23/11/2017

Goiás é o segundo estado com mais veículos roubados e clonados do Brasil

DETRAN- GO busca combater estes números com medidas ainda mais avançadas de segurança.

Quem nunca teve o veículo roubado em Goiás, certamente conhece alguém que já foi vítima deste crime. A insegurança toma conta em todo o estado e a população vive na mira de bandidos que praticam esse delito em plena luz do dia. Essa sensação de medo é um reflexo das estatísticas que apontam um crescente número de casos de roubo e clonagem de veículos em todo o estado.

Fazendo fronteira com 5 unidades da federação, mais o Distrito Federal, o Estado de Goiás possui muitas rotas de entradas e saídas de veículos, por isso, sempre foi alvo de quadrilhas de roubo e falsificação de veículos e vem apresentando resultados preocupantes quanto à segurança pública viária.

A Polícia Civil realiza com frequência operações para combater a ação de quadrilhas, cumpre mandados de prisão, apreensão de veículos e investigação de organizações criminosas, porém, a questão é bem mais complexa. Essas quadrilhas agem de forma organizada e muitas vezes driblam a própria fiscalização.

O último Anuário de Segurança Pública divulgado este mês, mostra que Goiás é hoje o segundo estado com mais veículos roubados do Brasil. Para que se tenha uma ideia, a cada 100 mil veículos, 799 são roubados ou furtados no estado. Na capital Goiânia, só no ano passado foram registrados mais de 900 veículos roubados, esse ano o número já ultrapassou 1000 veículos.

ESTADOS COM MAIORES TAXAS DE ROUBOS DO BRASIL

Estado 

Taxa de roubo por 100 mil veículos

Rio de Janeiro 

917


Goiás 

799


Pernambuco 

785


Amazonas 

766

Fonte: 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O que torna esse cenário ainda mais grave é que, além do roubo as quadrilhas fazem a clonagem dos veículos: os bandidos adulteram os carros e os recolocam em circulação. A delegacia de combate a roubos e furtos de Goiás e a Polícia Rodoviária Federal afirmam que esse tipo de atividade, ilícita, está cada vez mais frequente.

Dados do DETRAN-GO, mostram que ao todo mais de 2.220 mil veículos são clonados em todo o estado de Goiás

Esse tipo de crime alimenta uma cadeia de outros delitos, mais graves ainda, como receptação e adulteração dos veículos roubados, falsificação de documentos, furtos de placas, venda de peças sem procedência, transporte de drogas e outros crimes, como homicídios, tráfico de drogas, sequestro e contrabando. A clonagem é alavancada pela venda ilegal de placas frias feitas por criminosos especializados.

Hoje são 3,8 milhões de veículos distribuídos em 246 municípios do estado, sendo que destes, apenas 7 acumulam 50% do total (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Catalão e Formosa). A extensa frota de veículos torna ainda mais complicado o controle de emplacamentos e fiscalização, é essa a brecha que as quadrilhas encontram para agir. 

Para combater a ação das máfias especializadas, além da ação das polícias, outras medidas de prevenção estão sendo tratadas no estado.

Devido às graves dificuldades no controle do fornecimento de placas, tarjetas e lacres e a falta de controle desse mercado, no ano de 2013, o estado de Goiás publicou a portaria n° 355, que alterou por completo a relação de controle e monitoramento do DETRAN-GO junto as empresas fabricantes e seus estampadores credenciados. Todo produto que circulasse no estado, seja placa, tarjeta ou lacre, passaria a ter um número de série exclusivo e individual, além de seu código de barras correspondente, o que facilitaria o controle.

Nesse novo formato, o fabricante passou a prestar informações online ao órgão relacionado à produção e expedição dos produtos à sua Central Logística, localizada em Goiânia, tudo em um sistema integrado.

O presidente DETRAN/GO, destaca como principal objetivo, gerar meios de controle, através da rastreabilidade dos processos produtivos, para permitir a execução de ações que coíbam essa pratica criminosa, buscando trazer maior segurança aos proprietários de veículos em todo o Goiás.

No mesmo ano (2013), foram promovidas ações conjuntas e entre o Departamento de Trânsito e as empresas credenciadas, para aprimorar as condições de segurança e prestação de serviços de fabricação, instalação e lacração das placas dos veículos. Foram estabelecidos termos de fiscalização e novos critérios tecnológicos para auxiliar no combate às fraudes no setor por meio doa assinatura de convênio de cooperação mútua entre o DETRAN-GO e a ASSIPLAGO (Associação das Indústrias de Placas Automotivas do Estado de Goiás).

Com esse convênio, a Associação tornou-se responsável por garantir o cumprimento da portaria e fiscalizar o cumprimento dos procedimentos de segurança e a arrecadação de impostos.

A população e os órgãos fiscalizadores passaram a diferenciar as placas originais das falsas com mais facilidade, identificando os itens de segurança requisitados na Portaria 355/2013.

Porém, ao longo do tempo, as quadrilhas se adaptaram às mudanças e com a dificuldade que surgiu na adulteração de placas, passaram a furtar material semiacabado das empresas credenciadas, bem como adquirir no mercado paralelo as fitas térmicas sem inscrições de segurança.

Apesar dessas medidas preventivas terem combatido os casos de roubo e clonagem, permitido a solução de diversas ocorrências, eles continuam a acontecer, tornando-se necessário a aplicação de outras ações que fossem mais eficazes.

Pensando nisso, foi publicada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a lei específica de concessão do serviço de emplacamento, n° 18.983/2015.

O DETRAN-GO iniciou então o processo preparatório de licitação para concessão do serviço público destinado à fabricação, estampagem, lacração de placas e tarjetas de identificação veicular. O processo começou com uma audiência pública, realizada em 18/5/2017, para discussão do conteúdo a ser utilizado na elaboração do termo de referência e edital.

Embora seja de conhecimento público que ao longo dos últimos 5 anos, o DETRAN-GO vem implementando uma estrutura descentralizada da produção e instalação de placas veiculares, promovendo diversos sistemas e conceitos com objetivo de dificultar as fraudes e promover a segurança no setor, com o advento de uma nova identificação veicular de segurança, válida não só no Brasil, mas internacionalmente, se torna necessário evoluir o modelo desse fornecimento adotando novas tecnologias e procedimentos mais rigorosos no estado de Goiás, e esse é um dos objetivos do processo de licitação.

Além de promover a amplitude de tarefas e multiplicar as soluções técnicas que serão adequadas às atividades de emplacamento (produção, logística, estampagem e lacração), as placas de identificação veicular deverão ser produzidas dentro de padrões mais rigorosos de segurança, de forma a evitar a má administração de dados do sistema do registro nacional de veículos automotores, o RENAVAM, e a atuação de materiais provindos de mercados paralelos.

Com a licitação, será possível elevar a qualidade dos serviços prestados, promover a livre concorrência sem criar custos adicionais ao cidadão. E o principal, evitar que as quadrilhas especializadas em roubos e clonagem de veículos possam agir livremente, reduzindo assim, as estatísticas de violência em todo o estado de Goiás, deixando a população mais segura e livre da criminalidade.

Fontes: Secretaria de Segurança do Estado de Goiás

AnuárioBrasileiro de Segurança Pública.

Por Jainara Costa Jornalista| Assessoria de Comunicação

Artigo: O poder de um ponto de interrogação no imaginário da população

Por Lício Malheiros
As instituições brasileiras são seculares, obedecem: normas, regramentos, padrões; físicos, imagéticos criados pelo homem, com objetivo de nortear suas ações e valores. A Polícia Federal do Brasil é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça, fundada em 28 de março de 1944 com (73 anos) de existência, jovenzinha, porém com papel de destaque, principalmente com a criação da Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014, que investiga esquema de lavagem e desvio de dinheiro público envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e políticos.

A Operação Lava Jato, em seus desmembramentos ganhou forças, colocando na cadeia muitos políticos, empreiteiros, empresários; chegando até, ao presidente Michel Temer (PMDB), sobre acusação de corrupção passiva, no caso conhecido como JBS.

Vamos voltar ao episódio em questão; em junho, antes mesmo de a PGR oferecer denúncia contra Michel Temer (PMDB), por corrupção passiva, um relatório da Polícia Federal apontou indícios de que Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), cometeram crime de corrupção passiva. Rocha Loures (PMDB), foi flagrado pela Polícia Federal, recebendo mala com R$ 500 mil de um executivo da JBS em uma pizzaria em São Paulo, o dinheiro seria a primeira parcela de uma propina em troca de favores no governo, assim apuraram as investigações.

No último dia (20), tomou posse o novo diretor-geral da gloriosa Polícia Federal, Fernando Segovia, em seu primeiro pronunciamento, disparou alguns impropérios, primeiro ao dizer “se a apuração estivesse “sob a égide” da Polícia Federal, e não da Procuradoria Geral da República (PGR), a corporação pediria mais tempo para avaliar se havia ou não corrupção”.

Ele prossegue usando figuras de linguagem com conotações pouco ortodoxas, ao dizer “porque uma única mala talvez não desse toda materialidade criminosa que agente necessitaria para resolver se havia ou não crime e quem seriam os partícipes e se havia ou não corrupção”.

As explicações não param por ai, ele é contundente ao dizer “é um ponto de interrogação que fica hoje no imaginário popular brasileiro e que poderia ser respondido se a investigação tivesse mais tempo”.

Tais afirmações soaram como verdadeiro acinte, aos ouvidos da sofrida população brasileira, que tem incide de desemprego da ordem de 14, 2 milhões de brasileiros, país em que se tem um salário mínimo de fome no valor de R$ 937,00, sem falar, do péssimo sistema de Saúde Pública, a educação está carcomida pelas péssimas gestões governamentais, sistema viário combalido e por ai vai.

Agora, achar que uma mala contendo em espécie R$ 500 mil, não poderia caracterizar crime, sendo que a mesma, era carregada por um emissário de Temer, não serve como prova de crime; é taxar a população brasileira de burra, que somos acéfalos, que não temos capacidade de distinguir, a diferença entre uma mala com roupas para viagem, com uma mala contendo R$ 500 mil, conforme, foi mostrado nos programas televisivos.

Pare o mundo, quero descer!

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)

Artigo: Explore sua dor e alcance suas metas em 2018

Por Cynthia Lemos

Finalizando mais um ano, e mais uma vez fazemos um balanço de como conduzimos esses 365 dias, e nestas reflexões alguns já começam a fazer planos para as conquistas em 2018.

Esta época do ano é um período maravilhoso de oportunidades para se renovar, para criar, além de celebrar!

Como você avalia este ano? O que você conquistou? O que você adiou? Paralisou...

Quais metas você vai provavelmente, mais uma vez repetir no ano que se inicia?

Você já reparou quantas pessoas, além de você, desistem anualmente de suas metas?

Que iniciam sua trajetória de mudança, de conquistas e ficam no meio do caminho? Isso sendo bem otimista, porque a maioria mal inicia a jornada.

Este ano eu me propus a entender, a partir de mim, o porquê isso acontece tantas vezes e por que se repetia durante vários anos da minha vida.

Levei um choque pela sutileza e discrição de alguns comportamentos, crenças e justificativas que estão envolvidas nas metas não cumpridas e abandonadas.

Desistir inicialmente e fatalmente, faz com que tenhamos muita frustração. Este que deveria ser o principal momento no qual deveríamos nos demorar um pouco mais, que poderia nos fazer retomar o processo de mudança... o que fazemos? Não lidamos com a frustração!

Fugimos o mais rápido possível dela, a substituímos por vários "analgésicos" da vida, são muitos, mas o pior deles é mentir para si mesmo.

Quantas vezes disse para mim mesmo: “Ah está bom! Estou feliz assim. Isso não importa tanto assim.”

E assim indiferente, vamos seguindo meio que anestesiados, justificando nossa falta de compromisso para conosco.

Como a fábula da raposa e as uvas, na qual a raposa desejava muito comer as frutas do parreiral, mas ao perceber que elas estavam fora de seu alcance, devido à sua altura, imediatamente, sem se demorar na sua frustração, abriu um sorriso amarelo e com a seguinte frase, justificou sua desistência: "Nem queria! Elas estavam verdes mesmo!" e assim seguiu seu caminho.

Para não sermos como a raposa, devemos antes de falar sobre como seguir firme em nosso propósito, ou antes de colocar definitivamente, mais uma vez ou pela primeira vez, aquela meta no papel, analise antes se:

Esta meta é realmente relevante para mim?

Com isso você saberá, no momento que começar a agir como a raposa da fábula, a lidar com a sua dor.

Como assim? Talvez você esteja me perguntando!

Isso mesmo o que você acabou de ler:

Explore a sua dor!

Quanto custa pra você continuar do jeito que está? O que você deixa de usufruir por ser do jeito que é, por não ser aquela pessoa que lhe inspirou, por não ter aquelas coisas que gostaria de ter.

Pense nisso profundamente, explore!

Não fuja! É neste momento que muitas metas são deixadas para trás.

Pense quais são os comportamentos que mais têm lhe atrapalhado a conquistar seus objetivos.

Seja duro com eles!

Defina quais serão os comportamentos substitutos, na prática! Não vale aquele: Ser Mais focado! Isso é abstrato e não lhe compromete. Você precisa ser específico:

“Terei mais foco com o comportamento de acordar 3 vezes na semana às 5h para correr 5 km”

Perceba que na descrição acima há uma especificidade, não se trata de fazer exercícios 3 vezes na semana, se trata inclusive de descrever com detalhes o que será feito.

Nosso cérebro não pode ter dúvidas.

E uma forma de comprometer-se em atitudes, é inevitavelmente, consequência de quem se comprometeu mental e emocionalmente com algo.

Assim, explore sua dor para ter certeza! Explore o custo disso!

Quanto custa continuar a ficar do mesmo jeito, mais um ano, quais serão as consequências disso a longo prazo?

Se sua sensação de dor, insatisfação e sentimento de inadequação for bem grande e maior do que a do prazer de permanecer do jeito que está, aí sim você terá forças para seguir.

É preciso dar certeza e clareza a si mesmo, internamente.

De forma prática, o que quero salientar aqui, é que você encontre pelo menos 03 motivos (isso é excelente) realmente fortes para fazer você "virar a chave", para lhe encorajar a dar o primeiro passo, e depois mais um, mais um...

Elenque os ganhos, os motivos! Sentiu força? Faça isso agora! Leia estes motivos! São fortes?

Se não, explore mais o porquê e por quem você está se comprometendo. Se o primeiro motivo forte não for por você, há grandes chances de desistir.

Se sim, ordene seu cérebro e inicie o processo, imediatamente. Então já no processo, para lhe ajudar a se manter focado e disciplinado, existe uma postura crucial para realmente atingir o seu objetivo, ou seja, o comportamento deve ser diferente, não podemos de forma alguma usar a mesma estratégia, precisamos ser firmes. Pois esse mesmo movimento, que você fez para descobrir e levantar suas dores, poderá reaparecer, porém com um pouco de vitimismo.

Pois mudar gera dor, e humanamente nenhum de nós quer sofrer.

É neste momento que a vítima interna aparece e diz: "Estou cansado(a)!" "Vou dormir mais um pouquinho", "deixa quieto" "nem queria mesmo, as uvas estavam verdes" tantas possibilidades de vozes, imagens de desistência ou sensações como preguiça, cansaço, tristeza, desanimo...

É aí que você precisa entrar com sua voz de comando firme e forte, e dizer: "VAMOS", e assim ir agindo e mexendo seu corpo na direção contrária do vitimismo, desenhando a imagem interna e explicando para essas suas partes: "PRECISAMOS FAZER!" E a cada queixa... "VAMOS SEGUIR, É MELHOR ASSIM, E DEPOIS DE NOSSA PARTE FEITA, PODEMOS FAZER O QUE VOCÊ ESTÁ PEDINDO QUE NÃO É POSSÍVEL AGORA”...

Como aquela mãe com seu filho, que se recusa em tomar seu remédio quando doente, e ela precisa ser firme para que ele se cure.

Sim, esta é uma das atitudes que precisamos ter no processo de mudança!

Atitude mental e corporal, e quando formos cumprindo esse combinado, podemos ir repetindo para nós mesmos, a cada vitória: "eu venci!" Só por hoje, eu venci!

No mais meus amigos, minha última recomendação resumida:

“Dê voz ao seu interior, identifique sua dor. Explore ao máximo. Depois que definiu o que deve ser feito: Persista, se você já definiu, já processou, planejou e tem ciência do que tem que ser feito, não pense mais, levante-se e vá... faça! Realizações dependem disso.

São duas etapas:

A primeira: dê voz ao interno, compreenda!

A segunda: Comande! Seja firme, seja forte, persistente e posteriormente usufrua da conquista! Essa é a sua recompensa!

Poder ver, sentir e dizer para si mesmo: Eu venci! Eu venci!

Bons planos! Boas metas e grandes realizações no próximo ano, que já está à espreita, na porta da sua vida cheio de expectativas em relação às atitudes, que você tomará!

Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos. Email: cynthia@grandy.com.br

3.700 pneus são recolhidos na região Noroeste

Objetivo da ação é prevenir o surgimento de criadouros do mosquito da dengue

Com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypit, vetor de diversas doen­ças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e fe­bre amarela, a Diretoria em Vi­gilância em Zoonoses, da Se­cretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), realizou na ter­ça-feira, 21, e quarta-feira, 22, a Operação Cata Pneus na região Noroeste da capital. Ao todo, du­rante a ação, foram recolhidos mais de 3.700 pneus de avenidas, oficinas e lotes baldios.

De acordo com o diretor de Vigilância em Zoonoses, Gildo de Paula, após serem recolhidos de bairros como Jardim Prima­vera, Jardim Curitiba e Vila Mu­tirão, os pneus foram transpor­tados para Abadia de Goiás para reciclagem. “Durante a ação, eli­minamos 21 focos do mosquito transmissor da dengue. Isso é a prova de que no período chuvo­so a atenção deve ser redobrada”.

Além de eliminar os criadou­ros do mosquito Aedes aegypit, durante a operação na região Noroeste, os agentes de comba­te às endemias conscientizaram os moradores sobre a importân­cia de evitar que ele encontre lo­cais para procriar.

“É importante que a popu­lação não deixe água acumular em embalagens, copos plás­ticos e vasos de plantas, por exemplo. Essas dicas que pare­cem simples protegem não só contra a dengue, mas também contra outras doenças como chinkungunya e zika”, desta­ca o diretor.

Para descartar de forma adequada dos pneus inutili­záveis, é preciso procurar o Ecoponto do Parque Oeste In­dustrial, localizado na Rua do Café. Além disso, para denun­ciar locais com criadouros do mosquito, a população pode entrar em contato com a Dire­toria de Vigilância em Zoono­ses pelo Disque Aedes: 3524- 3125 ou 3524-3131.

22/11/2017

PP ameaça boicotar jantar de Temer em protesto contra manutenção de Imbassahy

Maior partido do chamado Centrão, o PP ameaça boicotar o jantar que o presidente Michel Temer vai promover na noite desta quarta-feira, 22, com deputados para pedir apoio para aprovar a reforma da Previdência no plenário da Câmara. O boicote, se confirmado, será um protesto contra a manutenção de Antônio Imbassahy (PSDB-BA) na Secretaria de Governo.

O PP e o PMDB, partido de Temer, pressionam o presidente a trocar Imbassahy. Os peemedebistas querem emplacar no cargo o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS). A posse de Marun chegou a ser preparada para acontecer nesta quarta-feira junto com a do deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO) no Ministério das Cidades. Temer, no entanto, decidiu manter Imbassahy por enquanto.
Segundo fontes envolvidas nas negociações para reforma ministerial, Temer decidiu manter Imbassahy pelo menos até o próximo dia 9 de dezembro, quando está marcada a convenção nacional do PSDB, partido do ministro. Temer tomou a decisão após apelo do senador Aécio Neves (MG), presidente licenciado do PSDB. O senador disse ao presidente que uma eventual saída de Imbassahy agora poderia influenciar o resultado da convenção e a posição dos tucanos na reforma da Previdência.

Temer comunicou a decisão de manter Imbassahy por enquanto diretamente Marun durante reunião no Palácio do Planalto minutos antes da posse de Baldy. Além do peemedebista, participaram da reunião o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo na Casa, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP).

(Igor Gadelha) AE Agência Estado

19/11/2017

Marconi recebe embaixador do Paraguai que confirma a vinda, em dezembro, do presidente Horacio Cartes a Goiás

O governador Marconi Perillo recebeu em audiência hoje o embaixador do Paraguai no Brasil, Manoel Cáceres, com quem aprofundou as conversações sobre as relações entre Goiás e aquele país e acertou detalhes sobre a visita, no dia 20 de dezembro, do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, ao Estado. Cartes “fará uma palestra na Federação das Indústrias (FIEG) e vai ter um jantar aqui comigo, empresários e autoridades goianas e brasileiras”, confirmou Marconi. O presidente do Paraguai dorme em Goiânia e no dia seguinte participa, em Brasília, da Cúpula do Mercosul.

Marconi disse que se sentia alegre e honrado com a visita do embaixador a Goiás e mais ainda com a estada aqui do presidente paraguaio. “Muito importante para nós goianos recebermos o presidente do Paraguai, um país que está hoje muito dinâmico e que tem um crescimento muito acima da média da América Latina”, afirmou Marconi.

O embaixador Cáceres disse que as autoridades do seu país estão muito interessadas nesse intercâmbio e que o presidente Cartes vai retribuir a visita que o governador Marconi fez a Assunção no mês antepassado, para o fortalecimento dos vínculos. “Temos nossas agendas similares e isso aproxima ainda mais o Estado com o nosso país. O intercâmbio comercial é muito importante. Paraguai tem uma grande relação comercial com o Brasil e há a possibilidade também de investimento no Paraguai. Hoje, o Brasil é o segundo investidor no Paraguai. Oferecemos o Paraguai como uma plataforma para que as empresas brasileiras ganhem competitividade. É um relacionamento de parcerias de ganhar-ganhar”, observou o embaixador.

Participaram também da audiência o presidente da FIEG, Pedro Alves de Oliveira, o secretário Francisco Pontes (Desenvolvimento Econômico), o superintendente Willian O’Dwyer (Comércio Exterior), Carlos Veras, conselheiro, e Fernando Lopes, secretário da Embaixada, e Armando Melo e Santos, gerente da Secretaria de Assuntos Internacionais de Goiás.

Câmara aprova mais 81 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo na Sudene


Em uma sessão tumultuada, o plenário da Câmara aprovou hoje (31), por 294 votos favoráveis, 41 contrários e quatro abstenções, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/07, que inclui 81 municípios de Minas Gerais e dois do Espírito Santo na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os novos municípios, integrados ao órgão em virtude das condições climáticas semelhantes às do Semiárido, passarão a contar com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). A matéria segue para apreciação do Senado.

Atualmente, a Sudene abrange totalmente os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e da Bahia. O órgão já atende a 161 municípios de Minas Gerais e 26 do Espírito Santo. Ao órgão, cabe promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste e fomentar a integração competitiva da região nos mercados nacional e internacional.

Segundo a justifica do projeto de lei, a medida tem o objetivo de corrigir a lista de municípios incluídos na atuação da Sudene, “de forma a possibilitar que essas localidades tenham acesso a linhas de crédito especiais, a incentivos fiscais e aos recursos do FNE, bem como aumentar suas alternativas de financiamento às atividades produtivas locais, criando oportunidades de emprego e renda”.

Divergência

Apesar da orientação do PSDB dando apoio à aprovação do projeto de lei, o deputado tucano Betinho (PB) argumentou que a ampliação pode agravar a falta de recursos para os municípios nordestinos localizados no Semiárido do país.

“Em casa que falta pão, todos brigam e nenhum tem razão. Simplesmente aumentar a área de atuação da Sudene não vai resolver o problema se não tiver algo fundamental, que são recursos para financiar as políticas públicas na área do Semiárido”, disse. “Se esse projeto for aprovado e não tiver recursos suficientes, somente aumentará o problema”, concluiu.

Já o deputado petista Leonardo Monteiro (MG) afirmou que o PL “é para fazer justiça porque, quando da votação anterior [que incluiu cidades de outros estados], os municípios ficaram de fora, e são municípios que têm todas as características da área mineira da Sudene”, argumentou.

BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Prefeitas goianas prestam homenagem ao governador em agradecimento pela parceria administrativa

Por iniciativa da prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, prefeitas de municípios goianos receberam ontem o governador Marconi Perillo e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Valéria Perillo, em ato de agradecimento à parceira do Governo do Estado com as prefeituras. O encontro foi realizado no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do Poder Executivo do Estado.

Selma entregou uma placa com os nomes de 35 prefeitas, das quais 25 estavam presentes no encontro – as demais, reforçou, justificaram o fato de não poderem comparecer em função das agendas municipais. “Este era um sonho meu: reunir todas as prefeitas aqui para nos fortalecermos e não desistirmos da política, porque muitas mulheres estão desanimadas, para falar da parceria republicana do governador Marconi Perillo com as prefeitas e os prefeitos”, disse Selma Bastos, anfitriã do encontro. “Eu fico muito feliz de estar aqui com um governador que tem nos ajudado, independente do partido e do fato de sermos mulheres”, afirmou a prefeita da Cidade de Goiás.

A prefeita da Cidade de Goiás disse que Marconi “promove a parceria com todos os municípios, indistintamente”. “O governador é um parceiro de primeira hora da Cidade de Goiás, é até impossível enumerar as obras, parcerias e benefícios que temos com o Governo do Estado”, disse a prefeita, que afirmou ainda que “quem tem um parceiro como o governador Marconi Perillo não precisa temer os desafios da administração e da vida pública”.

Marconi agradeceu o gesto das prefeitas e afirmou que aprendeu “com o Ulysses Guimarães a ciscar pra dentro, a convergir. O Brasil precisa de menos brigas e mais ações concretas”. “Estamos precisando trazer de volta o espírito da nacionalidade, do patriotismo. Chega de briga e de falar alto para assustar os outros”, disse o governador.

Marconi disse que as prefeitas “são muito sinceras e também muito verdadeiras” “É bom trabalhar com pessoas assim. O mundo precisa de mais paz, respeito, convergência, e eu acredito que com vocês essa missão será mais fácil de ser cumprida”, afirmou.

Ao relatar os feitos do Governo do Estado na cidade de Goiás, Marconi lembrou que ajudou muito a cidade, “porque conseguimos juntar as forças da prefeitura, do Governo Federal e do Governo do Estado. Nós ajudamos a tornar Goiás Patrimônio Histórico da Humanidade. Só na duplicação da GO-070 investimos mais de R$ 500 milhões”.

“O governador Marconi, desde o primeiro dia do meu primeiro mandato, foi meu parceiro de primeira hora, trouxe inúmeros benefícios para a nossa cidade. E quando a gente tem um parceiro como Marconi a gente não teme os desafios”, disse a prefeita. “O meu sentimento de gratidão pelo governador Marconi Perillo já é senso comum em todo o Estado, porque essa parceria é real e eu quis mostrar isso aqui hoje, e até impossível de enumerar todas as obras que estamos fazendo juntos aqui em nossa cidade”, afirmou Selma, que discursou em nome das prefeitas.

No evento, a prefeita e o governador assinaram o convênio para o início das obras de recuperação e pavimentação de ruas da Cidade de Goiás, no valor de R$ 4,16 milhões, fruto do convênio do Goiás na Frente. “Eu nem consigo enumerar a quantidade de benefícios que ele trouxe para a cidade de Goiás, e sempre me dando a liberdade da escolha de onde investir os recursos”, disse Selma Bastos, em referência à liberação de recursos do Programa Goiás na Frente para convênios com os municípios – o Governo de Goiás reservou R$ 500 milhões para os convênios com as prefeituras, que definem em quais obras e programas vão aplicar os recursos repassados pelo Tesouro Estadual.

BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Marconi Perillo abre a “caixa preta” dos combustíveis em Goiás

Por determinação do governador, Sefaz passa a publicar diariamente preços praticados por todos os postos de combustíveis em Goiás; secretaria também abre composição tarifária e mostra que aumentos não têm relação com carga tributária do Estado

Por determinação do governador Marconi Perillo, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicará diariamente em seu portal na internet (www.sefaz.go.gov.br) os preços mínimos, médios e máximos praticados por todos os postos de combustíveis do Estado que utilizam a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor. A lista de preços apresentará a relação de estabelecimentos informando município e bairro onde estão instalados e os preços cobrados na venda de diesel comum, etanol comum e gasolina comum.

Com a publicação diária da tabela, o consumidor poderá comparar os preços praticados na capital e no interior do Estado e definir previamente onde abastecer seu veículo. Assim, a Sefaz atende à determinação do governador Marconi Perillo de dar total transparência à questão do preço dos combustíveis, atendendo o interesse público.

A Sefaz também está publicando, por determinação do governador, todas as informações sobre a composição tarifária dos combustíveis, com o histórico das alíquotas de ICMS, aumentos praticados pela Petrobras, elevação das tarifas de PIS e Cofins, as margens de lucros aplicadas pelos distribuidores e os aumentos decorrentes dessas alterações. A tabela atesta que os aumentos verificados nas últimas semanas não tem relação com a carga tributária do Estado.

O superintendente-executivo da Receita, Adonídio Neto Vieira Júnior, explica que o aumento do preço do combustível em Goiás não tem relação com a carga tributária do Estado. “Não tivemos alteração recente na alíquota de ICMS da gasolina desde 2016, e os preços nas bombas aumentaram 27%, de julho a novembro, enquanto que os reajustes anunciados pela Petrobras acumularam 17,2%”, comenta o superintendente.

Além do preço da gasolina, a Sefaz calculou os fatores de aumento dos outros combustíveis, como etanol anidro (aquele que é misturado à gasolina) e o diesel. Os cálculos foram feitos a partir dos indicadores semanais do mercado goiano divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada- CEPEA-ESALQ/USP. Pelo estudo da pasta, de agosto a novembro, o etanol anidro teve aumento no preço para as distribuidoras de 21,36%.

No caso do etanol hidratado, cuja alteração de alíquota do ICMS foi em novembro deste ano, passando de 22% para 25%, o impacto seria de 3% sobre o preço ou cerca de R$ 0,08 centavos (ainda sem considerar os benefícios fiscais aplicados). Os aumentos do PIS/CONFINS impactaram R$ 0,12 e, mesmo assim, o aumento da margem de lucro da revenda varejista foi, em média, 30 centavos.

O óleo diesel seguiu a mesma variação. A alteração de alíquota de ICMS em novembro, de 15% para 16%, impactaria em 1% o preço. Pela nova política de preços da Petrobrás, o aumento acumulado seria de 6,7% e o aumento da margem de lucro da revenda varejista foi de 10 centavos.

“Eu me dediquei de corpo e alma a realizar governos que efetivamente valorizaram a cultura”, diz Marconi na entrega do Prêmio Jaburu

Ao entregar na noite de ontem (17/11) o tradicional Prêmio Jaburu ao ator Stepan Nercessian, em solenidade no Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo ressaltou o orgulho de ter conduzido suas quatro gestões à frente do Executivo com os olhos voltados para a cultura. “Vocês são testemunhas de que me dediquei de corpo e alma a realizar governos que efetivamente incentivaram e valorizaram a produção cultural, as artes, os artistas goianos”, afirmou Marconi, lembrando que Goiás é o segundo estado que mais investe em cultura em termos absolutos. “Muitos outros estados, apesar de serem mais ricos, não investem em cultura como nós investimos”, observou.

Além de entregar o Prêmio Jaburu, a mais alta honraria concedida a personalidades goianas da área da cultura, Marconi também homenageou mais 32 pessoas com medalhas de mérito cultural e destaque cultural do ano. Os nomes foram selecionados pelo Conselho Estadual de Cultura, que definiu 2017 como o ano cultural Belkiss Spenzièri, uma homenagem ao legado da renomada musicista goiana, que morreu há 12 anos.

Marconi destacou que nos últimos anos os investimentos no setor da cultura não ficaram restritos somente aos recursos que já são destinados à área. “Além do Fundo Estadual de Cultura e da Lei Goyazes, que nós criamos em nossos governos, são dezenas de milhões investidos anualmente. Além do Fica, do TeNpo, do Canto da Primavera, que são eventos da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, nós investimos muitos recursos na GoiásTur, que é voltada ao Turismo, mas os investimentos em cultura são extraordinários”, disse, citando também investimentos no circuito gastronômico, o circuito das cavalhadas, e festivais como o Aruanã EmCanto.

Elogiou o Conselho Estadual de Cultura pelas escolhas feitas, sempre de forma absolutamente transparente e justa. “É uma alegria conceder essa homenagem. Conheço o Stepan há 30 anos. Não só como ator de cinema, TV e teatro que interpretou recentemente um de seus melhores números, o do apresentador Chacrinha; mas me entusiasma o ser humano que ele é. Há mais de 15 anos ele preside o Retiro dos Artistas, que abriga, no Rio de Janeiro, artistas que chegaram à velhice com dificuldades financeiras”, relatou.

Com relação à escolha de Belkiss para representar o ano de 2017, Marconi ressaltou que a musicista era uma mulher extraordinária, que se dedicou à pesquisa, à música erudita, e à música clássica brasileira. “Tive o privilégio de assistir Belkiss tocar pela última vez. São duas homenagens que, aliadas às outras que estamos entregando, transformam essa noite em uma noite muito especial”, definiu.

Stepan Nercessian classificou a cultura como “o setor mais importante da nossa vida”, e afirmou que Marconi sabe reconhecer e valorizar esse sentimento, que é de milhares de goianos e brasileiros. “Estou muito alegre e emocionado. É uma homenagem que me orgulha muito. Receber um troféu cuja primeira pessoa que o recebeu foi a nossa amada poetisa Cora Coralina. Marconi é um grande governador, e também um querido amigo de muito tempo. A minha admiração por todo o apoio e incentivo, por todo o bem querer que ele demonstrou às artes”, declarou. Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro também disse que Marconi é o governador que sempre apoiou com garra e dedicação a área da cultura.

Homenageado - Stepan Nercessian é natural de Cristalina. Morou em Goiânia, na Vila Operária. Tem 47 anos de trabalho como ator. Estreou no filme “Marcelo Zona Sul” (1970), de Xavier de Oliveira. Começou a trabalhar na TV Globo em 1971. Desde então, já esteve em mais de 40 produções na TV e 30 produções no cinema. Encenou diversas peças teatrais de grande sucesso.
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.