A escritora, poetisa e professora Erotildes Milhomem lançará na próxima quinta-feira, 6 de junho, pelo curso de Letras, durante a VIII Semana de integração da UEG, Campus Inhumas, seu mais novo livro, o “Dicionário da língua popular regional do Araguaia”.
Bastante didático, a obra é um registro fiel das expressões peculiares do cotidiano do povo ribeirinho e cidades próximas, com frases ilustrando o significado dos verbetes.
Segundo a escritora, o objetivo de publicar essa obra foi perpetuar para as próximas gerações o linguajar caboclo, expressões e significados comuns aos povos da região do vale do Rio Araguaia – algumas, unicamente faladas ali – porém, em sua maioria desconhecidas do grande público.
Editado pela Editora Kelps, tem coordenação editorial do jornalista Paulo Rolim, prefácio e revisão ortográfica da professora-doutora Vera Lucia Paganini e capa do artista plástico Alexandre Liah.
Sobre lançar em uma universidade, Erotildes Milhomem revive sua longa atuação como professora e diretora de escolas, bem como a intenção de levar através de um “dicionário da língua popular” pelos acadêmicos de Letras, o conhecimento da história e da cultura de um Brasil pouco conhecido, dentre vários “brasis” existentes.
EROTILDES MILHOMEM
Natural de Luciara – MT, residente desde 1958 em São Félix do Araguaia e com inúmeros amigos e ex-alunos em Goiânia e em Goiás, Erotildes Milhomem tem uma vida inteira dedicada à educação e à observação do povo ribeirinho. Aos 80 anos, continua escrevendo e publicando livros com base em suas vivências e experiências na região.
Membro da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste, com sede em Barra do Garças, ocupa a cadeira número 21, e é co-fundadora do Museu Histórico Cultural do Centro-Oeste, sediado em São Félix do Araguaia.
Com intensa dedicação às atividades artísticas e culturais – é escritora, professora, historiadora, folclorista, artista plástica, diretora de honra do Museu Histórico Cultural do Centro-Oeste, presidente da Associação Arte Livre Berokan -, Erotildes Milhomem retrata as lendas da região em seus quadros de óleo sobre tela, expostos no Museu Cultural do Centro Oeste. Também é presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso – Núcleo Regional de São Félix do Araguaia.
Escreveu Meu Araguaia Querido (1985), Uma Menina do Araguaia (1990), Maria Rita da Serra do Roncador (1996), Poesia do Araguaia (1998), Folclore do Araguaia (2000) e Barreira do Araguaia (2004).
Ainda em 2019 lançará mais um livro, desta vez um romance histórico, contando sobre o que viu e ouviu sobre a colonização da região do vale do Araguaia.
Lançamento do livro: DICIONÁRIO DA LINGUA POPULAR REGIONAL DO ARAGUAIA
Autora: Erotildes Milhomem
Evento: Semana de Integração UEG, Campus Inhumas
Data e horário: 6 de junho de 2019, às 19h.
Endereço: Av. Araguaia, nº 400 – Vila Lucimar – Inhumas – GO
Maiores informações e contato: Paulo Rolim – (62) 9 8138-7692 – 3100-2799
Fonte: Diário da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário