02/02/2019

Desafios contra o medo

Por Selzy Quinta.
Se os meus sonhos não pudessem criar novos tempos, se a minha esperança não iluminasse cada amanhecer, se a cada novo dia da minha vida eu não pudesse escrever uma linha para minha nova história, a minha vida seria repleta de certezas. Mas infelizmente nos últimos tempos a minha vida é cheia de incertezas, e é isso que me estimula a sonhar e a depositar minhas esperanças no amanhã, sabendo que, o meu hoje é uma fonte inesgotável de possibilidades de ser feliz. 
Nessa tentativa de viver e ser feliz, eu me afastei de mim mesma, afastei de tudo que sempre amei, afastei das pessoas que amo, afastei da vida, mas tudo isso é uma busca incansável para pensar como sair de tudo isso. Pensar nos erros que cometi e ainda cometo, na vontade que tendo de tudo que gosto, no medo que me assombra constantemente e me aflige cada vez mais. Penso em como mudei a minha vida e meus costumes, não sei se isso é bom pra mim. Mas sinto que preciso disso, dessa breve pausa, para que eu possa rever meus conceitos, para voltar a ser o que eu era, ou para simplesmente seguir em frente e não deixar o medo me destruir, mudei, tomei novos ares, e estou seguindo em frente buscando novos rumos, novos horizontes. Nessa busca constante Deus, está do meu lado, me guiando a cada instante, a cada paço que dou, e tenho certeza que vou vencer o medo da dor que sinto constantemente, e o medo da morte que está aproximando a cada dia.

01/02/2019

Deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa

Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, os 41 deputados estaduais eleitos assinaram o termo e fizeram o juramento
(Foto: Barbara Zaiden / Mais Goiás)
Nesta sexta-feira (1º/02), foi realizada no Plenário Getulino Artiaga, do Palácio Alfredo Nasser, a cerimônia de posse dos 41 deputados estaduais eleitos no Estado de Goiás. Os parlamentares irão compor a 19ª legislatura na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Na posse, os deputados assinaram o termo de posse e fizeram o juramento.

“Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado, dentro das normas constitucionais”, dizia o juramento. Bruno Peixoto (MDB), reeleito com 34.655 votos e Henrique César Pereira (PSC), deputado mais bem votado de Goiás com 46.545 votos, foram os únicos que discursaram na cerimônia. Bruno falou em nome da base de apoio ao governo estadual e pediu a todos um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho (MG).

Estiveram presentes na Assembleia Legislativa, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), o vice-governador Lincoln Tejota (Podemos) e o deputado federal Daniel Vilela (MDB).

Confira a lista completa dos deputados empossados:

Alysson Lima (PRB)
Amauri Ribeiro (PRP)
Amilton Filho (SD)
Antônio Gomide (PT)
Cairo Salim (PROS)
Chico KGL (DEM)
Coronel Adailton (PP)
Delegado Humberto Teófilo (PSL)
Delegado Eduardo Prado (PV)
Júlio de Pina (PRTB)
Paulo Trabalho (PSL)
Rafael Gouveia (DC)
Rubens Marques (PROS)
Thiago Albernaz (SD)
Tião Caroço (PSDB)
Vinicius Cirqueira (PROS)
Wagner Neto (Patriotas)
Wilde Cambão (PSD)
Zé Carapô (DC)

Veteranos
Álvaro Guimarães (DEM)
Bruno Peixoto (MDB)
Charles Bento (PRTB)
Cláudio Meirelles (PTC)
Delegada Adriana Accorsi (PT)
Diego Sorgatto (PSDB)
Dr. Antonio (DEM)
Gustavo Sebba (PSDB)
Helio de Sousa (PSDB)
Henrique Arantes (PTB)
Henrique César (PSC)
Humberto Aidar (MDB)
Iso Moreira (DEM)
Jeferson Rodrigues (PRB)
Karlos Cabral (PDT)
Lêda Borges (PSDB)
Lissauer Vieira (PSB)
Lucas Calil (PSD)
Major Araújo (PRP)
Paulo Cezar Martins (MDB)
Talles Barreto (PSDSB)
Virmondes Cruvinel (PPS)

Artigo: Não fui eu: quando cheguei já estava quebrado!

Por Julio Gavinho*
Auctoritassignifica “autoridade” em latim. Tradicionalmente, a palavra se refere a poder, faculdade e legitimidade. A expressão “potestas” também corresponde à autoridade, mas em especial ao prestígio ganho por uma pessoa ou organização graças a sua qualidade e competência numa determinada matéria ou área de especialidade. João Saldanha era um potestas em futebol.

A primeira forma de autoridade é aquela constituída pelo poder público, quando as mesmas, desde que em consonância com a lei e a ordem, podem dar ordens que devem ser obedecidas, como o “deputado evangélico”, Marcelo Álvaro Antônio, que, atualmente, é Ministro do Turismo. Hum, obedecidas.

A relação entre auctoritas e a turba é de dominação, ou seja, um manda e o outro obedece. Quando a circunstância junta as duas possibilidades de comando (a constituída e a reconhecida), temos o mundo perfeito, assim como Capitão Bolsonaro, o nosso nascimento, prometeu ministros setoriais e conhecedores de causas. Fizemos do atual presidente da república nossa Potestas, antes de nossa Auctoritas.

Certa vez, ouvi de um grande executivo brasileiro que, não fazia diferença quantos números de celulares de autoridades você tinha em sua agenda telefônica, o que realmente importa são as autoridades que atendem ao telefone, quando você as liga. Auctoritas ou potestas?

Okay, então. Eu tive relacionamentos profissionais com entidades públicas boa parte da minha vida profissional. Todas obviamente tinham as suas autoridades constituídas, assoladas por demandas de outras maiores ainda. Peixinho, peixe e peixão. É assim, não é? Eu não sei se é.

Nos atuais dias felizes, vez ou outra tenho que falar com um presidente ou diretor de FOHB, ADIT, SECOVI e entre outras. Todos atendem aos meus telefonemas, e-mails ou sinais de fumaça. Uma comunicação simples e direta, relacionada a minha atividade e também a deles, na posição de potestas do setor. Vejam, são autoridades no assunto, pertinente a sua entidade. Foram eleitos graças ao seu conhecimento de causa. Foram escolhidos a nos representar porque eram “ministru”, qual seja do Latim, o servo, o criado e o melhor de todos: o servidor.

As entidades de classe elegem seus representantes e, a partir daí, exigem o atendimento de suas demandas. Bem, não é assim, mas deveria ser. O tal “ministru” em latim é tão importante, que empresta a plenipotência de seu significado, tanto ao pastor (ministro de Deus) quanto ao carrasco (ministro da morte).

Agora me conta, foi você que foi lá na casa do Sir Bolso pedir a nomeação do Deputado Marcelo? Foi a sua entidade? Foi a sua turma do futebol da Roque Petroni ou a do Marapendi? Se não foram vocês e, certamente não fui eu, então sobra que o Deputado Marcelo foi indicado pela Frente Parlamentar Evangélica. Até então, tudo bem, não fossem as declarações do comandante de que faria um ministério técnico. Nós deveríamos ter brigado, marcado posição e exigido um nome de consenso setorial.

Agora, não adianta chorar no leite derramado. O que adianta é que unidos marcaremos uma posição todos os dias nos gabinetes das auctoritas, ministru, diretores e secretários em geral, para exigir o cumprimento de uma agenda setorial positiva. Vamos bater panelas na janela por meio de e-mails e telefonemas. Sim, telefonemas, pois agora é a hora de saber, se a auctoritas vai atender às nossas ligações ou se será apenas mais um número para mostrar aos amigos. Este é o ano da retomada econômica do Brasil. Juntos, iremos através de nossas potestas (entidades de classe) fazer de 2019 um feliz ano novo, sim.

*Julio Gavinho é executivo da área de hotelaria com 30 anos de experiência, fundador da doispontozero Hotéis, criador da marca ZiiHotel, sócio e Diretor da MTD Hospitality 

Vereadores de Abadia de Goiás trabalham durante o recesso da Câmara de Vereadores

Vereadores de Abadia de Goiás e prefeito Romes uma união em favor de Abadia.
Nos anos de 2017 e 2018, os vereadores foram bem efetivos em relação a realização de pedidos de providência para Abadia de Goiás. 

Os Vereadores de Abadia de Goiás continua seus trabalhos mesmo com recesso da Câmara Municipal do município. Nos anos de 2017 e 2018, os vereadores foram bem efetivos em relação a realizações de pedidos de providência para Abadia de Goiás. 

Foram realizadas dezenas e dezenas de pedidos de providência para o melhoramento do município, esses pedidos que foram atendidos pelo o executivo municipal atendeu a cidade e todas as regiões de Abadia de Goiás. 

Eles pretendem continuar trabalhando muito mais em 2019 e 2020 para melhorar ainda mais o serviço que já vem sendo executado por eles e pelo executivo honrando os votos dos eleitores que acreditaram neles e nos seus trabalhos. 

31/01/2019

A Secretária de Obras e Infraestrutura começa limpeza das ruas em Abadia de Goiás

Por Selzy Quinta
Nos últimos dias o município de abadia de Goiás, está sendo marcado por ações diversas, principalmente na saúde, educação e serviços públicos. Na manhã desta quinta-feira (31), a Prefeitura começou uma ação de limpeza urbana nas ruas da cidade. O trabalho envolve a retirada de entulhos, coletas de lixo, capina e varrição. 

A equipe da  Secretária Municipal de Obras e Infraestrutura começou a limpeza nas Avenidas, esta ação é uma medida voltada também à saúde pública e bem estar social. 
A meta do executivo municipal, que esteve no local acompanhando os serviços, é que todos os bairros da cidade recebam a benfeitoria completa e, assim, possa mudar o visual do município. A limpeza pública do município é uma das prioridades da sua administração, nesse sentido eles já vêm trabalhando para manter sempre a cidade limpa. 

O  Secretário de Obras e Infraestrutura, Célio Calixto, nos informou que está programando uma força tarefa que vai beneficiar todas as comunidades do município, inclusive Vila Socorro, Goiânia Sul entre as outras comunidades. 

O trabalho que já está sendo realizado em algumas ruas conta com uma equipe de recolhimento, caminhão e maquinário. Uma ação que visa garantir mais qualidade de vida e deve contar ainda com a colaboração de toda a população, lembrando que a responsabilidade da limpeza dos lotes abertos é de responsabilidade dos donos dos Imóveis. 

Buracos nas ruas 
Em relação a alguns buracos nas ruas da cidade devido o período das chuvas, o prefeito informa Que a Secretaria de Obras e Infraestrutura está com uma frente de serviço por toda a cidade. Nesta quinta-feira, (31/1), as equipes coordenadas, pelo Secretário Célio Calixto começaram a realização de mais uma operação tapa buracos. A ação ocorrerá simultaneamente por toda a cidade.
 

 

 

 

 

 

 

 




Fotos Arquivo Prefeitura
Por Selzy Quinta

Abadia de Goiás está em alerta com pré-epidemia de dengue

O crescimento do número de casos de dengue em Abadia de Goiás demonstra que o município vive um momento em que os cuidados devem ser redobrados para evitar uma epidemia da doença causada pelo Aedes aegypti, tanto por parte do Poder Público quanto por parte da população. 
De acordo com a Secretaria da Saúde do município, este ano, já foram registradas um índice muito alto de dengue no município, dos quais vários casos são positivos e alguns negativos. E vários outras notificações ainda aguardam resultado, que deve sair nas próximas semanas. 

A situação se torna ainda mais preocupante porque, até a última semana o número aumentou muito. 

Além disso, esta época do ano com temperaturas elevadas e constantes chuvas é propícia para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, o que pode fazer com que os números continuem a crescer em ritmo alarmante, a não ser que as medidas necessárias sejam tomadas, com firmeza, pelo Poder Público e pela população. 

Nesse sentido a equipe de Agentes de Endemias e Agentes de Saúde de Abadia de Goiás vem realizando por toda a cidade o bloqueio de focos do mosquito Aedes, que transmite várias doenças, como dengue, chikungunya e o zika vírus. 

 
 Mas não podemos esquecer que esta ação é uma via de mão dupla: Os profissionais cuidam e nos temos que zelar. A concretização de todos é fundamenta! 
Alerta 
O site Abadia Em Foco tem alertado a população sobre os perigos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. É bom lembrar que, além do crescimento do número de casos de dengue no município, motivos pelos quais os cuidados devem ser redobrados. Lembre-se: a dengue mata, e vítima pode ser você ou um de sua família. 

Portanto, cada um deve fazer a sua parte e adotar alguns hábitos simples que são fundamentais para combater o Aedes aegypti e, consequentemente, evitar uma epidemia. Alguns deles são de manter as casas e os terrenos limpos, eliminar os possíveis recipientes de água parada e, caso for necessário, denunciar vizinhos que estejam mantendo criadouros do Aedes aegypti à Vigilância Sanitária. A colaboração da população é fundamental, o trabalho de combate ao mosquito está sendo constante por parte do Poder Público que, além de fazer mutirões para retirar possíveis criadouros do mosquito, fazem uma “faxina” na cidade, limpando praças e ruas (retirando podas de árvores e lixo). Limpando os terrenos baldios. Uma das melhores opções seria a aplicação de multas os proprietários que deixam o mato alto, pois só desta maneira é possível manter a cidade livre de uma epidemia de dengue. 
 

 

 

Por Selzy Quinta

Após 4 meses de proibição, pesca é liberada nos rios de MT na sexta-feira (1º)

Pesca continua proibida em rios que fazem divisa com outros estados, como Araguaia, Juruena e Paraguai.
Pesca continua proibida em rios que fazem divisa com outros estados — Foto: Gcom-MT
O período de Piracema, que começou em outubro, termina na próxima quinta-feira (1º), nos rios de Mato Grosso. A medida também vale para rios federais que cortam o estado. No entanto, em regiões de divisa com outros estados e em áreas de preservação permanente, a pesca continua proibida.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em rios, como Juruena, na divisa com o Amazonas, no Paraguai, divisa com Mato Grosso do Sul, Araguaia, no limite com Goiás, a pesca continua proibida. Um mapa dos pontos onde não é possível pescar, está disponível no site da secretaria.

Ainda segundo a Sema, os peixes ainda não podem ser comercializados, nem transportados para outros estados.

Com a liberação da pesca algumas regras precisam ser seguidas, entre elas: estar habilitado com a carteira de pesca, não usar apetrechos proibidos e respeitar a cota e tamanho mínimo do pescado, que para pescador amador é de 5 kg e para profissional é de 125 kg por semana.

Segundo a Sema, estudos científicos apontam que nas três bacias hidrográficas do estado, os meses de outubro, novembro e dezembro são os que têm maior atividade reprodutiva dos peixes, em torno de 80%.

Por G1 MT

Artigo: O amanhã ao alcance das mãos

Por Luis Pereira
O amanhã ao alcance das mãos
De modo geral, ao contratar um estagiário, a empresa opta por um profissional com pouca ou nenhuma vivência no mundo do trabalho, mas que está disposto a aprender e colaborar para o cumprimento de tarefas diárias da melhor maneira. Com um caminho ainda a trilhar, é comum que esse profissional em formação busque referências dentro da própria organização logo nos primeiros dias, tirando dúvidas com profissionais mais experientes. Neste início, cada aprendizado reflete diretamente em mais confiança para assumir responsabilidades maiores. Com o passar do tempo, pode vir a tão sonhada efetivação e não são raros os casos em que ex-estagiários acabem promovidos a cargos de liderança.

Esse processo, no entanto, não é algo linear. Uma pesquisa realizada recentemente com universitários de São Paulo aponta que 44% dos entrevistados repensam a efetivação por falta de identificação com a empresa. Atualmente, os jovens tem a atenção voltada principalmente para organizações que desenvolvem suas atividades a partir de iniciativas voltadas para diversidade cultural e sustentabilidade. Se antes as pessoas encaravam a escolha profissional como uma função a ser cumprida pelo resto da vida, hoje elas buscam transformar o mundo com a atividade que exercem, enxergando nas pequenas atitudes a possibilidade de grandes mudanças e também priorizam a qualidade de vida. Por isso, também é natural que eles esperem relações menos mecânicas com gestores, e feedbacks que influenciem de fato na sua forma de agir. Além disso, para serem bem-sucedidos na carreira, os jovens acreditam que as universidades deveriam incluir mais experiências práticas na grade curricular, além de professores que estejam atuando no mercado de trabalho.

Para alcançar esse protagonismo na vida profissional, a internet é uma ferramenta ao alcance das mãos. Diferentemente do que ocorria no passado, o jovem utiliza a rede mundial de computadores com objetivo de auxiliá-lo a ter controle sobre a própria trajetória, em uma sociedade que se transforma no ritmo das redes sociais e aplicativos de celular. Prova disso, é que 9 entre 10 jovens responderam que têm no smartphone a principal fonte de informações, dos quais 25% se acham muito conectados, o que certamente influencia na visão de mundo que esses universitários constroem. Por outro lado, isso não impede que o processo de escolha do curso se baseie na percepção do mercado e passe também pela opinião de familiares, o que representa uma particularidade interessante.

Em linhas gerais, o profissional do futuro é conectado, defensor de causas pelas quais acredita que vale a pena lutar e busca crescer como ser humano a cada tomada de decisão, principalmente aquelas que dizem respeito ao universo profissional. Apesar disso, entende que não está pronto e valoriza o estágio como forma de aprendizado constante. Além de permitir a inserção do jovem em uma realidade totalmente nova, a missão do CIEE enquanto agente de integração é possibilitar que empresas e instituições de ensino trabalhem em conjunto e sejam conscientes do papel a desempenhar.

*Luiz Gustavo Coppola é Superintendente Nacional de Atendimento do CIEE.

30/01/2019

Prefeitura divulga calendário de pagamento do IPTU 2019

A Prefeitura Municipal de Abadia de Goiás, através da Secretaria de Finanças divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2019.

Os carnês já começaram a serem entregues em cada residência. Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral ou adiantamento de parcelas até 08 de março terão 15% de desconto. Mais, o pagamento poderá ser feito em até três vezes sem desconto, com vencimento 08/Março, 08/Abril e 08/Maio . Os contribuintes podem emitir também o carnê do IPTU no Portal oficial do município, www.abadiadegoias.go.gov.brna aba "Serviços online”.

O boleto poderá ser pago na Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Bradesco e Sicoob do município, agências autorizados a receber o imposto. Com a sua contribuição, vamos construir o futuro que a nossa cidade merece. Pague o seu IPTU em dia, e continue ajudando a cuidar de Abadia de Goiás.

De acordo com a Administração Municipal, para atualização dos valores a correção para 2019 foi um percentual 4,05%, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA) do ano de 2011. O IPCA-E é o índice oficial de atualização dos créditos do município.

Em caso de dúvidas acesse: www.abadiadegoias.go.gov.br ou dirija-se até a Coletoria Municipal na Prefeitura.

Prefeitura de Abadia de Goiás cria taxa de iluminação Pública – CIP

A iluminação pública vem sendo um grande desafio para os municípios brasileiros, que têm buscado soluções para a operação desse serviço, uma delas foi à criação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública – CIP.

Em 2018, foi aprovado a Lei Complementar n° 011/2017 e regulamentado pelo Decreto de n° 317/2018, estipulando a nova forma de cobrança da taxa de iluminação pública (CIP) para os imóveis não edificados.

Agora, todos os proprietários de imóveis não edificados de Abadia de Goiás (ou seja: lotes vagos), pagarão o custeio de iluminação pública.

Segundo informações da Secretaria de Finanças, foram realizadas reuniões entre a Procuradoria do Município, bem como Secretarias responsáveis, juntamente com a Câmara Municipal pelo qual participaram da elaboração do projeto de lei que visa corrigir esse problema do valor da taxa de iluminação, pelo qual durante o processo de estudo foi averiguado que se houver a cobrança e efetivo recebimento da contribuição de iluminação pública por parte dos proprietários de lotes vagos, o município através do Poder Executivo conseguirá reduzir a taxa de iluminação pública dos proprietários de imóveis edificados.

O valor para cada lote é de R$ 60,00 reais anual de acordo com o disposto no Código Tributário que foi alterado, onde a partir de agora passam a se enquadrar com a nova alteração. A cota única tem vencimento dia 08/Março e poderá ser pago em três vezes.

Ressaltamos que serão entregues os carnês da CIP no endereço do contribuinte, e aquele contribuinte proprietário de lote vogo, que não receber o seu carnê, favor procurar na sede da Prefeitura Municipal no Departamento de Coletoria.

Hoje quero agradecer pela competência, profissionalismo e dedicação do sistema de saúde de Abadia de Goiás.

Por Selzy Quinta
Parabéns pela competência, profissionalismo e dedicação de toda equipe. É muito bom estar em um lugar onde você é tratado realmente como um ser humano e não meramente como um paciente ou cliente. Isto é devido ao maravilhoso trabalho de todos os profissionais que trabalham nas unidades de saúde do município. Posso dizer que a escolha dos nomes dos profissionais para o atendimento condiz com os serviços prestados a todos nós abadienses. A equipe de saúde que está sobre o comando da secretaria de saúde Eliane Águas é de uma competência extraordinária. E com certeza todos os outros profissionais que trabalham no sistema de saúde do município também são merecedores de elogios pela dedicação, paciência, competência e calor humano em todos os atendimentos! 

É com muito orgulho que falo do ótimo atendimento de todos profissionais da saúde de Abadia, são profissionais capazes e dedicados e qualificados. Competência, empenho são as melhores palavras que posso descrevem a cada profissional do sistema. Se continuarem trabalhando com esse profissionalismo, disposição, dedicação é certo que o futuro de cada um deles que compõe o sistema de saúde de Abadia de Goiás será brilhante. Mais uma vez agradeço pelo carinho e dedicação que sempre me deram e me dão a cada momento que preciso dos serviços de toda essa equipe maravilhosa. 

Parabéns! E que continue prestando a todos esse excelente trabalho a toda a população abadiense.

Artigo: Fraude Alimentar – Uma realidade no setor industrial

*Por Patricia Amarante
FraudeAlimentar_Crédito - Reprodução Internet
Recentemente temos ouvido falar sobre um assunto muito importante, tanto para o consumidor quanto para as indústrias produtoras de alimentos: a Fraude em Alimentos ou Food Fraud. O tema é tão importante que foi incluído nas normas de qualidade e segurança de alimentos.

A IFS FOOD, versão 6.1, de novembro de 2017, norma reconhecida mundialmente na área de qualidade e segurança de alimentos, define fraude em alimentos como “a substituição, adulteração ou falsificação deliberada de alimentos, matérias-primas, ingredientes, ou embalagens ou a alteração deliberada da rotulagem em produtos colocados no mercado com a finalidade de ganho econômico. Esta definição também se aplica aos processamentos terceirizados”. Em suma, além de serem consideradas crime, as fraudes em alimentos são atos ilícitos que sempre envolverão vantagem financeira, podendo (ou não) afetar a saúde do consumidor.

O assunto não é novo e podemos citar casos bem antigos pelo mundo todo, como a adição de dietileno Glicol (DEG) para aumentar o dulçor em vinhos brancos (Áustria, 1985), a adição de melamina em produtos lácteos para aumentar o teor de nitrogênio, resultando em um falso aumento do teor de proteínas (China, 2008), adição de carne de cavalo em hambúrguer, onde a rotulagem descrevia o produto como 100% carne bovina (Inglaterra, 2013) e recentemente no Brasil, entre 2015 e 2017, quando tivemos as operações “leite compensado”, na qual a empresa foi acusada de adulterar leite impróprio para consumo com ácido, com objetivo de reduzir a contaminação microbiológica, e também a operação “carne fraca”, em que frigoríficos foram acusados de adulterar as carnes para mercado interno e externo e, com isso, foi exposto o esquema de corrupção em órgãos fiscalizadores.

Outros tipos de fraudes alimentares que ocorrem sempre visando o ganho econômico são a falsificação, cópia de nome de marca, conceito de embalagem, formulação, substituição de um ingrediente de alto custo por outro de menor valor, a adição de cobertura sabor chocolate no lugar de chocolate ao leite (quando a informação na embalagem é de que o produto contém chocolate ao leite), a diluição, quando se mistura um ingrediente líquido de menor valor na fórmula com um ingrediente de alto valor, a fraude em azeite de oliva com adição de óleo de soja parcialmente em sua fórmula, a substituição ou adulteração (processo de adicionar materiais desconhecidos e não declarados a produtos alimentícios, a fim de melhorar seus atributos de qualidade, como o caso da adição de melamina no leite), rotulagem ou etiquetagem incorreta com a inclusão de falsas alegações, adulteração de lote e validade, ocultação de ingredientes presentes na fórmula na lista de ingredientes da embalagem, ocultação da presença de alergênicos, ou peso líquido informado menor do que o declarado no rótulo.

A maioria das fraudes em alimentos só pode ser comprovada por análises laboratoriais, mas o consumidor pode estar atento a alguns detalhes na hora da compra, como, por exemplo, verificar a data de validade do produto, observando se há sinais de adulteração, olhar outros produtos da mesma marca e comparar se a marcação de lote e validade está coerente, verificar as condições da embalagem e não comprar caso ela esteja violada, ler o rótulo, e, se tiver dificuldades, entrar em contato com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa.

Outra dica importante é prestar atenção à aparência, coloração e ao cheiro do alimento. Se desconfiar que ele não está apto para o consumo, entre em contato com o SAC da marca para informar o problema, pois é imprescindível que a empresa esteja ciente de que pode haver um problema com seus produtos. O contato com o consumidor é extremamente importante, visto que ajuda a empresa a melhorar seus processos de controle, garantindo não só a qualidade, mas também a segurança de seus produtos. Se a empresa for idônea, tentará descobrir junto ao consumidor a origem da fraude. No entanto, se a resposta do SAC não for satisfatória e o consumidor se sentir lesado, ele deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária da sua cidade e informar o ocorrido, lembrando, sempre, de guardar o cupom fiscal e o produto, mesmo que ele esteja danificado, pois esta será a prova da reclamação.

É importante ressaltar que não é somente o consumidor que sofre com a fraude em alimentos. A indústria também pode sofrer fraude se não tiver um controle rigoroso na escolha de seus fornecedores. Por esse motivo, existe um programa dentro do sistema de qualidade e segurança de alimentos que deve ser implantado nas indústrias. Esse programa é chamado de “Food Fraud” ou “Fraude em Alimentos”, que avalia os tipos de fraude que podem acontecer dentro do processo produtivo ou do produto, quais os riscos e ameaças, qual a vulnerabilidade, como está o acesso ao produto, qual a origem das matérias-primas, embalagens e insumos, qual o tipo de vigilância deverá ser efetuada para identificar a probabilidade de fraude de produto e, assim, tentar evitá-la. As medidas de controle que devem ser postas em prática podem variar de acordo com a natureza da fraude, metodologia de detecção, tipo de vigilância e origem da matéria-prima, ingrediente ou material de embalagem. Treinamentos para os colaboradores das áreas de produção, qualidade e até mesmo do setor de compras também fazem parte do plano de mitigação de fraudes em alimentos.

Evite as “fake news”. Antes de repassar conteúdos sobre fraudes em alimentos verifique se a fonte é idônea.

*Patrícia Amarante é engenheira de alimentos e assessora técnica na área de alimentos do Sincabima- Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná.

Opinião: Tecnologia e escola: o futuro de nossos alunos

Por Celso Hartmann*
Muito se fala sobre os perigos de se permitir que crianças comecem a utilizar smartphones, tablets e outros gadgets cada vez mais cedo. É inegável que essa introdução ao mundo digital deve ser feita com bom senso, moderação e acompanhamento rigoroso dos pais. Mas é igualmente importante que a tecnologia não seja colocada como antagonista no processo de criação dos filhos, principalmente porque o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica é uma realidade cada vez mais presente na educação moderna. O mundo de hoje não é mais o mesmo de quando éramos alunos. Quem tem uma criança em casa sabe que ela parece já ter nascido sabendo como usar um dispositivo móvel conectado à internet. Para eles, usar a tecnologia é quase uma evolução darwiniana. E é exatamente por isso, por terem consciência desde cedo que podem carregar um mundo de conhecimento na palma da mão, que esse novo aluno não vai encontrar sentido nenhum em decorar as razões trigonométricas ou os teoremas da vida.

Portanto, quando o assunto é educação, já não devemos mais perder tempo discutindo se crianças e jovens devem ou não usar celulares, tablets, softwares, games ou apps nos processos de aprendizagem. A questão principal é observar quais são as estratégias de ensino das escolas para que todos esses recursos sejam inseridos e potencializados com o objetivo de se adquirir conteúdo e conhecimento. Muitas escolas já evoluíram e aprimoraram sua maneira de ensinar para se adaptar ao novos tempos, atendendo à demanda da sociedade e da nova geração de alunos e professores. Mas é importante avaliar de que forma a tecnologia está de fato integrada à proposta pedagógica e a qualidade que a instituição de ensino busca para garantir o aprendizado e os benefícios efetivos. Há muito a se explorar para oferecer o melhor a esses nativos digitais. E para aqueles pais que ainda estranham ouvir os filhos falarem em uso de celular, tablet e games enquanto estão aprendendo, saibam que são essas ferramentas que permitem a eles compartilharem, comentarem, questionarem, criarem e não mais decorarem, fazendo com que estabeleçam uma nova relação com o conhecimento.

Tantos recursos acabaram empoderando essa geração, que possui uma nova modelagem cerebral. A escola que não oferece aos seus alunos a chance de aprender segundo essa nova realidade, certamente terá cada vez mais dificuldade de engajar e motivar o estudante. Antigamente, bastava o aluno saber o suficiente para tirar uma boa nota e passar para o próximo ano. Hoje, o estudante da era digital quer mais - e não é mais possível, e nem correto, frear esse ímpeto. Privá-lo de ter acesso às novas tecnologias enquanto aprende é inimaginável. As escolas têm o desafio urgente de romper com os modelos tradicionais de ensino e guiar os estudantes nesse caminho. As novas ferramentas devem permitir que o conhecimento esteja nas mãos do aluno onde quer que ele esteja. E que a interação entre estudante, conhecimento e o restante do mundo seja total. Daqui para frente, o mercado de trabalho será, cada vez mais, dominado pela inteligência artificial. Quando analisamos, com uma visão mais ampliada, o que a sociedade e o mercado esperam dos futuros profissionais, vemos que estamos apenas no começo de uma revolução que vai transformar a maneira como nossos filhos e netos vão aprender daqui para a frente. Temos a responsabilidade de ajudar nossas crianças e jovens a se prepararem para esse futuro. E precisamos estabelecer desde já que, para dar conta dessa missão, precisamos de uma nova escola.

*Celso Hartmann, diretor-geral do Colégio Positivo.

29/01/2019

Luziana 23 anos sendo uma secretária eficiente

A seriedade e o dinamismo são as qualidades que identificam o trabalho desenvolvido pela secretaria executiva Luziana Toledo na Câmara Municipal de Abadia de Goiás, com sua bagagem e eficiência profissional torna possível à reestruturação no fluxo de processos e a melhoria no ambiente e no clima organizacional, responsáveis pelo ótimo atendimento á população aumentando assim a satisfação daqueles que daquela casa de Lei precisa ir à busca de alguma coisa ou orientação.
Luziana é merecedora de mérito trabalha frente à secretaria da Câmara Municipal de Abadia de Goiás há vinte (23) anos, como secretaria e amiga de todos principalmente dos parlamentares municipal. Posso afirmar que ela é uma grande entusiasta dos serviços públicos é ela que resolve, soluciona e oferece os melhores resultados na câmara, sempre demonstra excelência no atendimento, qualidade, cumprimento de prazos e dos objetivos acordados, atuação ética e profissional – virtudes e características estão sempre presente nos trabalhos e parcerias apresentados.

Com aumento de 12%, Centro-Oeste foi a região que mais cresceu nos desembolsos do BNDES em 2018

Aprovações de novos financiamentos do Banco para a região (R$ 12 bi) também foram destaque, com aumento de 70% em relação ao ano anterior 

Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos no Centro-Oeste cresceram 12% entre janeiro e dezembro de 2018, frente ao mesmo período de 2017. A região recebeu R$ 9,4 bilhões dos R$ 69,3 bilhões desembolsados pelo BNDES no ano passado. O valor corresponde a 13,5% do total liberado pelo Banco, percentual que supera a participação da região na composição do PIB nacional, que é de aproximadamente 10% segundo o IBGE. 
O desempenho foi influenciado pelo crescimento dos desembolsos para infraestrutura (linhas de transmissão de energia, transporte ferroviário e aeroportos), que aumentaram 44% e chegaram a R$ 3,3 bilhões (35% de participação no total da região). Também tem participação relevante o setor agropecuário, para o qual o BNDES liberou R$ 3,9 bilhões (42% de participação no total desembolsado para o Centro-Oeste). 
As aprovações de novos financiamentos do BNDES para a região Centro-Oeste também foram destaque, com crescimento de 70% em relação ao ano anterior. O aumento superou os 27% da média nacional. Em 2018, as aprovações para a região totalizaram R$ 12 bilhões, representando 12,6% do valor total aprovado pelo Banco (R$ 94,9 bilhões). 
A boa performance foi influenciada, sobretudo, pela aprovação do financiamento para o sistema de transmissão que irá conectar a Estação Conversora Xingu (PA) à Estação Conversora Terminal Rio (RJ) para escoamento da energia gerada pela Usina Hidrelétrica Belo Monte. 
Outras regiões – Nas demais regiões do País, os desembolsos do BNDES distribuíram-se da seguinte forma: o Sudeste recebeu R$ 26,5 bilhões (38,2% do total); o Sul, R$ 17,96 bilhões (25,9%); o Nordeste, R$ 11,9 bilhões (17,2%); e o Norte, R$ 3,5 bilhões (5,1%). Em comparação com 2017, as liberações para as regiões Sul e Sudeste permaneceram estáveis, oscilando 1% e -1%, respectivamente. No Norte e no Nordeste, as variações foram de -8% e -16%. 
Setores – Quanto ao desempenho setorial, os desembolsos do BNDES em 2018 foram impulsionados por investimentos em infraestrutura, que receberam R$ 30,4 bilhões dos R$ 69,3 bilhões desembolsados. O valor é 13% maior na comparação com 2017 e corresponde 43,9% de participação no total desembolso no ano passado. 
Na sequência, vem o setor agropecuário, com R$ 14,7 bilhões liberados (21,2% de participação e crescimento de 2% ante 2018). Os desembolsos para os segmentos industrial e de comércio e serviços corresponderam, respectivamente, a R$ 12,3 bilhões (17,8% do total) e R$ 11,9 bilhões (17,2% do total) — em ambos os casos, uma redução de 18% diante do ano anterior. 
Mais no site – O Boletim de Desempenho do BNDES está disponível no site do Banco, em www.bndes.gov.br/desempenho

Assessoria de Imprensa 

Comunicação com clientes: as lições de 2018 que devemos levar para 2019


Conheça algumas ações que contribuem para o conseguir sucesso
Por Marina dos Anjos
São Paulo (SP), Janeiro de 2019 - Durante o ano de 2018 ouvimos falar muito em como uma marca
deve estar orientada ao cliente e que, atualmente, o consumidor é o principal porta voz de seu negócios e, por isso, devemos sempre estar atentos à sua experiência e contribuir para que ela seja a mais positiva possível.
Como sabemos que a comunicação é uma área de grande importância para cumprir a missão de manter o cliente sempre feliz - seja no envio de um e-mail, uma interação pelas redes sociais ou um papo presencial - reuni algumas ações e estratégias que funcionaram super bem em 2018 e, certamente, irão te ajudar a melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes em 2019:

Inclua os emojis na comunicação da sua empresa

Usar emojis é uma maneira de marcar presença nas redes sociais e, ao mesmo tempo, diferenciar-se dos concorrentes. Eles não só mostram que a marca está atenta às tendências atuais, mas prova que ela é próxima de seus clientes. ️ Afinal, nada poderia ser mais pessoal do que comunicar-se na mesma linguagem que seu consumidor usa para falar com os amigos e familiares.

Seja Mobile Friendly
As pessoas enxergam sua marca como uma coisa única. Elas esperam, portanto, uma experiência igualmente agradável em todos os canais, sejam eles online ou offline. No mobile, a expectativa é que não haja nenhum tipo de atrito na hora de realizar qualquer ação, independente do grau de complexidade dela. Ou seja: as pessoas não esperam nada menos do que experiências incríveis em todos os pontos da jornada.

Valorize as ferramentas de atendimento (e o seu cliente)
Ao receber um atendimento de qualidade, o consumidor se sente valorizado e espalha essa satisfação entre os amigos e seguidores. Dessa forma, você ganha duas vezes: aumentando a produtividade e recebendo a publicidade que mais importa: a orgânica.

Aproveite as possibilidades da Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um mundo a ser explorado pelas empresas. Na era do imediatismo, a interação das marcas por meios digitais proporciona uma experiência personalizada e única para os consumidores.

Invista na fidelização do cliente

Hoje em dia é comum que as empresas passem mais tempo conquistando novos clientes do que fidelizando os que já existem. O processo de fidelização é, basicamente, construído pelo bom relacionamento, ágil e personalizado. Chamar o consumidor pelo nome, por exemplo, faz parte disso.

Saiba como usar hashtags

Melhor do que ser vista, é ser vista pelas pessoas certas. Sua empresa precisa não só de seguidores, mas de usuários que sejam possíveis clientes, e as hashtags podem ser uma ótima maneira de chegar até eles. Para isso, é necessário usar aquelas mais específicas. Elas trarão usuários que passam tempo curtindo e comentando as fotos que as acompanham.

Defina sua personas

Para não cair no erro de generalizar demais o público da sua empresa, é fundamental desenvolver personas cuidadosamente. Assumir que você já conhece sua audiência pode ser um erro grave e trazer grandes consequências para a marca, mas não incrementar a persona o suficiente, também. Nem um, nem outro: você precisa indicar os vários tipos de clientes que você tem e retratá-los com cuidado.

Seja transparente

Todo mundo sabe como é difícil acharmos marcas e também pessoas verdadeiramente transparentes sobre os seus produtos e serviços. E, por outro lado, é o que todos como consumidores procuram: autenticidade, verdade e confiança. A autenticidade é perceptível para os consumidores e cabe às marcas construírem uma boa relação com os clientes por meio de atitudes transparentes e reais.

*Sobre Marina dos Anjos

Marina dos Anjos é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e possui MBA em Marketing e Vendas. Trabalha com comunicação corporativa desde 2009, tendo passado por agências de comunicação e atendido startups e empresas como BIC, boo-box (já vendida) e Scup (antes de passar a integrar a equipe da empresa). Na Scup desde 2014, foi head de conteúdo e atualmente gerencia o marketing da plataforma.

Sobre a Scup 

Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.
Por Marina dos Anjos, Gerente de Marketing da Scup*
Por Bruno Lino 

Após tragédia em Brumadinho, barragens de Goiás começam a ser fiscalizadas

Goiás conta hoje com 137 barragens cadastradas. Secima admite que elas não passaram por vistoria em 2018.
O Brasil inteiro ficou em estado de alerta após a tragédia que devastou o município de Brumadinho, em Minas Gerais, na última sexta-feira (25/1). Uma barragem da mineradora Vale se rompeu, contaminando quiômetros e quilômetros de lama, os rejeitos da mineradora. O estado de Goiás, que chegou a enviar reforços para as buscas das vítimas da tragédia, conta hoje com 137 barragens cadastradas. A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás anunciou uma força-tarefa para fiscalizar e adotar medidas preventivas para as estruturas.

O objetivo da força-tarefa da Secretaria do Meio Ambiente e do Batalhão Ambiental da PM, formalizada no último sábado (26/1), é mapear, vistoriar, orientar e adotar medidas preventivas para evitar incidentes envolvendo qualquer modalidade de barragens existentes em Goiás. Segundo a Secima, Goiás possui hoje 137 barragens, sendo 11 de grande porte.

Entretanto, levando em conta as de pequeno porte e particulares, estima-se que Goiás tenha 6 mil barramentos, entre pequenos, médios e grandes

Ficou definido o início imediado da fiscalização de todas as barragens no Estado. Já nesse fim de semana, está sendo feito o monitoramento via satélite no Centro de Monitoramento e Fiscalização do Batalhão Ambiental. Serão identificadas as prioridades de fiscalização por área de risco e, logo em seguida, começam as vistorias nos locais. O trabalho de campo será realizado em conjunto, com a coordenação técnica dos fiscais da Secretaria e apoio do Batalhão Ambiental.

A reunião foi realizada no gabinete da Secretaria, com a presença da secretária Andréa Vulcanis, coronel Heber Lima (Comandante do Policiamento Ambiental), Tenente Coronel Jubé (sub Comandante do Policiamento Ambiental) e Capitão Clayton (Chefe do CTA responsável pelo monitoramento via satélite).

No decorrer da semana, novas medidas para a proteção do meio ambiente serão anunciadas pela Secretaria, que está preparando um pacote de ações para a área.
Tragédia de Brumadinho já contabiliza 58 vítimas

O Corpo de Bombeiros informou, na noite de domingo (27/1), que pelo menos 58 pessoas morreram em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Até o momento, 192 pessoas foram resgatadas com vida, mas nenhum sobrevivente foi encontrado neste terceiro dia de buscas. Somente no domingo, 21 corpos foram localizados. A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou a identificação de 19 mortos .

Ainda conforme os bombeiros que estão trabalhando nas buscas, 305 pessoas estão desaparecidas. O número, que antes era de 287, aumentou porque famílias procuraram as equipes que participam da operação de resgate, ao longo do dia, para cadastrar nomes de seus parentes.
Barragens de Goiás não passaram por fiscalização no ano passado

A Secima admitiu que em 2018 nenhuma vistoria em barragem de água foi realizada no Estado.

Entretanto, argumentou que “usuários foram notificados para apresentação de dados” para aperfeiçoar o cadastro. Sobre as estruturas de contenção de rejeitos, a pasta disse que “todas” elas foram vistoriadas em 2017, diferente do que diz o levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA). No documento, também foi exposta a lentidão na implantação da PNSB. A Secima diz que busca ampliar o número de profissionais para acelerar o processo.

A barragem do João Leite, que aparece sem classificação segundo a ANA, será enquadrada de acordo com informações que a Secima pediu para a Saneago.

Do diaonline.r7

Municípios tem até 15 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola

As escolas públicas mato-grossenses tem até o dia 15 de fevereiro para aderir ao proximo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). A Secretaria de Estado de Saúde é parceira do Governo Federal nesse projeto que fortalece a atenção integração das crianças e dos adolescentes.

O último ciclo do PSE, realizado entre 2017 e 2018, contou com a participação de 1.273 escolas de 136 municípios mato-grossenses, sendo 888 escolas consideradas prioritárias e integradas às áreas de maior vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora responsável pelo programa em Mato Grosso, Sirley Lima, o PSE contribui para a formação integral dos estudantes. “São desenvolvidas ações de prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem as crianças e os jovens da rede pública de ensino.”

Os municípios que aderirem ao PSE devem promover ações de orientação na área da saúde, como: prevenção ao uso de drogas, avaliação da saúde bucal, atualização de vacinas e instrução sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Dentre as principais ações também estão campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, além de prevenção do tracoma (doença que afeta os olhos), hanseníase e verminoses.

O município de Porto Alegre do Norte (MT) é um exemplo do sucesso do PSE. A cidade conta com quatro unidades de saúde urbana e uma unidade rural – todas elas integralmente empenhadas nas ações do Saúde na Escola.

“Estamos adaptando cada ação trabalhada para faixa etária e utilizamos vídeos que chamam a atenção dos alunos para cada tema abordado”, diz a enfermeira Anara Freitas, que atua na região.

Serviço

Para realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola, cada secretário municipal de Saúde deve assinar um termo de compromisso e realizar todas as ações previstas pelo programa.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo número (65) 3613-5415, pelo e-mail pse@ses.mt.gov.br ou ainda pelo portal http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php. O acesso deve ser feito com CPF e senha cadastrado como perfil de “gestor municipal”, vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha acesso habilitado ou perfil no módulo PSE, o município deverá gerenciar o cadastro com o CNPJ e a senha do FMS.Por 

REDAÇÃO CENÁRIOMT
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.