do veto argumenta que a matéria não deve ter caráter transitório, mas sim permanente. “O emprego recorrente das Forças Armadas como último recurso estatal em ações de segurança pública justifica a existência de uma norma permanente a regular a questão”, registra o texto.

Ao ser aprovado no Congresso, o projeto gerou reações de apoio de militares e críticas de organizações da sociedade civil e do Ministério Público Federal. A Anistia Internacional divulgou nota afirmando que o projeto iguala a legislação às normas do regime militar e prejudica a realização de julgamentos imparciais.

O Superior Tribunal Militar declarou que para exercer as atribuições com maior segurança, os militares devem ter a garantia de que serão julgados por juízes isentos, especialistas, que entendem e conhecem as nuances deste tipo de operação.

Aneel reajusta bandeira vermelha; taxa extra na conta de luz pode subir 43%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira (24) uma proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, cobrada sempre que as usinas térmicas mais onerosas precisam ser mantidas ativas para suprir a alta demanda de consumo de energia.

A proposta será submetida à consulta pública, podendo sofrer mudanças. Se o reajuste for aprovado, quando a bandeira vermelha patamar 2 for acionada, os consumidores deixarão de pagar os atuais R$ 3,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) e passarão a pagar R$ 5 de taxa extra, já a partir de novembro.

A agência também sugeriu alteração da bandeira tarifária amarela, que poderá ficar 50% mais barata, passando de R$ 2 para R$ 1 de cobrança extra a cada 100 kWh. A bandeira amarela é a primeira da escala de cobrança adicional na conta de luz.

Segundo a Aneel, o objetivo da medida é reajustar os valores que as distribuidoras cobram dos consumidores para custear a compra de energia elétrica – custos que aumentam sempre que as usinas térmicas precisam ser acionadas para suprir o mercado consumidor, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, que são a principal fonte de abastecimento no setor elétrico brasileiro.

A bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, foi acionada no início deste mês pela primeira vez desde que a bandeira vermelha foi desmembrada em duas, em janeiro de 2016. No mês passado, estava em vigor a bandeira amarela.

O acionamento da bandeira vermelha 2 foi adotado devido à baixa vazão das usinas hidrelétricas, já que as chuvas em setembro ficaram abaixo da média.

Na sexta-feira (27), a Aneel divulgou a bandeira tarifária que estará em vigor em novembro.

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber suspende portaria do Governo sobre trabalho escravo

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber concedeu nesta terça-feira (24) uma decisão liminar (provisória) para suspender a portaria do Ministério do Trabalho que alterou os critérios de classificação do trabalho escravo. A decisão da ministra determina que as regras da portaria não possam ser aplicadas, ao menos até o julgamento final da ação que contesta as alterações. Não há prazo para que o mérito da ação seja julgado. A portaria provocou críticas de que os novos critérios dificultavam a fiscalização e o combate ao trabalho escravo. 

O MPF (Ministério Público Federal) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) enviaram recomendação ao governo pedindo a revogação da portaria. A portaria alterou a definição de conceitos importantes para caracterizar a situação de trabalho análoga à de escravidão, como os de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições análogas à de escravo, passando a exigir, por exemplo, que para a caracterização do trabalho escravo houvesse a restrição da liberdade de locomoção do trabalhador ou o uso de segurança armada para reter o trabalhador no local de trabalho. 

Os novos critérios passariam a ser utilizados não só para a punição a empregadores que fossem enquadrados na definição do trabalho escravo, como também para a concessão de seguro-desemprego aos trabalhadores resgatados e para a inclusão de nomes no cadastro de empregadores flagrados pela fiscalização, a chamada "lista suja do trabalho escravo". Em sua decisão, a ministra Rosa Weber afirma que os novos critérios adotados pela portaria são demasiadamente restritivos e não estão de acordo com as leis brasileiras, acordos internacionais e as decisões da Justiça sobre o tema. "A toda evidência, tais definições conceituais, sobremodo restritivas, não se coadunam com o que exigem o ordenamento jurídico pátrio, os instrumentos internacionais celebrados pelo Brasil e a jurisprudência dos tribunais sobre a matéria", escreveu Rosa Weber na decisão. A ação contra a portaria foi movida pelo partido Rede Sustentabilidade.

Ministério da Saúde vai integrar informações sobre oferta de medicamentos em todo o país da Agência Brasil Ministério da Saúde vai integrar informações sobre oferta de medicamentos em todo o país Foto:Divulgação/sxc.hu O Ministério da Saúde começará nessa quarta-feira (25) a integrar em todo o país as informações de oferta de medicamentos. Com isso, será possível saber, em estados e municípios, qual é o consumo em cada localidade e quantos são os medicamentos que estão próximos à data de vencimento, para que sejam devidamente aproveitados. As informações serão concentradas na Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica. Leia Mais STF determina voto aberto sobre afastamento de Aécio Neves Senado STF determina voto aberto sobre afastamento de Aécio Neves Lei transfere para Justiça Militar julgamento de crimes contra civis Sancionada Lei transfere para Justiça Militar julgamento de crimes contra civis Caixa suspende sistema de pagamentos de abono, rendimentos e cotas até domingo Economia Caixa suspende sistema de pagamentos de abono, rendimentos e cotas até domingo Consulta ao quinto lote da restituição do imposto de renda começa hoje Economia Consulta ao quinto lote da restituição do imposto de renda começa hoje A partir da disponibilização do novo sistema, nessa quarta-feira, estados e municípios terão 90 dias para começar a transmitir os dados. Caso o prazo não seja respeitado e não haja nenhuma justificativa, os entes poderão ter suspensos temporariamente os recursos da assistência farmacêutica repassados pelo Ministério da Saúde para compra de medicamentos. Além do estoque, entrada, saída e dispensação de medicamentos, poderão ser monitoradas em tempo real informações do paciente e das unidades de saúde. O sistema será capaz de calcular possíveis perdas, sugerir remanejamento de produtos e indicar o quantitativo que deve ser comprado para atender às necessidades do estado ou município. A base já foi testada no Distrito Federal, em Alagoas, no Tocantins e no Rio Grande do Norte, onde foi possível evitar desperdício de até 30% dos fármacos entregues, o equivalente a R$ 20 milhões no terceiro trimestre de 2017. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, caso a experiência seja replicada em todo o país, mais R$ 1,5 bilhão serão revertidos em medicamentos para a população. "[O sistema servirá] para que todos enviem os seus dados de compra de medicamentos com recursos próprios ou do Ministério para que possamos ter controle de toda a assistência farmacêutica do Brasil, evitar que medicamentos vençam na prateleira, evitar que medicamentos sejam desperdiçados e fazer o remanejamento de medicamentos que eventualmente estejam sobrando em um determinado estado ou município para outro, de modo que haja melhor aproveitamento", disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Integração O Ministério da Saúde já capta dados atualmente pelo chamado Sistema Hórus. Esse sistema, no entanto, é usado apenas por 15 estados, que representam 20% da demanda de medicamentos do país. Os demais, ou seja, aqueles que concentram 80% da demanda, passam as informações à pasta por telefone ou planilha. A pasta verificou que, entre aqueles que não utilizam o Hórus, muitos têm sistemas próprios. A base nacional, por meio do chamado Web Service, será capaz de integrar todos esses sistemas e ler todos os dados. A tecnologia foi pactuada no início do ano na comissão tripartite que reúne representantes dos estados, municípios e do Ministério da Saúde. Prestação de contas Estados e municípios terão que transmitir todas as informações referentes aos medicamentos que integram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), sejam comprados com verba da União, do estado ou do próprio município. Segundo Barros, isso trará mais transparência e evitará que verba destinada a esse fim seja desviada. "A expectativa é que vamos ter uma grande economia por conta de desvios e mau gerenciamento dos processos. No Brasil todo se descarta muitos medicamentos que venceram na prateleira, medicamentos mal acondicionados, que vamos poder acompanhar", afirmou o ministro. A pasta espera integrar também ao sistema os prontuários eletrônicos, que hoje chegam a 85 milhões de pessoas. "Cada vez que retiram o medicamento, saberemos o que foi comprado, como está estocado, para quem foi entregue. Quanto mais nós informatizamos o sistema, mais transparente e eficiente ele fica", acrescentou.

Foto:Divulgação/sxc.hu
O Ministério da Saúde começará nessa quarta-feira (25) a integrar em todo o país as informações de oferta de medicamentos. Com isso, será possível saber, em estados e municípios, qual é o consumo em cada localidade e quantos são os medicamentos que estão próximos à data de vencimento, para que sejam devidamente aproveitados. As informações serão concentradas na Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica.

A partir da disponibilização do novo sistema, nessa quarta-feira, estados e municípios terão 90 dias para começar a transmitir os dados. Caso o prazo não seja respeitado e não haja nenhuma justificativa, os entes poderão ter suspensos temporariamente os recursos da assistência farmacêutica repassados pelo Ministério da Saúde para compra de medicamentos.

Além do estoque, entrada, saída e dispensação de medicamentos, poderão ser monitoradas em tempo real informações do paciente e das unidades de saúde. O sistema será capaz de calcular possíveis perdas, sugerir remanejamento de produtos e indicar o quantitativo que deve ser comprado para atender às necessidades do estado ou município.

A base já foi testada no Distrito Federal, em Alagoas, no Tocantins e no Rio Grande do Norte, onde foi possível evitar desperdício de até 30% dos fármacos entregues, o equivalente a R$ 20 milhões no terceiro trimestre de 2017. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, caso a experiência seja replicada em todo o país, mais R$ 1,5 bilhão serão revertidos em medicamentos para a população.

"[O sistema servirá] para que todos enviem os seus dados de compra de medicamentos com recursos próprios ou do Ministério para que possamos ter controle de toda a assistência farmacêutica do Brasil, evitar que medicamentos vençam na prateleira, evitar que medicamentos sejam desperdiçados e fazer o remanejamento de medicamentos que eventualmente estejam sobrando em um determinado estado ou município para outro, de modo que haja melhor aproveitamento", disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Integração

O Ministério da Saúde já capta dados atualmente pelo chamado Sistema Hórus. Esse sistema, no entanto, é usado apenas por 15 estados, que representam 20% da demanda de medicamentos do país. Os demais, ou seja, aqueles que concentram 80% da demanda, passam as informações à pasta por telefone ou planilha.

A pasta verificou que, entre aqueles que não utilizam o Hórus, muitos têm sistemas próprios. A base nacional, por meio do chamado Web Service, será capaz de integrar todos esses sistemas e ler todos os dados. A tecnologia foi pactuada no início do ano na comissão tripartite que reúne representantes dos estados, municípios e do Ministério da Saúde.

Prestação de contas

Estados e municípios terão que transmitir todas as informações referentes aos medicamentos que integram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), sejam comprados com verba da União, do estado ou do próprio município. Segundo Barros, isso trará mais transparência e evitará que verba destinada a esse fim seja desviada.

"A expectativa é que vamos ter uma grande economia por conta de desvios e mau gerenciamento dos processos. No Brasil todo se descarta muitos medicamentos que venceram na prateleira, medicamentos mal acondicionados, que vamos poder acompanhar", afirmou o ministro.

A pasta espera integrar também ao sistema os prontuários eletrônicos, que hoje chegam a 85 milhões de pessoas. "Cada vez que retiram o medicamento, saberemos o que foi comprado, como está estocado, para quem foi entregue. Quanto mais nós informatizamos o sistema, mais transparente e eficiente ele fica", acrescentou.

Da Agência Brasil

Retirada da vacinação contra febre aftosa é debatida em Porto Velho

O Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (PNEFA) está sendo debatido por representantes dos serviços veterinários de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Bolívia, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representantes de entidades ligadas ao agronegócio. O evento ocorre em Porto Velho nos dias 23 e 24 de outubro.

De acordo com o Plano Estratégico, Rondônia e Acre formam o Bloco I e serão os primeiros estados a pararem de vacinar, em junho de 2019; o segundo Bloco é formado por Amapá, Amazonas, Pará e Roraima; o Bloco III é formado por Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; o Bloco IV é composto por Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins; e, o último Bloco, com previsão para retirar a vacina em 2021, tem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, explica que para a divisão dos estados em blocos foi considerados as barreiras naturais e os serviços veterinários oficiais de cada local. “Em qualquer país do mundo há o risco de um foco, por isso o trabalho tem que ser contínuo. Se acontecer, tem que responder prontamente”, fala o representante do Mapa.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, diz que, apesar das dúvidas, as propostas do Plano Estratégico são interessantes. “Gostaria que todos se expressassem, porque é uma tomada de decisão, que deve ser feita de uma forma responsável. Não é só tirar a vacina e cruzar os braços”, fala o governador.

O consultor em defesa agropecuária da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Decio Coutinho, elogiou o Plano dizendo que os técnicos tiveram a preocupação de antecipar possíveis pontos críticos. “A equipe técnica teve muita lucidez. Se lerem o Plano, não fica dúvida do que tem que ser feito”.

Para o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Ronaldo Queiroz, a escolha do Acre para compor o primeiro bloco foi uma surpresa, mas diz que o Estado está preparado para atender às demandas necessárias para a retirada da vacinação.

O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, Anselmo de Jesus, conclui dizendo que nesta reunião serão decididas as ações que os estados devem executar. “Haverá a apresentação do resultado das auditorias que nós tivemos, com os apontamentos do que fazemos bem e o que ainda temos que melhorar”.

22/10/2017

Agricultor inova na criação de hortaliças e se torna referência em Porto Acre

Apaixonado pelo trabalho com a terra, o agricultor Adaudete Souza Augustinho, de Porto Acre, desenvolveu um novo modelo de horta para cultivar as verduras comercializadas no mercado Elias Mansour, em Rio Branco.

A criatividade de Adaudete fez com que a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) reconhecesse sua propriedade como uma unidade de referência produtiva, na região, apta a receber investimentos para viabilizar a visita de outros agricultores interessados em agregar conhecimentos e compartilhar experiências na área de cultivo de hortaliças.
Agricultor construiu leras suspensas para evitar o encharcamento do solo (Foto: Angela Peres/Secom)
“A minha terra é muito encharcada e não servia para produzir hortaliças do modo tradicional. Toda vez que eu plantava a alface, encharcava, sujava ou dava praga. Pensei: ‘Todo mundo faz um canteiro em casa [trepado] e dá certo’. Então, se trepasse o meu alface não iria mais encharcar e eu não precisaria forçar tanto a coluna descendo e subindo”, relembra Augustinho.

A experiência de anos de trabalho agrícola e os estudos que desenvolveu por meio da própria lavoura fizeram com que o agricultor construísse leras suspensas, utilizando madeira e PVC. O investimento de R$ 28 mil no novo modelo de horta foi capitaneado pela Seaprof.

“Já estou há oito meses colhendo deste sistema. Modifiquei novamente, pois observando a plantação de alface percebi que a última fileira de lera ficava muito exposta à umidade e à primeira a luz solar, de modo que nas canaletas do meio as verduras se desenvolvem melhor. Portanto, adaptei novamente. Elas continuam suspensas, mas todas na mesma altura”, explicou.

Agricultura familiar

Na propriedade de dois hectares, conhecida como Colônia São José, vivem Augustinho, a mulher, quatro filhos e uma nora. Todos se sustentam da renda gerada pela agricultura familiar. Em 2016, o produtor comercializou R$ 18 mil, em 45 dias, com a venda de pimenta-de-cheiro. Foi quando decidiu, junto à família, adquirir um automóvel, que auxilia no transporte da mercadoria.

Atualmente, a família tem um rendimento médio de R$ 2 mil por semana, com a venda das hortaliças. Compreendendo a necessidade de expandir os negócios e melhorar a produtividade de sua área, Augustinho construiu um sistema de irrigação que lhe custou o investimento de R$ 35 mil. A plantação de mandioca também foi financiada por meio de crédito agrícola.
Povo empreendedor

Visionário, o agricultor, que criou o modelo de horta suspenso para driblar os problemas de encharcamento do solo, está de olho na criação de peixe e café.

“Já temos uma pequena criação de peixes, que utilizamos apenas para consumo próprio. Quero construir outro açude para produzir pescado e vender. Analisando o mercado, percebi que o café tem um bom preço de revenda e recebe bastante incentivo por parte do estado. Por isso, estou estudando a possibilidade de cultivar o grão aqui na minha colônia”, salientou Augustinho.

Governo parceiro

Com uma política de valorização do ativo ambiental consolidada, o governador Tião Viana tem apostado no desenvolvimento sustentável do estado, por meio do incentivo direto à agricultura de baixo carbono.

Dos R$ 101 milhões destinados à agricultura familiar, em 2017, R$ 2,3 milhões estão sendo executados em Porto Acre, por meio do plano agrícola desenvolvido pela Seaprof, que beneficia 581 famílias de produtores.
O agricultor estuda a possibilidade de investir em novas cadeias produtivas (Foto: Angela Peres/Secom)
No município, o governo tem potencializado o fomento das cadeias produtivas da borracha, meliponicultura, horticultura, piscicultura e fruticultura. Há ainda investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos Planos de Desenvolvimento Comunitários (PDCs), na implantação de Unidades de Referência, bem como nas ações de mecanização agrícola.

Segundo o secretário de Estado de Produção Familiar, João Thaumaturgo Neto, o conjunto dessas ações irá proporcionar o aumento da renda familiar dos agricultores, extrativistas e ribeirinhos, bem como a melhoria na qualidade de vida e, ainda, garantir o uso sustentável dos recursos naturais, consolidando a agricultura familiar de baixo carbono”, disse.


Por Maria Meirelles Imagens: Pedro Devani e Angela Peres/Secom Diagramação: Andrey Santana

Governo e Faeac reúnem pecuaristas para tratar do Plano de Erradicação da Febre Aftosa

Para esclarecer os pecuaristas que atuam no Acre acerca do novo Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac) trouxeram ao Estado, Décio Coutinho, consultor em Defesa Agropecuária da Confederação da Agricultura, Pecuária do Brasil (CNA).

A categoria esteve reunida na tarde sexta-feira, 20, no auditório da Faeac. O encontro ocorre dias antes da realização da reunião que será realizada em Porto Velho (RO) de segunda-feira, 23 a quarta-feira, 25.

“Esse plano divide o país em cinco blocos que têm datas e atribuições diferentes para chegar à condição do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação. O bloco um é formado pelos Estados do Acre e Rondônia. Essa é uma reunião de nivelamento entre os técnicos do serviço oficial do Acre, produtores e Federação da Agricultura para que se chegue a uma posição na participação desse calendário que está proposto pelo Ministério da Agricultura”, detalhou Décio Coutinho.
Décio Coutinho explica que no Plano toda a cadeia da pecuária tem tarefas a cumprir (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O consultor da CNA complementou explicando que nesse processo, toda a cadeia da pecuária tem tarefas a cumprir: o produtor, a indústria, os serviços de defesa, a Assembleia Legislativa, as secretarias de Estado.

“Ou seja, precisa ser uma decisão de todos do Estado, até porque no momento que ele alcançar essa condição, todos vão se beneficiar. Então, é importante que seja uma decisão madura. A Federação e o Governo tiveram essa lucidez e eu me sinto honrado de estar aqui dividindo com eles essa discussão”, declarou Coutinho.

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf, reforça que a proposta é mesmo reduzir as dúvidas de quem atua na agroindústria pecuária. “O governo do Estado e a Federação se uniram para trazer ao Acre um consultor e especialista nesse assunto que é o Décio Coutinho. Ele veio para esclarecer nossos pecuaristas. O governador Tião Viana fez questão que atuássemos em conjunto com a Faeac nessa atividade que visa beneficiar não só quem produz, mas a população como um todo”, frisou o presidente do Idaf.

O presidente da Faec, Assuero Veronez, informa que atualmente o Acre tem cerca de três milhões de bovinos. Por isso, os produtores têm dúvidas acerca da retirada da vacinação depois que o Estado conquistou o selo de zona livre de febre aftosa.

“Essa é uma discussão complexa que envolve aspectos técnicos e políticos. O pecuarista quer a garantia de que seu rebanho estará protegido. Ainda que a vacinação gere custos, traz segurança quanto ao baixo risco de contaminação do rebanho. Por isso, é importante que eles compreendam a razão de erradicar a imunização. O Ministério da Agricultura fez uma análise completa para dar início a esse processo no Acre e tem conhecimento profundo para propor isso com segurança. É um desafio”, afirmou Veronez.

O pecuarista Luiz Augusto do Valle, o Gui, pontuou que é um passo ousado. “É de uma responsabilidade muito grande e precisamos ter órgãos estruturados para lidar com isso”, comentou.

Décio Coutinho destacou que há muitos ganhos com a condição de área livre sem vacinação. Entre eles, a diminuição de custo operacional para o produtor; melhor condição sanitária; melhor reconhecimento no mercado interno e externo. “E isso não inclui só a carne. Inclui também animais vivos, sêmen, embriões, o produto da pecuária como um todo e junto, há o produto da agroindústria pecuária. O desafio é de todos, mas os louros e benefícios também serão de todos”, concluiu o consultor.

Por Nayanne Santana
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.