O crescimento do número de casos de dengue em Abadia de Goiás demonstra que o município vive um momento em que os cuidados devem ser redobrados para evitar uma epidemia da doença causada pelo Aedes aegypti, tanto por parte do Poder Público quanto por parte da população.
De acordo com a Secretaria da Saúde do município, este ano, já foram registradas um índice muito alto de dengue no município, dos quais vários casos são positivos e alguns negativos. E vários outras notificações ainda aguardam resultado, que deve sair nas próximas semanas.
A situação se torna ainda mais preocupante porque, até a última semana o número aumentou muito.
Além disso, esta época do ano com temperaturas elevadas e constantes chuvas é propícia para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, o que pode fazer com que os números continuem a crescer em ritmo alarmante, a não ser que as medidas necessárias sejam tomadas, com firmeza, pelo Poder Público e pela população.
Nesse sentido a equipe de Agentes de Endemias e Agentes de Saúde de Abadia de Goiás vem realizando por toda a cidade o bloqueio de focos do mosquito Aedes, que transmite várias doenças, como dengue, chikungunya e o zika vírus.
Mas não podemos esquecer que esta ação é uma via de mão dupla: Os profissionais cuidam e nos temos que zelar. A concretização de todos é fundamenta!
O site Abadia Em Foco tem alertado a população sobre os perigos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. É bom lembrar que, além do crescimento do número de casos de dengue no município, motivos pelos quais os cuidados devem ser redobrados. Lembre-se: a dengue mata, e vítima pode ser você ou um de sua família.
Portanto, cada um deve fazer a sua parte e adotar alguns hábitos simples que são fundamentais para combater o Aedes aegypti e, consequentemente, evitar uma epidemia. Alguns deles são de manter as casas e os terrenos limpos, eliminar os possíveis recipientes de água parada e, caso for necessário, denunciar vizinhos que estejam mantendo criadouros do Aedes aegypti à Vigilância Sanitária. A colaboração da população é fundamental, o trabalho de combate ao mosquito está sendo constante por parte do Poder Público que, além de fazer mutirões para retirar possíveis criadouros do mosquito, fazem uma “faxina” na cidade, limpando praças e ruas (retirando podas de árvores e lixo). Limpando os terrenos baldios. Uma das melhores opções seria a aplicação de multas os proprietários que deixam o mato alto, pois só desta maneira é possível manter a cidade livre de uma epidemia de dengue.
Por Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário