16/08/2019

Pedido de registro das Cavalhadas de Goiás será entregue ao Iphan

Tradição de mais de 200 anos e presente em diversas partes do Brasil, o pedido de registro a Patrimônio Cultural do Brasil de 11 cavalhadas realizadas no Estado de Goiás será entregue na próxima segunda-feira, 19 de agosto, às 15h, na sede do Iphan, em Brasília (DF), à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e ao Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz.

O pedido de registro virá das mãos do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, acompanhado da superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, e dos prefeitos dos municípios goianos de Santa Cruz, Palmeiras, Posse, Jaraguá, Crixás, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar e Pirenópolis.

As cavalhadas são celebrações que encenam batalhas medievais entre mouros e cristãos, quando o exército muçulmano, depois de conquistar Portugal e Espanha, resolve invadir a França. A festa une religiosidade, fé, cultura, turismo e valorização de tradições que misturam elementos sagrados e símbolos pagãos atraindo milhares de turistas às cidades, que movimentam a economia local, mobilizando os moradores e visitantes a reviverem toda a história.

Patrimônios de Pirenópolis - No mesmo dia, 19 de agosto, também às 15h, será lançado o livro Barro, Madeira e Pedra – Patrimônios de Pirenópolis, escrito pelo arquiteto e servidor do Iphan Silvio Cavalcante, conhecedor do riquíssimo Patrimônio Cultural da cidade, e pela arquiteta Neusa Cavalcante, sua irmã, incentivadora do projeto.

Resultado de uma parceria entre o Iphan, Elysium Sociedade Cultural e a Construtora Biapó, a obra detalha as técnicas de intervenções de restaurações de imóveis tombados e de elementos artísticos que o autor acompanhou e vivenciou durante 20 anos, contribuindo para a preservação do Patrimônio Cultural na cidade. 

Na obra, também estão contextualizadas as características específicas da arquitetura colonial goiana, as ações voltadas à educação patrimonial, além de um rico acervo fotográfico e ilustrações de encher os olhos.

Serviço:

Entrega do pedido de Registro das Cavalhadas de Goiás

Data: 19 de agosto de 2019, às 15h

Local: Sede do Iphan em Brasília (DF)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
Fernanda Pereira –fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
​(61) 2024-5513 / 2024-5528 / (61) 99381-7543
(61) 2024-5511- 2024-5513 
Marianne Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 3224-6402 / 1310

Espancada e deixada seminua, mulher é resgatada em matagal na Asa Norte

A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como estupro e tentativa de feminicídio.
Divulgação: CBMDF
Uma mulher de 42 anos, foi encontrada espancada, com sinais de hemorragia, ferimentos na face e deixada seminua nesta quinta-feira (15/8), na L4 Norte, em frente à Estação Biológica da Universidade de Brasília (UnB).

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a vítima seria uma moradora de rua e a identificação dela ainda não foi divulgada. A mulher diz que sofreu agressão física, mas negou violência sexual. Os bombeiros foram acionados por catadores de lixo.

A equipe de resgate foi encaminhada até o local da ocorrência e fez o atendimento a vítima por volta das 8:30h. Em seguida, foi diretamente transportada para o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) consciente, orientada e estável. O matagal ficou sob os cuidados da Polícia Militar, que deslocou ao total, duas viaturas e oito militares para o caso.

A vítima foi encontrada ao lado de um colchão sujo de sangue, uma calça jeans e uma calcinha. Apesar da mulher negar a ocorrência de violência sexual, a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como estupro e tentativa de feminicídio.
Não é novidade: Mulher também foi espancada e deixada para morrer em Abadia de Goiás em janeiro

O caso aconteceu em janeiro desse ano, uma mulher de 51 anos também foi encontrada com sinais de espancamento e perfurações no rosto e no dorso, no setor Goiânia Sul, em Abadia de Goiás. Além de ter sido espancada, a vítima teria sido estuprada e sobreviveu a uma tentativa de homicídio.

Os moradores da região que encontraram a mulher enrolada em um lençol e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) para o resgate. Os bombeiros afirmaram que ela foi encontrada confusa, sem os documentos pessoais. A vítima foi levada na época para o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) e não teve a identificação revelada.

Por Mariana Manaya do DM

Abadia de Goiás: Governo inicia cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil

Prazo foi iniciado na última segunda-feira, 12, e se estenderá até o dia 31 de agosto
Foto: Reprodução
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, promove o cadastramento de recadastramento de beneficiários do programa Passe Livre Estudantil (PLE) relativo ao segundo semestre de 2019.

O prazo foi iniciado na última segunda-feira, 12, e se estenderá até o dia 31 de agosto. Os procedimentos podem ser realizados por meio do site. Nele, o usuário poderá selecionar a opção adequada a seu perfil e se identificar usando o número de CPF. O procedimento é valido para beneficiários da Grande Goiânia.

No caso de Anápolis, os estudantes podem procurar a sede da empresa Urban — localizada na Av. Brasil Norte, n° 1655, Cidade Jardim — ou os postos de atendimento do Vapt Vupt do município. Vale lembrar que o comprovante de matrícula em uma unidade de ensino é obrigatório. Não há limite de idade para obter o benefício.

Segundo a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude de Goiás (Sucaj-GO), Thaís Moraes, quem já realizou o cadastramento ou recadastramento do PLE no primeiro semestre desse ano não precisará repeti-lo. 

“O estudante que está entrando agora em uma instituição de ensino ou quem não se cadastrou no primeiro semestre precisa ficar atento ao recadastramento, caso contrário poderá ter o benefício cancelado”, frisou Thaís.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, está em estudo a retomada do recorte social previsto na legislação original do PLE, de modo a garantir a justiça social e a expansão do Passe Livre Estudantil aos demais municípios que possuam sistema de transporte coletivo urbano.

“Os programas sociais precisam beneficiar realmente quem necessita deles e não faz sentido que alguns estudantes, com renda familiar superior a três salários mínimos, contem com o Passe Livre Estudantil, enquanto jovens carentes de outras cidades do estado, como Catalão, Jataí e Itumbiara não possuem acesso ao programa”, avaliou.

De acordo com a governadoria, somente no mês de agosto, o Executivo deverá aplicar R$ 9,9 milhões para garantir a manutenção do programa – quase em toda a sua totalidade para custar os beneficiários da Grande Goiânia.
Programa

Criado em 2012, o Passe Livre é destinado a qualquer estudante, desde o ensino fundamental até a pós-graduação. O número de beneficiários é superior a 90 mil. Ele varia em decorrência dos bloqueios e desistência.

O PLE dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês. O saldo do cartão não é cumulativo. Caso o estudante não utilize todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens.

A cobertura de atendimento abrange as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goiânia, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Até o mês de fevereiro deste ano, a responsabilidade do programa era da Secretaria de Estado de Governo. Com a aprovação da primeira parte da reforma administrativa proposta pelo Governo de Goiás, as atribuições da área da Juventude – e consequentemente do Passe Livre Estudantil – foram absorvidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Por Felipe Cardoso do Jornal Opção

Bolsonaro diz que o Brasil não tem dinheiro e decreta meio expediente na jornada de militares

(Foto: Antônio Cruz)
O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (16/08) que os problemas de orçamento do Executivo Federal são graves e que a ausência de recursos terá como um dos impactos a redução da jornada de militares, que trabalhariam durante “meio expediente”. A fala do presidente ocorreu em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

“O Brasil todo está sem dinheiro. Os ministros estão apavorados. O Exército vai entrar em meio expediente. Não tem comida para dar para o recruta. A situação é grave”, disse Bolsonaro.

O presidente fez a afirmação respondendo a perguntas sobre o problema de orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O presidente da instituição, João Luiz Filgueiras de Azevedo, afirmou em entrevistas que mais de 80 mil bolsas deixariam de ser pagas em setembro por falta de recursos.

Por meio de nota, o Ministério da Defesa informou à Agência Brasil que ainda trabalha “com a possibilidade de liberação dos recursos contingenciados”, mas que estuda “alternativas caso se prolongue o referido bloqueio”.

Prazo para recadastramento do Passe Livre Estudantil termina no próximo dia 31

(Foto: Divulgação)
Estudantes da rede público e privada poderão ficar atentos ao prazo para recadastramento do Passe Livre Estudantil que começou esta semana na segunda-feira (12/08). Aqueles que ainda não possuem o benefício, também podem fazê-lo até o dia 31 de agosto. O programa é mantido pelo Governo do Estado de Goiás por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O procedimento poderá ser realizado por meio do site juventude.go.gov.br aos beneficiários da Grande Goiânia. Ao entrar no endereço eletrônico, o usuário escolherá a opção adequada a seu perfil, se identificando por meio do CPF.

No caso de Anápolis, os estudantes podem procurar a sede da empresa Urban (Avenida Brasil Norte, 1655 – Cidade Jardim) ou os postos de atendimento do Vapt Vupt.

Vale lembrar que o comprovante de matrícula em uma unidade de ensino é obrigatório e poderá ser adquirido online ou por meio da secretaria da escola ou faculdade. Não há limite de idade para obter o benefício.

Segundo a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude de Goiás (Sucaj-GO), Thaís Moraes, quem já realizou o cadastramento ou recadastramento do PLE no primeiro semestre desse ano não precisará repeti-lo.

“O estudante que está entrando agora em uma instituição de ensino ou quem não se cadastrou no primeiro semestre precisa ficar atento ao recadastramento, caso contrário poderá ter o benefício cancelado”, frisou Thaís.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, está em estudo a retomada do recorte social previsto na legislação original do PLE, de modo a garantir a justiça social e a expansão do Passe Livre Estudantil aos demais municípios que possuam sistema de transporte coletivo urbano.

“Os programas sociais precisam beneficiar realmente quem necessita deles e não faz sentido algum que estudantes com renda familiar superior a três salários mínimos contem com o Passe Livre Estudantil, enquanto jovens carentes de outras cidades do estado, como Catalão, Jataí e Itumbiara não tenham acesso ao programa e que o mesmo fique restrito à Grande Goiânia e Anápolis”, avaliou.

Somente no mês de agosto o Governo de Goiás desembolsará, aproximadamente, R$ 9,9 milhões para garantir a manutenção do programa – quase em toda a sua totalidade para custar os beneficiários da Grande Goiânia.

Programa

Criado em 2012, o Passe Livre é destinado a qualquer estudante, desde o ensino fundamental até a pós-graduação. O número de beneficiários é superior a 90 mil, número que é variável em decorrência de bloqueios e desistência.

O PLE dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês, para deslocamento de ida e volta da instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Caso o estudante não utilize todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens.
A cobertura de atendimento abrange as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goiânia, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Até o mês de fevereiro deste ano, a responsabilidade do programa era da Secretaria de Estado de Governo. Com a aprovação da primeira parte da reforma administrativa proposta pelo Governo de Goiás, as atribuições da área da Juventude – e consequentemente do Passe Livre Estudantil – foram absorvidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Fale conosco
Whatsapp para dúvidas, correções de conteúdo ou outros assuntos:
 9550.5613

Do Diario de Goias


15/08/2019

Abadia de Goiás: Lançamentos de empreendimentos horizontais migram para a Região Metropolitana de Goiânia

Os municípios da Região Metropolitana de Goiânia passaram a receber cada vez Lançamentos de empreendimentos horizontais migram para a Região Metropolitana de Goiânia mais lançamentos de empreendimentos horizontais nos últimos anos. Das 91.351 unidades lançadas, quase 80% estão nestas 19 cidades do entorno, principalmente em Goianira, Trindade, Senador Canedo e Abadia de Goiás.
É o que mostra a pesquisa Análise do Mercado Imobiliário Horizontal de Goiânia e Região Metropolitana, que será apresentada hoje pelo SecoviGoiás e Associação dos Desenvolvedores
Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO).

O estudo da BRAIN – Bureau de Inteligência Corporativa deve contribuir para a atualização do Plano Diretor de Goiânia e a formatação de políticas de desenvolvimento urbano. Projeções
indicam que entre 2019 e 2024, a demanda vegetativa por domicílios deve somar 163.722 novas unidades em Goiânia e região.

Mas o volume de lançamentos horizontais nos últimos anos, ainda no mercado, ficou bem além desta expectativa de demanda. No segundo trimestre deste ano, haviam apenas 14.370 unidades disponíveis, ou 15,7% do total lançado, enquanto o ideal seriam, pelo menos, 20%, segundo o sócio consultor da Brain Consultoria, Marcelo Luiz Gonçalves. Ele lembra que houve migração dos lançamentos para municípios da Região Metropolitana por
causa da escassez de terrenos e maiores preços na capital.

Lançamentos de empreendimentos horizontais migram para a Região Metropolitana de Goiânia
“Isso gerou um aumento dos custos com infraestrutura, pois mais pessoas precisam se deslocar destas cidades para a capital todos os dias”, ressalta.

Por isso, Marcelo informa que há uma preocupação em relação ao parcelamento do solo no Plano Diretor para que os empreendimentos sejam competitivos na capital. O resultado é que algumas cidades da Região
Metropolitana têm mais lançamentos que Goiânia, proporcionalmente à população.

O presidente da ADU, Luis Alexandre Crincoli, também ressalta que as cidades vizinhas estão suprindo a demanda de Goiânia por novas moradias, o que causa problemas de mobilidade urbana, o que deve ser considerado pelo Plano Diretor. Ele lembra que houve um bom de loteamentos e quase tudo está sendo consumido. “Goiânia perde empregos e renda pelo travamento de seu Plano Diretor e pela falta de novas áreas para empreender”, destaca Crincoli.

Um dos problemas é a impossibilidade do parcelamento de áreas rurais, além do aumento dos preços na capital. Daí, o aumento da migração para cidades vizinhas. “O Plano Diretor terá que criar novas áreas urbanas para empreender, com a abertura de loteamentos e a expansão da indústria e comércio”, diz.

Por Lucia Monteiro do Jornal o Popular

14/08/2019

Abadia de Goiás: Manifestantes protestam em Goiânia em defesa da Educação e contra a reforma da Previdência

Movimento de estudantes, servidores e sindicalistas durou quase quatro horas e interditou ruas da capital.
Manifestantes caminharam da Praça Universitária até a Praça do Bandeirante, em Goiânia — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Estudantes, servidores públicos e sindicalistas protestaram nesta terça-feira (13) em Goiânia contra a reforma da Previdência e em defesa da Educação. O grupo se reuniu na Praça Universitária e seguiu em caminhada até a Praça dos Bandeirantes, em um percurso de 2,5 km. O ato durou quase quatro horas.

A concentração começou às 15h. Os manifestantes escreveram mensagem de protesto em cartazes e também realizaram apresentações culturais, como uma roda de samba.

"O samba canta a resistência. É cultura popular e faz parte também da luta pela Educação. O nosso ato não é baderna, é uma resposta a este governo. Não vamos aceitar que privatize a nossa universidade. A gente é contra estes cortes de verbas que estão colocando em risco a UFG, que pode fechar as portas. A nossa voz é a nossa força nas ruas", disse Letícia Scalabrini, uma das organizadoras do protesto.
Manifestantes se concentram na Praça Universitária, em Goiânia — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Interdições no trânsito
O protesto contou com moradores de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Planaltina, Caldas Novas, entre outras cidades goianas. O grupo levou 1h15 para percorrer da Praça Universitária, no Setor Universitário, até a Praça do Bandeirante, no Setor Central.

Durante o trajeto, houve a interdição das vias percorridas pelos manifestantes: Avenida Universitária, Rua 10, Praça Cívica e Avenida Goiás - até o cruzamento com a Avenida Anhanguera, onde fica a Praça do Bandeirante. No fim do ato, o grupo bloqueou totalmente o tráfego durante meia hora.

As interdições no trânsito causaram revolta de alguns motoristas e passageiros de ônibus. Apesar disso, não houve registro de crimes durante a manifestação.

Ato nacional
Pelo mesmo motivo, protestos aconteceram em várias cidades do país. Em Goiás, a organização do movimento foi do Fórum Goiano Contra a Reforma da Previdência, composto por centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de Goiás (CTB-GO) e a Força Sindical. Também participaram do ato integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO).

"Estamos na rua pela quarta vez nos últimos meses, porque não podemos aceitar o governo destruir o pouco que temos na Educação. Vamos fortalecer as nossas lutas nas ruas e nas salas de aula contra esse retrocesso que vivemos, com perdas de direitos, com os cortes da Educação. A Reforma da Previdência é uma enganação", falou a presidente do Sintego, Bia de Lima.

Reforma da Previdência
A pauta contra a reforma da Previdência é recorrente em atos que envolvem críticas ao governo federal. A proposta de emenda à Constituição que altera as regras para a aposentadoria foi enviada pelo Executivo ao Congresso. O texto já foi aprovado em dois turnos na Câmara e agora está sendo discutido pelo Senado.


Por Rodrigo Gonçalves e Paula Resende, do G1 GO

13/08/2019

Romes Gomes prefeito de Abadia de Goiás procura fortalecer cada dia mais as ações da Saúde no município.

Com a missão de fortalecer cada dia mais as ações da Saúde no município, o prefeito Romes juntamente com o Presidente da Câmara Vanderlei Alves (Delei) e o vereador Luizão estiveram hoje (13/8) à tarde na unidade de saúde de Abadia, conversando com o Médico e Deputado Estadual Dr. Antônio, que atende uma vez por semana a população abadiense com consultas e realizações de pequenas cirurgias. 

Na oportunidade eles agradeceram o Deputado os recursos que enviou ao município por meio de emenda parlamentar como uma VAN 0km.

Esse recurso foi adquirido através do plano de trabalho do deputado realizado em 2017, e que será entregue a população de abadia na próxima terça-feira, (20/8) na região sul.

Lembrando também que no mesmo dia será entregue a obra de ampliação e reforma da escola Vital Luiz da Costa.

No encontro o Deputado aproveitou para anunciar que os novos recursos reivindicados por eles, já estão protocolados e estão programados para entrega no próximo mês de setembro.

O prefeito agradeceu mas uma vez o médico e Deputado pelo empenho e dedicação que tem com a população do município. 

Abadia de Goiás e beneficiada pela Deputada Federal Magda Mofato com emendas parlamentar.

Na semana passada o prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes acompanhado do vereador Júnior Professor, do Servidor público Carlinhos e Assessor/Motorista Felipe cumpriram estiveram no gabinete da Deputada Federal Magda Mofato. Foram recebidos pelo Sr. Flávio Canedo Presidente Estadual do PR. 

Na visita o prefeito juntamente com os demais, reforçamos os agradecimentos a Deputada Federal Magda Mofatto pelo envio das emendas parlamentar no ano passado para o município no valor de R$ 84.995,00. E para este ano uma emenda de R$ 150.000,00 de incremento no PAB, além de uma proposta que já cadastrada e é favorável só está aguardando Portaria do Ministério da Saúde de R$ 170.000,00. 

“Vamos em frente que tem mais coisas boas para serem concretizadas”. Afirma o prefeito Romes Gomes. 

"Estamos trabalhando, avançando e cuidando da nossa gente". 

A presidente Eli Barretos da Associação Quilombo Recantos Dourados (AQRD) de Abadia de Goiás, agradece a MESA BRASIL.

A Associação Quilombo Recantos Dourados (AQRD) de Abadia de Goiás, por meio de sua diretora-presidente, manifesta profundo agradecimento pelas doações de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal que a MESA BRASIL vem realizando através de uma parceria firmada em que fez e faz a diferença no lar de cada membro da nossa comunidade quilombola.
“Nosso muito obrigado aos parceiros que atuam direta ou indiretamente nesta causa”. “Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração”. 
 

 
 
 
 
 
  


11/08/2019

Prefeito Romes faz homenagem a todos os PAIS!

Neste domingo, pesto a minha homenagem a todos os pais.
Ser pai é uma das melhores coisas da vida, e eu fui abençoado com minha filha e filho, que me ensinam todos os dias sobre o amor, sobre se doar. ❤️

Aproveito este dia para parabenizar todos os pais e as muitas mães que também assumem essa condição.

Não poderia deixar de falar do meu pai Lázaro, que há anos nos deixou. Ele foi um homem simples, humilde e um grande exemplo para toda a nossa família. Seu legado de honestidade, dedicação e amor ao próximo permanece em meu coração diariamente.

Que seja um dia de muito amor e respeito entre todos.

Abraço a todos

Prefeito Romes e Primeira-dama Silmara

Parabéns a todos os PAIS nesse dia especial


A Prefeitura de Abadia de Goiás deseja um Feliz Dia dos Pais a todos os papais!


Abadia de Goiás: Mapa político: os candidatos a prefeito na Região Metropolitana


Menu eleitoral: Quem são os pretensos pré-candidatos a prefeito que poderão disputar o pleito de 2020 em Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
O Jornal Opção segue com a missão de desvendar para os (e)leitores a maneira como pretensos candidatos a prefeito em 2020 — e as diversas forças políticas do Estado — estão se preparando para as eleições municipais.

Quem são os nomes que se preparam para as disputas? Quais seus projetos? Como está a movimentação dos partidos que trabalham o próximo pleito com objetivo de se fortalecerem para eleição de 2022?

Essas foram algumas das perguntas feitas aos atores da política goiana – e para aqueles que planejam entrar na vida pública.

Em 7 de julho, foi a vez da região Sudoeste de Goiás conhecer melhor seus pretensos pré-candidatos. No dia 21/7, apresentamos os nomes que podem figurar na disputa pela prefeitura de Goiânia, com seus respectivos projetos. No dia 28 de julho, a reportagem conferiu nos 19 municípios da região Sudeste a maneira como pretensos candidatos se preparam para a batalha eleitoral do próximo ano.

Agora, apuramos na Região Metropolitana – exceto Goiânia, que recebeu cobertura especial – quem pretende encabeçar as chapas dos prefeitos das cidades. Acrescentamos Anápolis, pela ligação íntima que a cidade tem com a Grande Goiânia.

Vamos, portanto, analisar as movimentações políticas em Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Abadia de Goiás

Em Abadia de Goiás, o prefeito Romes Gomes, do PSDB, está em segundo mandato. Ouvido pelo Jornal Opção, o tucano afirmou que ainda avalia quem vai apoiar para o pleito de 2020. De acordo com o prefeito, a decisão depende de pesquisas de opinião para checagem sobre quem são os mais queridos para o pleito.
Vanderlei, Worlei e Daniel da Farmácia potenciais candidatos em Abadia | Foto: reprodução/Facebook 
No grupo do prefeito, disputam no grupo a pré-candidatura os vereadores Luiz Ângelo “Luizão” (PSDB), Vanderlei Alves “Delei” (PHS) e Worley Bó (PR). Também podem figurar como pré-candidatos entre os próximos do tucano, o vereador Zé da Patrola (PDT) e o vice-prefeito Eduardo da Farmácia (PSDB).

O principal adversário do grupo de Romes Gomes é Valdeci Mendonça (MDB), que foi derrotado por Romes nas duas últimas eleições. Ao que tudo indica, o ex-vice-prefeito Divino Alves (DEM) pode entrar na disputa com o aval — e apoio — do governador Ronaldo Caiado (DEM). Outro nome que pode aparecer para a disputa é de Iolany Carolina Nunes “Tita”, do MDB, que já tentou ser prefeita em 2012, mas ficou em terceiro lugar, apesar de ter conquistado 27,88% dos votos.

Anápolis
Em Anápolis, o grande player para enfrentar o prefeito Roberto Naves (PTB), candidatíssimo à reeleição, é o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT). Todavia, em entrevista ao Jornal Opção, o petista despista e não confirma a possibilidade. Perguntado acerca de conversas de bastidores segundo as quais ele teria pretensão de disputar a eleição em 2020, respondeu categórico à reportagem: “Não confere”.
Foto: Câmara Municipal de Anápolis
Antônio Gomide
De acordo com Gomide, o PT vai definir o candidato do partido somente em fevereiro. “Mas o senhor tem vontade de participar da disputa?”, insistimos. “Em fevereiro é que vai definir um nome de maneira compartilhada”, reiterou. Sobre eventuais composições do PT, o deputado respondeu que as conversas vão depender do cenário político vigente do momento adequado.

O MDB anapolino tem desejo de comprar o passe de Gomide para encabeçar a chapa. A afirmação é do presidente municipal da legenda, Márcio Corrêa. O comandante emedebista, aliás, pode também colocar seu nome à disposição para enfrentar Roberto Naves. Márcio Corrêa revela que a estratégia da legenda é escolher um candidato que pode vir do meio empresarial. “E tem de ser da cidade”, sublinha. Perguntado se está entre os postulantes, afirma que, caso seja convocado, estará “à disposição” do partido.
Outro que pode aparecer na disputa é o ex-prefeito João Gomes, ex-Progressistas, filiado ao PSDB em 2018. Gomes assumiu uma secretaria extraordinária no governo Marconi ligada à Habitação, mas a atuação na pasta não foi suficiente para conseguir êxito na eleição para deputado estadual, ano passado – conquistou 6.343 votos.

O ex-deputado estadual Carlos Antônio (PTB), que tentou, sem sucesso, chegar à prefeitura em 2016, traçou plano de voo para os próximos pleitos. O radialista afirmou à reportagem que vai disputar a eleição para vereador em 2020 e, em 2022, quer retornar à Assembleia Legislativa.
Roberto Naves, prefeito de Anápolis | Foto: Reprodução
O fato é que sejam quem forem os adversários de Roberto Naves, terão de “enfrentar” os predicados de uma gestão realizadora do prefeito. Devem figurar nos programas eleitorais da reeleição, a economia de R$ 400 mil na utilização de carros oficiais; as obras do BRT, que estão 90% concluídas; reforma dos postos de Saúde Iracema, São José e Arco Íris; a Central de Distribuição de Medicamentos; a melhora na distribuição de pacientes nas UTIs da cidade, por meio de uma nova regulação; a inauguração de uma UPA com perfil pediátrico; e um programa de bolsas de estudo para o ensino superior.

Com a casa organizada, Roberto Naves está em ascensão.

Aparecida de Goiânia
Candidato à reeleição, Gustavo Mendanha, do MDB, pode encarar o tête-à-tête em 2020 com os deputados federais Glaustin da Fokus (PSC); com o ex-deputado estadual Marlúcio Pereira; e com candidatura advinda do PSL. A tendência é que Marlúcio Pereira apoie Gustavo Mendanha, que está organizando uma ampla frente política.
Gustavo Mendanha, Glaustin, Marlúcio e Professor Alcides | Fotos: arquivo/Jornal Opção
Nos bastidores, especula-se que Glaustin da Fokus será o candidato do governador Ronaldo Caiado em Aparecida. O parlamentar pode ter como vice, um dos principais líderes do Podemos em Goiás, Felipe Cortês.

O Progressistas, capitaneado por Alexandre Baldy, trabalha para apresentar candidatos competitivos nas dez maiores cidades do Estado. O partido pode lançar o deputado federal Professor Alcides, em Aparecida? O parlamentar tem dito que vai apoiar Gustavo Mendanha.

Outra agremiação “animada” para encabeçar chapa em Aparecida é o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que em Goiás é comandado pelo deputado federal Delegado Waldir Soares. “No momento oportuno vamos apresentar um nome com o DNA do Bolsonaro e do delegado Waldir. Vocês vão se surpreender”, afirmou o parlamentar em entrevista recente ao Jornal Opção.

Outro potencial postulante que, apesar de não estar se movimentando como em outrora, pode lançar seu nome é o ex-deputado Marlúcio Pereira, do PSB. Apesar de ter sido preterido pelos eleitores em 2016, o pessebista contabilizou 42.966 votos válidos, o equivalente a 21,11% do eleitorado. Um handicap, portanto, que não pode ser desconsiderado.
Aragoiânia
Fernanda Rios (MDB) Aragoiânia | Foto: reprodução/Facebook
O prefeito de Aragoiânia Nauginel Antunes (PSDB) falou ao Jornal Opção sobre a eleição de 2020. Em segundo mandato, o tucano ainda não decidiu qual candidato vai apoiar e afirmou que não pretende subir no palanque de nenhum outro ex-prefeito. “Não representam a nossa forma de administrar a prefeitura”, justifica.

O tucano diz que terminará seu mandato em 2020 com a certeza do dever cumprido. Citou o pagamento dos servidores “sempre em dia”; a valorização dos professores com pagamento do piso nacional do magistério; e o pagamento do piso aos Agentes de Saúde.

Podem aparecer na disputa o ex-prefeito Luisão Antônio (sem partido) e a mulher do ex-prefeito Rubens Rios, Fernanda Rios (MDB), que é considerada forte e carismática. Outro que pode disputar é o médico Doutor Léo, com apoio do deputado estadual Doutor Antônio (DEM).
Bela Vista de Goiás

Em Bela Vista de Goiás, a prefeita Nárcia Kelly (PTB) pretende disputar novamente o comando do Poder Executivo municipal em 2020. Terá a seu favor, entre outros fatores, o fato de ter construído algumas praças no município — há quem a chame de Nárcia das Praças (e seu guru político é o ex-deputado federal Jovair Arantes, amigo de seu marido) — e também o zelo com a limpeza urbana. No entanto, pode perder votos do funcionalismo — e de seus familiares — por ter cortado a gratificação de quase todos os servidores públicos. Ela é vista mais como midiática do que como gestora e não teria o hábito de cumprir compromissos, segundo um vereador.
Nárcia Kelly, Luiz das Tintas, Serginho da Granja | Fotos: Arquivo / Jornal Opção – Reprodução / TRE
Nárcia Kelly pode ter enfrentar novamente Luis Esteban, o “Luis das Tintas”, derrotado em 2016, mas com votação razoável de 26,56%. Uma fonte do município confirmou à reportagem a disposição dele em enfrentar as urnas pelo Podemos, legenda que tentar sua filiação. Outro que pode engrossar a voz da oposição — mas também facilitar a reeleição de Nárcia Kelly pela poulverização dos ataques — é Eurípedes José do Carmo (PSC), irmão do senador Luiz Carlos do Carmo (MDB). Eurípedes, contudo, não estaria disposto a enfrentar o processo eleitoral, mesmo com pesquisas na mão que o apontam como o preferido entre os bela-vistenses.

O PSDB pode concorrer para o cargo de prefeito com a candidatura do residente da Câmara, vereador Serginho da Granja. No pleito passado, outro tucano, Leonardo, foi o segundo colocado na eleição, com 33,75% dos votos válidos.

Bonfinópolis
Pesquisa interna recente, que mede a administração da atual gestão, teria injetado dose extra de euforia no prefeito Professor Kelton (PSB) para continuar no comando do Poder Executivo municipal. De acordo com um ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, quase 70% dos bonfinopolinos classificaram a administração municipal como “ótima” e “boa”.
Professor Kelton e Hermes Lemes | Fotos: Divulgação – Reprodução/Facebook
Contam a favor do prefeito, as 40 casas populares já entregues aos moradores. Outras 30, de um total de 100 moradias, devem ser concluídas ainda este ano. Por meio do Programa Goiás na Frente, do governo de Goiás, o prefeito recapeou as principais vias da cidade. Por meio de emendas parlamentares da então senadora Lucia Vânia e do ex-deputado federal Marcos Abrão, Kelton construiu um posto de saúde no Setor Campo Belo e vai transformar, segundo informações da prefeitura, a UBS Dr. Maonoel Garrote em um mini hospital, preparado para cirurgias e partos.

O quadro da atual administração, contudo, não desanima o ex-vereador Hermes Lemes, que disputou a eleição contra o Professor Kelton em 2016, a participar do próximo pleito. Na ocasião, Hermes Lemes conquistou 23,06% dos votos no município. Ex-PRB, agora no DEM, deve contar com o apoio do governador para a disputa. , 

Brazabrantes
Osmário Jacinto e Moacyr Ribeiro | Foto: reprodução/Facebook
Em segundo mandato, o prefeito Márcio Tuca (PSDB) ainda desfruta do capital político decorrente de uma votação expressiva conquistada em 2016, quando venceu a eleição com 72,63% dos votos. Procurado pela reportagem para informar quais seriam os candidatos de do grupo aptos para receber sua bênção, não retornou às nossas ligações. Vice-prefeito, Osmário Jacinto “Natu” (PC do B) pode ser o sucessor do tucano.

Um provável adversário seria Dr. Moacyr Ribeiro, advogado que disputou a eleição passada contro Márcio Tuca. Todavia, agora em Goiânia, não se sabe se pretende mudar o foco em sua carreira na advocacia para nova disputa em Brazabrantes. Ribeiro preside a Comissão Especial de Direito de Energia da OAB/GO.
Caldazinha

No município de Caldazinha, Edimon Borges (PDT) termina o segundo mandato em 2020. Ouvido pelo Jornal Opção, o prefeito afirma ser prematuro apontar um candidato que vai receber seu apoio. “Vamos avaliar, após pesquisas”, informa. Na cartela em que nomes do grupo do prefeito serão apresentados na sondagem, aparecerão o ex-prefeito Oguimar José (DEM), o secretário de Transportes do município Chico Leiteiro (que deve trocar o PSB pelo DEM).
Chico Leiteiro e Solange Gouveia – Caldazinha| | Fotos: reprodução Facebook
O candidato de Edimon Borges deve utilizar os avanços da atual gestão na campanha, tais como a evolução do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Caldazinha saltou da rabeira do ranking em Goiás – ocupava um dos últimos lugares – para entrar no grupo dos 50 melhores do Estado. A construção de um ginásio coberto e a instalação de um sistema de drenagem, que amenizou o problema das enchentes no município, devem ajudar na transferência de votos.

Dona de quase metade dos votos em 2016, Solange Gouveia (PSDB) deve ser a grande adversária do candidato que o prefeito escolher. Na eleição passada, ficou com 47,51% dos votos e estaria disposta a tentar novamente conquistar o direito de comandar Caldazinha.
Caturaí

Em Caturaí, a prefeita Divina Zago (PDT) falou à reportagem que só vai para a reeleição se estiver bem nas pesquisas que começarão a serem realizadas em breve. Esposa do ex-prefeito Luiz Carlos Sousa, Divina Zago afirmou estar “dando o máximo” de si em favor da administração.
Divina Zago, Flávio Zeferino e Ramos Lopes | Fotos: reprodução / Facebook
A prefeita revelou estar disposta a abrir mão de sua candidatura, caso algum companheiro político esteja melhor colocado na sondagem para a prefeitura de Caturaí. Estão no páreo, segundo Divina Zago, o vice-prefeito Flávio Zeferino (SD) e o ex-vereador Ramos Lopes (sem partido).

Divina Zago está de saída do PDT de Flávia Morais. Aproximou-se do deputado federal Lucas Vergílio (SD) e está prestes a ingressar no partido do parlamentar. Já está, inclusive, participando de cursos que a legenda disponibiliza em São Paulo para novos filiados.

Do grupo de oposição, o ex-vereador Murilo Valim (Progressistas) e Sidnei Ribeiro (PSL) ensaiam participar da disputa em 2020. Já o candidato que perdeu a eleição em 2016 Ladico Manso (Progressistas) também pode figurar entre os pré-candidatos.

Goianápolis
Chiquinho, Júnior Pontes e Marcos do Simas | Fotos: reprodução/TRE
O prefeito de Goianápolis Francisco de Moraes “Chiquinho” (PTN) está em primeiro mandato. Tentamos, sem sucesso, contato com o prefeito para checar a intenção de tentar a reeleição. Chiquinho venceu a eleição em 2016 por um placar aperdadíssimo: 35,05% contra 33,41% de Júnior Pontes (PSB) e dos 24,4% conquistados por Marcos do Sinias.

Goianira
Miller Assis e Carlão da Fox | Fotos: reprodução/Facebook – Arquivo/Jornal Opção
No município de Goianira, o prefeito Carlos Alberto, “Carlão da Fox”, do PSDB, vai à reeleição. Aposta na experiência de duas gestões para tentar convencer o eleitor que deve continuar na prefeitura.

O ex-prefeito Miller Assis, do PSD, pode querer retornar à cena política do município vizinho da capital. Em 2016, foi derrotado por Carlão, mas contou com uma votação expressiva — 30,75% – fator que, em tese, o coloca como virtual pré-candidato.

Guapó 
Colemar Cardoso e Luiz Juvêncio | Fotos: Divulgação – Reprodução / Facebook
O prefeito de Guapó Colemar Cardoso (PSDB) vai disputar a reeleição. A confirmação foi feita pelo prefeito ao Jornal Opção. Irmão de Sérgio Cardoso, “braço-direito” dos governos de Marconi Perillo, o tucano aposta para sair bem sucedido em obras de recapeamento asfáltico de boa parte da cidade, realizadas com ajuda do governo Estado de Goiás (programa Goiás na Frente). Colemar aposta também na nova creche e na Praça São Sebastião.

O nome do ex-prefeito Luiz Juvêncio, do MDB, pode surgir mais uma vez na disputa. Apoiado nos mais de 33% dos eleitores que desejaram tê-lo como prefeito, em 2016.
Bruno do Posto | Foto: arquivo pessoal Hidrolância
A cidade de Hidrolância é comandada pelo presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo de Rezende “Paulinho”, do PSDB. Em segundo mandato, Paulinho afirmou ao Jornal Opção que seu grupo ainda não escolheu quem apoiar.

O candidato do prefeito na eleição passada, Bruno do Posto (PSB), pode figurar na disputa. Com 32,01% dos votos conquistados em 2016, Bruno aposta em sua popularidade, estaria tentado a retomar a vida pública.

Inhumas
Dr João Antônio e Dioji Ikeda | Fotos: reprodução/Facebook
Os cidadãos de Inhumas assistiram, este ano, uma situação política inusitada. O então prefeito Abelardo Vaz (Progressistas) renunciou ao cargo em março último. À época, explicou que estava trocando o comando da cidade para trabalhar com o senador Vanderlan Cardoso. “Poderei contribuir muito mais com Inhumas do que ficando mais um ano e alguns meses à frente do Executivo Municipal”, disse na carta de renúncia. Em dezembro passado, Abelardo Vaz havia pedido afastamento temporário para tratar de uma depressão.

Assumiu em no lugar do ex-prefeito, o vice Dr. João Antônio, do PSD. De acordo com um companheiro de legenda ouvido pela reportagem, João Antônio vai para a reeleição. Pode enfrentar o ex-prefeito Dioji Ikeda (PDT).
Nerópolis

Em Nerópolis, o prefeito Gil Tavares (PRB) vai para a reeleição. A aposta é que a Saúde do município, bem avaliada, pese na balança quando os eleitores estiverem em frente às urnas. Sim, porque as quase vinte obras paradas e os buracos nas vias urbanas, caso não tenham solução até o pleito, vão dificultar em muito o plano do prefeito em governar o município por mais quatro anos.
Gil Tavares, Fabiano da Saneago, Osvandir Júnior, Ancelmo Pereira “Pereirinha” | Fotos: divulgação – reprodução/Facebook
Rodrigo Zani, Hugo Gomes, Rejane, Carlim do Pesque-Pague | Fotos: divulgação – reprodução/Câmara Municipal
Ex-PSDB, agora no PSDC, o ex-prefeito Fabiano da Saneago já declarou publicamente que é pré-candidato. Na eleição passada, levou 41,35% dos votos e faz parte de um dos grupos de oposição a Gil Tavares.

Rodrigo Zani, presidente do PSDB municipal, é um dos líderes de outro grupo que planeja enfrentar o prefeito em 2020. Zani está acompanhado dos vereadores Hugo Gomes (PSDB), Rejane (PSB), Carlim do Pesque-Pague (PRB). Dos quatro, o melhor colocado nas pesquisas na antevéspera da convenção em 2020 vai encabeçar a chapa.

Há ainda em Nerópolis, outra liderança que planeja ir para o enfrentamento contra o prefeito. Trata-se do empresário Osvandir Júnior, do MDB, que colocou o nome à disposição do partido para enfrentar as urnas.

A Associação Comercial de Nerópolis, por sua vez, ensaia lançar uma chapa encabeçada por seu presidente, Ancelmo Pereira “Pereirinha”. Sem partido, Pereirinha ainda carece de musculatura para encarar a eleição, que conta com vários players experientes.

De acordo com uma liderança política de longa data em Nerópolis, grupos políticos e agremiações de oposição não descartam a união em torno de uma candidatura. “Todos contra Gil Tavares”, sublinha.

Nova Veneza
Luiz Stival, Patrícia e Costa | Foto: divulgação / arquivo pessoal
Na terra do Festival Italiano, o molho já está sendo mexido por todos os pretensos pré-candidatos. A prefeita Patrícia Amaral, do PSDB, que na eleição passada foi lançada de última hora, aposta nos investimentos na área da Saúde para conquistar o direito de ficar mais quatro anos no comando de Nova Veneza. Colocou médicos para atender 24 horas, contratou especialistas em ortopedia e cardiologia e está reformando o hospital municipal que, de acordo com a prefeitura, será inaugurado em janeiro, com centro cirúrgico e sala de parto.

Patrícia do Amaral é esposa do ex-prefeito Luiz Stival (PPS). Em casa, está definido que “as damas têm prioridade”, mas se Luizinho estiver melhor nas pesquisas às vésperas da convenção, pode ser ele o cabeça da chapa.

Na trincheira da oposição, Amadeu, do Progressistas, nega que vá para a disputa, mas fontes ouvidas da cidade dizem que, na hora “h”, ele sempre decide participar. Já o ex-prefeito Costa não esconde de ninguém o desejo de voltar à cena política da cidade e deve enfrentar Patrícia do Amaral em 2020.
Santa Bárbara

Em Santa Bárbara, o prefeito Wagner Vaz, do Progressistas é candidatíssimo à reeleição. No pleito passado, enfrentou Moacil (DEM). Os dois podem se enfrentar novamente em 2020.
Santo Antônio de Goiás

Ouvido pelo Jornal Opção, o prefeito de Santo Antônio de Goiás Frederico Marques (PSDB), que cumpre o segundo mandato, explica que a candidatura que vai apoiar depende de uma sondagem que planeja fazer nas próximas semanas. “Queremos também saber o sentimento da população em relação à gestão”, frisa. O vice Kléber Cosme “do Zezé” (PSDB) e o ex-prefeito Lourival Vaz (PR) disputam internamente o apoio do prefeito.
Kléber ‘do Zezé’, Lourival e Edu Machado | Foto: reprodução/Facebook
De acordo com o Frederico, os cidadãos do município são exigentes e, mais do que políticos, estão em busca de gestores eficientes. E enumera as principais realizações para amparar a tese. Informa que entregou uma escola nova, reformou outra escola e também o CMEI. 160 mil metros quadrados de pavimentação e recapeamento das vias urbanas. “Recapeei a malha viária antiga toda. Faltam apenas 2 a 3 mil metros quadrados de pavimentação para cobrir tudo”, aponta, ao citar que as obras foram feitas em parceria com o governo estadual.

Adversário de Frederico em 2016, Edu Machado, do PR, vai para a disputa em 2020. Os 40,94% de votos conquistados naquele pleito teriam animado a participar novamente do pleito.
Senador Canedo

Em entrevista ao Jornal Opção, o prefeito Divino Lemes (PSD) afirmou que vai disputar a reeleição. Das pessoas que compõem seu grupo político, informa, quase 100% vão às ruas pedir votos com ele em 2020. A permanência no PSD, no entanto, está condicionada às alianças que a legenda irá estabelecer, “Se meu partido fizer composição em nível estadual ou federal com meus adversários, não me cabe”, sentencia.
Divino Lemes, Zélio Cândido e Misael Oliveira | Fotos: Arquivo/Jornal Opção / Divulgação
Na campanha, o prefeito deve utilizar a seu favor, entre outras ações, um sistema previdenciário municipal sem déficit; investimentos no meio ambiente com um projeto que vai remunerar proprietários rurais que cuidarem das nascentes e a construção de um novo viveiro de mudas; o projeto Cidadania nos Bairros, que leva atendimento nos locais mais afastados do Centro; e a universalização da pavimentação asfáltica, prevista para os próximos meses. “Estamos neste momento terminando as últimas que ainda não têm asfalto”, frisa o prefeito.

Podem figurar na disputa contra a reeleição do prefeito, o empresário Zélio Cândido (PSB) e o ex-deputado e ex-prefeito Misael Oliveira. Ambos, na oposição, enfrentaram Divino Lemes em 2016.

Terezópolis de Goiás
Em Terezópolis, o prefeito Juninho (PSDB) ainda não definiu apoio. Uilton Pereira “Uiltinho” (Progressistas), que perdeu a eleição passada por incríveis 69 votos, pode aparecer para enfrentar o candidato do prefeito.
Trindade

Em Trindade, o prefeito Jânio Darrot (PSDB), em segundo mandato, ainda não definiu quem vai receber seu apoio para disputa da prefeitura. “Ainda é cedo para falar no assunto. Ainda temos de projetar Trindade para o o centenário de 2020”, frisa Darrot, que presidente o PSDB Goiás.

O Jornal Opção apurou que estão entre aqueles que disputarão internamente a cabeça de chapa no grupo do prefeito, o vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB); o secretário da Indústria, Comércio, Agricultura e Trabalho da Prefeitura de Trindade Alexandre César (PP); o vereador Dyego (PSD); e o secretário da Educação Marden Júnior, que possui forte ligação com o Padre Robson.
Gleysson Cabriny, Alexandre César, Dyego, Marden Júnior, Dr Antônio e George Morais | Fotos: divulgação – Reprodução/Facebook
“Obviamente, para receber o apoio, o pretendente deve migrar para o PSDB”, avisa um assessor próximo do prefeito. “Não é minimamente possível o Jânio, que é presidente do PSDB Goiás, apoiar um nome que não seja do partido em uma cidade tão importante quanto é Trindade”, explica ao lembrar um plano do PSDB Goiás em lançar candidatos próprios nos maiores colégios eleitorais de Goiás.

Os adversários do grupo de Jânio podem ser o deputado estadual Dr. Antônio, do DEM, e o ex-prefeito George Morais.

Por Marcos Araken- Jornal Opção
Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.