01/04/2020

Cotado para a vice de Iris, Paulo Ortegal muda domicílio para Goiânia

Auxiliar mais próximo de Iris Rezende (MDB) e principal cotado para a sua vice em uma eventual tentativa de reeleição neste ano, o secretário municipal de Governo, Paulo Ortegal, transferiu o seu domicílio eleitoral de Abadia de Goiás para Goiânia.
Como o ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios é tido como aliado fiel de Iris, a movimentação que segue o calendário eleitoral definido pelo TSE foi entendida nos corredores do Paço Municipal como indicativo de que o prefeito tem, no mínimo, a intenção de deixar aberta a possibilidade de disputar as eleições neste ano.

Ortegal recebeu convites para se filiar a partidos como o DEM do governador Ronaldo Caiado, que apoia uma candidatura irista, e o Patriota, mas, conforme apurado pela coluna, a tendência é a de permanência no MDB. 


Por Caio Henrique Salgado
Do O POPULAR

MULHER DE É BALEADA AO ASSALTAR PEDESTRE NA AV. LIBERDADE, NO

Segundo a PM, trio de assaltantes avistou policiais e disparou contra viatura, alvejando o parabrisa dianteiro do veículo

Uma mulher foi baleada e presa após ser flagrada praticando um assalto a um transeunte na Avenida Liberdade, no Garavelo Park, em Aparecida de Goiânia.

A ocorrência foi registrada na tarde desta 2ª feira (30).

Além dela, outro homem e 1 menor de idade também foram presos suspeitos do crime.

Flagrante e troca de tiro

Segundo a Polícia Militar (PM), uma equipe flagrou o momento em que a vítima, rendida, entregava o celular e a carteira aos suspeitos.

Ainda conforme os militares, quando o trio avistou os policiais, eles efetuaram um disparo contra a viatura, alvejando o parabrisa dianteiro do veículo.

No revide, de acordo com a PM, a equipe atirou e acertou a mulher. Em seguida, o homem e o menor se renderam e foram presos.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a suspeita e a levou a uma unidade de saúde.
4 celulares e 2 armas de fogo foram apreendidos com os suspeitos | Foto: Divulgação/PM

Trio de Abadia de Goiás

Aos policiais, eles informaram que vieram de Abadia de Goiás para cometer o crime. Ainda disseram que usaram o carro da mãe de um dos suspeitos para chegar até Aparecida.

Com o trio, a PM apreendeu 4 celulares, além de 1 revólver e uma pistola.

Os objetos, juntamente com o homem preso e o menor apreendido, foram encaminhados ao 4º Distrito Policial (DP) de Aparecida.

30/03/2020

Centrão deve intensificar em abril movimento para adiar eleições Articulações incluem unificar as eleições em 2022 e prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), discursa no plenário do Senado Federal - 29/04/2015 Moreira Mariz/Agência Senado

Diante da pandemia do novo coronavírus, os principais partidos políticos que formam o chamado Centrão se reuniram, por videoconferência, e decidiram que a partir de abril devem reforçar a discussão dentro do Congresso Nacional em prol do adiamento das eleições municipais de outubro. Os primeiros movimentos em prol da transferência do pleito para 2022, com a consequente prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, foram coordenados pelo presidente do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), como revelou a última edição de VEJA. A seguir, os principais trechos da entrevista concedida pelo parlamentar a VEJA.

O Centrão é o grande articulador para adiar as eleições de outubro? Os partidos do Centro fizeram uma reunião por videoconferência e os presidentes dos partidos criaram um consenso de adiar essa discussão sobre as eleições. Decidimos esperar até o final do mês de abril para ver se voltamos ou não à discussão sobre as eleições, a depender de como a situação [do coronavírus] esteja.

Se não houver eleições, o senhor considera que os mandatos devem ser prorrogados? Não marcamos uma data específica para a discussão dos partidos de Centro sobre as eleições, mas acredito que até o final de abril vamos ter uma luz de como vai estar essa pandemia, se vai ter condição ou não de ter as eleições. Se houver condições de termos eleições em outubro, ótimo, mas se não houver condições, defendo que tenha o adiamento até 2022, com prorrogação de mandatos. Não vejo sentido fazer uma eleição no próximo ano, por exemplo. Ou este ano ou em 2022, mas é uma discussão que vamos retomar só no final de abril.

Ministros do STF e TSE são contra prorrogação de mandatos. É uma discussão que a gente vai ter no final, mas se não tiver condições de fazer eleição, como fica? Temos que ver a realidade. Ninguém estaria discutindo isso se não tivesse essa calamidade. Temos que nos adaptar a ela. Não quero me antecipar [às partes contrárias] porque fiz o compromisso de não discutir isso agora e esperar até o final de abril.

Ao protagonizar as discussões sobre o adiamento das eleições, o senhor não tem interesse direto na causa porque tem pelo menos 200 prefeitos aliados e o Progressistas elegeu quase 500 em 2016? Todo mundo tem prefeito aliado. E tem prefeito adversário também. A discussão, acredito, não é essa. Pode beneficiar o lugar onde você tem o prefeito, mas pode beneficiar também o lugar onde você não tem o prefeito. Não é assim não. Não vejo [a discussão sobre adiar as eleições] sob esse aspecto [de o PP ter muitos prefeitos].

É recorrente políticos defenderem a unificação das eleições. Se antes era para supostamente baratear as eleições, agora é por causa do coronavírus. Não estaríamos discutindo isso se não houvesse essa situação [de pandemia]. Acho que não podemos discutir isso por oportunismo. Se houver condições de fazer as eleições este ano, serão feitas. A discussão é se vai ou não ter condições.

Ministros do TSE afirmam que as convenções partidárias podem ser feitas online, que as campanhas também poderiam ser pensadas mais para internet. O ministro [da Saúde Luiz Henrique] Mandetta disse que a crise vai ser prolongada, como vai ter uma eleição? Não vejo como fazer eleição com as pessoas em casa, com as pessoas sem poder circular. Podemos até ter um problema de saúde pública se as pessoas forem fazer campanha, se forem fazer reunião. É uma situação nova. Vamos aguardar até o final de abril para começar a pensar nisso.

VEJA revelou que o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) encomendou um parecer afirmando que a prorrogação dos mandatos é inconstitucional e que deveria haver mandatos-tampão, inclusive ocupados por juízes. Isso é uma possibilidade? Sempre tem parecer a favor e contra qualquer proposta. Mudar a data das eleições é uma decisão política do Congresso, que é soberano para isso. O ideal é termos as eleições em outubro deste ano, como está marcado. Se não tiver condições de fazer as eleições em outubro, vamos ter uma outra discussão. Defendo unificar as eleições em 2022. Adiar as eleições é o mínimo que podemos fazer em respeito aos eleitores.

Por Laryssa Borges da veja,abril

29/03/2020

Justiça proíbe aglomerações em Goiás

A Justiça proibiu a realização de manifestações e aglomerações em Goiás até o dia 30 de abril como forma de conter a pandemia do novo coronavírus.
No Twitter, Ronaldo Caiado informou que recebeu neste domingo um oficial da Justiça com a decisão e disse que a ordem será cumprida no estado.

A decisão do magistrado diz buscar a preservação da saúde dos goianos e determina que o Estado garanta o cumprimento. Será cumprido conforme a justiça determinou! Já informei a todos os responsáveis pela fiscalização em Goiás que a justiça proibiu manifestações e aglomerações.
 


Alexandre de Moraes autoriza que governo descumpra LDO e LRF para medidas contra coronavírus

Ministro do STF atendeu a pedido da Advocacia Geral da União (AGU). Moraes afirmou que pandemia pode gerar 'consequências desastrosas' e exige medidas rápidas.
Alexandre de Moraes autoriza descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou neste domingo (29) que o governo federal descumpra regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para realizar fatos não previstos com ações de combate ao coronavírus.

Moraes atendeu pedido feito na noite de quinta-feira (26) pela Advocacia Geral da União (AGU), que queria a flexibilização de quatro artigos da LRF e da lei orçamentária.

Ele concedeu liminar (decisão provisória) para, "durante a emergência em saúde pública de importância nacional e o estado de calamidade pública decorrente de covid-19, afastar a exigência de demonstração de adequação e compensação orçamentárias em relação à criação/expansão de programas públicos destinados ao enfrentamento do contexto de calamidade gerado pela disseminação de covid-19".

Na decisão, o ministro afirmou que a pandemia exige medidas governamentais rápidas.

"O desafio que a situação atual coloca à sociedade brasileira e às autoridades públicas é da mais elevada gravidade, e não pode ser minimizado. A pandemia de covid-19 (coronavírus) é uma ameaça real e iminente, que irá extenuar a capacidade operacional do sistema público de saúde, com consequências desastrosas para a população, caso não sejam adotadas medidas de efeito imediato, inclusive no tocante a garantia de subsistência, empregabilidade e manutenção sustentável das empresas", escreveu.

Na quinta, o presidente Jair Bolsonaro disse que, caso obtivesse uma liminar (decisão provisória) do STF, editaria uma medida provisória (MP) de cerca de R$ 36 bilhões para a economia.

Isso porque, segundo o governo, as medidas de estímulo à economia e ao emprego a serem tomadas para fazer frente à crise do coronavírus vão provocar gastos públicos além dos já previstos nas leis orçamentárias – o que pode fazer com que o governo descumpra as regras da LRF e da LDO se não houver o entendimento de que as exigências não valem para estes gastos específicos.

Para que o governo seja dispensado de apontar a fonte dos recursos para cobrir as despesas, será necessário que o STF fixe uma interpretação específica para quatro artigos da LRF e para um artigo da LDO 2020.

Os artigos em questão da LRF estabelecem que despesas obrigatórias de caráter continuado (ou seja, aquelas para investimentos em programas e políticas públicas) só podem ser feitas se o governo seguir as seguintes exigências:

ter estimativas de impacto financeiro e orçamentário, tanto no ano em que a despesa entra em vigor quanto nos dois anos seguintes;
estar de acordo com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que são as lei que fixam as bases para a elaboração do Orçamento;
ter seus efeitos financeiros compensados nos anos seguintes pelo aumento de receita ou redução de despesa.

Entre as medidas informadas pelo governo na ação ao Supremo e que serão adotadas estão:

auxílio emergencial (abono) para os trabalhadores informais, com estimativa de impacto entre R$ 15 e 20 bilhões;
pagamento de percentual do valor do seguro-desemprego para trabalhadores formais, em caso de suspensão de seus contratos;
a distribuição de alimentos para idosos a ser implementado pelo Ministério da Cidadania, uma vez que a atual legislação do Programa Bolsa Família impede a concessão de novos benefícios para este programa; dentre outros programas de redistribuição de recursos, cujo aumento de despesa não poderia ser compensado nos termos em que exigido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Na sua decisão, Alexandre de Moraes afirmou que os artigos não serão aplicados "durante a manutenção do estado de calamidade pública". E estendeu a possibilidade de descumprimento dessas regras a governos estaduais e municipais que tenham decretado estado de calamidade pública.

O governo apontou ao Supremo que a incidência desses artigos no atual momento poderia violar o direito à saúde e que o artigo 65 da LRF, que autoriza medidas em situação de emergência, "não seria suficiente para garantir a celeridade decisória exigida pelo cenário vigente".

Alexandre de Moraes foi designado para o caso porque é relator de outras ações em andamento na corte sobre a validade da LRF. Ele já votou pela validade de alguns desses artigos que o governo agora quer flexibilizar.

Na decisão, o ministro relata que os artigos garantem responsabilidade fiscal. "A responsabilidade fiscal é um conceito indispensável não apenas para legitimar a expansão de despesas rígidas e prolongadas sob um processo deliberativo mais transparente, probo e rigoroso". Defendeu que a LRF garante transparência e prudência fiscal.

Mas destacou que "há, porém, situações onde o surgimento de condições supervenientes absolutamente imprevisíveis afetam radicalmente a possibilidade de execução do orçamento planejado" e lembrou que a própria LRF prevê um regime emergencial em caso de calamidade pública.

Para o ministro, a pandemia torna, "por óbvio, lógica e juridicamente impossível o cumprimento de determinados requisitos legais".

"O surgimento da pandemia de covid-19 representa uma condição superveniente absolutamente imprevisível e de consequências gravíssimas, que, afetará, drasticamente, a execução orçamentária anteriormente planejada, exigindo atuação urgente, duradoura e coordenada de todos as autoridades federais, estaduais e municipais em defesa da vida, da saúde e da própria subsistência econômica de grande parcela da sociedade brasileira, tornando, por óbvio, logica e juridicamente impossível o cumprimento de determinados requisitos legais compatíveis com momentos de normalidade."

Ele completou que afastar esses artigos "não conflita com a prudência fiscal e o equilíbrio orçamentário", porque, argumenta, não serão feitos gastos baseados em "propostas legislativas indefinidas, caracterizadas pelo oportunismo político, inconsequência, desaviso ou improviso nas finanças públicas, mas, sim, gastos orçamentários destinados à proteção da vida, saúde e da própria subsistência dos brasileiros afetados por essa gravíssima situação".

Por Mariana Oliveira, TV Globo

Trump diz que pico de mortes por coronavírus será daqui a 2 semanas e pede para população ficar em casa até 30 de abril

Presidente, que vinha defendendo o afrouxamento das medidas de isolamento, altera discurso e pede isolamento mais longo. País já tem mais de 2 mil mortes e mais de 100 mil casos confirmados de covid-19.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, mudou de discurso e pediu, neste domingo (29), para a população ficar em casa até 30 de abril. A diretriz anterior era de encerrar o isolamento na Páscoa, no dia 12.

Trump vinha defendendo o afrouxamento das medidas de isolamento e chegou a declarar no sábado (28) que uma quarentena não seria necessária em Nova York, New Jersey e Connecticut.

Na coletiva deste domingo, o presidente dos EUA disse também que o pico de mortes por coronavírus no país será daqui a duas semanas. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de coronavírus. São mais de 2 mil mortes e mais 100 mil casos confirmados, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

Trump defendeu a flexibilização do isolamento em diversos momentos. No dia 24 de março, por exemplo, o presidente dos EUA havia afirmado que a meta do governo, até aquele momento, era retomar aos poucos as atividades no país.

“Nossa meta é afrouxar as diretrizes e abrir grandes partes do país enquanto nos aproximamos do final desta histórica batalha contra o inimigo invisível. Estamos há um tempo nisso, mas vamos vencer, vamos vencer. [...] ", disse Trump durante coletiva de imprensa, na ocasião.

Teste rápido

Na coletiva deste domingo, Trump prometeu que irá disponibilizar, "dentro de alguns dias", um teste rápido para detectar o covid-19. Este teste será utilizado não somente em pacientes com sintomas graves, como também em pessoas com sintomas leves que estejam em atendimento médico. Esses testes serão disponibilizados para todos os hospitais dos EUA.
Médicos repercutem notícia de novo teste rápido dos EUA

Neste domingo (29), o infectologista Anthony Fauci, um dos mais respeitados do mundo, declarou em um programa da rede de televisão americana CNN que calcula que haverá entre 100 e 200 mil mortes por Covid-19 nos Estados Unidos. Fauci faz parte da força-tarefa montada por Trump para tentar conter a doença.

"Eu diria entre 100 mil e 200 mil casos", disse Fauci, que em seguida se corrigiu para dizer que se referia ao número de mortes. "Teremos milhões de casos", disse, acrescentando que não queria ficar preso aos números porque a pandemia é um "alvo em movimento".

Do g1.globo

"Os mesmos que fazem carreata vão ficar em casa daqui duas semanas", diz ministro da Saúde

Ministro da Saúde afirma que novo coronavírus entrou no Brasil por meio da elite econômica e que é preciso preservar o sistema de saúde brasileiro neste momento 
Luiz Henrique Mandetta (Foto: Antonio- Cruz/Agência Brasil) 

Em discurso contundente pela manutenção das medidas de isolamento para conter o avanço da covid-19, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se posicionou contra carreatas que ocorreram em diversos Estados do País pela flexibilização da quarentena e a retomada de atividades econômicas.

O ministro afirmou que o novo coronavírus entrou no Brasil através da elite econômica e que é preciso preservar o sistema de saúde brasileiro neste momento para garantir atendimento a todos.

"Fazer movimento assimétrico de efeito manada... Daqui a duas semanas, três semanas, os mesmos que falam 'vamos fazer carreata' vão ser os mesmos que vão ficar em casa.

Não é hora", declarou Mandetta durante coletiva de imprensa nesta sábado, 28, para atualizar dados sobre a epidemia no País.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro chegou a classificar o movimento de pessoas que saíram às ruas de carro para protestar contra a quarentena como "fantástico" e disse que governadores e prefeitos deveriam prestar atenção.

"Essa doença entrou pela elite do Brasil, elite econômica. Aqui em Brasília, os casos são quase todos no Plano Piloto e no Lago Sul, não chegou na periferia do sistema. 

Como no Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca, o Leblon, ainda não chegou, está começando a entrar nas comunidades", alertou Mandetta neste sábado.

Ele disse que, no momento, os minutos valem horas para combater a propagação do vírus, que já contaminou mais de 3 mil brasileiros e matou 114, segundo a última atualização feita na tarde de hoje.

Mandetta afirmou, ainda, que é preciso poupar o sistema de saúde porque os profissionais ainda não possuem materiais adequados em quantidade suficiente. Se médicos e enfermeiros se contaminarem, o ministro afirma que não haverá pessoas para usar os equipamentos e atender as pessoas.

"Agora vai ter que poupar o sistema de saúde. Não é hora de sobrecarregar o sistema, seja em nome do que for. É hora de aguardar, vamos ver como essa semana vai se comportar e nós vamos ter essa semana a discussão dentro da saúde para achar os parâmetros."

Cloroquina

Ainda na contramão do discurso de Bolsonaro, Mandetta falou que o uso da cloroquina, ainda em estudo como medicamento de combate ao novo coronavírus, não tem comprovação científica. "Cloroquina não é panaceia. Não é o remédio que veio para salvar a humanidade", disse.

De acordo com o ministro, há vários medicamentos em estudo e a cloroquina só tem sido usada para casos graves da covid-19.

Do contrário, pode causar arritmia cardíaca e sobrecarregar o fígado.
"Se sairmos com a caixa desse medicamento falando 'pode tomar', nós podemos ter mais mortes por mau uso de medicamento do que pela própria virose. Então, não façam isso.

Esse medicamento tem a sua indicação para lúpus, artrite rematóide e
malária, claramente colocado ali", enfatizou.

Na última semana, durante reunião com os países que compõem o G20, o presidente Jair Bolsonaro levou uma caixa de hidroxicloroquina e falou sobre os benefícios do fármaco.

Depois, em conversa com jornalistas, Bolsonaro disse que ouviu falar que o remédio tem sua eficácia "100% comprovada".

Do Popular 

Saúde reage a Bolsonaro e quer ampliar isolamento, fechando escolas e universidades

Técnicos projetam, a partir de 6 de abril, o distanciamento social no ambiente de trabalho e proibição de eventos com aglomeração, como jogos de futebol; medidas mais restritivas seriam adotadas em abril, maio e junho.

Abadia de Goiás: O mundo sofreu outras vezes.

E sobreviveu 
O Grande ABC chegou a ter um cemitério exclusivo para os que morreram atingidos pela varíola; a gripe espanhola deu à região a sua primeira agência noticiosa extraoficial; o tifo; a tuberculose; a lepra...

Na Idade Média, a peste – ou morte negra, ou peste bubônica – devastou um terço da população mundial. O Brasil nem havia sido descoberto oficialmente.

No século XIX – relata o historiador Wanderley dos Santos no seu livro clássico Antecedentes Históricos do ABC Paulista (PMSBC, 1992) – a varíola – ou mal da bexiga – atingiu em cheio a nossa região, obrigando as autoridades a criarem um cemitério próprio para os que pereceram pelo mal, o Cemitério dos Bexiguentos, em trecho do Caminho do Pilar onde hoje está a Casa da Esperança de Santo André.

No século XX, a gripe espanhola matou em todo o mundo, com reflexos no hoje Grande ABC. Um semanário local tornou-se, ao mesmo tempo, o primeiro jornal diário local e a primeira agência noticiosa, fornecendo dados sobre mortes e providências aos jornais de São Paulo.

Seguiram-se outras pandemias. Os antigos da região citam o tifo dos anos 1940 e 1950. Em São Bernardo, é lembrado o motorista galã recém-casado, pai de uma filhinha, um dos primeiros da região internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, onde faleceu, sendo sepultado no Cemitério de Vila Euclides.

Tempo da hanseníase tuberculoide, que inspirou a realização do filme Floradas na Serra, rodado na Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Campanhas eram realizadas no combate da lepra (hanseníase). As famílias reciclavam matéria plástica caseira para servir como lençóis nos leitos de internação.

ILUSTRAÇÃO
O infografista Agostinho Fratini, do time do Diário do Grande ABC, sintetiza notas, notícias e reclames. Uma pauta para Memória. O noticiário da gripe espanhola de 100 anos atrás bate, em muitos pontos, com o noticiário do coronavírus de 2020, doença já citada, com destaque, pelo Diário, nos idos de 2003, como verifica a jornalista Cecília Del Gesso, responsável pelo Banco de Dados do jornal.

As imagens da arte de hoje são de várias fontes: Banco de Dados do Diário do Grande ABC, Acervo Estadão, jornalista Geraldo Nunes e engenheiro Aldo Gomes da Costa Filho.

Do blog de Geraldo Nunes, duas reportagens sobre o assunto. Confiram nos links: https://blogdogeraldonunes.blogspot.com/2020/03/a-epidemia-de-meningite-em-1974-e-os. html https://blogdogeraldonunes.blogspot.com/2020/03/coronavirus-2020-x-gripe-espanhola-1918.html

Diário há meio século

Domingo, 29 de março de 1970; ano 12; edição 1197

Manchete – Terroristas libertam o cônsul. Que virá agora? Frente Argentina libertou Waldemar Sanchez, cônsul paraguaio em Ituzaingó, Corrientes, sequestrado terça-feira (24 de março de 1970).
Mauá – Denúncia do vereador Guilherme Primo Vidotto: impostos cobrados para o funcionamento dos salões de barbeiro tiveram um aumento de 100%; barbeiros revoltados.

Em 29 de março de...

1920 – Movimento grevista: fábricas de fiação e tecidos paradas; operários da construção civil, em solidariedade, param por 24 horas; várias prisões; estrangeiros deverão ser expulsos do País; polícia desmente o fechamento das associações operárias, que convocam comício para o Largo (Praça) da Sé.
1965 – São diplomados em São Caetano: prefeito Walter Braido, vice-prefeito Odilon de Souza Mello e os novos vereadores.

Santos do Dia

- Eustásio. Monge. Viveu na Suíça no século VI.
- Jonas e Barachio. Irmãos. Mártires. Viveram na Pérsia no século IV.
- Secundo de Asti. Soldado pagão convertido ao cristianismo. Padroeiro das cidades de Asti e de Ventimilha, muito popular no Norte da Itália. Decapitado no ano 119.

BEATO BERTOLDO. Francês. Liderou uma comunidade religiosa por 45 anos no Monte Carmelo, na Palestina, onde faleceu no ano 1195


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 29 de março:

- Em São Paulo, Pirajuí
- Em Goiás, Abadia de Goiás
- No Maranhão, Araioses, Barão de Grajaú, Chapadinha, Mirador, São Bernardo e Vargem Grande
- No Ceará, Aratuba
- No Paraná, Curitiba, capital do Estado
- No Mato Grosso, Ipiranga do Norte
- Em Minas Gerais, Monte Sião
- Na Bahia, Salvador, capital do Estado
- Em Santa Catarina, São João do Itaperiú

Fonte: IBGE

Por Ademir Medici- dgabc

Hipertemia, de Hugo Brockes: um romance quase profético, antecipa a tragédia do coronavírus

O ex-publicitário escreve um romance, que, discutindo questões políticas, da esquerda, contém informações que parecem ter sido escritas hoje

Muitas vezes a ficção, e mesmo a poesia, e até desenhos e pinturas são proféticos, capturam lampejos, traços, imagens e atmosfera de acontecimentos futuros; antecipam e anunciam grandes desastres e tragédias.

Casos mais conhecidos são dois romances de Aldous Huxley — “Admirável Mundo Novo” e “A Ilha” —, o romance “A Peste”, de Albert Camus; ou ao novela “Revolução dos Bichos”, de George Orwell. Este mais uma crítica do totalitarismo social aplicado pelo stalinismo aos sistemas produtivos e aos modos de funcionamento das sociedades humanas, em ditaduras totalitárias.
Hugo Brockes, escritor goiano | Fernando Leite/Jornal Opção

Na poesia, sem puxar muito pela memória, é possível localizar lampejos de tais visões proféticas, em poemas de Carlos Drummond de Andrade. Em um deles, o poeta itabirano fala de um medo geral, tomando conta das vidas, e as corroendo por dentro, como bolha assassina ou tsunami devastador, corroendo a sanidade mental, e tirando a paz das sociedades de países de todo o globo terrestre.

Assinala o bardo de Itabira: “Provisoriamente, não cantaremos o amor/que refugiou-se/mais abaixo dos subterrâneos/ cantaremos o medo/que esteriliza os abraços/não cantaremos o ódio,/porque este não existe/existe apenas o medo/nosso pai e companheiro/o medo grande dos sertões/dos mares, e dos desertos/o medo dos soldados/o medo das mães/o medo das igrejas./Cantaremos o medo dos ditadores/o medo dos democratas/cantaremos o medo da morte/e o medo depois da morte/depois morreremos de medo/e sobre nossos túmulos nascerão/flores amarelas e medrosas/.”

Recentemente, o escritor Hugo Brockes — goiano de Pirenópolis, ex-publicitário de sucesso (com premiações nacionais), ex-militante de movimento de esquerda, nos anos anteriores ao movimento cívico-militar de 1964 — publicou um romance, “Hipertemia”, que tive o prazer de prefaciar. O livro fala de uma devastação de vidas, em escala mundial, tendo como agente um vírus causador de febre altíssima e devastadora, que, em poucos dias, aniquila praticamente toda a humanidade, apenas sobrevivendo um mínimo contingente da população humana que tem constituição orgânica refratária à peste letal.

Qualquer semelhança e aumento da quantidade de horror, que chegou aos humanos, com a proliferação do temido novo coronavírus, atribui-se à liberdade de imaginar, devanear e projetar, que tem e deve ter todo escritor ou poeta.

No texto de apresentação comento: “A descrição da atmosfera reinante, nas cidades e nos campos, da devastação da vida humana, em escala global, é forte o suficiente para prender a atenção de quem lê este romance”.

Talvez nem mesmo o autor imaginasse que, decorrido pouco mais de um ano do lançamento de seu livro (que despertou pouca atenção da “intelligentsia”, cada um estando preso ao sistema umbigóide de sua própria vaidade ou de sentimento de auto-importância), a peste do coronavírus viria, não mais na ficção, e sim no corpo vivo da terrível realidade, o cenário de medo coletivo, e de morticínio em grande escala. Sabida que é a indiferença ou o menoscabo com que, em nossa província asfaltada, são tratados todos os autores e obras que não fazem parte de uma certa patota empoderada e triunfante, desde quase sempre.

Em texto de apresentação do romance, o professor e articulista Marcantônio Dela Côrte assinala: “Este livro nasce do real, do concreto, do absolutamente comprovado e expõe as mazelas da nossa civilização. Mas esta é uma ficção quase profética, que demonstra como seria possível qualquer mudança”.

Backer, que talvez seja Hugo Brockes, conduz a narrativa, pela qual fica o leitor sabendo (se é que já não sabia antes), pelos autos da história recente, da implantação de centenas de focos guerrilheiros em rincões recuados do Brasil profundo, nos anos anteriores à Revolução de 196. Tal movimento esquerdista foi financiado pela ditadura cubana, de Fidel Castro, conforme farta documentação a respeito, constando inclusive de livros publicados.

Vemos, no romance “Hipertemia”, um grupo de refratários da destruição em massa (e quase total) da população humana, deslocando-se para uma certa Serra da Saudade, onde se dedicariam à instalação de um foco guerrilheiro conhecido como Ligas Camponesas, comandado, a partir de Recife, pelo comunista Francisco Julião.

Agruras quixotescas e mirabolantes, vividas por este grupo de refratários sobreviventes, tornados guerrilheiros da sobrevivência, após o desastre da Hipotermia, que exterminou quase toda a humanidade existente no planeta Terra, que, por justiça e por verdade, deveria ser chamado de planeta Água.

O autor, já no segundo capítulo, revela não só o seu desespero, como sobrevivente raro, do terrível desastre, mas também nos fala de seu ideário filosófico, e também ideológico — no romance descrito como sendo de tendência anarquista, mas sendo fundas raízes de marxismo revolucionário. Sua visão de mundo vai descrita na fala inicial de Backer, narrador-personagem: “Eu não vim aqui para me matar. Existem outras infinitas formas de suicídio, outras formas rápidas e indolores. Eu apenas queria, e quero mais do que nunca, manter-me o mais afastado possível daquele mundo insensato. Jamais passou por minha cabeça a ideia de suicídio. Eu quis colocar à prova o meu estoicismo e a minha resistência, diante do isolamento, da solidão, do tédio e da angústia. Penso que chegou a hora de rever essa decisão, talvez mudar de maneira radical o meu modo de viver aqui”.

Trata-se de uma fala delirante, resultante de estresse pós-trauma, um monólogo obsessivo, que permeia toda a narrativa, tal como vemos no enlouquecido coronel Kurtz, do romance “O Coração das Trevas”, do escritor anglo-polonês Joseph Conrad.

Em certo momento de seu delírio, Backer deixa entrever que se desiludiu da utopia comunista, passando a abraçar o ideário anarquista: “Chegou a hora de retornar, em pensamento, ao mundo insensato. Neste isolamento, talvez eu tenha uma visão crítica mais isenta, mais profunda, longe do ardor passional dos embates políticos e vivenciais. (…) Eu era um ingênuo, quando me entusiasmei com a ideia da ditadura do proletariado. Ditadura é ditadura, seja qual for a sua natureza. Só quem já viveu sob a chibata duma ditadura sabe o que é isto Bakunin estava certo, e foi profético, quando reconheceu que a prometida ditadura do proletariado seria, na verdade, uma ditadura dos intelectuais. (…) Maomé, para ouvir as arengas da sua esquizofrenia, refugiou-se na caverna do monte Hira; eu, para ouvir a voz da minha consciência e do meu intelecto, refugiei-me nesta caverna”.

O delírio do presumido poder advindo de imaginário estoicismo logo vai embora, tão logo o personagem, e os poucos que estão sob seu comando, deparam-se com os dados da realidade.

Já agora narrando em terceira pessoa, o autor de “Hipertemia” escreve: “Backer tenta sair da letargia que o sufoca, mas sente que o antigo vigor e porte atlético já o abandonaram. O desânimo, a fraqueza e a profunda sonolência tomaram conta de seu corpo enfermo. Ele então percebe que está chegando ao fim, e que é preciso juntar o pouco de energia que ainda lhe resta para encontrar uma saída para a vida, ou para se entregar estoicamente à morte”.

Um dos aspectos igualmente interessantes da obra está no modo como o autor aproveita a narrativa do horror apocalíptico pós-destruição da humanidade inteira — e também da tentativa de organizar uma sociedade com base em outra visão de mundo, por parte do grupo de refratários sobreviventes. Estes, em acampamento que chamam de “dispositivo” — como descrito em documentos sobre os focos guerrilheiros de Francisco Julião — batem cabeça, com a incipiência e desorganização do grupo de sobreviventes.

Um quadro que em nada lembra heroísmo revolucionário. Como descreve o autor, “a vida no acampamento, ou no dispositivo, como costumavam dizer, seguia na pachorra insuportável, para a natureza agitada e perscrutadora de Backer. A região não é nada adequada à guerrilha. Um beco sem saída, isolado do mundo. Em léguas e léguas, os moradores, tão escassos, podem ser contados nos dedos de uma mão. As armas, verdadeiras sucatas: velhos revólveres, carabinas Papo Amarelo, caindo aos pedaços, dois mosquetões do fim do século dezenove, e algumas armas leves.

À noite, sob os lampiões a querosene, há sempre leituras de experiências de guerra e de guerrilhas, dos camaradas Mao Tsé-tung e Che Guevara. (…) O isolamento em que estão por vários meses, é interrompido pouquíssimas vezes.

Uma dessas, pela visita do coordenador das Ligas Camponesas. Mas essa estranha figura não trouxe nada consigo, nada que pudesse dissipar a certeza do equívoco e as dúvidas que martelavam a cabeça de todos. Ao contrário, a presença dele só fizera surgir novos questionamentos: “as guerrilhas só prosperam confrontando governos corruptos, opressores, repressores e sanguinários”. Com certeza, não é o caso de João Goulart — que, na surdina, apoiava os movimentos e lhes dava respaldo moral, como depois todos ficaram sabendo.

Mais adiante, já se encaminhando para finalizar a ação do romance, o autor, no capítulo LXIX, enfatiza: “Para não estender em demasia esta narrativa, eu, narrador desta história singular e factível, vou sintetizar ao máximo o desenrolar dos fatos; fatos estes que se repetirão em Jataí, Rio Verde, Santo Antônio da Barra, Indiara, Guapó e Abadia de Goiás. Em cada uma dessas localidades, Backer encontra um grau diferenciado de dificuldade no convencimento dos refratários e renitentes. Entretanto, no final, sempre se estabelece a concordância à ideia de mudarem todos para Goiânia. Por onde eles passam, as igrejas, os templos religiosos transformam-se em mausoléus de múmias expostas em cemitérios de mortos e insepultos. Afinal uma utilidade àquilo que sempre foi inútil e extremamente nocivo”.

No capítulo seguinte o autor descreve um cenário de destruição, nas ruas de Goiânia, nos dias posteriores ao grande desastre da contaminação global, pelo vírus da Hipertemia.

Claro, nada que se possa comparar ao que vemos hoje, nas ruas da cidade – nada a ver com destruição, apenas um certo clima deprê, um medo generalizado, uma paranoia que se alastra, agigantando-se com a histeria das mídias, e de certas ações de governantes: “Ao percorrer as ruas de Goiânia, ao ver a desolação da cidade deserta, Backer não se contém, e chora. A visão das ruas mortas tremeluz através de suas lágrimas. A visão das ruas mortas tremeluz através das suas lágrimas. E as lembranças mais ternas invadem o seu ser sensível, destemido e, ao mesmo tempo, afogueado e abatido pela tragédia humana. As lembranças lhe vêm à mente numa sequência alucinante e desconexa”.

Encerro esta breve resenha sobre o livro que tive o prazer de prefaciar, enfatizando sua atualidade temática — alcançada talvez por uma intuição profética, por seu autor, transcrevendo uma frase do advogado, leitor culto e leitor compulsivo (como ele mesmo se define), José Rubens Araújo Jr.: “Hipertemia é leitura obrigatória e urgente”.

P.S. Não obstante a chamada por leitura urgente, ou urgentíssima, feita pelo advogado leitor compulsivo (coisa raríssima de se ver, em tempos de crescimento do analfabetismo funcional), tudo indica que poucos leram com atenção, o que parece ter sido (e hoje estamos mergulhados na pandemia do medo) um pesadelo possível de acontecer na realidade da vida humana, como ficcionalmente nos alertou o escritor Hugo Brockes.

Brasigóis Felício, jornalista e escritor, é membro da Academia Goiana de Letras.

Por Brasigóis Felício- Especial para o Jornal Opção
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.