05/10/2019

LUCIARA: Nazírio Oliveira Santos atual e Tatiane Fernandes Santana ex-presidente da Câmara de Luciara são multados em 11 UPFs pelo TCE

O presidente da Câmara Municipal de Luciara, Nazírio Oliveira Santos, e a ex-presidente da instituição, Tatiane Fernandes Santana, foram multados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, em 11 UPFs cada, por descumprimento da determinação exarada no bojo do Julgamento Singular n.º 844/LCP/2018, consistente no envio, pelo Sistema Aplic, do Decreto Legislativo referente ao julgamento das Contas Anuais de Governo do exercício de 2013. A decisão ocorreu durante o julgamento do Monitoramento (Processo nº 154709/2019) de determinação do TCE-MT, na sessão da 1ª Câmara de 02/10.

“Compulsando os autos, constato que os responsáveis não promoveram a remessa dos documentos indicados, em descumprimento à determinação contida no Julgamento Singular n.º 844/LCP/2018, embora tenham sido devidamente cientificados do encargo mediante publicação no Diário Oficial de Contas”. Esse foi o entendimento do conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira, relator do Monitoramento, em consonância com a equipe técnica e o Ministério Público de Contas. “Em análise, verifico que apenas foi apresentada a esta Corte de Contas, pela via inadequada, cópia do Decreto Legislativo n.º 01/2016, sem que estivesse acompanhada da documentação pertinente”, destacou o conselheiro relator.

Foi determinado à atual gestão da Câmara Municipal de Luciara, para que no prazo de 30 dias realize o envio do Decreto Legislativo referente ao julgamento das Contas Anuais de Governo do exercício de 2013, via Sistema Aplic, acompanhados dos documentos indicados no item 2.2.2, do Capítulo II, do Manual e Orientação para Remessa de Documentos ao TCE/MT, em atendimento ao disposto no artigo 181, da Resolução Normativa n.º 14/2007. Esse artigo dispõe que os chefes dos Poderes Legislativos deverão encaminhar à Corte de Contas, até o último dia do mês subsequente ao julgamento, cópia da decisão que julgar as contas do Poder Executivo respectivo, acompanhada dos documentos listados em provimento próprio, para fins de controle. Em caso de descumprimento foi fixada multa diária de 5 UPFs.

Fonte: TCE MT

Mulheres e crianças infectadas por Zika desenvolvem imunidade ao vírus

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que mulheres e crianças que já foram infectadas pelo vírus Zika podem desenvolver imunidade à doença. Os pesquisadores detectaram que 80% dos 100 pacientes analisados ficaram imunes depois de serem submetidos à infecção.

As crianças nasceram em 2016 e vêm sendo acompanhadas desde então junto às mães pela UFF e pela Fiocruz. Segundo a pesquisadora da Fiocruz Luzia Maria de Oliveira Pinto, a partir de 2018, elas começaram a ter o sangue coletado e analisado para entender a resposta do sistema imunológico delas a uma nova exposição ao vírus.

“A gente começou a avaliar o sangue tanto das mães quanto das crianças para entender um pouco da imunidade delas, ou seja, para entender se, um dia, caso essas pessoas reencontrem o vírus, elas teriam a capacidade de responder a esse vírus e não ficar mais doente, ou seja, adquirindo a imunidade”.

Segundo ela, participam do estudo 50 mães e 50 crianças infectadas pelo Zika e o resultado foi de 80% de imunidade em ambos os casos.

Além do acompanhamento laboratorial desses 100 pacientes, a UFF também faz o acompanhamento clínico de mais de 260 crianças infectadas pelo vírus que nasceram na região de Niterói. O objetivo, segundo a pesquisadora da UFF Claudete Araújo Cardoso, é verificar se elas desenvolvem alguma doença ou complicação ao longo dos cinco primeiros anos de vida.

Nesse acompanhamento, os pesquisadores verificaram, por exemplo, que alguns bebês que nasceram aparentemente saudáveis desenvolveram um quadro de microcefalia de três a seis meses após o parto. Claudete explica que o fenômeno já havia sido constatado em 13 crianças do Nordeste e foi confirmado agora em seis crianças que estão sendo acompanhadas pela UFF.

“Elas nasceram com perímetro cefálico normal, mas, por ação do vírus, o cérebro da criança para de crescer e de se desenvolver. Esse é um alerta que a gente passa para a população: se nasceu durante uma epidemia ou a mãe teve manchas na pele durante a gravidez, tem que ser feito um acompanhamento criterioso na rede básica, no posto de saúde”, disse.

Por Paula Laboissière
Fonte: EBC Saúde

Abadia de Goiás: Homem considerado o maior estuprador em série de Goiás é indiciado por 22 abusos

Outros 34 casos ainda são investigados pela polícia, e a autoria pode ser ou não atribuída a Wellington Ribeiro da Silva.
Homem considerado o maior estuprador em série de Goiás é preso suspeito de 47 abusos — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil concluiu e enviou à Justiça inquéritos que reúnem 22 casos atribuídos a Wellington Ribeiro da Silva, de 52 anos, o homem considerado o maior estuprador em série de Goiás. O indiciamento, segundo a delegada Ana Paula Machado, foi pelo crime de estupro e também, em alguns casos, por roubo.

De acordo com a polícia, os 22 estupros foram atribuídos ao preso após confirmações por meio de exames de DNA. Além destes casos, pelo menos, outros 34 são investigados pela Polícia Civil, alguns deles de vítimas que procuram a corporação após a prisão de Wellington, em 12 de setembro, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana.

“A força-tarefa enviou os inquéritos na última terça-feira. Neles constam os casos que já tínhamos confirmados. Além do indiciamento pelos 22 estupros, temos também alguns casos de roubos relatados pelas vítimas”, contou a delegada.

O G1 tenta localizar a defesa de Wellington. A Polícia Civil informou que o preso não apresentou advogado durante o interrogatório, realizado após a prisão dele, em 12 de setembro, em Aparecida de Goiânia. Segundo a delegada, o homem confessou ter praticado seis dos 22 crimes já atribuídos a ele.

Ainda de acordo com Ana Paula, com a conclusão destes inquéritos, a força-tarefa, composta por ela e pelos outros delegados Carlos Leverger, Álvares Lins e Cybelle Tristão, foi encerrada.

“São ao todo já 56 casos investigados, mas não dá para precisar se esse número não subiu ou vai subir, porque a partir de agora, as vítimas passam a procurar as delegacias da região onde aconteceram os casos”, comentou a delegada.
Homem considerado o maior estuprador em série de Goiás é preso suspeito de 47 abusos — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Caso de grávida é investigado

Dos 56 casos de estupros investigados em Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Abadia de Goiás, Bela Vista e Goiânia, a Polícia Civil já sabe, por algumas características passadas pelas vítimas, que não será possível confirmar se o Wellington é realmente o autor.

Um destes casos é de uma mulher que diz ter ficado grávida de um estuprador e procurou a delegacia de Aparecida de Goiânia.

Segundo a delegada Ana Paula, a vítimas procurou a polícia dois meses após ter sido estuprada, não sendo possível a coleta do material para análise. Além disso o retrato falado feito por ela, não bate inicialmente com as características de Wellington.

“A vítima disse engravidou do estuprador e já teve bebê recentemente. Vamos voltar a ouvi-la. O caso é investigado, mas o retrato falado é bem diferente, e a abordagem relatada por ela foge um pouco do padrão do que Wellington agia”, informou Ana Paula.

O estupro da mulher que ficou grávida teria acontecido há um ano, quando ela estava em um ponto de ônibus. “Ela disse que o estuprador estava a pé e usou uma faca”, completou a delegada.

Como agia o suspeito

Os crimes atribuídos a Wellington tem como características comuns, o uso constante do capacete na prática do crime, o horário e local de pouca luminosidade, além das abordagens com um revólver. Detalhes que o próprio preso confessou em vídeo.

Segundo a delegada, em alguns casos ele anunciava um assalto, pegava o celular da vítima e a obrigava a subir na moto dele. Depois ia para um lugar mais afastado, sempre com o capacete, para não ser reconhecido, e cometia o abuso.

Além do mandado por estupro, Wellington foi preso em flagrante por receptação. Segundo a delegada, ele estava com uma moto roubada e também foi preso por uso de documento falso ao tentar se passar por outra pessoa.
Homem considerado o maior estuprador em série de Goiás é preso suspeito de 47 abusos — Foto: Vitor Santana/G1

DNA

A força-tarefa que resultou na prisão de Wellington, batizada de Impius, durou 45 dias e envolveu mais de 40 pessoas. Ela teve início após a Polícia Técnico-Científica encontrar o perfil genético dele em várias vítimas de estupros.

Seguindo a polícia, em 2015, foram coletados vestígios do criminoso em uma vítima e inseridos no banco genético. Em 2017, foi coletado novo vestígio de outra vítima e coincidiu com a amostra anterior.

No mesmo ano, de acordo com as investigações, apareceram outras quatro vítimas compatíveis ao material genético do suspeito. No final de 2018 já somavam nove mulheres, e isso chamou a atenção da Polícia Técnico-Científica, que avisou à Polícia Civil.

Histórico de crimes

Os crimes eram cometidos desde 2008. Segundo a polícia, em 2011, Wellington chegou a ser preso depois de violentar uma mulher e a filha dela, de apenas cinco meses. Na época, ele foi levado para o Mato Grosso porque lá respondia por outros crimes, como assaltos e assassinatos. Entre eles estava uma condenação a 57 anos de prisão pela morte de uma mulher e os dois filhos dela. Em 2013, ele conseguiu fugir da prisão e voltou pra Goiás.

Para não ser pego novamente, o estuprador, segundo a polícia, estrategicamente não tinha conta em banco, não usava redes sociais e ainda roubava identidades de pessoas que se pareciam com ele para usar os documentos e despistar a polícia.

Para a delegada, ele é um dos maiores maníacos do estado e sempre soube o que estava fazendo. “É um homem de altíssima periculosidade, de uma frieza que nos chama muito a atenção, comentou.

Por Rodrigo Gonçalves, G1 GO 

04/10/2019

Escolas de Abadia terá palestras com a equipe do SAMU sobre Primeiros Socorros.

Ontem 02 de Outubro o prefeito Romes Gomes Reuniu com a Secretária de Educação Nilda dos Santos, Secretária de Saúde Eliane Águas e o Servidor do SAMU primeiro secretário do Conselho Municipal de Saúde Leonam Carvalho. 

Na reunião foi discutido sobre a realização de Palestras na rede Municipal de Ensino do município com a equipe do SAMU sobre Primeiros Socorros. 

O executivo municipal aproveitou a ocasião para enaltecer a realização dessa Palestra, “essas técnicas podem salvar vidas com instruções simples como em engasgo, desmaios entre outras”. 

Aproveitou a ocasião para agradecer a parceria com a Coordenação do SAMU e Núcleo Educacional Permanente, ao Sr. Leonam de Carvalho que está contribuindo muito nesse trabalho preventivo nas escolas abadiense. 

Ficou definido que a 1ª Palestra será realizada no dia 16 de outubro as 8h a começar na Escola Municipal Paulino Inácio Rosa.


 

ARTIGO: OUTUBRO: UM MÊS SUPER ESPECIAL

Por Juracy da Silva
Estamos iniciando mais um OUTUBRO ROSA, mês dedicado ao despertar quanto à importância dos cuidados, da prevenção, de alerta e de combate ao CÂNCER DE MAMA, doença insidiosa que a cada ano assusta, apavora e também leva ao sofrimento milhões de mulheres ao redor do mundo. 

De acordo com o último relatório da Globocan de 2018, Agência Internacional de Pesquisas em Câncer (IARC, sigla em inglês) no mundo no último ano foram registrados 18,1 milhões de novos casos de câncer, sendo que o câncer de mama representa 15% deste total, ou seja, 2,715 milhões de mulheres foram diagnosticadas com novos casos de câncer de mama. 

Os vários tipos de câncer também, em 2018, levaram a morte nada menos do que 9,6 milhões de pessoas e o câncer de mama foi responsável por 2,1 milhões de mortes de mulheres ao redor do mundo, milhares aqui no Brasil. 

Isto demonstra que estamos diante de uma verdadeira tragédia humana. O jargão utilizado para suavizar esta tragédia tem sido o seguinte “câncer de mama, se diagnosticado precocemente, tem cura”. Todavia, o sucateamento dos serviços públicos de saúde, ante o descaso de governantes insensíveis aos dramas humanos, aliados aos altos índices de pobreza, falta de recursos financeiros para mais de dois terços da população brasileira e a desinformação tem impedido que milhões de mulheres consigam fazer regularmente seus exames preventivos. Ou então, muitas vezes, a demora entre o diagnóstico e o inicio do tratamento tem provocado a morte para dezenas de milhares de mulheres que continuam sendo discriminadas e excluídas em seus direitos fundamentais que são a saúde e a vida. 

Se não diagnosticado a tempo, seja por dificuldades financeiras ou pelo sucateamento do Sistema de saúde pública, pela falta de equipamentos, de medicamentos ou de vagas em hospitais, com certeza muitas vidas serão ceifadas, transformando-se em meras estatísticas oficias, ante a insensibilidade de governantes para quem a saúde pública é apenas gasto desnecessário ou invés de investimento em qualidade de vida, inclusive para a população pobre e excluída. 

A Constituição Federal tem um artigo, o 196, que afirma textualmente que “saúde é um direito todos e dever do Estado (ou seja, de todas as pessoas, independente da faixa etária, do sexo/gênero, status social, nível econômico, local de moradia, religião, etc), mas que no Brasil é algo que consta apenas no papel, como se diz, “para inglês ver”, essas mulheres vão fazer parte das estatísticas de “mortes por câncer de mama”. 

Apesar de que a prevenção é muito mais barata, menos onerosa, o descaso dos nossos governantes e o sucateamento do SUS continuam impossibilitando que dezenas de milhares de mulheres, todos os anos, não tenham acesso a tais serviços de prevenção e tratamento, quanto se trata de câncer de mama ou outros tipos de câncer, incluindo também os que afetam os homens, crianças, jovens, adultos ou idosos. 

Prevenção não se faz apenas com belos discursos e falsas promessas, mas sim com ações concretas e recursos humanos, materiais, orçamentários e financeiros. 

Apesar disto, um grande progresso tem sido feito em termos de avanços tecnológicos e da medicina tanto em termos de possibilitar que o diagnóstico da doença seja feito precocemente quanto com o surgimento de novos medicamentos e outros insumos capazes de tratar, prolongar a vida e até curar o câncer de mama. 

Dia 19 deste mês é dedicada ao que, há décadas, passou a ser considerado o DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA e no Brasil, também foi criado o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA a ser observado no dia 27 de Outubro. 

Todavia, além de ser o OUTUBRO ROSA, este mês tem datas importantes que devemos lembrar e procurar entender a realidade de cada dia de forma especial. Gostaria de destacar que hoje, 01 de Outubro, é comemorando o DIA DO IDOSO, parcela da população que no mundo todo e em especial no Brasil tem crescido muito acima da média da população em geral. 

Para, de fato, “comemorarmos” condignamente o DIA DO IDOSO precisamos ir mais a fundo na compreensão do processo de envelhecimento da população, com aspectos como violência contra o idoso, negligência, maus tratos, abandono, pobreza, isolamento, a precariedade da saúde física, mental e emocional desta parcela da população, enfim, qual a realidade em que vivem os idosos no Brasil de hoje e qual a perspectiva para o futuro, principalmente de milhões de idosos/idosas que vivem ou sobrevivem em meio `a pobreza, as vezes pobreza absoluta, miséria e esquecimento e todas as formas de preconceito. 

A seguir relacionarei outras datas que devem ser observadas, oportunidade para refletirmos mais profundamente sobre cada uma delas e o significado das mesmas na nossa dinâmica social, politica, econômica ou cultural. 

Além do DIA DO IDOSO, o 01 de Outubro também é considerado o DIA DA MÚSICA; 03 Dia do Dentista. 

O quatro de Outubro é dedicado como o Dia da Natureza, muito importante quando, por exemplo, no Brasil o desmatamento, as queimadas, os esgotos correndo a céu aberto, as habitações sem as mínimas condições como nas favelas, palafitas, alagados, encostas de morros, a poluição, o acúmulo de lixo, a falta de esgotamento sanitário, tudo isso leva a destruição da natureza e da biodiversidade, ameaçando a própria vida no planeta. Milhões de pessoas vivem nessas condições e localidades, em total desrespeito aos princípios da dignidade humana e dos direitos humanos. 

Está mais do que comprovado que a maior parte do desmatamento e das queimadas, por exemplo, acabam em áreas subutilizadas, com baixa produtividade. Se forem adotas práticas mais modernas, com uso de tecnologias tanto na agricultura quanto na pecuária os danos `a natureza serão bem menores e pode-se, inclusive, aumentar o volume da produção através do aumento da produtividade. 

Para tanto, são necessários maior apoio dos serviços de extensão rural, fomento e maiores investimentos em ciência e tecnologia voltadas a este setor, possibilitando tanto a redução da expansão das fronteiras agrícolas, quando a conservação da biodiversidade, sem perda da dinâmica econômica desta área. 

Todos os anos no Brasil e em vários outros países, milhões de hectares de florestas, cerrado e outras áreas são destruídos pelo desmatamento, legal ou ilegal, e pelas queimadas, gerando não apenas a destruição dos ecossistemas e mais poluição, mas também elevados custos econômicos e financeiros, públicos e privados, com enormes prejuízos para a economia e a sociedade. 

O dia 05 de Outubro é a data em que, no Brasil, foi promulgada a Constituição Federal de 1988, considerado por Ulisses Guimarães como a Constituição Cidadã, que, nesses 31 anos foi tremendamente emendada, remendada e desfigurada em diversos aspectos, principalmente no que tange aos direitos fundamentais dos trabalhadores e grupos minoritários e excluídos da sociedade. 

Os grupos dominantes, os marajás da República e os donos do poder sempre que podem emendam ou remendam a Carta Magna com o intuito de rasgar o pacto social que foi conseguido na fase da transição entre os governos militares ou ditadura e o que passou a ser considerado como Estado democrático de direito, ainda muito longe de ser concretizado, apesar de sempre ser enaltecido pelos donos do poder e demais mistificadores da realidade. 

Dia 11 de Outubro marca a divisão do antigo estado de Mato Grosso e a criação do Estado de Mato Grosso do Sul; véspera do dia 12 de Outubro, dedicado as crianças e à Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. 

Dia 13 de Outubro é dedicado as celebrações em homenagem aos profissionais da fisioterapia, profissão que a cada dia ganha mais importância na promoção da saúde das pessoas, ainda pouco representativa no sistema público de saúde. 

Dia 15 de Outubro é devotado a homenagear uma categoria que, ao longo dos tempos tem sido vilipendiada, maltratada, incompreendida, violentada em todos os sentidos, desvalorizada por governantes insensíveis quanto à importância da educação que só pode ser feita com profissionais capacitados, bem preparados, bem remunerados e em condições ambientais propícias, com métodos e étnicas pedagogias atualizadas que consigam despertar nos alunos o senso crítico e estimular a criatividade. Dia 15 de Outubro é o DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA, que a cada ano tem menos a ser comemorado e muito mais a ser lamentado. 

Quando a ONU estabeleceu como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um ou mais desses objetivos estão voltados diretamente para o resgate de mais de um bilhão de pessoas que ao redor do mundo passam fome ou são sub-alimentadas ou desnutridas, além de milhões que padecem com uma doença insidiosa que é a obesidade. Por isso, o 16 de Outubro é dedicado como o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, em meio ao desperdício de pouco mais de um terço de todo o alimento que é produzido no mundo, inclusive no Brasil, constituindo-se em um grande paradoxo, destrói-se a natureza, desmata, queima para possibilitar o avanço das fronteiras agrícolas e ao final, tanta comida, que para ser produzida precisou de solo, água, insumos, tecnologia acaba sendo desperdiçada, aumentando a produção de lixo e mais poluição. Precisamos refletir mais profundamente sobre este desafio. 

Neste mesmo dia também o mundo estimula que todos passamos realizar uma reflexão sobre o desenvolvimento do conhecimento, as novas descobertas, as invenções, a revolução que tem sido feita em todas as áreas das atividades humanas. Por isso, dia 16 de Outubro também é voltado para comemorarmos o DIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Que tal refletirmos sobre este binômio: Alimentação, ciência e tecnologia x agroecologia e o meio ambiente? 

Uma reflexão simples que vem à nossa mente é que um país que não investe com seriedade, como é o caso do Brasil ao longo de sucessivos governos, inclusive na atualidade, em educação, ciência e tecnologia está fadado a “perder o bonde da história’ e na divisão internacional do trabalho estará sempre na condição de colônia, ou seja, não terá a devida independência e será um eterno fornecedor de matérias primas naturais, minério, madeira ou animais (“commodities”), com baixo valor agregado e a continuar sendo mero usuário de tecnologias modernas importadas de outros países, em todas as áreas. 

Resumindo, independência e soberania nacional não se fazem com grandes desfiles civis e militares, tropas perfiladas, discursos inflamados, furiosos contra inimigos externos, no mais das vezes figuras imaginárias como os moinhos de vento Don Quixote, de Sancho Pança; mas sim com os investimentos necessários para que o Brasil possa dar um salto qualitativo como todos os demais países fizeram ao longo de sua história como, por exemplo, a Alemanha, o Japão, a Coréia do Sul, Taiwan; China e tantos outros que estabeleceram como prioridade de verdade a educação , a ciência e tecnologia, por varias décadas e hoje colhem os resultados. 

Dia 17 de Outubro é considerado o DIA NACIONAL DA VACINA, aspecto super importante em meio ao sucateamento do SUS como um Sistema de saúde que deveria ser considerado modelo de fato, mas que está sendo cada dia mais sucateado, além de boatos/”fake news” tentando desacreditar as vacinas como fundamentais para a prevenção de inúmeras doenças que, se não vacinadas, podem acarretar morte, paralisia ou deficiências para o resto da vida. 

O DIA DO MÉDICO é comemorando em 18 de Outubro, considerada a data do Nascimento de São Lucas, um dos discípulos de Cristo e que escreveu um dos evangelhos, segundo a tradição cristã. Esta também é uma data significativa, mas relembrar o papel deste profissional da saúde é ao mesmo tempo refletirmos sobre o juramento do médico, cuja missão principal é salvar vidas e não transformar esta profissão em caminho para a apenas a acumulação de capital e riquezas. 

Dia 26 de Outubro é comemorada a criação da CRUZ VERMELHA, instituição centenária, integrada por pessoas voluntárias com o objetivo nobre de atuar em áreas de conflitos, em meio a morte e destruição, em momentos e ambientes de catástrofes naturais, profissionais que trabalham sob pressão e risco da própria vida. 

DIA 28 DE OUTUBRO, é dedicada ao resgate de um grupo de pessoas, de trabalhadores, que ultimamente também tem sido desrespeitados, desvalorizados, penalizados, vilipendiados, incompreendidos. Este dia é dedicado ao SERVIDOR PÚBLICO, em todos os âmbitos Federal, Estadual e Municipal. 

Com o Congelamento dos gastos públicos até 2030, com a Reforma da Previdência e com a insensibilidade de nossos governantes, que tem como objetivo denegrir a imagem de milhões de pessoas que com denodo, dedicação, com baixos salários, sempre corroídos pela inflação, cujos reajustes sempre tem sido abaixo dos índices anuais do aumento dos preços de bens e serviços, ano após ano, o poder real de compra do salário dos servidores públicos tem sido menor, empobrecendo a grande maioria dos mesmos, além dos atrasos e parcelamento da remuneração, levando `a angústia e sofrimento de quem tem contas a pagar e antes do final do mês percebe que a grana acabou e não tem dinheiro sequer para as necessidades básicas como alimentação, aluguel e medicamentos, por exemplo, tudo isto levando ao endividamento dessas pessoas. 

E assim, vai passando o Mês de Outubro até chegar o dia 31 dedicado às bruxas e também à poesia. 

Oxalá possamos refletir de forma mais profunda sobre tantos aspectos importantes e significativos durante este mês de Outubro, buscarmos novos caminhos que libertem as pessoas e o país de tantos males, tantas tragédias e tanto sofrimento, enfim, de uma crise que a cada dia se aprofunda, com poucas esperanças de resgatarmos a dignidade e os direitos fundamentais da pessoa humana, centro e fundamento do que podemos considerar como desenvolvimento, equidade, solidariedade, sustentabilidade e justiça social. 

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT; sociólogo, mestre em sociologia, colaborador de alguns veículos de comunicação. Twittere@profjuacy E-mail profjuacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com

MEC estuda punição a aluno que tiver nota baixa no Enade

Quem faz a prova e acerta 10% das questões não deveria se formar, afirma ministro Abraham Weintraub; ideia é também criar mecanismos positivos, como divulgar faixa de acerto para beneficiar quem vai bem

O Ministério da Educação quer criar mecanismos para que seja possível punir o aluno que tem um desempenho muito abaixo da média no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A proposta foi apresentada nesta sexta-feira, 4, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"O aluno faz a prova como se não houvesse amanhã", disse, ao comentar os resultados do Enade para os cursos de bacharelado das áreas de Ciência Sociais, Ciências Humanas e os tecnólogos de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design. Ele atribuiu parte do baixo desempenho à falta de incentivo dos alunos para a realização das provas.

"Uma pessoa que faz a prova e acerta 10% das questões não deveria se formar", afirmou.
Abraham Weintraub, ministro da Educação.Foto: Renato Costa / Frame Photo / Estadão Conteúdo
A participação no exame é obrigatória, sob pena do atraso na colação de grau. O desempenho, contudo, não traz atualmente vantagens ou desvantagens para o aluno. Diante desse cenário, avalia, parte dos alunos acabam entregando a prova em branco. Ele observou que resultados abaixo do porcentual de acerto com resposta aleatórias.

A ideia é também criar mecanismos positivos. E esse seria o primeiro passo da estratégia.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que a ideia é incluir, no próximo edital, uma regra que permita a divulgação da faixa de nota do estudante que participou do exame. Isso seria feito, por exemplo, para aqueles que tivessem um nível de acerto entre 60% e 80% e na outra faixa, para aqueles que tivessem um acerto acima de 80%. Tal mecanismo, na avaliação de Weintraub, poderia ser usado como incentivo, sobretudo no momento em que o estudante for procurar uma colocação no mercado de trabalho.

"Nada será feito a fórceps", disse Weintraub, ao apresentar as propostas. A ideia é que mudanças nas regras de avaliação sejam discutidas com especialistas. Parte delas, de acordo com Lopes, poderão ter aplicação imediata. Outras, necessitarão de portaria ou de mudança na lei. Lopes afirmou que a ideia é apresentar um conjunto de sugestões para melhorar as avaliações preparadas pelo Inep até o fim deste ano.

Por Lígia Formenti do terra

Bolsonaro "adverte" STF sobre mensagens da Vaza Jato

"Se é criminosa, é criminosa... Quebra de sigilo, se seguiu a lei, tudo bem. Não seguiu, está errado", disse o presidente

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (4) que considera errada a eventual utilização em processos judiciais de mensagens vazadas atribuídas a integrantes da operação Lava Jato. Para ele, os dados foram obtidos por meio de quebra de sigilo de forma ilegal.
"Se é criminosa, é criminosa... Quebra de sigilo, se seguiu a lei, tudo bem. Não seguiu, está errado", disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, ao ser perguntado sobre possível validação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) das mensagens vazadas da Lava Jato, que foram reveladas pelo site The Intercept Brasil.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira, o STF tomará iniciativas em busca de validar juridicamente as mensagens vazadas atribuídas a procuradores da Lava Jato e ao então juiz da operação e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

O tribunal vai acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do ministro Gilmar Mendes e com apoio de outros integrantes do Supremo, para buscar verificar a autenticidade dos arquivos, que poderão ser usados em processos se tiverem sua veracidade atestada, de acordo com a Folha.

Reportagens do The Intercept Brasil com veículos parceiros mostraram supostas mensagens do hoje ministro Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, que indicaram uma cooperação entre eles. Para críticos essa cooperação seria indevida e pode levar a contestações de condenações determinadas por Moro.

O ministro e os procuradores não reconhecem a autenticidade das mensagens e também negam qualquer irregularidade nelas.

A Polícia Federal prendeu em julho supostos hackers acusados de terem vazado as mensagens.

Do REUTERS/Adriano Machado - Foto: Reuters

Projeto da ALMT aumenta número de vereadores em Cuiabá e outros cinco municípios

Proposta de reforma constitucional é liderada pelo deputado estadual Wilson Santos

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) lidera na Assembleia Legislativa um movimento para colher oito assinaturas favoráveis a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de sua autoria que busca adequar a Constituição de Mato Grosso ao texto da Constituição Federal.

A revisão também visa excluir trechos da Constituição de Mato Grosso julgados inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do Estado e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).Uma das propostas adequa a Constituição de Mato Grosso aos efeitos da emenda federal 58/2009 que disciplinou a quantidade de vereadores dos municípios de acordo com o índice populacional. 

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a 2019, Cuiabá registra população de 612.547 habitantes, o que permitiria sair de 25 para 27 vereadores. Outros municípios na lista dos 10 maiores de Mato Grosso também poderão sofrer alterações em seus quadros de representantes a Câmara Municipal.

Em Sinop, quarto maior município de Mato Grosso com população de 142.996 habitantes, o número de vereadores se elevaria de 15 para 19. Em Tangará da Serra, com população estimada em 103.750 pessoas, sairia de 14 para 17 vereadores. O município de Cáceres, com população de 94.376 habitantes, sairia de 15 para 17 vereadores.

Sétimo maior município de Mato Grosso com 90.313 habitantes, a Câmara Municipal sairia de 11 para 17 vereadores.O último censo do IBGE realizado em 2019 apontou que Lucas do Rio Verde é o oitavo maior município de Mato Grosso com população estimada em 65.534 habitantes, o que permitiria saltar de 9 para 17 vereadores a partir da adoção dos critérios da emenda 58/2009.

Várzea Grande e Rondonópolis, segundo e terceiro maior municípios de Mato Grosso, respectivamente, permaneceriam com seus atuais 21 vereadores. O mesmo ocorre com Primavera do Leste e Barra do Garças, nono e décimo maior município, respectivamente, que permaneceriam com seus atuais 15 vereadores.

Estes municípios já adequaram suas respectivas leis orgânicas aos critérios da emenda 58/2009 da Constituição Federal.

Do O Documento

Polícia Civil de Guapó cumpre mandado de prisão temporária.

Na tarde de hoje, 04/10/2019, foi cumprido o mandado de prisão temporária em desfavor de um homem de 50 anos. Esse é suspeito de abusar sexualmente de sua sobrinha de 05 anos de idade, fato ocorrido na cidade de Guapó.
Com a prisão do investigado a Polícia Civil espera esclarecer os fatos, garantindo a segurança da criança.

Por Carlos Henrique Ferreira e  GRUPO ANT-FURTO ABADIA

Laudo encontra Salmonella na água de escola onde alunos passaram mal em VG

No final de agosto, 45 alunos precisaram de atendimento médico com suspeita de intoxicação alimentar

A prefeitura de Várzea Grande revelou na quarta-feira (2) por meio de nota, que os alunos do Centro Educacional Abdala José de Almeida, que foram levados às pressas para unidades hospitalares após passarem mal com suspeita de intoxicação alimentar, estavam contaminados por bactérias.

De acordo com análise de laboratório das amostras que a Vigilância Sanitária colheu nos alimentos e na água servidos aos alunos, aponta que a água estava contaminada pela bactéria Salmonella. No último dia 30 de agosto, 45 alunos da escola passaram mal e precisaram de atendimento médico.

O laudo dos exames da Vigilância Sanitária apontou presença das bactérias Shigella SP e Salmonella SPP nos bebedouros e um garrafão de água do auditório. Porém, as bactérias não foram encontradas em alimentos guardados na unidade ou na merenda escolar.

Depois do resultado, a prefeitura informou que trocou os bebedouros que servem água potável para alunos e servidores, fez a manutenção periódica nos bebedouros de água com instalação de filtros de carvão ativado, trocou o freezer para acondicionamento de alimentos e ofereceu cursos para merendeiras. Uma obra também está prevista para reparos no poço artesiano e a escola passará por uma reforma no final do ano letivo.

Do O Documento

Comunicado: 3º Seminário Goiano de Produção Cênica será realizado na Capital

Evento, que ocorre nos dias 10 e 11 de outubro, discutirá os desafios da produção cultural
Performances circenses fazem parte da programação (Foto: Divulgação)
O 3º Seminário Goiano de Produção Cênica (SGPC) será realizado entre os dias 10 e 11 de outubro, das 9 às 21 horas, no Teatro-Escola Basileu França, em Goiânia. O evento pretende debater sobre a produção em um cenário de enfraquecimento das políticas públicas culturais, além de outros temas. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos através do site www.basileufranca.com.br.

Conforme explica o Coordenador do Curso Superior de Produção Cênica do Basileu França, Juliano Silvestre, a 3ª edição do Seminário Goiano de Produção Cênica tem como finalidade aproximar estudantes, professores e produtores culturais a fim de discutir a importância do exercício profissional do produtor dentro da cena cultural e artística do estado de Goiás.

“Foi identificada a necessidade de possibilitar aos profissionais de cultura e empreendedores de Goiás um espaço para aprimoramento e troca de experiências. Assim, o 3º Seminário Goiano de Produção Cênica irá tratar das inúmeras experiências de produtores locais e nacionais, numa simbiose de profissionalismo e tratativas de fortalecimento da categoria de produtores dentro da cena artística e cultural”, enfatiza Juliano Silvestre.

Neste ano, o Seminário Goiano de Produção Cênica vai trazer produtores e gestores para discutir as atuais políticas públicas culturais no estado. Já estão confirmados nomes como Décio Coutinho, Claudinha Fernandes, Fernanda Fernandes, José Loures, Paulo Rolim, Maneco Maracá, Carlinhos PO Box e João Lucas Ribeiro.

Haverá ainda debates, palestras, mesas redondas e performances circenses, com convidados nacionais e regionais, além de oficinas com alunos do Curso de Produção Cênica e da comunidade externa.

Serviço

3º Seminário Goiano de Produção Cênica (SGPC)

Data: 10 e 11 de outubro de 2019

Horário: das 9 às 21h

Local: Teatro-Escola Basileu França, Av.Universitária, nº 1750, Setor Leste Universitário

Ingressos: R$ 20 através do site www.basileufranca.com.br
Foto: Divulgação

Do diariodoestadogo

SAÚDE: Quanto Menos Você Dorme, Mais Seu Cérebro Envelhece!

Pesquisadores da Duke-NUS (Escola de Graduação Médica de Singapura) concluíram que quanto menos adultos mais velhos dormem, mais rápido seus cérebros envelhecem.

Eles queriam estudar o alargamento do ventrículo cerebral. O alargamento rápido do ventrículo é um marcador de declínio cognitivo e do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, mas os efeitos do sono sobre este marcador nunca tinham sido medidos.

O estudo analisou os dados de 66 adultos mais velhos chineses. Os participantes passaram por exames cerebrais de ressonância magnética estrutural para medir o volume do seu cérebro e por avaliações neuropsicológicas para testar sua função cognitiva a cada dois anos. Além disso, a duração do sono de cada um foi registrada através de um questionário.

Aqueles que dormiam menos horas mostraram evidências de rápido aumento do ventrículo, e consequentemente declínio no desempenho cognitivo.

“Nossos resultados relacionam sono curto como um marcador do envelhecimento do cérebro”, disse a Dra. June Lo, principal autora da pesquisa.

Dormir mal definitivamente não é um bom negócio. Outros estudos já mostraram que falta de sono na infância pode atrasar a puberdade, e que o sono é essencial para fixar nossa memória (e com isso consolidar aprendizados). Além disso, más noites de sono nos levam a comer mais e pioram nosso humor. Agora, sabemos também que dormir bem pode ajudar a manter o cérebro saudável.

“O trabalho realizado sugere que cerca de sete horas (de sono) por dia para os adultos parece ser o ideal para um ótimo desempenho em testes cognitivos. Nos próximos anos, esperamos determinar o que é bom para saúde cardiometabólica a longo prazo também”, acrescentou o professor Michael Chee, que também participou do estudo.

por Natasha Romanzoti, via Hypescience

Billy Roma cantor da banda Mega Som morre em acidente entre moto e carro em Cuiabá

Billy Roma conduzia sua moto quando foi atingido por carro em um cruzamento no bairro Verdão
Uma colisão entre uma motocicleta e um carro de passeio ocorrido por volta das 22 horas de quinta-feira (3) resultou na morte do cantor Adeirton Maley da Silva Roma, 38 anos, o “Billy Roma”, vocalista da banda de lambadão Mega Som. O acidente ocorreu na avenida Agrícola Paes de Barros, no bairro Verdão, quando a motocicleta conduzida pelo músico foi atingida pelo veiculo.

Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e prestou os primeiros atendimentos, porém, devido à gravidade dos ferimentos, Billy morreu quando era conduzido até o pronto-socorro municipal de Cuiabá. As causas do acidente serão investigadas pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).

Pagamento de aposentadoria especial para deputados estaduais de MT é inconstitucional, decide STF

Decisão não acaba com as aposentadorias daqueles que já recebem o benefício
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram por maioria pela revogação definitiva das seis leis que criaram o Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), que paga pensões e aposentadorias a deputados e ex-deputados estaduais em Mato Grosso. O julgamento virtual que teve início no último dia 27 foi concluído na quinta-feira (3). Pela decisão, a extinção vai valer somente daqui para frente, ou seja, quem já é beneficiado continuará recebendo. 

Além do ministro relator Alexandre de Moraes, votaram pelo fim das aposentadorias especais os ministros Cármen Lúcia, Celso de Mello, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Roberto Barroso e Rosa Weber. O ministro Marco Aurélio foi o único voto que defendeu a continuidade do beneficio.

As leis estão suspensas desde abril de 2017, quando o Supremo acolheu pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Agora, a decisão é definitiva.

Ao todo, 108 pessoas são beneficiadas com o FAP em Mato Grosso. A Assembleia Legislativa gasta, mensalmente, cerca de R$ 1,4 milhão para bancar as pensões e aposentadorias. Os valores mensais variam de R$ 3,2 mil a R$ 25,3 mil, e custam aos cofres públicos aproximadamente R$ 17,8 milhões por ano. Entre os beneficiários que continuarão recebendo estão o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma Oliveira (PSDB), e o deputado federal Carlos Bezerra (MDB).

Do O Documento

Carlos Lock empresário baleado ao reagir a assalto em banco morre em hospital após 2 dias internado

Carlos Lock foi atingido no peito quando chegava ao banco para efetuar um depósito [F-Reprodução]Morreu na madrugada desta sexta-feira (4) em um hospital particular em Cuiabá, o empresário Carlos Lock, 62 anos, que foi baleado no peito ao reagir a uma tentativa de assalto quando entrava em uma agência do banco Itaú na avenida Fernando Corrêa da Costa, na terça-feira (1).

O empresário era proprietário de uma rede de combustíveis e teria ido até a agência bancária para fazer um depósito em dinheiro, quando foi abordado por um criminoso que anunciou o assalto. Ele resistiu e não quis entregar o dinheiro, quando foi atingido e baleado na altura do peito.

Larlos Lock foi encaminhado em estado grave para o pronto-socorro municipal e depois transferido para um hospital particular em Cuiabá, onde passou por uma cirurgia. Porém, entrou em óbito nesta madrugada. Um suspeito de participar do crime foi detido pela Polícia Militar na tarde quinta-feira (3) no bairro Itamaraty. Outros três assaltantes também estariam na ação e continuam sendo procurados.

Como não criar crianças consumistas? Psicanalista dá dicas

Ser consumista não é um privilegio dos adultos, as crianças também estão cada vez mais consumistas crianças sofrem cada vez mais estímulos desde as mais tenra idade para consumir, independente da idade, da classe social, do nível cultural, e principalmente independente da real necessidade.
shutterstock - Dar exemplo e colocar limites são as principais dicas para evitar crianças consumistas
As crianças são bombardeadas com propagandas através da televisão, de tablets, dos smartphones, quando vai ao cinema, ao teatro, ao shopping center, ou seja, o tempo todo, e isso se reflete na sua vontade de consumir, de desejar o produto anunciado, de achar que aquilo que ela viu na propaganda deve ser bom pra ela e que ela precisa daquilo.
Mas, como evitar que seu filho se torne uma criança consumista?

Primeiramente voltamos a bater na mesma tecla, criança segue exemplo, se você for consumista, as chances são grandes de seu filho ser também.

Além de não dar maus exemplos, quais outras coisas podemos fazer?

Pequenos atos podem trazer grandes resultados, quando os pais começam a querer dar aos filhos tudo que não tiveram, eles estão começando a criar um filho que não tem limites perante as compras, crianças que se acostumam a ter tudo o que querem, e querem cada vez mais.

Diga a verdade ao seu filho a respeito das compras, quando passar em frente a uma loja e ele pedir para comprar algo que você não vai comprar, não diga a ele “na volta a gente compra”, diga a verdade “não vou comprar”, ” você não precisa”, “não tenho dinheiro”, ” você já tem isso”, mas seja qual for o motivo, diga a verdade

As crianças observam tudo, então se você disser “não vou comprar, não tenho dinheiro” seu filho vai observar se você comprar outras coisas, e ele vai saber que você mentiu, diga a ele “não tenho dinheiro para isto, meu dinheiro é para outra coisa”.

O que é o consumo desenfreado ? É o preenchimento de uma necessidade de satisfação, o “porque” dessa necessidade é uma característica particular de cada criança, pode ser carência, tristeza, solidão, ansiedade. Pode haver muitos motivos, você pode consultar um especialista para tentar descobrir, porém, se isso não ocorrer, ainda assim há várias coisas que podem ajudar.

Todos nós, em graus maiores e menores temos necessidade de satisfação de prazer, comprar dar prazer, comer dar prazer, muitas coisas nos dão satisfação nos dão prazer, então podemos ensinar e estimular outras fontes de satisfação aos nossos filhos.

Ensine a criança a ter satisfação ao realizar uma pequena tarefa, praticar um esporte, jogar um jogo, ouvir musicas, coisas simples que podem ser muito prazerosas.

Ensine também que as vezes o que ela pedir ela não vai ter, e deixe que ela lide com esse frustração, isso só vai fazer bem a ele
shutterstock - Evite dar presentes sem necessidade aos filhos
Converse com o seu filho sobre a real necessidade do ” produto” que ele quer comprar, ensine a criança a lidar com o dinheiro e explique que nem sempre temos o suficiente para comprar o que queremos, e que outras vezes temos o suficiente mas não devemos comprar porque não precisamos, e que mesmo assim, tudo bem

Não compre coisas para seu filho para deixá-lo feliz, não dê dinheiro ou presentes inúteis como recompensa de algo que ele fez, não de presentes para compensar sua ausência.

Estabeleça limites de consumo em todos os lugares, supermercado, feira, loja de brinquedos, lojas de doces, e atenha-se aos limites estabelecidos. Evite passeios por grandes centros consumistas, para que despertar na criança o desejo de estar em lugares cujo o principal objetivo é o consumo

Dar ao seu filho amor e limites ainda é o melhor remédio.

Fonte: IG Delas




Nova tendência para manter design perfeito

Você já ouviu falar em laminação de sobrancelha? A técnica ficou popular em Moscow, Russia, e agora está tomando conta do Reino Unido. Basicamente, a ideia desse procedimento é usar uma solução especial para que os fios fiquem retos e flexíveis, alinhando-os na mesma direção.

Relator da PEC que divide recursos do pré-sal quer dar 20% para municípios e 10% para Estados

O Senado votou a PEC da distribuição dos royalties do pré-sal, da seguinte forma: 67% para a União, 3% para os estados produtores, 15% para os estados e 15% para os municípios. O leilão está previsto para o início de novembro. O governo espera arrecadar R$ 106,5 bilhões. A Petrobras ficará com R$ 33 bilhões. Outros 10,95 bilhões (15%) seriam para os Estados (15%); R$ 10,95 (15%) para os municípios e R$ 2,19 bilhões (3%) para os Estados produtores de petróleo. A PEC agora precisa ser votada na Câmara. 

O relator da proposta, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (4), disse que quer aumentar a parte dos municípios para 20% e reduzir a dos Estados para 10%. “Hoje a PEC trata 15% para os Estados e 15% para os municípios, nós defendemos que seja 10% para os Estados e 20% para os municípios, que é onde acontece vida, é onde que a pessoa tem que ter creche, tem que ter rua asfaltada, tem que ter coleta de lixo, tem que ter iluminação pública, tem que ter remédio, médico na Unidade Básica de Saúde, por isso a gente quer dar uma fatia melhor aos municípios e tirar esses 5% dos Estados”, defendeu.

O relator pontuou que existe uma polêmica nessa discussão e que o próprio ministro sugeriu colocar um pedaço do texto para facilitar emendas parlamentares. “Eu acho que é apequenar a relação com o congresso, a gente tem que pensar nos municípios, pensar na qualidade de vida da população brasileira, então acho que é uma discussão que vai levar essa semana para fazer aprovação na CCJ”, disse.

O deputado do Solidariedade ressaltou à Sagres que esse dinheiro é vital para os municípios, já que há uma queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Estados e municípios. “Esse dinheiro passa a ser a esperança dos prefeitos do Brasil, para fechar folha, para organizar suas finanças e para colocar o município em dia”, defendeu. “Então ele vai ter um recurso extra, aonde ele flexibiliza e consegue ajustar os problemas que ele vem passando pela falta de recurso”.

Por Marcos Oliveira/Agência Senado

Cerca de 6% dos cursos avaliados no Enade 2018 tiraram nota máxima

A maior parte é ofertada por instituições públicas federais (Arquivo/Agência Brasil)
Em 2018, 492 cursos superiores tiraram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com dados divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado. 

A maior parte desses cursos é ofertada por instituições públicas federais, 199, seguida por instituições privadas sem fins lucrativos, que ofertam 123; privadas com fins lucrativos, que ofertam 117; públicas estaduais, 52; e um deles é ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes. 

Os resultados são referentes ao Conceito Enade, indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade 2018. 

O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5. 

O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5. De acordo com os resultados divulgados, 1.689 cursos obtiveram conceito 4 e 3.830 obtiveram conceito 3.

Abaixo da média
Na outra ponta, mais de um quarto dos cursos avaliados no Enade do ano passado obtiveram desempenho “abaixo da média” na avaliação - ao todo, 2.509, ou seja, cerca de 29% obtiveram conceitos 1 e 2. 

A maior parte desses cursos, 1.397, é ofertada por instituições privadas de ensino superior com fins lucrativos; 864 são ofertados por instituições privadas sem fins lucrativos; 76 por instituições públicas federais; 90 por públicas estaduais; 73 por públicas municipais; e 9 por instituições especiais. 

Ao todo, 149.209 estudantes são atendidos por essas instituições de ensino. Eles representam um terço, 34%, dos 439.044 estudantes que participaram do Enade e tiveram notas divulgadas.

Direito e Administração
Em 2018, os cursos de administração e direito representam 48,5% do total de inscritos no Enade. 

De acordo com o Inep, 23,8% dos cursos de administração avaliados obtiveram Conceito Enade 1 ou 2; 51% obtiveram conceito 3; 20,7%, conceito 4; e, 4,5%, conceito 5. Entre esses cursos, a média da nota geral dos estudantes no exame foi 38,4 de um total de 100 pontos. 

Entre os cursos de direito, 36,7% obtiveram conceitos 1 ou 2; 43,4% obtiveram conceito 3; 13% conceito 4; e, 6,9%, conceito 5. A média da nota geral dos estudantes foi 41,3. 

O Enade, para todas as áreas, é composto de 40 questões. Elas são divididas em formação geral, que abrange aspectos da formação profissional do estudante; e componente específico, elaborado para cada uma das áreas avaliadas. A parte específica corresponde a 75% da nota e a geral, a 25%.

Enade 2018
Em 2018, cerca de 462,2 mil estudantes de 10,6 mil cursos de aproximadamente 1,8 mil instituições de ensino participaram do Enade. Nem todos os cursos atenderam a todos os quesitos para o cálculo do Conceito Enade. 

Foram avaliadas as seguintes áreas com cursos de bacharelado: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social – jornalismo; comunicação social - publicidade e propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo.
Foram avaliados também os cursos superiores de tecnologia em comércio exterior; em design de interiores; design de moda; design gráfico; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão financeira; gestão pública; logística; marketing; processos gerenciais.

Desempenho do estudante
No boletim do estudante, todos aqueles que fizeram o Enade no ano passado têm acesso às notas individuais, bem como às notas gerais por curso, por região, por unidade da Federação, por área de avaliação e a nota nacional, para comparação. O boletim é acessado pelo sistema Enade por meio de senha individual.

Do AGÊNCIA BRASIL

Saúde de Goiás lança Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Vacinação contra sarampo começa na segunda-feira (Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira (7), em Goiás. A estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população. Este ano, em Goiás, foram confirmados quatro casos da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, a primeira etapa, será para vacinação das crianças de seis meses a cinco anos de idade não vacinadas ou com a caderneta de vacinação incompleta e que segue até o dia 25. O dia “D” de mobilização nacional será realizado em 19 de outubro.

Em entrevista coletiva, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, apresentou que atualmente a cobertura vacinal de crianças com um ano de idade no Estado é de 84,25%. Alexandrino destacou a necessidade da população se mobilizar em prol da vacinação contra o Sarampo.

A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Clarice Carvalho dos Santos, afirma que a prioridade do grupo de crianças estar na primeira etapa é devido à grande incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019, em outros Estados. Segundo ela, as crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Já no período de 18 a 30 de novembro será realizada a vacinação de adultos jovens, entre 20 e 29 anos de idade, que tenham a caderneta de vacinação incompleta ou ainda não sejam imunizados. O dia “D” de mobilização nacional para este grupo será em 30 de novembro. O número de casos confirmados desde 2018 nesta faixa etária é expressivo em todo o país.

Nas duas fases, os postos de vacinação funcionarão das 7h às 17h, com o envolvimento de 1.800 pessoas. Em Goiás são mais de 900 postos espalhados entre os 246 municípios. A SES-GO já recebeu do Ministério da Saúde as 80 mil doses da vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para serem aplicadas na primeira fase da campanha e as encaminhou às 18 Regionais de Saúde para distribuição às cidades do Estado.

Retorno do sarampo

No primeiro semestre deste ano, 182 países registraram 364.808 casos de sarampo. No mesmo período do ano passado foram registrados 129.239 casos. Neste ano, de 30/06 a 21/09, foram confirmados 4.507 casos de sarampo em 19 Estados brasileiros.

Destes, 97% (4.374) estão concentrados no Estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Apenas 3% (133) dos casos foram registrados nos demais estados. Foram confirmados quatro óbitos por sarampo no Brasil, sendo três no estado de São Paulo e um Pernambuco. Três óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e um em um indivíduo de 42 anos. Todos sem histórico de vacinação.

Ao todo já foram notificados 127 casos suspeitos da doença em 37 municípios goianos. Destes, 70 foram descartados e 53 seguem em investigação. Quatro casos foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. “Goiás têm quatro casos confirmados. Não podemos subestimar o pequeno número de casos, pois isso significa que o vírus está ativo e está sendo transmitido. Essa é uma responsabilidade do poder público e da população, que deve procurar as unidades de saúde e manter o cartão de vacinação atualizado”, destacou o titular da SES-GO, Ismael Alexandrino.

Busca ativa

Com o apoio da SES-GO, os municípios com cobertura vacinal contra o sarampo abaixo de 50% irão procurar as pessoas ainda não imunizadas para que elas possam receber a vacina. Segundo dados da Gerência de Imunização, sete cidades goianas apresentam baixa cobertura vacinal para crianças de um ano de idade: Faina, Flores de Goiás, Itapirapuã, Novo Planalto, Pilar de Goiás, Santa Rita do Araguaia e Teresina de Goiás.

Outros 17 têm o mesmo quadro em pessoas de 1 ano a 49 anos: Adelândia, Amaralina, Anicuns, Baliza, Ceres, Cidade Ocidental, Gameleira de Goiás, Itapaci, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Nova Glória, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Sanclerlândia, Santa Rita do Novo Destino, São João D'aliança e Uruana.


Em virtude do surto de sarampo no país e da importância da vacinação da faixa etária de 1 ano de idade, a Gerência de Imunização da SES-GO realizou o monitoramento dos faltosos por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI Web). Esta iniciativa permitiu elaborar um quadro com os nomes das crianças ainda não vacinadas, que será encaminhado para os municípios com cobertura abaixo de 50% para realização da busca ativa.

ANOTE

Primeira etapa
Período - 7 a 25 de outubro. Dia "D" em 19 de outubro.
Público alvo: Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

Segunda etapa
Período - 18 a 30 de novembro. Dia "D" em 30 de novembro
Público alvo: População de 20 a 29 anos de idade

*Com informações da assessoria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.