Noticias em geral: Compromisso com a Verdade, transparência e Responsabilidade Fone: (62)8522-9467 / E-Mail: selzyquinta@gmail.com / TEIR SUSPENSÃO (62(-99301-2197 / Abadia Em Foco Fone: (62)8522-9467 E-Mail: selzyquinta@gmail.com
30/04/2020
29/04/2020
Artigo: Falta de saneamento pode ser tão letal quanto o coronavírus
André Ricardo Telles *
No Brasil, temos uma combinação perigosa da triste realidade sanitária nas comunidades, em que falta saneamento básico e acesso à água potável, unida à escassa alimentação saudável para as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade, resultando em sérios problemas de saúde. Para piorar ainda mais essa situação, a chegada do novo Coronavírus no país fez com que essas pessoas perdessem sua principal renda, que em muitos casos parovém do trabalho autônomo ou informal, além de lidar com os filhos em casa, sem ir à escola por conta do isolamento social, decretado para diminuir o alastre da doença.
Com todos em casa, em um ambiente sem recursos, onde muitos lares são construídos em área de risco, o acesso restrito à água, falta de canalização e ausência de tratamento de esgoto são realidades preocupantes, além da alimentação precária. A partir disso, a população fica à mercê da falta de estrutura, como sempre esteve e, se não houver complicações devido à COVID-19, pode haver a possibilidade de ficar doente por conta da água não tratada. Atrevo-me a dizer que tais combinações podem ser ainda mais letais que a própria pandemia.
Nesse período, em que as crianças estão fora das escolas e os pais afastados de seus empregos, temos um cenário devastador, com aumento do custo de vida das famílias, principalmente em alimentação e higiene, e tendo que lidar com a falta de renda adequada, ou seja, combinação devastadora. Estima-se, ainda, que aproximadamente 72% dessas famílias não possuem renda estável e muito menos reserva de emergência, então, como podemos cobrar deles tal precaução, se a realidade nas favelas brasileiras é munida de viver “um dia após o outro”, seria desumano, não?
Como especialista em saneamento e tratamento de esgoto, o que mais me preocupa é saber que, segundo o INBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada), 5 milhões de brasileiros não possuem abastecimento de água tratada e o estudo da instituição ainda aponta que quase 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto nas comunidades, o que demonstra uma realidade comum entre crianças e jovens que circulam sobre esgoto a céu aberto, podendo contrair doenças tão perigosas como o novo Coronavírus, incluindo intoxicação alimentar, leptospirose, hepatites, febre amarela, dengue, chikungunya e mais 20 vetores que se desenvolvem pela falta de saneamento.
A displicência histórica dos investimentos em saneamento, fez com que o Brasil tenha gasto R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos para tratar doenças provocadas pela falta de saneamento básico, conforme dados do Ministério da Saúde.
Assim, Investir em saneamento básico é fundamental para garantir condições dignas de sobrevivência e higiene, o que resulta em condições sustentáveis no SUS, pois diminuirá os casos de doenças provocadas pelo contato com água contaminada, além de permitir que essas pessoas em situação de vulnerabilidade tenham uma condição de vida melhor. E, após a pandemia, nós vamos precisar de todos os brasileiros unidos para reerguer a economia, pois agora o foco é a saúde e bem-estar de todos. Por isso, precisamos permitir o acesso à condições saudáveis, para que no futuro todos possam entrar no mercado de trabalho, gerar riquezas para nosso pais e desenvolver a nação novamente.
*André Ricardo Telles é presidente Executivo da ECOSAN Water Technologies e Vice-Presidente do Sindesa
28/04/2020
Coronavírus no Uruguai | A história do navio de cruzeiro australiano com covid-19 rejeitado por vários países e o "corredor humanitário" encontrado em Montevidéu
Por Ana Pais BBC News Mundo

Os portos do Chile e da Argentina fecharam devido ao surto de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
A situação no navio ficou ainda mais complicada quando 128 dos 217 passageiros e tripulantes deram positivo para o vírus .
Eles nem sequer foram recebidos nas Ilhas Malvinas / Ilhas Malvinas, um território não autônomo administrado pelo Reino Unido, pois as autoridades locais disseram que não tinham capacidade para lidar com o alto número de pessoas infectadas.
Assim, Greg Mortimer, que partiu em 14 de março quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 142.000 casos e 5.400 mortes, acabaria ancorando nas águas uruguaias em 27 de março.
Ignore as recomendações Vocêtambém pode estar interessado em
Fim das recomendações.
"Em momentos complexos, é quando uma nação toma a difícil decisão de ajudar os outros. Por favor, Uruguai, aceite a profunda apreciação da Austrália por sua compaixão", twittou o embaixador australiano na Argentina, Brett Hackett.
A mensagem incluía uma foto de um lençol pendurado no corredor do navio de cruzeiro com a mensagem: "Obrigado Uruguai" , manuscrita ao lado de vários corações.
"A ajuda humanitária faz parte de quem somos. É um legado que herdamos e que assumimos com responsabilidade e alegria", respondeu o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Ernesto Talvi.
"Para nós uruguaios, fornecer ajuda humanitária nunca foi uma opção, mas um imperativo ético ", escreveu Talvi em outra das muitas mensagens que ele respondeu via Twitter das autoridades governamentais da Austrália e da Nova Zelândia, mas também de jornalistas, passageiros e familiares.
"Corredor humano"
Desde a sua chegada, o governo uruguaio forneceu exames médicos presenciais e pelo WhatsApp para o navio, e pelo menos oito passageiros tiveram que ser evacuados e hospitalizados em Montevidéu por sofrerem sintomas graves da covid-19.
Direitos autorais da imagemGETTY IMAGESLegenda da imagemO navio de cruzeiro Greg Mortimer chegando ao porto de Montevidéu.

No sábado, 112 das pessoas a bordo, incluindo saudáveis e infectadas, puderam viajar para seus países em uma operação de segurança que envolvia a criação de um "corredor humanitário" do porto de Montevidéu ao aeroporto de Carrasco, a cerca de 30 km de distância. .
Eram 96 australianos e 16 neozelandeses que viajaram em um voo - com equipamentos especiais e médicos a bordo - para a cidade de Melbourne.
"Isso é para ganhar uma Copa do Mundo: bandeiras voando nas varandas, vizinhos aplaudindo " , twittou Talvi, junto com um vídeo em que mais de uma dúzia de motos e carros da polícia são vistos abrindo espaço para os ônibus com os passageiros, que vão buzinando amigável em cumprimentos.
A operação, descrita como "espetacular" pela mídia uruguaia , recebeu cobertura ao vivo e "Austrália" se tornou uma tendência local no Twitter.
É que a operação tocou uma das fibras mais sensíveis dos uruguaios: o orgulho de um país pequeno, mas grande.
" Ele se ajoelhou, beijou nossa terra e partiu . Agora, sim, todos nós a bordo do avião, para nossos queridos amigos australianos e neozelandeses que dizemos: muito boa viagem e até breve", escreveu o chanceler em outro tweet.
A mensagem foi acompanhada de um vídeo em que o passageiro é visto, usando equipamento completo de proteção à saúde, ajoelhado com dificuldade para fazer o gesto de agradecimento.
Entre os testemunhos emocionais que circularam está a carta assinada por um passageiro identificado como Steve, que diz que "se apaixonou" pelo país e que retornará com sua esposa para agradecer o "apoio extraordinário fornecido" com um aperto de mão . "Porque então podemos fazer isso", esclarece.
"Enquanto isso, e em conformidade com os protocolos de distanciamento social, devo agradecer extremamente inapropriadamente ... mas saiba que o fazemos com lágrimas nos olhos e sorrisos no coração".
Na terça-feira, o Uruguai estava trabalhando com a Aurore Expeditions e outros governos para evacuar e repatriar as 105 pessoas restantes, que incluem cidadãos dos Estados Unidos e da União Europeia, entre outros.
Direitos autorais da imagemGETTY IMAGESLegenda da imagemPelo menos oito passageiros de cruzeiros tiveram que receber atendimento médico em Montevidéu por apresentar sintomas graves da covid-19.

A situação de Greg Mortimer é apenas um exemplo das múltiplas complicações que os navios de cruzeiro experimentaram em todo o mundo durante a pandemia.
De fato, vários meios de comunicação australianos contrastaram a atitude do Uruguai com a de seu próprio governo.
A Austrália está atualmente em uma disputa legal com uma empresa de cruzeiros depois de ter ordenado que navios de bandeira estrangeira se retirassem de suas águas.

PERGUNTAS PRINCIPAIS: Quais são os sintomas e como são transmitidos?
TRATAMENTOS: Como eles estão combatendo o coronavírus
PREVENÇÃO: O que você pode fazer para evitar o contágio
Agora você pode receber notificações da BBC Mundo. Baixe a nova versão do nosso aplicativo e ative-a para não perder nosso melhor conteúdo.
Aviso: O conteúdo de sites externos e de terceiros pode conter publicidade
Fim da publicação do número do YouTube da BBC News World
Aviso: O conteúdo de sites externos e de terceiros pode conter publicidade
Por Ana Pais (@_anapais) BBC News Mundo
Assinar:
Postagens (Atom)
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.
Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
Destaques Da Semana
-
Oferece aos seus clientes Produtos e Serviços: - Álbuns\ Molduras - Porta - Retrato - Revelação Digital em Geral - Canecas ...
-
Landerson, parabéns, meu querido sobrinho. Sinto imensamente feliz por ter um sobrinho tão especial como você, um sobrinho genial, absol...
-
Mudanças desconfiguram programa e prejudicam a economia A comissão mista no Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória (MP) 90...
-
Com voz embargada ao começar e dizendo-se emocionado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o me...
-
Dizem que quando a Sagrada Família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus ,as flores do caminho iam-se abrindo à...
-
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes abriu inscrições para interessados em montar barracas de comércio na GO-060, Rodovia dos ...
-
Segundo a polícia, moradores da proximidade ouviram sons de tiros e ligaram para a PM, que encontrou os corpos. Três jovens foram enco...
-
Duas pessoas morreram na noite deste sábado(13) na BR 060, km 189, em Guapó, após ocorrer uma colisão frontal entre uma motocicleta e um H...
-
Futuro senador informou que não vai prestigiar as posses do governador eleito, Ronaldo Caiado, e do presidente eleito, Jair Bolsonaro ...
Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.
Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.
Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.
Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.
O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.