26/01/2019

Nota do PSDB sobre a tragédia em Brumadinho

O PSDB lamenta profundamente a ocorrência de mais uma tragédia ambiental, o rompimento de uma barragem da Vale do Rio Doce, localizada na comunidade Vila Ferteco, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O partido se solidariza com os cidadãos atingidos pela catástrofe configurada no crime ambiental do rompimento de contenção de minérios. 

Defendemos modificações na legislação existente e que seja implantado um marco regulatório para regular a exploração de recursos minerais por parte de empresas privadas que impeçam outras tragédias como esta.

Executiva Nacional do PSDB 

Assessoria de Comunicação

Ministro quer agenda de aproximação com os portos privados: “estamos aqui para facilitar, não para complicar”

Na pauta do Ministério da Infraestrutura, as questões regulatórias e as novas autorizações para os terminais de uso privado estão entre as prioridades
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, irá inaugurar uma agenda de trabalho para aproximação com o setor portuário privado. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (24/1), durante reunião com os integrantes da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP). Alinhado às demandas do governo federal, em relação à ampliação das parcerias com o setor privado, o ministro disse que fortalecerá o diálogo para agilizar projetos e que prevê a instauração de um grupo de trabalho para discussões dos temas afetos ao setor e propôs novo encontro já em fevereiro.

A presidente do Conselho da entidade, Patrícia Lascosque, relembrou ao ministro as principais preocupações do setor e entregou a ele um documento com os pleitos. “Entre os nossos maiores entraves, estão as dificuldades para a materialização dos investimentos, em razão da insegurança jurídica que ainda persiste em nosso setor e que termina por gerar custos financeiros maiores. Existe uma percepção distorcida em determinadas cláusulas contratuais, que levam a necessidade, urgente, de reposicionamento jurídico para que os terminais de uso privado possam crescer. Para nos tornamos mais competitivos e contribuirmos com a economia do país, precisamos de liberdade para empreender”, argumentou. 

Em resposta, o ministro assegurou celeridade para solucionar as questões regulatórias. “Temos competência técnica para construir soluções o mais rápido possível”, afirmou Freitas que ainda emendou: "a gente não está aqui para criar mais dificuldades. Estamos aqui para facilitar a vida do privado”.

Outros incentivos oferecidos para os portos privados pelo Ministério estão na reestruturação da pasta e redistribuição de atribuições. Os assuntos de infraestrutura portuária serão totalmente migrados para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com intuito de concentrar o tema em busca de soluções. Além disso, haverá uma divisão no Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias, do Ministério, que cuidará de novas autorizações para os terminais de uso privado (TUP).

Antes das colocações do ministro e para demonstrar o alcance do setor, a diretora-executiva da ATP, Luciana Guerise, fez um panorama com dados atualizados dos TUP. “Nos últimos cinco anos, os terminais investiram mais de R$ 30 bilhões, incluindo projetos de ampliação. Em cargas, incrementamos a movimentação em 22 milhões de toneladas”, ressaltou. Em relação aos terminais vinculados à Associação, Guerise expôs dados superlativos do grupo, que reúne a maior movimentação em toneladas em único terminal, abrange o maior exportador de celulose do mundo e o maior complexo portuário privado do Brasil. “Os 50 terminais operacionais dos associados da ATP, reunidos, movimentam 60% de toda carga portuária no Brasil”, informou.

Assessoria de Comunicação da Agência In Press

23 milhões de brasileiros possuem transtornos mentais

Transtornos como depressão, ansiedade e bipolaridade assombram 12% da população 
 CURITIBA, 25/01/19 – Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os sintomas de transtornos mentais. Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 5 milhões, 3% dos cidadãos, sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 estimou que 7,6% (11,2 milhões) das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental. Mas, não é só a depressão que atinge os brasileiros, transtornos como ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia também estão no topo da lista das doenças mais recorrentes.

O número de casos tende a aumentar em áreas urbanas, e também em mulheres, que representam dois terços dos diagnósticos para depressão, por exemplo. Por isso, é importante conscientizar todos, tanto os pacientes quanto quem convive com essas pessoas. Pensando nisso, foi lançada a recentemente campanha “Janeiro Branco”, aproveitando a simbologia do início de ano, para incentivar a cuidar da saúde mental e emocional. Segundo o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador médico da Docway, as doenças psicológicas não são levadas a sério porque não são facilmente visíveis, como um osso quebrado por exemplo, apesar de serem doenças comuns e estrarem presentes na vida das pessoas. “Mudar depende da mobilização das pessoas para tentar combater o estigma social, evitar rotular e desqualificar pessoas que tem essas enfermidades e orientar já é um bom começo e não tem nenhum custo”, explica.
Existem, de acordo com o médico, vários sinais e sintomas que podem identificar uma pessoa que não está com uma boa saúde mental, por exemplo: tristeza ou irritabilidade exacerbada, confusão, desorientação, apatia e perda de interesse, preocupações excessivas, raiva, hostilidade, violência, medo ou paranoia, problemas em lidar com emoções, dificuldade de concentração, dificuldade de lidar com responsabilidades, reclusão ou isolamento social, problemas para dormir, delírios ou alucinações, ideias grandiosas ou fora da realidade, abuso de drogas ou álcool, pensamentos ou planos suicidas.

Para ajudar, inicialmente, é bom estimular o paciente a buscar atendimento especializado com um médico, psicólogo ou um psiquiatra. De acordo com o Dr. Aier, é sempre importante criar um ambiente adequado para que a pessoa que está em tratamento se sinta segura para poder compartilhar seus problemas e aceitar ajudar especializada. Outra dica importante é criar uma rede de apoio, com amigos e familiares, para entender e participar ativamente do processo de terapia. Existem, além disso, diversos outros grupos de apoio que podem auxiliar auxiliam no tratamento. A grande maioria das doenças psiquiátricas tem tratamento eficiente quando diagnosticada de maneira correta, além dos tratamentos estarem em constante melhora e evolução. “Cabe a todos nós como sociedade ajudar para o fim da discriminação e preconceito que estão presentes nas pessoas que tem pouco conhecimento sobre o assunto”, conclui o médico.

Por Erika Lemes-P+G Comunicação Integrada

Ergonomia evita doenças laborais

Como reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade 
A qualidade dos móveis do escritório deve ser sempre uma preocupação, independentemente do tamanho da empresa. 
Para se ter ideia, segundo uma matéria da Revista Cipa, publicação especializada na área de segurança e saúde no trabalho, o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. 

Dentre as medidas que reduzem o número de doenças provocadas principalmente pelo risco ergonômico, ou seja, má postura e movimentos repetitivos, está a ambientação do local de trabalho com móveis ergonômicos. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo. 

Consequências da má postura 
Não são só as pessoas que carregam materiais pesados e fazem esforços corporais intensos que estão sujeitas a doenças ocupacionais. Aquelas que precisam ficar durante longos períodos sentados em frente a um computador também estão expostos a riscos. 

Segundo o INSS, em 2017, a lombalgia, mais conhecida como dor nas costas e região lombar, foi o principal motivo de afastamento do trabalho no Brasil. Para se ter ideia, o número de casos registrados bateu a marca dos 83,8 mil. 

Além das dores na coluna, existem outras complicações que podem afetar trabalhadores: 

Hérnia de disco: provocada principalmente por má postura e muito esforço na região da coluna, a hérnia de disco pode provocar formigamento, falta de sensibilidade e dores que podem variar entre leves a muito fortes, até incapacitantes. 

Dor ciática: dentre as causas da dor ciática estão obesidade, sedentarismo e desvios posturais. Normalmente os sintomas começam na região das costas, e podem atingir a panturrilha. 

Escoliose: é caracterizada por curvatura ou deformidade na coluna vertebral e pode causar desconforto. 

O que é Ergonomia e qual a sua relação com produtividade? 

As principais causas da má postura são a própria inclinação corporal de cada indivíduo e também o mobiliário da empresa. 

De acordo com declaração do médico especialista em Saúde Ocupacional, Antônio Negrão Costa, concedida para a revista Brasília Encontro, “O mobiliário não ergonômico, isto é, inadequado às características dos usuários, pode levar à postura viciosa e este vício também causa doenças crônicas”.

A ergonomia é o estudo da interação saudável entre homem e máquina. Ou seja, seu papel é otimizar as condições de trabalho do ser humano, evitando, assim, doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. 

Isso ajuda o funcionário a se manter mais saudável e com melhor qualidade de vida. O principal benefício para a empresa é a redução de custos com absenteísmo e o consequente aumento de produtividade. 

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2015, traz um número relevante: empresas brasileiras gastam, anualmente, R$ 10 bilhões com despesas geradas por funcionários ausentes. 

Qual é o grande causador de ausência desses funcionários? 

Doenças e problemas de saúde 
Resfriados e gripes estão entre as causas de absenteísmo também, mas dados coletados pelo INSS identificaram que o afastamento prolongado se dá, sobretudo, pelos motivos de: dor lombar, dor na costa, câncer de colo de útero e pedra na vesícula. 

Como evitar absenteísmo e doenças provocadas pela má postura no ambiente de trabalho? 

O primeiro passo é investir em ergonomia, a começar pela escolha de mesas e cadeiras robusta, feitas para quem passa muitas horas do dia na frente do computador. 

As cadeiras por exemplo devem ser facilmente ajustáveis, tanto na altura como no encosto e no apoio de braços. O suporte de lombar também é importante, pois evita que o funcionário se esforce demasiadamente para sustentar a postura. 

A cadeira deve estar sempre nivelada com a mesa e também de acordo com a altura em relação ao computador. E deve ser confortável. Afinal, alguns profissionais chegam a ficar mais de 7 horas diárias ininterruptas sobre ela. 

Outra dica é conscientizar os funcionários acerca da importância de levantar e dar uma volta a cada hora de trabalho. Ir ao banheiro, beber água, fazer alongamentos, não importa. Desde que o funcionário se levante. 

De acordo com Wasni Esqueisaro Júnior, professor de ergonomia e médico do trabalho, para a publicação Projeto Design “Quando estamos sentados, a pressão (no disco intervertebral) é 50% maior do que quando estamos em pé. Por isso ninguém consegue permanecer muito tempo sentado na mesma posição”. 

Seu escritório mais ergonômico em poucas horas 
Agora que você sabe o tamanho da importância que a ergonomia representa, comece a traçar as estratégias para adaptar o seu escritório e atender a essas necessidades. 

Por meio do serviço de uma locação de móveis você pode repaginar o seu escritório por inteiro com mobiliário ergonômico, de acordo com as normas da ABNT e, ainda por cima, bonitos. Não se preocupe com tempo, a substituição pode ser feita em até poucas horas. 

Por Maria Gabriela Ortiz-agência SEO Marketing

25/01/2019

Hospital de Confresa apresenta irregularidades e sofre interdição

Já houve notícia de realização de procedimentos invasivos no local sem condições estruturais, equipamentos e funcionários essenciais para esse fim.
Reprodução/Internet
Liminar concedida ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, no município de Confresa, determina a interdição do Hospital e Clínica Dr Iron, até que seja apresentado à Justiça alvará de prevenção contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros, licença ambiental e alvará de funcionamento. O descumprimento da decisão implicará em pagamento de multa diária, conforme estabeleceu o magistrado Daniel de Sousa Campos.

Segundo o Ministério Público, a unidade hospitalar apresenta histórico de irregularidades e chegou a ser interditada em outra ocasião. Já houve notícia de realização de procedimentos invasivos no local sem condições estruturais, equipamentos e funcionários essenciais para esse fim; deficiências na estrutura física e de equipamentos, entre outros problemas.

Perícia realizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) atesta que a atividade desempenhada no local é considerada “de alta complexidade pela probabilidade de ocorrência de riscos à saúde, haja vista a necessidade de gerenciar adequadamente resíduos sólidos e líquidos, sob pena de causar doenças e impactos negativos ao meio ambiente”.

A clínica, conforme o MPMT, não possui licença ambiental, alvará de prevenção contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros, alvará de funcionamento e também não elaborou plano de gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde. “Não se pode concordar com a internação de enfermos em local que não possui as condições mínimas de segurança para tanto. Não é aceitável, ainda, que o hospital/clínica funcione à margem do ordenamento jurídico, por anos, quanto mais sem demonstração de sérios esforços para regularização”, finalizou a promotora de Justiça, Graziella Salina Ferrari..

FONTE: Assessoria

24/01/2019

Presidente do Inep diz que revisará antes questões do Enem para evitar ‘postura ideológica’ na prova

Marcus Vinícius Rodrigues tomou posse nesta quinta-feira (24). Ele afirma que seu cargo permite a vistoria do exame antes da aplicação.

Novo presidente do INEP diz que vai analisar conteúdo das provas do Enem
Jornal Hoje
Novo presidente do INEP diz que vai analisar conteúdo das provas do Enem
O novo presidente do Inep, Marcus Vinícius Rodrigues, disse nesta quinta-feira (24) que irá “analisar todo o banco de questões” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que tenha “uma postura não ideológica”. Ele afirmou ainda que, como presidente do órgão, poderá ter acesso antecipado à prova.

“Sem dúvida, uma dessas medidas [vai ser] analisar todo o banco de questões que nós temos, fazer com que esse banco de questões tenha uma postura não ideológica, fazer com que esse banco de questões priorize o que realmente é necessário: medir o conhecimento, respeitar as nossas crianças, respeitar os nossos adolescentes”, afirmou Rodrigues, em entrevista à imprensa, após a cerimônia em que tomou posse do cargo.

No evento, ele explicou em discurso que foram traçadas 32 ações consideradas prioritárias para o Inep, incluindo desde gestão de projetos a até uma "revisão criteriosa" dos indicadores de avaliações".
Marcus Vinícius Rodrigues tomou posse nesta quinta-feira (24) como presidente do Inep — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Declaração de Bolsonaro
Ele comentou também a declaração do presidente Jair Bolsonaro, em novembro, de que pretendia “tomar conhecimento da prova antes”, em razão da polêmica envolvendo uma questão sobre dialeto LGBT na edição passada. Disse aos jornalistas que Bolsonaro é presidente legítimo do país, mas que os aspectos legais disso serão discutidos.

“O presidente Bolsonaro é o presidente do Brasil, legítimo com 60 milhões de votos. Eu, presidente do Inep, posso ter acesso legal à prova. Isso vai ser conversado e, dentro de todos os aspectos técnicos, aspectos legais, isso será discutido”, afirmou.

Questionado se isso não iria ferir o sigilo da prova, respondeu: “O presidente do Inep pode fazer isso. Então, eu estou colocando que... eu não tenho ainda, estou chegando, isso será analisado de forma criteriosa. O nosso objetivo... quando às vezes o nosso presidente tem uma fala dessa é uma preocupação com o Brasil. Hoje nós temos um presidente que representa os anseios de uma mudança”.

Em gestões passadas, não era comum o presidente do instituto ter acesso à prova antes. "Uma coisa é não ser de praxe, outra coisa é ser legal. O presidente do Inep tem, sim, a autoridade pra ver a prova”, ressaltou.

Ele não quis explicar as razões pelas quais gostaria de ver o exame antes. Afirmou que, em breve, deverá ser convocada uma entrevista para detalhar as ações do Inep.

Nova postura
Rodrigues explicou que há uma "nova postura de governo" e que "um dos motivos" de estar no Inep é por respeitar os seus netos e a infância das outras crianças.

“Isso é uma bandeira muito importante, porque um dos motivos de eu estar aqui é respeitar os meus netos, respeitar a infância também das outras crianças. Então, nós temos como trazer posições respeitando os nossos valores. Eu não preciso chegar nos extremos nem de um lado nem do outro. Nós precisamos ter exames que venham a mensurar o conhecimento, conhecimento em matemática, conhecimento em português. É isso que vai levar o Brasil, é isso que vai levar os nossos estudantes a assumirem uma posição profissional de destaque”, afirmou.

Indagado se quis dizer que as provas de edições passadas do Enem "chegavam ao extremo", respondeu que "não disse isso", mas que "sempre é possível melhorar".

Ministro fala sobre ditadura
Na mesma cerimônia, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, comentou sobre episódios da história do Brasil. Disse que "nós estamos vivendo um ciclo a partir de (19) 46 em que alguns momentos são de volta ao esquema centralizador, como é o ciclo de 64-85, que foi querido pela sociedade brasileira".

Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília

MPE pede exoneração de mais de 170 servidores temporários e realização de concursos

Concurso terá que ser aplicado em até seis meses para evitar que exoneração atrapalhe serviços públicos
O Ministério Público de Mato Grosso notificou os municípios de Cotriguaçu e Juruena para que exonerem, em um prazo de 180 dias, a contar da data da notificação, todos os servidores que ocupam cargos públicos de forma temporária e contratados por meio de processo seletivo simplificado, com exceção de alguns cargos específicos, a exemplo de Agentes de Combate e Endemias e Professor.

Recomendou, ainda, a realização do concurso público de provas e títulos no Município de Juruena, que seja publicado com respeito às cotas, para o preenchimento de cargos públicos, incluindo o de procurador municipal, já que a necessidade de consultoria, assessoramento e representação jurídica, é permanente no município.

A prova do concurso terá que ser aplicada em no máximo 180 dias em Juruena, evitando que a exoneração dos servidores temporários prejudique a continuidade do serviço público.

Em Cotriguaçu a situação é um pouco diferente, pois existe concurso público ainda em andamento (Edital 01/2016), motivo pelo qual, segundo o promotor de justiça, a “Administração deverá preferir o preenchimento de vagas por meio de nomeação de servidores efetivos aprovados em concurso público de provas e títulos, no lugar de servidores temporários, mesmo que no edital conste apenas vaga para cadastro de reserva” .
Com essa Recomendação, o promotor de Justiça pretende solucionar o problema da contratação precária/temporária. “A regra é o concurso público. A administração pública deverá, primeiramente, privilegiar a nomeação dos candidatos aprovados para ocupar os cargos que atualmente são ocupados pelos servidores temporários”, observou. 

O promotor de Justiça Alvaro Padilha de Oliveira afirmou, também, que a notificação direcionada aos gestores de ambos municípios tem natureza recomendatória, “no sentido de prevenir responsabilidade civil e jurídico-administrativo, a fim de que no futuro não se alegue quanto sua responsabilidade de uma ação de improbidade administrativa”.

As recomendações preveem ainda que as prefeituras realizem levantamentos, em 30 dias, entre os comissionados (dos cargos técnicos e de chefia), direção e assessoramento, que sejam realmente necessários, respeitando um percentual de 50% de servidores efetivos ocupando os cargos, exonerando os de confiança os servidores que estejam em desvio de função.

Em Juruena, por exemplo, denúncias encaminhadas ao MP revelam a existência de pessoas contratadas a título precário no município, exercendo funções atribuídas a cargos previstos em concursos públicos; como de 5 enfermeiros, 4 contratados por processo simplificado e de 3 psicólogos, 2 contratados por processo seletivo simplificado.

Consta ainda que, em Cotriguaçu, dos 351 cargos existentes, 92 são preenchidos por meio de processo seletivo simplificado, ao passo que, em Juruena, dos 301 cargos, 82 são ocupados por servidores temporários, levando à conclusão de que em ambos os municípios “tal proporção indica a utilização inadequada da exceção constitucional”, afirmou o promotor de Justiça.

Da Assessoria

Países do BRICS e do Leste da Ásia vão contribuir para o ensino de negócios na Índia

Evento internacional em Bangalore reunirá gestores de escolas de negócios dos países pertencentes ao BRICS e Leste da Ásia para apresentarem suas boas práticas em Educação 

CURITIBA, 22/01/2019 - A Índia é o país onde se concentram o maior número de escolas de negócios do mundo (aproximadamente 3.300 instituições de ensino). Mas nem sempre quantidade quer dizer qualidade. Segundo dados da AMBA (Association of MBAs), apenas 36 instituições são certificadas internacionalmente por alguma agência acreditora. Além disso, embora a indústria indiana e seus talentos de gestão deixem sua marca no cenário mundial, as escolas de negócios não conseguem atrair estudantes internacionais, que representam apenas 2% do total de candidatos para cursos de pós-graduação no país. 

Mas qual é o caminho? Para fomentar a reflexão sobre as escolas de negócios da Índia, gestores de instituições de ensino superior pertencentes ao BRICS (nome de um conjunto econômico de países considerados "emergentes", formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e ao Leste da Ásia se reunirão para apresentar suas boas práticas educacionais durante a Conference on Management Education in India: Time to Transform, realizada pelo o Xavier Institute of Management & Entrepreneurship, nos dias 29 e 30 de janeiro, em Bangalore. O Brasil será representado no evento pelo ISAE Escola de Negócios, de Curitiba (PR). 

“A educação transforma as pessoas, que transformam o mundo. É nisso que acreditamos no ISAE e, para que isso ocorra, utilizamos metodologias inovadoras em sala de aula, em nossos produtos e no mercado. Na Conferência irei relatar como nossas parcerias internacionais - inclusive com a Organização das Nações Unidas e o Pacto Global - como nossa história no engajamento da implementação da agenda global, desde a fundação do Principles for Responsible Management Education (PRME), impulsionam e promovem a formação de líderes globalmente responsáveis e nos posicionaram como referência no assunto no cenário internacional”, relata Norman Arruda Filho, presidente do ISAE. “O conhecimento deve ser compartilhado e tenho certeza que também iremos trazer novas inspirações para o ISAE deste evento”, completa o especialista.

Por Ana Ornellas -IRR Comunicação Integrada

ERRATA: 13 fatos históricos que podem cair no Enem 2019

Os processos seletivos, assim como a sociedade, mudam e evoluem ao longo dos anos. Atualmente, as provas têm exigido cada vez mais conhecimentos gerais dos estudantes, mesclando informações da sociedade com competências específicas. Com isso, fatos históricos e datas relevantes no contexto político-social costumam estar presentes nas avaliações.

Maurício Paz, professor de História do Colégio Positivo, explica que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal processo seletivo do país, tende a ser o mais nacionalista possível. “O Enem tem se mantido, no âmbito da prova de ciências humanas, com um perfil de teste que exige conhecimentos e reflexões acerca da realidade brasileira. Assim sendo, temas relacionados ao Brasil são mais recorrentes do que temas internacionais. Mas quando as questões fazem alguma referência a um fato ou temática internacional, é comum que elas estabeleçam relações com a realidade brasileira”.

Além disso, o professor comenta que, apesar das recentes modificações no alto escalão que rege o Enem, a prova deste ano dificilmente terá grandes diferenças das últimas edições: “como o Enem é elaborado a partir de um banco de questões previamente testadas e calibradas segundo a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), é muito difícil que hajam modificações imediatas, uma vez que o banco de questões foi construído ao longo de 21 anos de existência do exame”.

O professor Maurício Paz, e o coordenador da área de História do Sistema Positivo de Ensino, Norton Frehse Nicolazzi Junior, separaram alguns acontecimentos históricos que completam jubileu em 2019 e têm maior chance de serem abordados nas provas:
10 anos do Novo acordo Ortográfico (2009).
10 anos do surto de H1N1 no Brasil (primeira pandemia do século XXI) (2009).
25 anos do Plano Real (1994).
25 anos da morte de Ayrton Senna (1994).
30 anos do falecimento do pintor Salvador Dali (1989).
30 anos da queda do Muro de Berlin (1989).
30 anos da fundação da cidade de Palmas como capital do novo estado Tocantins (1989).
30 anos das primeiras eleições diretas para presidente após a ditadura civil-militar brasileira (1989).
40 anos da posse de Margaret Thatcher como primeira ministra do Reino Unido (1979).
50 anos de Woodstock (rock'n’roll, movimento hippie e contracultura) (1969).
50 anos da chegada do homem à Lua (1969).
100 anos do Tratado de Versalhes (1919).
230 anos da Tomada da Bastilha em Paris e início da Revolução Francesa (1789).

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina, em 2017, a unidade do Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR) e, em 2018, duas unidades em Ponta Grossa (PR), Colégio Girassol e Colégio Positivo Master.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Da Central Press via E-mail

Alfabetização e ensino domiciliar são metas do governo na Educação nos 100 primeiros dias

Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, apresentou prioridades
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante apresentação das metas de 100 dias de governo Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo
O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como meta para os 100 primeiros dias de governo o lançamento de um projeto de alfabetização, batizado de "Alfabetização Acima de Tudo". Já o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos pretende regulamentar o ensino domiciliar.

O MEC vai lançar um "programa nacional de definição de soluções didáticas e pedagógicas para alfabetização", com o objetivo de propor um "método para redução do analfabetismo a partir de evidências científicas".

— Uma meta importantíssima. O Brasil ainda tem 6% de analfabetos. O Brasil termina, se não me falha a memória, o primeiro grau com 30% de analfabetos funcionais. Então temos aí uma questão gravíssima. E poder se debruçar, o ministro (Ricardo) Vélez e a sua equipe, sobre as questões que envolvem a alfabetização é algo muito valioso e muito importante. Não é possível que as crianças cheguem à 7ª, 8ª série sem saber ler nem saber escrever — afirmou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante a apresentação das metas de cada pasta. 

A equipe do ministério estuda banir métodos globais de ensinar a ler e escrever, que costumam ser associadas à teoria construtivista de desenvolvimento cognitivo, para promover o método fônico. No fônico, a aprendizagem começa das letras e sílabas até chegar às palavras. Nos métodos globais, o caminho costuma ser inverso, partindo de textos e experiências sobre as funções da linguagem para se chegar às letras e sons, mas focando na compreensão da leitura.

No Brasil, em geral se adota a abordagem construtivista, mas não há regra única. Especialistas divergem sobre a eficácia da medida planejada pelo governo e apontam que a combinação de diferentes técnicas com alfabetizadores bem formados é o mais importante.

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos quer regulamentar o ensino domiciliar por meio de uma medida provisória (MP). No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que a prática não é permitida no Brasil. A maioria dos ministros concordou que a Constituição Federal não proíbe o ensino em casa. No entanto, como não há lei regulamentando o ensino domiciliar, não haveria como instituir essa alternativa no país. Uma MP, portanto, seria um caminho para permitir a prática.

— (A ideia é) Regular um direito que já foi reconhecido no STF. Se espera atender algo em torno de 15 mil crianças e adolescentes que atualmente são educadas em casa — disse Onyx.

Por Daniel Gullino do oglobo

Mourão modifica Lei de Acesso à Informação e dificulta acesso a dados do governo

Mudança não foi debatida no Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Controadoria Geral da União (CGU)
General Mourão (esq.) assumiu a Presidência durante a ausência Bolsonaro (dir.) / Evaristo Sá/AFP
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, publicou nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União um decreto que permite que servidores comissionados e dirigentes de fundações, autarquias e empresas públicas classifiquem dados públicos como "sigiloso" e "ultrassecreto", impedindo o livre acesso pela população. Se uma informação é considerada "ultrassecreta", ela só pode se tornar pública depois de 25 anos. Antes, essa "barreira" no acesso aos dos documentos só podia ser feita pelo presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado e autoridades equivalentes, além dos comandantes das Forças Armadas e chefes de missões diplomáticas no exterior.

Mourão assumiu a presidência da República durante a viagem de Jair Bolsonaro (PSL) a Davos, na Suíça.

O decreto modifica a Lei de Acesso à Informação (LAI), que entrou em vigor em 2012 durante o governo Dilma Rousseff (PT), criando mecanismos para que qualquer pessoa física ou jurídica tivesse acesso às informações públicas dos órgãos e entidades, sem necessidade de apresentar justificativa para a consulta.

O integrante do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Controadoria Geral da União (CGU), Manoel Galdino, foi o primeiro membro do governo a se pronunciar sobre o caso. Em entrevista ao portal G1, ele explicou que o assunto não foi discutido na última reunião do conselho: "Pegou a gente de surpresa. Precisamos pedir esclarecimentos ao governo de quais são as razões. É problemático que uma medida de alteração do que é sigiloso seja feita sem discutir com a sociedade civil. Eles não tiveram transparência para alterar um decreto justamente sobre o tema".

Parlamentares de oposição ao presidente Bolsonaro reagiram pelas redes sociais. A deputada federal reeleita Margarida Salomão (PT-MG) foi enfática em sua conta no Twitter: "É a volta da censura. O governo recorre mais uma vez a um decreto para fazer mudanças de forma autoritária. Aliás, autoritarismo é a palavra correta". 

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) usou a mesma rede social para criticar o decreto assinado por Mourão: "Depois das movimentações financeiras suspeitas e das relações do clã Bolsonaro com milicianos, o governo enfraquece a Lei de Acesso à Informação dando poder a assessores p declarar que um documento é sigiloso. Um ataque à transparência e à democracia".

Também pelo Twitter, Alexandre Padilha (PT-SP), deputado e ex-ministro da Saúde, lamentou a medida e lembrou que a imprensa utiliza amplamente a Lei de Acesso à Informação para fiscalizar os três poderes: "Principal instrumento da sociedade para se informar sobre o que os governos querem esconder, a LAI era muito utilizada por jornalistas investigativos".


Do Brasil de Fato | São Paulo

Ministério Público acionará governo Caiado na Justiça contra calote no salário de dezembro

Minutos depois de encerrada a reunião com representantes de sindicatos e associações de servidores na manhã desta quinta-feira, o Ministério Público anunciou que vai representar na Justiça para obrigar o governo a pagar imediatamente o salário de dezembro. 
Concluíram que o governo de Ronaldo Caiado (DEM) só respeita o direito do funcionalismo na marra.

Do goias24horas

23/01/2019

pensamentos de claudionor sena

Vamos buscar nosso amor no vento, para encontrar nosso amor no ar.
E eu só sei que como o vento em todo lugar vou te procurar.
Vamos unidos com um alento.
Que o nosso amor nunca vai se acabar.
E eu só sei que como a brisa;
Em todo lugar vou te procurar;
Não deixa meu amor, não deixa;
Não deixa o vento levar;
Esse amor que nasceu...
Nasceu para ficar...

Por claudionor sena

Presos filmam motim e protestam contra falta de água e energia em presídio de Jaraguá

Não houve feridos ou mortos. Nas imagem, detentos aparecem com rostos cobertos cobrando melhorias.
Presos filmam motim e protestam contra falta de água e energia em presídio de Jaraguá
Presos fizeram um motim no presídio de Jaraguá, na região central de Goiás e filmaram a ação. Eles reclamaram de quedas de energia e falta de água na unidade. Não houve feridos ou mortos.

Em nota, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que investiga "as responsabilidades e autorias do princípio de motim" e "de telefone celular pelo qual imagens da ocorrência foram realizadas". O órgão não informou se o aparelho foi apreendido.

O motim começou na noite de terça-feira (22). A unidade tem cerca de 170 presos, o dobro da capacidade planejada. Segundo a promotoria da cidade, os presos provocaram um curto circuito em uma das alas como forma de protesto.

No vídeo feito pelos detentos, eles aparecem com os rostos cobertos e cobram água e energia elétrica na unidade. Em outra imagem, é possível ver um agente prisional jogando uma bomba de gás lacrimogênio por uma pequena janela que dá acesso ao local onde os presos estavam.

O motim durou cerca de duas horas. Policiais civis e militares foram ao local para dar apoio e fortalecer a segurança na unidade.
Detentos fazem motim em presídio de Jaraguá — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Por Vitor Santana, G1 GO

Prefeitura de Abadia de Goiás recupera estradas vicinais.

O trabalho da equipe da Secretaria de Transporte e Estradas asseguram ainda mais eficiência e comodidade na zona rural no município de Abadia de Goiás. 
O prefeito Romes Gomes, da tranquilidade, no ir e vir e melhor fluxo da produção e comodidade na rotina de moradores da zona rural de Abadia.

O executivo municipal está executando um conjunto de fatores que mobiliza os profissionais da Secretaria de Transporte e Estradas, coordenada pelo secretário Altair Gomes, para a manutenção das estradas rurais e vicinais do município. As ações da secretaria são permanentes garantindo melhorias para aqueles que circulam pelas estradas que cortam a zona rural do município. 
Um dos locais contemplados com serviços de recuperação das estradas são as estradas da região sul da cidade, setor Recanto dos Dourados que recebeu manutenção, cascalhamento e terraplanagem.
 







Ensino médio fora do país proporciona vantagem competitiva para quem volta ao Brasil ou segue no exterior

Por Daniel Ramirez
São várias as competências adquiridas que conquistam os recrutadores
Quando resolveu cursar o High School em Nova York no ano de 2014, Maria Helena Tahan Farina não imaginava o impacto que a experiência teria em sua jornada profissional. De volta ao Brasil após a conclusão do curso e aprovada em várias faculdades – incluindo algumas internacionais -, está no segundo ano de direito em uma tradicional instituição de São Paulo e já tem no currículo a passagem por dois dos mais renomados escritórios de advocacia do país. Segundo ela, as competências adquiridas na EF Academy New York foram determinantes para o sucesso no mercado de trabalho.

“Além de toda a preparação acadêmica, a escola recebe 80 nacionalidades diferentes, então a variedade de culturas proporciona um maior aprendizado, facilidade de contato e trato com as pessoas. Meus chefes sempre falam que sou segura ao falar, que não tenho vergonha ou dificuldade para comunicar minhas ideias. Isso veio da experiência de morar fora”, analisa Maria Helena. “O intercâmbio da EF Academy tem muito impacto no mercado de trabalho, porque vai além dos programas clássicos. E meu inglês, que já era bom, ganhou fluência. O domínio da língua se destaca muito em processos seletivos e também em reuniões”, completa ela, que além das aulas regulares pode se dedicar a atividades esportivas e culturais durante o Ensino Médio no exterior. “Foi a melhor coisa fazer o high school. No terceiro ano há uma pressão enorme, eu não estava decidida e foi fundamental para me conhecer como pessoa e determinar melhor o meu perfil”, conclui a jovem.

Irmão de Maria Helena, Michel Farina também fez o High School, mas, diferentemente da irmã, seguiu em Nova York, onde após um ano na EF Academy entrou para a Emerson College, em Boston. “Optei pelo ensino médio fora porque fazer faculdade nos Estados Unidos sempre foi meu objetivo. A experiência foi excelente e abriu muitas portas para mim. Tínhamos uma espécie de conselheiro que nos ajudava a escolher as universidades e também com direcionamento para aulas especiais focadas no ACT, a prova que equivale ao vestibular. Entrei na faculdade que está no ranking das top 10 de comunicação do país, onde me formei em marketing e comunicações. Estava muito preparado e a adaptação foi bem fácil”, conta Farina, que hoje trabalha no maior e-commerce de luxo do mundo em Nova York. “As pessoas sempre ficam muito bem impressionadas nas entrevistas de emprego. Toda minha formação acadêmica do high school até a faculdade aqui me deu bom preparo para o mercado de trabalho”, completa.

Sobre a EF Academy

Com anos de experiência, a EF Academy tem um histórico de 100% de sucesso em admissões universitárias. As suas escolas internacionais, com abordagens de ensino altamente personalizadas, proporcionam aprendizado participativo aos estudantes do High School, em três diferentes câmpus, um nos Estados Unidos e dois na Inglaterra, todos com instalações modernas e professores experientes. Seus alunos, oriundos de mais de 75 países, tornaram-se parte do seleto grupo aceito em universidades como Yale, Columbia, Berkeley, Oxford, London School of Economics, Australian National University, University of Hong Kong e University of Amsterdam.

Educação: a grama tão verde do vizinho

Por Norman de Paula Arruda Filho
A Alemanha está nos noticiários por aprovar jornada de trabalho de 28 horas semanais, porém, ao lançar o olhar para este país outro dado me chama a atenção: o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Dados de 2016 mostram que o governo federal e os setores econômico e científico alemães investiram 2,94% do Produto Interno Bruto em pesquisa e desenvolvimento contra 2,03% dos outros países da União Europeia e gerando um abismo quando comparado ao Brasil, que em 2015, investiu 0,63%, o equivalente a R$ 37,1 bilhões contra os 92,2 bilhões de euros da Alemanha.

Porém, mesmo sofrendo de um problema que nos é familiar: a mobilidade social (um aluno pertencente às classes sociais mais baixas terá poucas oportunidades para ascender socialmente em relação aos seus pais), o “pulo do gato” dos alemães atualmente está na atenção dada a transição do aluno ao mercado de trabalho.

Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o nível de desemprego entre adultos que se formaram no ensino secundário em um curso técnico chega a apenas 4,2%. Já para jovens entre 15 e 19 anos que não estão estudando ou trabalhando chega a 8,6%, um dos menores níveis entre os países-membros da organização. Além disso, eles têm uma classe média forte, com 58% da população ganhando entre € 2.400 e € 5.000, mesmo profissionais que se formam somente no ensino secundário têm um poder de compra considerado socialmente satisfatório, o que mantém a economia aquecida.

Investimento em pesquisa e desenvolvimento aliado a programas de aprendizagem que auxiliem na inserção dos jovens no mercado de trabalho nos distancia ainda mais da realidade alemã. Mas como podemos diminuir essa distância já que a projeção de investimento nessa área não nos é promissora? Devemos e podemos promover parcerias internacionais e incentivar o investimento da iniciativa privada para o preparo de nossos jovens para a profissionalização.

Como professor e gestor de uma instituição de ensino, sou inquieto e procuro sempre trazer inovações para a sala de aula. Hoje, mais do que nunca, é fundamental buscar continuamente a troca de conhecimento entre players internacionais e com as iniciativas globais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). A sala de aula mudou. Nela, temos que incentivar os alunos a serem sedentos por conteúdos extraclasse, cases de sucesso e, principalmente, experiências reais. Quem não se desprender da teoria, ficará estagnado em um mercado profissional cada vez mais dinâmico.

A dimensão global do Dia Internacional da Educação, celebrado neste dia 24 de janeiro, serve para refletirmos sobre seu real significado. Se não podemos investir, devemos não só abrir as fronteiras para a pesquisa científica como incentivar convites para parcerias em prol da sustentabilidade das nações em todas as suas nuances, sejam elas de primeiro mundo ou não. Quem sabe um dia, com muita criatividade e inspiração, chegaremos no padrão alemão.

*Norman de Paula Arruda Filho é Presidente do ISAE Escola de Negócios, conveniado à Fundação Getulio Vargas, professor do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE/FGV, e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial do Paraná (ACP).

UNINASSAU participa de reunião com primeira dama

A UNINASSAU está entre as instituições que participam de um encontro sobre doenças raras e pessoas com deficiência, com a primeira dama, Michele Bolsonaro. O encontro acontece em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 23 e também contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e da ministra da da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Com diversos projetos sociais na área, a UNINASSAU se destaca pelo trabalho com as relações humanas e assistenciais, como os projetos Mães Produtivas, Sorriso Especial e Circo Social.

Por Silvia Fragoso

Prazo para apagar incêndio?

Por Carlos Rodolfo Schneider
O governo recém-empossado tem o desafio de enfrentar uma forte crise das contas públicas, cujo auge aconteceu em 2015, quando o déficit nominal chegou a 10,2% do PIB, vindo de 2,3% em 2012 e com previsão de fechar 2018 com 7,3%. Um recuo importante, fruto de reformas já implementadas nos últimos dois anos, como a Lei do Teto dos Gastos. Para que essa trajetória se sustente e possa continuar, todavia, é imprescindível que outras medidas sejam implantadas, a começar pela reforma da Previdência, para desarmar uma verdadeira bomba-relógio fiscal. Representando já mais da metade dos gastos públicos primários, aposentadorias e pensões constituem de longe a maior fonte de desequilíbrio das finanças do governo.

A discussão que se estabeleceu é sobre a pressa de implantar as mudanças. Certamente tudo que não for feito hoje será mais caro amanhã. Além de deixar o país mais vulnerável a choques, como nos mostrou o recente exemplo da Argentina, onde o presidente Mauricio Macri criou um plano para modernizar a economia do país e formou equipe altamente qualificada. Imaginou, porém, que teria condições favoráveis para implantar as medidas gradualmente. Só não contava com a quebra da safra agrícola e com a deterioração das condições externas, que desencadearam um ataque especulativo à moeda do país, derretendo conquistas importantes do seu governo e obrigando-o a bater às portas do Fundo Monetário Internacional para evitar a insolvência. Machiavel já havia alertado que o mal se faz de uma vez, e não aos poucos. É no início do governo, antes da deterioração do capital político.

Exemplos de outros países mostram que os esforços para superar crises fiscais com cortes de gastos públicos valem a pena, ao contrário dos que buscam a solução no aumento de tributos, que não passa de maquiagem tóxica. A Dinamarca, por sua vez, demonstra que a escolha não deve ser entre Estado grande ou pequeno, e sim entre obeso ou musculoso, entre eficiente ou ultrapassado.

É hora de apagar incêndio. Pedir prazo numa hora dessas não parece razoável.

Carlos Rodolfo Schneider, empresário e coordenador do Movimento Brasil Eficiente

22/01/2019

Artigo: A educação brasileira diante do espelho

Por Janguiê Diniz
Vivemos em um país enorme cujas fronteiras delimitam muito mais do que território. Delimitam populações com culturas, tradições e desafios tão diversos que não há quem questione o fato de termos diversos brasis dentro do Brasil.

Em um contexto tão amplo e diversificado, desenvolver políticas públicas que atendam a todos de forma indistinta, como preconiza a nossa Carta Magna, não é uma tarefa simples. Qualquer recorte que se pegue envolve milhões de pessoas. Por exemplo, apenas no universo da educação superior o país tem mais de 8,2 milhões de estudantes, quase a população de Israel, nação que se destaca por sua capacidade de inovação e que tem 8,4 milhões de habitantes.

A realização de ações e programas voltados para um público tão grande e distinto não seria possível sem o amparo de dados e análises de qualidade. São necessárias informações que apontem o norte na busca pela melhoria do bem-estar da população e do progresso do país como um todo.

Nesse cenário o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem sido de extrema relevância. Hoje, sabemos exatamente quantos alunos estão nas salas de aula e o perfil deles; quantas e onde estão as instituições de educação superior brasileiras; a quantidade e o grau de formação dos nossos docentes; e outros diversos dados.

São números que, associados a muitos outros, nos permitem não só conhecer a realidade, mas ir além. Por meio deles é possível dimensionar desafios e necessidades que estão apresentadas, mas que muitas vezes ficam escondidas entre um dado e outro. Uma análise detalhada dos dados nos convida a extrair deles soluções ou alternativas capazes de contribuir para o equacionamento da relação entre demanda e oferta; entre anseios e possibilidades; entre onde estamos e onde queremos chegar.

Por exemplo, dados recentes do IBGE mostram que pessoas com educação superior completa possuem rendimento médio aproximadamente 3 vezes maior do que o daquelas com ensino médio completo. Apesar disso, apenas 17% dos jovens adultos brasileiros, com idades entre 25 e 34 anos, possuem graduação.

As estatísticas que relevam esse cenário também indicam o quanto estamos distantes de atingir as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. Para alcançar a taxa bruta de matrículas estipulada na meta 12 é preciso que o número de novas matrículas cresça 4,8% ao ano até 2024. Para atingir a taxa líquida o desafio é ainda maior: sem o crescimento de 8,1% ao ano nas matrículas não conseguiremos garantir 33% da população de 18 a 24 anos matriculada na educação superior.

A transformação de números aparentemente frios em análises que permitam confrontar a realidade com as necessidades; mapear tendências; e discutir políticas públicas é algo que contribui não só para a elaboração de ações necessárias e adequadas à realidade do país, mas também para a abertura de caminhos que podem ser trilhados por setores estratégicos, como o particular de educação superior, de modo a cooperarem para o êxito da política governamental.

Nesse sentido, em evento recente realizado na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o Inep confrontou as instituições particulares de educação superior com estatísticas do Censo 2017 associadas a resultados da educação básica em avaliações de desempenho e do censo desse nível educacional.

Em síntese, a intersecção de dados feita pelo Instituto evidenciou a relação entre o baixo desempenho dos estudantes da educação básica com a carência de professores formados para atuar na disciplina que lecionam. Nos últimos anos do ensino fundamental, apenas 62,5% dos professores de língua portuguesa e 50% dos docentes de geografia são graduados nas respectivas áreas.

Diante dessa realidade o Inep provocou as instituições de educação superior a ofertarem mais vagas em áreas específicas da literatura, o que exclui Pedagogia. Entretanto, na contramão dessa necessidade está a realidade enfrentada cotidianamente por professores, que precisam superar obstáculos que vão desde baixas remunerações até a falta de material para trabalhar e o desrespeito por parte de alunos.

Pesquisa realizada em 35 países, pela Varkey Foundation, constatou que o Brasil é a nação que menos prestigia seus docentes. Aqui, apenas 9% das pessoas acham que os alunos respeitam os educadores em sala de aula e 88% consideram a profissão de professor como sendo de "baixo status".

Enquanto esse for o cenário que aguarda profissionais que dedicam três ou quatro anos de suas vidas a uma graduação, o setor particular de educação superior pode ofertar quantas vagas forem que o problema não será resolvido. O entrave não está na oferta, mas na demanda.

A carência de professores qualificados para atuar em sala de aula não é novidade. Há tempos os dados evidenciam essa realidade, assim como tantas outras. Apesar disso, nas últimas décadas pouco foi efetivamente feito para mudar esse panorama.

Como afirmei antes, dados e estatísticas descortinam cenários ocultos, mas também jogam luz sobre realidades e necessidades que muitas vezes relegamos a segundo plano. Entretanto, como evidenciam os números apresentados pelo Inep e tantos outros que ajudam a mapear o nosso país, se governos e sociedade civil não construírem soluções conjuntas não existirão saídas possíveis.

O setor particular de educação superior nunca se furtou a trabalhar de forma conjunta com o governo de modo a contribuir para a construção da nação mais educada e desenvolvida que todos almejamos. Entretanto, nesse caso específico, a solução exige que antes de qualquer coisa sejam desenvolvidas políticas públicas de estímulo à carreira docente. Só assim será possível equalizar a relação entre oferta e demanda por professores nas escolas brasileiras. Não há alternativa.

Janguiê Diniz - Mestre e Doutor em Direito - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - janguie@sereducacional.com
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.