07/04/2018

Brasil deve ter 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019



O Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019, divulgou, hoje, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) na Estimativa 2018 de Incidência de Câncer no Brasil. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no país, e a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, para homens, e de mama, para mulheres.

Considerado menos letal, o câncer de pele não melanoma deve ter cerca de 165 mil novos casos diagnosticados por ano. Se esses casos não forem levados em consideração, as mulheres brasileiras terão como tipos de câncer mais incidentes o de mama (59 mil casos), de intestino (com quase 19 mil) e o de colo de útero (16 mil).

Entre os homens, a próstata é a parte do corpo que deve ser mais acometida pela doença, com 68 mil casos, seguida pelo pulmão, com 18 mil, e o intestino, com 17 mil.

O perfil da incidência de câncer no Brasil varia de acordo com a região, se assemelhando mais a países desenvolvidos nas Regiões Sul e Sudeste, com mais tumores de intestino e menor incidência de câncer de colo de útero em mulheres e estômago em homens.

Nas regiões Nordeste e Norte, o câncer de estômago tem uma incidência maior entre homens, e o câncer de colo de útero ainda está mais presente entre as mulheres. Esses dois tipos de câncer são mais associados a infecções, possuem maior potencial de prevenção e têm maior incidência em países menos desenvolvidos.

Os homens devem apresentar mais casos de câncer que as mulheres em 2018, com cerca de 300 mil casos, enquanto elas devem ter 282 mil novos casos.

Ao apresentar os dados, o Inca exibiu vídeos de pessoas que se curaram de câncer e reforçou a campanha contra a estigmatização da doença, que tem como slogan "o câncer não pode acabar com a vontade de viver".

O instituto reforçou também a necessidade de combater a desinformação sobre a doença, promovendo um debate sobre fake news, saúde e câncer. A diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho Mendes destacou que as notícias falsas podem afastar as pessoas do tratamento correto e gerar frustrações.

"A proliferação de mensagens falsas e incompletas leva muitos a seguir conselhos que na maioria das vezes são desprovidos de qualquer embasamento científico", disse a diretora ao destacar que um terço dos casos de câncer podem ser evitados, por serem associados a fatores como o tabagismo, a inatividade física, a obesidade e infecções como o HPV.

Fonte: Agência Brasil (foto: divulgação)

Pesquisa nas duas maiores cidades de MT mostra que arroz com feijão ainda é a base da alimentação em todas classes sociais



Uma pesquisa realizada em Cuiabá e Várzea Grande mostra que o consumo médio diário de arroz por pessoas é de 75 gramas – um total de 55 quilos por ano –, e o de feijão é de 31 gramas diários, totalizando 23 quilos ao ano, em refeições feitas em casa. Rico em proteínas, carboidrato, vitaminas e minerais, o arroz com feijão continua sendo o prato preferido da população – especialmente o arroz polido e o feijão carioca. O analista da Embrapa Carlos Magri explicou que o objetivo da pesquisa foi identificar os hábitos dos consumidores, o que servirá de base para campanhas nacionais de incentivo ao consumo do arroz e do feijão. “Pretendemos mostrar os aspectos nutricionais e funcionais dessa dieta que faz bem para a saúde”, afirma.

A pesquisa traçou um perfil dos consumidores, explorando aspectos como modo de preparo, importância da marca, preço, selo de qualidade. Mais de 90% dos entrevistados acham o arroz de fácil preparo, sendo que a maioria dos entrevistados (96,7%) evita o congelamento. Já o hábito de congelar o feijão é mais comum, adotado por 68,9%.

“Em todas as classes sociais, o arroz com feijão ainda é a base da alimentação. O desafio é manter isso, com tantas tentativas recentes de desqualificar os valores nutricionais desse tradicional prato brasileiro”, acrescenta o analista. Mesmo com informações desencontradas envolvendo dietas com arroz e feijão, a maior parcela da população – cerca de 75% – se mantém fiel à combinação e acredita que o arroz com feijão não pode ser substituídos por outros alimentos nas principais refeições.

Do ponto de vista nutricional, a combinação é considerada equilibrada. E mais: consumir o arroz e feijão combinados traz mais benefícios à saúde do que cada um em separado. A proporção recomendada é de uma parte de feijão para duas de arroz, o que está bem próximo do consumo verificado em Cuiabá e Várzea Grande.

Para o presidente do Sindarroz Mato Grosso, Lázaro Modesto, umas das preocupações do sindicato é com relação às informações desencontradas que circulam desestimulando o consumo de arroz e feijão. “Em busca da perda de peso, há quem acredite que é imprescindível cortar o arroz e o feijão. Isso é uma pena e um risco, pois esse prato faz bem à saúde, tem baixo custo e é de fácil preparo. O que interfere no ganho de peso é o modo de preparo, com excesso de gordura, e as quantidades. Mas substituir o bom e velho arroz com feijão por macarrão, congelados, lanches ou fast-food é uma das maiores perdas culturais que o brasileiro pode enfrentar, com consequências ruins até mesmo em termos de saúde pública”, defende.

Em Mato Grosso, ao longo dos últimos anos, o Sindarroz vem desenvolvendo um trabalho que resultou na melhoria do arroz produzido no estado. “Aproximadamente 90% do arroz consumido pela população de Mato Grosso é produzido e beneficiado dentro do próprio Estado. Agora, nossa meta é comercializar o excedente da produção, afirma, Modesto, acrescentando ainda que Mato Grosso é o único estado do país que tem uma marca coletiva para o arroz, o que é um reforço importante para a indústria mato-grossense na conquista de novos mercados, informa a assessoria da Fiemt.

Fonte: Só Notícias (foto: divulgação)

Novo gadget te permite falar sem dizer uma palavra; entenda

Para usar o AlterEgo será necessário usar a sua voz interna
DR
Um grupo de pesquisadores do Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um pequeno gadget que permite ao usuário controlar outros dispositivos e realizar pesquisas por comando de voz. Até aqui, nada de especial. O diferencial mesmo é que o utilizador não precisa falar para usar o dispositivo.

O gadget recebeu o nome de AlterEgo e é capaz de reconhecer a voz interna dos utilizadores, bastando transcrever as palavras que são formadas internamente. Para tal, o dispositivo é capaz de reconhecer o som das palavras através dos ossos, ligado do queixo até a orelha.

“Não seria excelente se comunicar por voz num ambiente em que normalmente não poderia fazer? Pode imaginar toda uma série de situações onde teria ambientes com muito barulho, como o hangar de aterrissagem ou mesmo locais com muitas máquinas, como uma central de energia”, apontou o professor de computação do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Thad Starner.

"Eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia", diz ex-presidente

Após missa em homenagem a Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado (7), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a atuação da imprensa em relação às acusações contra ele. O discurso durou mais de 55 minutos e foi acompanhado por sindicalistas e apoiadores. 

“O sonho de consumo deles [dos veículos de imprensa] é a foto do Lula preso. Fico imaginando o tesão da Globo e da Veja quando isso acontecer. Eles vão ter orgasmos múltiplos", disse para os militantes que acompanharam o discurso, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde Lula permanece desde quinta-feira (5) à noite.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz primeiro discurso após ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio MoroReuters/Leonardo Benassatto/Direitos Reservados

Lula afirmou também que a grande mídia está determinada em colocá-lo no foco do noticiário. “Tenho mais de 72 horas de Jornal Nacional me atacando. Tenho a Record, a Bandeirantes, a rádio do interior me atacando. Mas quanto mais eles me atacam, mais cresce minha relação com o povo brasileiro”.

O ex-presidente defendeu a regulamentação dos meios de comunicação. "Eles têm que saber que nós fazer uma regulação dos meios de comunicação para que o povo não seja vítima de mentiras". 

"Sou uma ideia"

Lula incentivou a participação popular por meio de manifestações e protestos em defesa de ideias e propostas. “Minhas ideias estão no ar e não tem como prendê-las. Meu coração baterá pelo coração de vocês”, disse.

“Não pararei porque não eu sou sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia, uma ideia misturada com a ideia de vocês. A morte de um combatente não para a revolução”, afirmou.

E chamou cada militante de Lula. “Somos Lula”, disse. A frase “Eu sou Lula” foi ecoada na plateia.

Para Lula, ele foi condenado politicamente por ter tirado muitos da miséria. "Se eu cometi esse crime [de ter tirado brasileiros da miséria], vou continuar sendo criminoso nesse país, porque vou fazer muito mais”, acrescentou.

Judiciário

No discurso, Lula fez críticas ao juiz Sérgio Moro, ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “A história, daqui uns dias vai provar que quem cometeu crime foi o delegado, o juiz e o Ministério Público. Sairei dessa maior, mais forte e inocente. Quero provar que eles cometeram um crime. Um crime político”, disse.

Ao se referir à condenação pelo triplex em Guarujá (SP), o ex-presidente reiterou não ser dono do imóvel. “Sou o único ser humano que é processado por um apartamento que não é meu. Pensei que o Moro ia resolver isso, mas ele mentiu [me condenando]”, disse, reforçando que “não perdoa” aqueles que o chamaram de ladrão. “Nenhum deles têm coragem ou dorme com a consciência tranquila como eu durmo. Não estou acima da Justiça”, acrescentou. “Certamente um ladrão não estaria exigindo prova [como eu faço]”.

Em relação ao Supremo, Lula criticou a atuação dos ministros. “Quer votar de acordo com a opinião pública largue a toga e dispute a eleição”.

O ex-presidente atribuiu a morte de Marisa Letícia às ações do Ministério Público e da imprensa. “A antecipação da morte da Marisa foi uma sacanagem que a imprensa e o Ministério Público fizeram com ela”, disse. “Não tenho medo deles. Gostaria de fazer um debate com o Moro. E queria que mostrassem as provas e que provassem qual crime que eu cometi”.

O ex-presidente afirmou também que não faz objeções ao trabalho da Lava Jato. “Não sou contra a Lava Jato. Quero que continuem prendendo rico”.

Lula mencionou vítimas da injustiça no país, entre elas a ex-presidente Dilma Rousseff. “Dilma foi a mais injustiçada das mulheres que um dia ousou fazer política nesse país. A Dilma foi a pessoa que me deu a tranquilidade de fazer quase tudo o que consegui na Presidência da República. Sou grato de coração. Serei profundamente, para o resto da vida, repartirei sempre o sucesso da Presidência com você”, disse ao cumprimentar a ex-presidente.

Acompanharam o discurso o ex-prefeito Fernando Haddad, Guilherme Boulos (líder do MTST e pré-candidato a presidente pelo PSOL), Manuela D'Ávila (pré-candidata a presidente pelo PCdoB), Celso Amorim (ex-ministro das Relações Exteriores), Ivan Valente (deputado federal pelo PSOL), João Pedro Stédile (da liderança do MST), Paulo Pimenta (líder do PT na Câmara), Wellington Dias (governador do Piauí) e o ator Osmar Prado.

Marconi retribui "carinho, confiança e amor" que sempre teve da população de São Francisco de Goiás

Após inaugurar a duplicação da GO-080 nos trechos que ligam Nerópolis a São Francisco, passando pelos municípios de Petrolina e Damolândia, o governador Marconi Perillo encerrou o dia de inaugurações pela região central do Estado entregando mais uma etapa duplicada da rodovia, de São Francisco à BR-153. De carro, percorreu também os 20 quilômetros que separam São Francisco de Jesúpolis, GO-529, rodovia que foi totalmente reconstruída.

Em São Francisco, durante concentração pública ocorrida em frente à Prefeitura, o governador também entregou as duas primeiras parcelas, no valor de R$ 166,6 mil, do programa Goiás na Frente. Recebido por integrantes da Associação das Cavalhadas de São Francisco, confessou que a duplicação da GO-080 é uma obra com a qual ele sonha há muitos anos. 

Para duplicar os 89 quilômetros entre Nerópolis e o entroncamento da GO-080 com a BR-153, o governo do Estado investiu mais de R$ 250 milhões. Marconi esclareceu que não estava inaugurando toda a extensão da rodovia porque falta 1,5 quilômetro para a conclusão da obra. 

Este pequeno trecho, que ainda falta, foi objeto de disputa judicial entre o Estado e um fazendeiro da região. Segundo o governador, o proprietário da terra por onde a rodovia passa conseguiu parar a obra na justiça e o Estado, depois de muito tempo, reverteu a decisão e pôde enfim retomar os trabalhos.

Ao lembrar que seu governo só termina em dezembro, embora esteja abrindo mão da função em razão de exigência legal da justiça eleitoral, que obriga o afastamento da função pública daquele que pretende disputar as próximas eleições, Marconi afiançou que o vice-governador Zé Eliton, que assume o governo do Estado no dia 7 próximo, "vai continuar com as obras. Os meus compromissos são os compromissos dele também".

Declarou-se feliz e agradecido por estar em São Francisco, ao recordar que o município estava entre os únicos dois em que conseguiu ser o mais votado para todos os cargos que disputou. "Das dez eleições que disputei na vida, aqui em São Francisco consegui ser o mais votado em todas", observou, lembrando que na eleição passada obteve 71,69% dos votos no município.

"Estamos aqui hoje para retribuir o carinho, a confiança e o amor que o povo daqui sempre teve comigo", destacou. No encerramento da solenidade, o governador foi homenageado por agricultores que lhe entregaram feixes de arroz colhidos da lavoura comunitária implantada pela prefeitura com o apoio do governo do Estado.

Integraram também a caravana do governador Marconi Perillo os deputados estaduais Gustavo Sebba, Gean Carlo, Nédio Leite, Talles Barreto e Júlio da Retífica; os prefeitos de Jaraguá, Ipiranga de Goiás, Jesúpolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo, Vila Propicio e Santa Rosa e lideranças regionais e do Estado.

Marconi é um líder que agrega - Ao ressaltar os benefícios que São Francisco recebeu do governo do Estado apenas em sua administração, o prefeito Wilmar Ferreira destacou que R$ 500 mil serão utilizados para a construção de um centro comercial para atender a 40 confeccionistas; R$ 500 mil para a pavimentação dos setores Bela Vista e Olimpio Pedroso e outros R$ 400 mil para reforma do telhado da Escola Municipal Padre Humberto. 

"No meu conceito, o senhor é um líder e um formador de líderes, aquele que atrai pessoas porque agrega, caminha ao lado, não tem ciúmes. É o líder maior desta caminhada no Estado. Todos os prefeitos são admiradores da sua maneira de trabalhar. Parabéns pela sua determinação. O senhor tem sido a salvaguarda dos municípios, conhece todas as cidades, é democrático e municipalista", avaliou o prefeito.

Para Wilmar, o fim de governo de Marconi é "o final de governo dos sonhos de todo governante, entregando sua administração com muitas realizações".

Após presentear o governador com um capacete, símbolo do trabalho e da determinação dos homens que constroem o futuro, o prefeito anunciou que, com o incentivo da prefeitura e do governo do Estado, a lavoura comunitária da cidade estava colhendo oito alqueires de arroz para atender escolas e famílias carentes.

Do diariodegoias

06/04/2018

Artigo | Família: a construção da vida

No exemplo e na coerência dos adultos, os filhos se espelham, constroem o caráter, a identidade e a relação com a vida 
Por Eduardo Shinyashiki
A família é um sistema vivo em contínua mudança e transformação. Os contextos mudam, os filhos crescem e os pais amadurecem.

Cada um deve fazer a sua parte como elemento participativo e exercitar a flexibilidade e o reconhecimento.

É fundamental que exista um terreno de amor, afetividade, cumplicidade, intimidade e respeito entre os membros da família.

Para isso, inicialmente, o comprometimento maior é dos adultos. Eles têm um papel importante até no que diz respeito aos ensinamentos das habilidades socioemocionais, ou seja, muito mais que a comunicação e o diálogo, é preciso transmitir também emoções, sentimentos e energia.

Diante disso, fica claro que ter um filho é uma grande responsabilidade. Ele chega com um “cartão de existência” para os pais: “estou aqui. O que vocês me oferecem?”. Começa então a missão de cuidar e educar. Essa relação inicial é o alicerce para formar laços fortes e, consequentemente, criar uma família unida.

A construção da realidade é diária e subjetiva. É importante se colocar no lugar do outro e ver a realidade com os seus olhos. Inclusive, os primeiros anos de vida são essenciais para mostrar aos filhos que eles são amados, protegidos e que podem contar com os pais. Isso ajuda a reforçar a autoestima e autoconfiança da criança.

O efeito principal disso tudo é a criação de bases emocionais sólidas, para que se tornem mais preparados e, assim, enfrentem com segurança o mundo externo e acreditem que viver é sinônimo de felicidade e não de sofrimento. E, mesmo que o relacionamento entre o casal não perdure, as referências do pai e da mãe devem ser evidenciadas.

No entanto, não é só o contato com os pais que merece atenção, pois é por meio das relações com os avôs, tios e primos que a criança se reconhece como pertencente a uma genealogia, a uma descendência e vive as primeiras experiências de relação social.

Os parentes não só ajudam na transmissão de valores e da identidade familiar entre as gerações, como também atuam com uma ação de apreciação, reconhecimento e valorização, sem carregar as expectativas que, muitas vezes, os pais têm.

Portanto, preocupar-se menos com o supérfluo e com os bens materiais, ter uma atenção maior ao tempo dedicado ao convívio são fatores essenciais para o conhecimento mais profundo um do outro.

Geralmente, o filho quer a presença dos pais e recebe um brinquedo; quer falar e ser ouvido, porém ligam a TV; precisa ser acolhido e chora, mas é desqualificado em vez de ser atendido.

É preciso cuidar da família como um ser vivo, que precisa de atenção, dedicação e amor para sobreviver de forma saudável e não se perder na solidão emocional. Cuidar das relações, do coração e do espírito, alimentar não só o corpo, mas a mente e a alma dos filhos.

No exemplo e na coerência dos adultos, os filhos se espelham, constroem o caráter, a identidade e a relação com a vida.

É compromisso dos pais permitir que os filhos se expressem em relação a eles: “Por ‘culpa’ dos meus pais, eu sou feliz”.

EDUARDO SHINYASHIKI é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. www.edushin.com.br 

Artigo: Sonhos e esperanças pro eleitor

A eleição de 2018 virá na esteira de um País naufragado moral, política e economicamente 
A eleição de 2018 é a 20ª que presencio em Mato Grosso. Começou com a de prefeitos no Mato Grosso de antes da divisão, em 1976, até a deste ano.

A de 2018 será muito diferente de todas, por uma série de razões. Ela vem na esteira de um país naufragado moral, política e economicamente. O eleitor ainda tem na cabeça a memória recente de votar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores com a esperança de transformações do País. Aliás, esperadas há décadas. Não virou! Ao contrário. Destroçou o país ruim que se tinha e piorou ao limite.

É este eleitor ferido que chega às urnas de 2018. Em Mato Grosso um ambiente de escândalos, de corrupção e de crises seguidas.

Dito isso, vamos aos cenários da eleição. Não houve preparo para a disputa. Sabia-se que o governador Pedro Taques seria candidato à reeleição. Blairo Maggi também. O mais era especulação. De repente Blairo deixou de ser candidato. Do nada surgiu uma imensa onda de improvisações.

No mínimo desrespeitosa em relação ao eleitor. Candidatos de si mesmo, por si mesmos e para si mesmos. No máximo, candidatos pra grupos próximos com a velha ambição de se dar bem. O bem público não está nesses projetos. De jeito nenhum!

Vamos ao ambiente existente do ponto de vista econômico. Mato Grosso tem perspectivas medidas de crescimento econômico enorme nesses próximos anos. Sua produção agropecuária deve crescer mais de 90% entre 2015 e 2025. Com industrialização. Isso mudará todo o perfil da sociedade, da política e da economia. O mundo está disposto a investir muito na infraestrutura e nos demais setores estaduais. A onda será ótima!

Cadê o planejamento? Tem alguém estudando isso? Claro que não! Tudo é discutido no improviso. Nesses próximos quatro anos haverá mudanças impressionantes e inevitáveis que dependem do planejamento e da política. Nenhum dos dois está preparado. Pior. Não está interessado porque a disputa do poder é só o que interessa a esses grupos que se organizam sem compromisso com o futuro.

Encerro este artigo relatando o que dizem as pesquisas qualitativas existentes. O eleitor quer em 2018 esperança e sonho. São dois ingredientes objetivos que norteiam a vida humana e dependem bastante do Estado.

O eleitor está esperando os nobres e pretensos candidatos dizer-lhes que se lançam ou lançaram pelo bem público olhando pro futuro. Como está, uma vergonha! Os discursos dos candidatos até agora anunciados são pouco mais do que conversa de boteco. 

Por Onofre Ribeiro - MT Agora  

João Felipe, você chegou para alegrar nossas vidas

Na madrugada do dia dois (2) último passado meu coração quase explodiu de tanta alegria, pois o grande dia tão esperado chegou. Chegou ao mundo João Filipe meu mais novo sobrinho lindo, um tesouro precioso que chegou para fazer de mim mais uma vez a tia mais babada do mundo. Não existem palavras que descreve a minha alegria a emoção que sinto. Quero lhe dar muito carinho, amor pegar você no colo e lhe dar todo meu coração. Bem-vindo à família! João Felipe meu principezinho lindo. 

"Marconi Perillo deixa o governo com maestria na área da habitação", diz o ministro das Cidades, Alexandre Baldy

O governador Marconi Perillo e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vistoriaram a construção das 1.080 casas sobrepostas (sobrados com quatro casas por unidade) do Jardim Cerrado, na Região Oeste de Goiânia nesta sexta-feira (6), parceria do Governo de Goiás, Ministério das Cidades e Prefeitura de Goiânia. "Estamos aqui celebrando essa parceria de sucesso para entregarmos mais de mil moradias, obra que representa a realização do sonho de famílias goianienses", ressaltou Marconi.

Os imóveis já estão prontos e a previsão é de que sejam entregues após a conclusão dos trâmites burocráticos, ainda neste semestre. "Nos próximos dias entregaremos essas casas", confirmou Baldy ao destacar que "Marconi Perillo deixa o governo com maestria na área da habitação".

O governador determinou à Agehab a liberação de um aporte de R$ 16,2 milhões do Cheque Mais Moradia que possibilitou prestações acessíveis para as famílias, com parcelas que variam de R$ 80,00 a R$ 270,00. “Esse valor só pode ser praticado porque o governo construiu importantes parcerias que permitem que a moradia chegue a quem mais precisa”, afirmou o presidente da Agehab, Cleomar Dutra.

Graças às parcerias, a prestação para o beneficiário não deve ultrapassar 30% da renda da família, financiados pela Caixa. Além das parcelas do financiamento, o beneficiário terá que arcar com as despesas de condomínio. O recurso federal investido no empreendimento é de R$ 64 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). "É o resultado de conjugação de forças, de um mesmo ideal", salientou o prefeito de Goiânia, Íris Resende.

Cada unidade, de 42,9 m², é composta por dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e área de lazer completa. Os imóveis estão sendo construídos com recursos do Cheque Mais Moradia, do Governo de Goiás, no valor de mais de R$ 16,2 milhões, em parceria com a Caixa Econômica Federal (Fundo de Arrendamento Residencial–FAR) e a Prefeitura de Goiânia.

A superintendente da Caixa em Goiás, Marise Fernandes, parabenizou o governador pelo "legado deixado ao povo de Goiás na área de habitação", e pelas "parcerias de sucesso com o Programa Minha Casa - Minha Vida".

O vigilante Adriano Neres, de 32 anos, está entre os beneficiados que em breve estarão morando com suas famílias no Jardim Cerrado. Casado e pai de um filho, ele relatou que vai ficar livre do aluguel de R$ 600,00, "o que é um alívio para a minha despesa mensal e uma grande satisfação de poder morar numa casa própria, bonita e com todo o conforto que uma família merece". Ele pagará uma prestação bem menor e vai morar num imóvel de sua propriedade.

Transparência na seleção dos beneficiários - O processo seletivo dos beneficiários aconteceu na sede do Ministério Público Estadual, com acompanhamento do Ministério Público Federal. O sorteio foi eletrônico é 100% auditável, com transmissão ao vivo pela internet, realizado com softwares criados pela equipe da Agehab. Cópias do banco de dados e do código fonte do software, antes e depois do sorteio, são entregues ao Ministério Público Federal.

Alexandre Baldy anunciou, esta semana, investimentos superiores a R$ 29 milhões em obras de desenvolvimento urbano e infraestrutura nos municípios de Cidade Ocidental, Novo Gama, Jesúpolis e Itaguaru.

O ministro anunciou, ainda, a construção de 590 casas em Aparecida de Goiânia e Planaltina com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. As obras vão contemplar 2 mil pessoas e representam investimento de R$ 46,5 milhões.~

Do diariodegoias

Governador Marconi Perillo acata recomendação do MPF e suspende o programa “ICMS Cidadão” em Goiás

O benefício fiscal foi instituído apenas em 2018, ano eleitoral, o que por si só já contraria a legislação
O governador de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior (PSDB), acatou, na última terça-feira, 3 de abril, Recomendação do Ministério Público Federal (MPF), pela Procuradoria Regional Eleitoral, e suspendeu a execução do programa social “ICMS Cidadão”. O objetivo da Recomendação é o cumprimento da Lei nº 9.504/97, que estabelece as regras para as eleições.

De acordo com a norma, no ano em que se realizarem eleições, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Além disso, em caráter preventivo, a atuação do MPF objetiva impedir ou, ao menos, cessar a prática de ilícitos eleitorais, para evitar que assumam uma dimensão de maior gravidade a ponto de configurarem abuso de poder político e econômico, aptos a ensejar uma cassação de mandato eletivo e declaração de inelegibilidade. O impacto financeiro do Programa em questão é estimado em R$ 62,4 mi.

Para o procurador regional eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, o referido benefício fiscal foi instituído apenas neste ano eleitoral de 2018, o que por si só já contraria a legislação. “O programa possui grande impacto eleitoral, haja vista que beneficia diretamente cerca de 100 mil famílias carentes que se sentem agraciadas pela concessão do benefício em pleno ano eleitoral, o que evidentemente quebra, de forma grave e concreta, a isonomia da disputa eleitoral”, esclarece o procurador.

Em sua resposta ao MPF, Marconi Perillo defendeu a legalidade da implementação do programa “ICMS Cidadão” no ano eleitoral de 2018, por entender ser apenas um “benefício extra” do programa social “Novo Programa Renda Cidadã”, instituído pela Lei nº 19.947/2017, e que não se trataria de simples distribuição gratuita de valores ou benefícios por parte da administração. Entretanto, para evitar polêmicas desnecessárias, entendeu por bem suspender o início da sua execução, que estava previsto para abril de 2018, a título de precaução.

Do oanapolis

Gilmar Mendes determina retorno do governador do Tocantins ao cargo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu decisão do Tribunal Superior Eleitoral que havia afastado do cargo o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), e marcado novas eleições.
Marcelo Miranda foi acusado de abuso de poder político e econômico em esquema de arrecadação ilegal. Como ainda não foi publicado o acórdão de julgamento dos embargos de declaração, o ministro afirmou que a saída do governador não poderia ter ocorrido.
O relator destacou que, apesar de o artigo 257 do Código Eleitoral estabelecer que as decisões em recursos eleitorais terão efeito imediato, o parágrafo 2ª da norma prevê exceções sobre a perda de mandato.
“Cumpre destacar, ainda, o posicionamento do TSE quanto à necessidade do esgotamento das instâncias ordinárias para a execução do julgado”, disse.
Segundo o ministro, seria necessário no mínimo aguardar a publicação do julgamento dos embargos de declaração opostos para que novas eleições, caso mantido o acórdão, sejam marcadas. “Além disso, os fundamentos da petição indicam que há fundamentos constitucionais relevantes a serem enfrentados por esta corte”, declarou.
O relator destacou ainda que, em casos envolvendo governador, a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que a execução do julgado aguardará a publicação do acórdão. “O Tribunal Superior Eleitoral segue a mesma orientação em relação a algumas situações de julgamento originário pela própria corte. Em meu entender, ao nos afastarmos desses precedentes, estamos deixando de lado a segurança jurídica e a proteção da confiança por um populismo constitucional.”
Gilmar solicitou que o caso entre na pauta do Plenário imediatamente para análise no colegiado, inclusive da medida liminar. A decisão ainda não foi publicada. De acordo com o portal G1, o governador interino Mauro Carlesse (PHS) disse que aguarda notificação para deixar a cadeira. 

Acusação
Segundo o Ministério Público Eleitoral, Marcelo Miranda praticou abuso de poder político e econômico e participou de esquema de arrecadação ilegal de recursos na campanha.
O caso envolve uma aeronave apreendida por policiais federais em Piracanjuba (GO), em setembro de 2014, com R$ 500 mil e quase quatro quilos de material de campanha de Marcelo Miranda.
O MPE sustentou ainda que R$ 1,5 milhão foram destinados à campanha de Miranda por meio de simulações, como recursos movimentados por contas de laranjas, com diversas quantias sacadas em espécie na boca do caixa. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF. 

Do conjur
Pet 7.551

NOTA DE ESCLARECIMENTO - INFLUENZA (H1N1)



A Prefeitura de Abadia de Goiás, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informa que não há casos confirmados de gripe H1N1 no município.
Todas as unidades de Saúde do município estão seguindo protocolo do Ministério da Saúde nos atendimentos de rotina , e até o momento não há nenhum caso confirmado da doença.
A vacinação será de acordo com o público-alvo e o calendário do Ministério da Saúde que terá início no dia,23 de abril e o fim da campanha para 01 de junho. Já o dia 12 de maio será o Dia D, a data da mobilização nacional. Orientamos a população que informaremos a todos sobre qualquer situação de forma clara e oficial.

Sobre o ocorrido na Unidade Central da UBS Gorgônio Alves Fortes onde uma servidora da Secretaria chegou na unidade com alguns sintomas, a Secretaria informa que os profissionais de saúde ativou o protocolo do Ministério da Saúde. Agora pela manhã a servidora passará por exames laboratórios, mas, a mesma está clinicamente bem e sendo medicada.

A Secretaria Municipal da Saúde lamenta o tratamento sensacionalista dado pela imprensa e pelos cidadãos referentes ao assunto tão sério que preocupa as autoridades. Portanto, NÃO há motivo para pânico da população.

Prefeitura do Município de Abadia de Goiás
Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Epidemiológica
Abadia de Goiás, 04 de Abril de 2018.

Marconi é homenageado por secretários e ex-secretários de Estado

Foto: Fernando Leite
O governador Marconi Perillo foi homenageado nesta quinta-feira, dia 05, por secretários e ex-secretários de Estado, que entregaram uma placa em agradecimento e reconhecendo os avanços que Goiás experimentou nos quatro governos de Marconi. A cerimônia foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e conduzida pelo secretário de Casa Civil, José Carlos Siqueira.

A placa de homenagem leva uma frase do ex-presidente norte-americano, Ronaldo Reagan, que diz: “O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas, mas o que possibilita que as pessoas realizem as melhores coisas”.

O vice-governador José Eliton, que falou em nome dos ex-secretários, destacou os desafios da administração e a capacidade do governador Marconi Perillo em avançar. “Os desafios de uma administração pública são extremamente difíceis, mas superáveis. O senhor atuou, nesses anos todos, em benefício das pessoas, e cada um que aqui está ou esteve compartilhou seus sonhos em diferentes etapas. Todos guardam gratidão pela confiança e pelo grande trabalho realizado no estado”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, falou em nome dos atuais auxiliares e emocionou o governador. “Gratidão é mais que uma virtude. Não é apenas a maior, mas a principal”, declarou, citando, entre outros autores, Machado de Assis, São Tomaz de Aquino e Shakespeare.

“Pelos seus governos, pela sua maneira de encarar os problemas e de vencer os desafios, de desenvolver o Estado, pela sua projeção nacional, o nosso muito obrigado. O povo goiano o elegeu, na primeira vez, pela expectativa e vontade de renovar. Nas outras três, foi dizendo muito obrigado. É o que nós, hoje, também fazemos”, finalizou Irapuan.

Emocionado, o governador agradeceu a Deus pela oportunidade e destacou a importância e a contribuição de cada um de seus auxiliares na realização de obras e serviços. “Não teria conseguido escrever essa história sem a colaboração efetiva, idealista e determinada de cada um de vocês. Sei o quanto se esforçaram para cumprir metas e o resultado é que, hoje, temos um Estado muito melhor. Se vocês são gratos a mim, eu sou muito mais grato a vocês”, disse Marconi.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

1.616 apartamentos do Residencial Nelson Mandela serão entregues nesta sexta, 6

Foto: Sérgio Willian
O governador Marconi Perillo e o vice-governador Zé Eliton completam nesta sexta-feira (6) a entrega dos 1.616 apartamentos da primeira etapa do Residencial Nelson Mandela, no Conjunto Vera Cruz, região Oeste de Goiânia. As famílias recebem as chaves das 576 unidades habitacionais restantes às 9h30, no próprio residencial, em solenidade prestigiada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, com as presenças do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Cleomar Dutra, superintendente da Regional Sul da Caixa, Marise Fernandes, e autoridades convidadas. Também acontecerá na mesma solenidade entrega de 434 escrituras do programa Casa Legal, executado pela Agehab, para famílias de sete bairros da Região Noroeste de Goiânia.

Antes da entrega dos apartamentos do Nelson Mandela, às 9 horas, o governador Marconi Perillo, vice-governador Zé Eliton, ministro Alexandre Baldy e presidente da Agehab, Cleomar Dutra, visitam o Jardins do Cerrado 10, também em Goiânia. São 1080 apartamentos em fase final de construção, numa parceria do Governo de Goiás, Ministério das Cidades e prefeitura de Goiânia. Por determinação do governador Marconi Perillo, a Agehab firmou parceria com o município para a conclusão dos apartamentos, com aporte de R$ 16,2 milhões de recursos do programa estadual Cheque Mais Moradia. A entrada do Estado na parceria possibilitou prestações acessíveis para as famílias, com parcelas que variam de R$ 80,00 a R$ 270,00. A previsão de entrega do Jardins do Cerrado 10 é para este semestre.

O Residencial Nelson Mandela é uma das grandes obras que integram o programa Goiás na Frente Habitação entregues em 2018, no valor de R$ 120 milhões, parceria do Estado com o Ministério das Cidades. Executado com recursos do Cheque Mais Moradia, no valor de R$ 24 milhões, em parceria com a Caixa (Fundo de Arrendamento Residencial – FAR), R$ 96 milhões, o Nelson Mandela é um modelo de qualidade de construção e integração à cidade, diz o presidente da Agehab, Cleomar Dutra. A primeira fase com 400 apartamentos foi entregue em outubro do ano passado e a segunda fase, com 640, em fevereiro deste ano. “O governador também autorizou a contratação da segunda etapa, com cerca de 2,8 mil apartamentos, já em andamento na Agehab”, informa Cleomar.

Os beneficiários arcam com pequenas parcelas que variam de R$ 80 a R$ 270, de acordo com a renda familiar, em financiamento habitacional contratado com a Caixa e pago em 10 anos. “Esse valor só pode ser praticado porque o Estado de Goiás construiu importantes parcerias que permitem que a moradia chegue a quem mais precisa”, afirma Cleomar Dutra. A dona de casa Renata Vítor Camargo Miranda, de 37 anos, está prestes a realizar o maior sonho de sua vida. Ela já chegou a pagar R$ 900 de aluguel e passará a pagar uma prestação de R$ 110 por um imóvel que será seu, do marido e dos dois filhos.

Renata realizou a vistoria do apartamento e está encantada com tudo. “É muita felicidade. A moradia dá dignidade pra gente. Agora, podemos investir em mais educação para as crianças com a diminuição das despesas. O futuro será muito melhor”, sonha. 

A vendedora ambulante Raimunda da Souza Silva, 65 anos, foi convocada no cadastro reserva e uma das últimas a comparecer à Agehab para entregar os documentos necessários para receber a habitação. Ela contou que a carta de convocação da Agehab tinha ido parar dentro da máquina de lavar roupas. “Algum vizinho deve ter jogado pela porta e caiu lá dentro. Meu telefone também não está funcionando, então a equipe da Agehab não conseguiu falar comigo. Eu quase perdi meu direito de receber o apartamento. Mas graças a Deus, consegui chegar a tempo. Milagre existe! Antes ter esperança tarde que desengano cedo”, comemora a vendedora ambulante.

Outra que está emocionada com a conquista da moradia é a desempregada Célia Maria Bezerra, de 49 anos. “Estou boba, chorando à toa. É como ganhar na loteria milhões de vezes”, descreve ela sobre a sensação de ser contemplada. Célia chegou da Paraíba há 23 anos e lá se vão 23 anos de aluguel. Hoje, cuida sozinha do filho deficiente auditivo e acredita que a conquista da moradia será um marco na sua vida.
Processo seletivo

O processo seletivo dos beneficiários do Residencial Nelson Mandela também é destaque pela lisura e transparência, conforme relata Cleomar Dutra. De acordo com ele, foi a primeira vez que um sorteio de moradias aconteceu na sede do Ministério Público Estadual e com acompanhamento do Ministério Público Federal. O sorteio foi eletrônico e 100% auditável, com transmissão ao vivo pela internet, realizado com softwares criados pela equipe da Agehab. Cópias do banco de dados e do código fonte do software, antes e depois do sorteio, foram entregues ao Ministério Público Federal.

O presidente da Agehab destaca que a criação do programa Cheque Mais Moradia pelo governador Marconi Perillo promoveu uma revolução na habitação de interesse social em Goiás, tornando-se modelo para o País, com vários prêmios conquistados pela Agehab. “Fortaleceu-se a política de parceria com os municípios, as entidades sociais e o governo federal. Também vivemos um excelente momento com a presença de um goiano no Ministério das Cidades. O ministro Alexandre Baldy tem apoiado muito o Estado para que os programas habitacionais avancem nos municípios, com novas contratações”, salienta o presidente da Agehab.

Cleomar Dutra frisa ainda que o governador Marconi Perillo conseguiu com a política de parcerias implantada na Agehab levar moradias para todos os municípios. São 135 mil famílias beneficiadas com casa própria e reforma de moradias precárias nos 246 municípios, o que proporciona moradia digna para aproximadamente 600 mil pessoas. A meta é fechar a contratação de mais 30 mil moradias até o final do ano em parceria com os municípios, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Do diariodegoias

Marconi recebe título de “Político do Ano” de 2017 pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás

Governador fez uma homenagem póstuma ao jornalista Isanulfo Cordeiro, seu auxiliar e amigo pessoal, que morreu em janeiro deste ano, e parabenizou o jornalista Ulisses Aesse, que assumiu hoje a presidência do Clube de Repórteres Políticos de Goiás
Foto: Google
O governador Marconi Perillo recebeu hoje, do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás, pelo segundo ano consecutivo, o título de Político do Ano. É o sétimo título de destaque na política de Goiás que Marconi recebe da instituição jornalística. Na oportunidade, durante solenidade no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, Marconi fez uma homenagem póstuma ao secretário de Relações Institucionais, jornalista Isanulfo Cordeiro, seu amigo pessoal, que morreu em janeiro deste ano.

Ele falou de cada um dos homenageados. O presidente da Assembleia Legislativa, que recebe o título pela segunda vez, avaliou o governador, “é um dirigente que tem credibilidade, justo, e que foi fundamental para que Goiás superasse a maior crise econômica do Brasil”.

Sobre o senador Wilder Morais, Marconi considerou a escolha “justa” e “acertada”, por ter ele se preocupado muito com os municípios. “A atuação dele foi decisiva em muitas esferas do governo federal”, afirmou, enfatizando que Wilder foi e é um senador “muito atuante”.

Sobre o vereador Eduardo Prado, destacou que ele foi decisivo na elucidação do caso envolvendo o serial killer Thiago Henrique, em Goiânia. “É um grande delegado da polícia civil, um cientista, um homem de caráter, um vereador altivo e independente”.

Por fim, o governador desejou sucesso ao jornalista Ulisses Aesse, que assumiu hoje a presidência do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás.

Ao saudar o governador, o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, afirmou que é privilégio receber um prêmio ao lado de Marconi, um político que é referência para o Brasil. Fez um reconhecimento público por tudo que Marconi fez por Goiás e agradeceu pelos conselhos que recebeu do governador. “Nossa relação é sempre muito direta, franca, de muita amizade”, sublinhou, ressaltando que sempre será um “leal servo” do governador.

Ao final, Vitti dividiu o prêmio com os servidores do Legislativo, porque, na sua avaliação, são eles que conduzem a Casa.

Itaberaí recebe rodovia duplicada, ampliação do Colégio Militar e Itego

Em Itaberaí, o governador Marconi Perillo entregou trecho da duplicação da GO-070, que liga Goiânia à cidade de Goiás, no Entroncamento com a GO-146. Inaugurou também o Itego Aparecido Donizete Rodrigues da Silva e a reforma e ampliação do Colégio da Polícia Militar Maria Heleny Perillo.

Antes das inaugurações, o governador visitou amigos que fez ao longo de sua vida pública, que marcaram a história de Itaberaí, entre eles Antônio Beraldo, de 78 anos. Itaberaí organizou uma verdadeira festa para receber Marconi, a começar pelos estudantes do Colégio Militar, empresários, produtores rurais e as milhares de famílias que comemoraram com ele as conquistas do Goiás na Frente. Ouviu dos moradores que aquela obra marcava a história da região e da cidade.

Prefeito de Itaberaí, Carlos Roberto da Silva disse que com muita alegria podia dizer a seus conterrâneos “que tudo tem o seu tempo e a sua hora”. Sua visão é a de que “hoje é o tempo de transformação de Itaberaí, de obras em andamento por todos os cantos da cidade”. E reforçou que o município vai progredir “ainda mais com essa rodovia duplicada, garantia de segurança e a certeza, ainda mais forte, de progresso”.

Sobre a duplicação da GO-070, Marconi contou que muitos duvidaram que essa obra fosse executada, “devido os inúmeros desafios, como as serras que dificultavam a abertura das pistas”. Mas que, felizmente, com “a equipe competente da Agetop” e com o apoio da Assembleia Legislativa, “conseguimos inaugurar, hoje, uma das rodovias mais importantes de Goiás porque, pra mim, desafio aceito é a certeza de promessa cumprida”.

Itego de Itaberaí tem capacidade para 2,6 mil alunos

O novo Itego, entregue pelo governador Marconi Perillo, oferece 2,6 mil vagas por ano em cursos de qualificação profissional e técnica nas áreas de Gestão, Logística, Alimentos e Tecnologia da Informação. A obra recebeu um investimento de R$ 3,8 milhões. “Não tem como mudarmos o Brasil se não focarmos na qualidade do ensino, na disciplina, nos valores da família, no respeito às pessoas”, disse Marconi, ao ressaltar que “Goiás, por meio da educação, está formando os líderes do futuro”.

São oito salas de aula, dois laboratórios técnicos, um laboratório pedagógico, biblioteca, sala de data show e refeitório, além de salas administrativas. A unidade ainda poderá atender outros municípios da região por meio de Colégios Tecnológicos (Cotec) e do compartilhamento de tecnologia com o setor produtivo local.

Rede Itego
O governo tem meta ousada de alcançar 30 Itegos até o final de 2018. A ampliação da Rede Itego (Instituto Tecnológico do Estado de Goiás) faz parte da política do governador Marconi Perillo de priorizar a educação profissional como ferramenta para a geração de emprego e atração de investimentos para o Estado.

A Rede Itego, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (SED), já ofertou em cerca de 600 mil vagas de cursos de formação inicial, profissional e de nível superior tecnológico em mais de 200 cidades. Os Itegos integram a Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego). Além dos institutos tecnológicos, ela é constituída também por 60 colégios tecnológicos (Cotecs).

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Gilmar diz que prisão de Lula é absurda e responsabiliza o PT

MÔNICA BERGAMO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - De Portugal, o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), fez duras críticas, nesta sexta-feira (6), à ordem de prisão determinada pelo juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também ao PT, que, segundo ele, estaria "sendo vítima de sua própria obra".

"A prisão de Lula é absurda, fruto do autoritarismo desse punitivismo processual hoje em voga no país. Os recursos [que Lula pode apresentar à Justiça] ainda não se esgotaram e já se precipita a prisão", afirma.

"A única coisa que me consola é que esse estado de coisas excepcional é fruto do processo de desinstitucionalização que o PT promoveu no Brasil, do conluio que existia entre o partido e procuradores, das más escolhas [de magistrados] para o Supremo [Tribunal Federal]."

Segundo ele, "em vez de pensar em uma composição da corte [o STF] dentro dos padrões técnicos e jurídicos, privilegiou-se a escolha de pessoas ligadas aos movimentos LGBT, ao MST, basistas e coisas desse tipo. O resultado está aí, é esse direito penal totalitário".

Por MÔNICA BERGAMO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Artigo: Responsabilidade civil do médico



A responsabilidade do hospital é objetiva (independe de culpa), e a do médico é subjetiva (depende de culpa)
A vida humana deve ser protegida e respeitada desde a concepção, conforme determina o Código Civil em seu artigo 2°.
Neste sentido, a saúde e a integridade física e moral, como integrantes essenciais do ser humano, são valores indisponíveis constitucionalmente, assumindo, na prática, uma valoração suprema, quase absoluta, pois inserida no conceito de dignidade, em sentido mais amplo.

Como bem mais precioso do ser, a partir do qual emanam as demais garantias e direitos, avultam em importância todas as medidas que possam representar qualquer restrição ou ameaça à vida ou à integridade do ser humano.

Por consequência, importa refletir sobre a atividade exercida pelos profissionais da saúde, em especial os médicos, porque lidam todos os dias com a vida ou com a integridade física das pessoas e, em razão disso, cresce em importância a responsabilidade desses profissionais.

Há algum tempo se percebe um significativo aumento de ações judiciais em desfavor de médicos (e hospitais), por supostos erros no exercício da profissão, o que exige sejam considerados, nos termos do CDC - Código de Defesa do Consumidor, se de fato essa relação é de consumo, e se for, como se dá essa responsabilidade (ela é objetiva ou subjetiva), se se trata de obrigação de resultado ou meramente de meio.

O artigo 2º do Código de Defesa do Consumidor conceitua consumidor como toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, isto é, destinatário econômico e de fato do bem ou do serviço.

Não há dúvida, portanto, de que o paciente se enquadra nesta definição, pois utiliza dos conhecimentos do profissional da área médica em proveito próprio e pessoalmente, e o remunera por essa prestação de serviço.

Já o artigo 3° do código consumerista diz que fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação (...), distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Logo, qualquer pessoa física (médico) ou jurídica (hospital), autorizada a realizar procedimentos médicos, configura prestador de serviço, nos termos do CDC.

Não há discussão, portanto, acerca da aplicação do CDC aos serviços prestados por profissionais da saúde.

Já a palavra responsabilidade pode ser definida, em linhas gerais, como a obrigação que tem uma pessoa de arcar com as consequências de suas próprias ações ou dos outros, conforme o caso, ou, em outras palavras, é a obrigação que incide por decorrência da violação de um bem juridicamente protegido (ato ilícito).

Em princípio, a responsabilidade do hospital ou clínica é objetiva (independe de culpa), e a do médico é subjetiva (depende de culpa).

Explicando melhor: quando o profissional da área médica comete um erro, causando dano a alguém, ele deve responder por isso, desde que comprovada sua culpa. É o que se chama de responsabilidade subjetiva, logicamente, na esfera judicial, após garantidos o contraditório e a ampla defesa.

A responsabilidade subjetiva é aquela que depende da existência de dolo (intenção) ou culpa (negligência, imprudência ou imperícia) por parte do agente causador do dano.

No caso de erro médico, o paciente tem que provar a culpa do médico que o assistiu.

Já a responsabilidade objetiva é aquela que independe da comprovação do dolo ou da culpa do agente causador do dano, necessitando apenas da comprovação da existência do dano, da conduta do agente que o causou e do nexo causal entre a conduta e o dano.

O médico deve sempre atuar de forma diligente, usando de todos os meios técnicos existentes e adequados para o atendimento e tratamento do paciente, sendo essa, aliás, a obrigação de meio, pois não se pode exigir do médico uma obrigação de resultado, que seria a hipótese em que ele garantiria o sucesso total do procedimento, o que, evidentemente, na maioria dos casos, seria uma obrigação juridicamente impossível.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já pacificou entendimento no sentido de que a relação entre médico e paciente é contratual e a prestação de serviços se insere no conceito de obrigação de meio, salvo em casos de cirurgias plásticas de natureza exclusivamente estética, hipótese em que a obrigação é de resultado (REsp 819.008/PR).

Em arremate, deve ficar clara a aplicação do Código de Defesa do Consumidor à prestação de serviço desenvolvida entre médico e paciente.

Constitui direito do paciente ser informado sobre riscos e eventuais consequências do procedimento a que será submetido.

Por outro lado, é direito do médico resguardar-se contra futuros aborrecimentos, inclusive eventual ação judicial pleiteando indenização por danos morais ou materiais, o que deve fazer fornecendo todas as informações ao paciente.

Tem o direito, por exemplo, de elaborar termo de consentimento informado (TCI), com assinatura do paciente, em que se assegure de que a este foi fornecido prévio e pleno conhecimento daquelas informações.

Na verdade, fornecedor e consumidor, qualquer que seja o produto ou serviço, devem sempre ter em mente que além do fornecimento de bem de boa qualidade, a informação é essencial à garantia e ao respeito à boa fé contratual.

GISELE NASCIMENTO é advogada em Mato Grosso, sócia do escritório Alves, Barbosa e Nascimento Advogados Associados. Especialista em Direito Civil e Processo Civil e pós-graduanda em Direito do Consumidor. Membro da Comissão de Defesa da Mulher OAB/MT.
Instagram: @giselenascimentoadvogada

Do MT Agora - Mídia News

05/04/2018

Prefeitura de Confresa lança concurso para escolher novo hino e dará R$10 mil ao vencedor

A Prefeitura de Confresa (1161km de Cuiabá) lançou, na última quinta-feira (29), um edital de concurso público para a escolha do hino oficial da cidade. As inscrições foram abertas na última segunda-feira (2) e seguem até o dia 2 de julho de 2018, e o prêmio para a obra vencedora será de R$10 mil, em troca dos direitos autorais da música e da letra.

Segundo o edital (veja AQUI), o hino escolhido será apresentado no dia 7 de setembro de 2018, durante o Desfile Cívico. O concurso será dividido em cinco fases, sendo: inscrições, pré-seleção das músicas que vão para a final (por leitura das letras e audição dos CDs), ensaios e a final, em uma apresentação pública. O lançamento público acontece após aprovação da Câmara dos Vereadores.

A letra do Hino deverá ser feita “a partir da referência geo-histórica do município, atendo-se no poema às citações sobre a trajetória histórica, com enfoque as origens, fauna, flora, solo, produtividade, aspectos econômicos e sociais do município, observando-se que não haja promoção de individualidades e particularidades não expressivas nessa história, não contendo a letra gírias ou expressões temporárias”.

Ainda de acordo com o edital, pode se inscrever qualquer brasileiro, nato ou naturalizado que viva no país há cinco anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente ou pelo correio. Cada participante pode inscrever até duas músicas.

É proibido o uso de siglas, símbolos, slogans ou qualquer expressão ligada a partidos políticos, cultos religiosos ou tendências ideológicas, e também a citação ou referências a pessoas vivas ou mortas.

Além disso, “O concorrente deve fugir do apelo exagerado ao sentimentalismo, ao patriotismo laudatório vazio, e ao destaque a aspectos negativos da vida nacional, estadual ou municipal, buscando destacar somente os valores de nossa municipalidade”.

Confira o edital completo e formulário de inscrição AQUI.

Por Isabela Mercuri do olhardireto

Políticos reagem à ordem de prisão do ex-presidente Lula; veja repercussão

Lula foi condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Juiz Sérgio Moro expediu ordem nesta quinta, após STF negar pedido do petista para evitar prisão.

Por Gustavo Garcia, Fernanda Calgaro, Guilherme Mazui e Fernanda Vivas, G1 e TV Globo, Brasília

Políticos reagiram à ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva expedida nesta quinta-feira (5) pelo juiz federal Sérgio Moro. condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP).

Lula foi condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.

Veja abaixo o que disseram os políticos (as declarações foram organizadas por ordem alfabética):

Álvaro Dias (Pode-PR), líder do partido no Senado - "É lastimável ver um ex-presidente da República ser conduzido à prisão. Mas é um avanço. A impunidade perdeu. O Estado de Direito prevaleceu. As leis estão governando os homens neste momento e nós estamos caminhando para a inauguração de uma nova Justiça no Brasil."

Alex Manente (PPS-SP), líder do partido na Câmara - "Um dia histórico para o Brasil. Finalmente está sendo preso o ex-presidente Lula, chefe de uma das maiores organizações criminosas com o dinheiro público. Não tenho dúvida que isso deixa todos nós com a sensação de Justiça, que ela chega para todos, que não pode se cometer crime em qualquer escala de poder. Mas também nos deixa envergonhados perante o mundo ver um ex-presidente preso."

Ana Amélia (PP-RS), senadora - "Ninguém está acima da lei!"

Chico Alencar (PSOL-RJ), deputado federal - "É uma celeridade impressionante, parece que têm medo de alguma reação popular, sequer apreciam os recursos finais, os chamados embargos dos embargos, há uma insegurança desse poder tão imperial. Tudo isso contribui para que se reaja. Por que no caso do Lula tem essa pressa total?"

Darcísio Perondi (MDB-RS), vice-líder do governo na Câmara - "A justiça sendo feita no Brasil. Um ex-presidente da República, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, deverá cumprir 12 anos de cadeia. Ele tem até amanhã, sexta-feira, às 17 horas, para se apresentar em Curitiba. A decretação da prisão do Lula é uma mostra de que já passou o tempo da impunidade e que os graúdos do colarinho branco também podem ser presos e pagar por seus erros."

Evo Morales, presidente da Bolívia - "Repudiamos a revoltante decisão da justiça do Brasil que, ameaçada por oligarquias corruptas, negou o direito constitucional do irmão Lula da Silva a se defender em liberdade. Essa sentença ilegítima é um golpe institucional contra a democracia do povo do Brasil."

Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo - "É lamentável ver a decretação da prisão de um ex-presidente, mas tenho a convicção de que isso simboliza uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos."

Gleisi Hoffmann (PT-PR), senadora e presidente do partido -“Violência sem precedentes na nossa história democrática. Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura.”

Humberto Costa (PT-PE), líder da minoria no Senado - "Esse mandado de prisão expedido de forma absolutamente açodada é mais um declarado abuso nessa caçada política implacável contra Lula. É um escândalo, que envergonha o Brasil."

Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada federal - "O momento exige de nós coragem. O arbítrio chegou ao limite e a prisão de Lula sem provas foi decretada. Não nos calamos durante os duros anos da ditadura e não nos farão esmorecer agora. Permaneceremos ao lado dos que lutam pela democracia. A força de Lula será a nossa força."

José Rocha (PR-BA), líder do partido na Câmara - "Acho que isso é muito ruim para a política brasileira, Lula é um líder, essa decisão do Supremo, dividida, divide o país também. Muito ruim isso. A Suprema Corte tem que definir por unanimidade. Acho que [o Moro] deveria ter esperado os embargos, não tem por que essa pressa, ele [o Lula] não vai fugir do país. Devia esperar mais até para não ter esse tipo de questionamento."

Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido no Senado - "Isso é um absurdo porque a defesa do presidente Lula ainda tinha até terça-feira (10) para apresentar os embargos dos embargos [...]. Essa prisão é um absurdo, ilegal, inconstitucional."

Marcos Rogério (DEM-RO), deputado federal - "A decisão do juiz Sérgio Moro é um desfecho de todo processo até agora. A decisão dele mostra que o sistema penal funcionando, que a lei vale para todos.

Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal - "Moro tem seu despacho de prisão contra Lula pronto há quanto tempo? Inaceitável! Lula e advogados decidirão e têm meu apoio, mas não creio, por ser inocente, que Lula deva se entregar em Curitiba."

Miro Teixeira (Rede-RJ), deputado federal - "São momentos indesejáveis que se somam: o momento da corrupção que fez tanto mal à população brasileira e esse outro momento de ver um líder de tantas lutas ser recolhido à prisão. O Lula não é exclusivamente um ex-presidente. É um símbolo da luta contra a ditadura pela anistia, pela democracia de um modo geral. Mas, exatamente com base nos postulados democráticos, ele recebe uma pena de reclusão."

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - "Não só o Brasil mas o mundo inteiro te abraça, Lula. Dói a alma esta injustiça. A direita, ante a sua incapacidade de ganhar democraticamente, elegeu o caminho judicial para amedrontar as forças populares. "

Roberto Jefferson, presidente do PTB e condenado no mensalão -"Não tenho sentimento de vingança em relação a Lula. Também não desejo seu mal. Muito menos comemoro sua prisão. Já passei por isso e sei o quanto uma prisão é desumana, cruel. Recomendo a Lula resignação, paciência, humildade, calma. Que saiba tirar as lições necessárias."

Rodrigo Garcia, líder do DEM na Câmara - "A decisão do juiz Sérgio Moro segue a lei. Nós estamos num Estado Democrático de Direito, o ex-presidente Lula teve direito à sua defesa, usou todos os recursos estabelecidos no Código Penal e foi condenado. Por isso, espero que ele se apresente conforme a determinação do juiz Sérgio Moro."

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara - Aqueles que têm responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República. No entanto, o mandado de prisão decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa. O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente. Toda e qualquer manifestação em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional."

Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder do partido no Senado - "A prisão de Lula mostra a força e a conscientização do povo brasileiro em não aceitar quem usa o cargo público para corromper e ser corrompido. É uma quebra de paradigma, pois ninguém imaginava que um dia um ex-presidente corrupto iria para a cadeia."

Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), vice-líder do partido na Câmara - "A decisão, de forma açodada, ocorreu antes de serem esgotaos todos os recursos em segunda instância. [...] Uma velocidade descomunal."

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), líder do partido no Senado -"Barbaridade! Prisão de Lula decretada e ainda dizem que a lei é para todos! Como assim? Condenaram Lula sem provas e prendem sem trânsito em julgado! Ah! Ele não é do PSDB! Vamos reagir."
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.