Como reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade
A qualidade dos móveis do escritório deve ser sempre uma preocupação, independentemente do tamanho da empresa.
Para se ter ideia, segundo uma matéria da Revista Cipa, publicação especializada na área de segurança e saúde no trabalho, o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010.
Dentre as medidas que reduzem o número de doenças provocadas principalmente pelo risco ergonômico, ou seja, má postura e movimentos repetitivos, está a ambientação do local de trabalho com móveis ergonômicos. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo.
Consequências da má postura
Não são só as pessoas que carregam materiais pesados e fazem esforços corporais intensos que estão sujeitas a doenças ocupacionais. Aquelas que precisam ficar durante longos períodos sentados em frente a um computador também estão expostos a riscos.
Segundo o INSS, em 2017, a lombalgia, mais conhecida como dor nas costas e região lombar, foi o principal motivo de afastamento do trabalho no Brasil. Para se ter ideia, o número de casos registrados bateu a marca dos 83,8 mil.
Além das dores na coluna, existem outras complicações que podem afetar trabalhadores:
Hérnia de disco: provocada principalmente por má postura e muito esforço na região da coluna, a hérnia de disco pode provocar formigamento, falta de sensibilidade e dores que podem variar entre leves a muito fortes, até incapacitantes.
Dor ciática: dentre as causas da dor ciática estão obesidade, sedentarismo e desvios posturais. Normalmente os sintomas começam na região das costas, e podem atingir a panturrilha.
Escoliose: é caracterizada por curvatura ou deformidade na coluna vertebral e pode causar desconforto.
O que é Ergonomia e qual a sua relação com produtividade?
As principais causas da má postura são a própria inclinação corporal de cada indivíduo e também o mobiliário da empresa.
De acordo com declaração do médico especialista em Saúde Ocupacional, Antônio Negrão Costa, concedida para a revista Brasília Encontro, “O mobiliário não ergonômico, isto é, inadequado às características dos usuários, pode levar à postura viciosa e este vício também causa doenças crônicas”.
A ergonomia é o estudo da interação saudável entre homem e máquina. Ou seja, seu papel é otimizar as condições de trabalho do ser humano, evitando, assim, doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Isso ajuda o funcionário a se manter mais saudável e com melhor qualidade de vida. O principal benefício para a empresa é a redução de custos com absenteísmo e o consequente aumento de produtividade.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2015, traz um número relevante: empresas brasileiras gastam, anualmente, R$ 10 bilhões com despesas geradas por funcionários ausentes.
Qual é o grande causador de ausência desses funcionários?
Doenças e problemas de saúde
Resfriados e gripes estão entre as causas de absenteísmo também, mas dados coletados pelo INSS identificaram que o afastamento prolongado se dá, sobretudo, pelos motivos de: dor lombar, dor na costa, câncer de colo de útero e pedra na vesícula.
Como evitar absenteísmo e doenças provocadas pela má postura no ambiente de trabalho?
O primeiro passo é investir em ergonomia, a começar pela escolha de mesas e cadeiras robusta, feitas para quem passa muitas horas do dia na frente do computador.
As cadeiras por exemplo devem ser facilmente ajustáveis, tanto na altura como no encosto e no apoio de braços. O suporte de lombar também é importante, pois evita que o funcionário se esforce demasiadamente para sustentar a postura.
A cadeira deve estar sempre nivelada com a mesa e também de acordo com a altura em relação ao computador. E deve ser confortável. Afinal, alguns profissionais chegam a ficar mais de 7 horas diárias ininterruptas sobre ela.
Outra dica é conscientizar os funcionários acerca da importância de levantar e dar uma volta a cada hora de trabalho. Ir ao banheiro, beber água, fazer alongamentos, não importa. Desde que o funcionário se levante.
De acordo com Wasni Esqueisaro Júnior, professor de ergonomia e médico do trabalho, para a publicação Projeto Design “Quando estamos sentados, a pressão (no disco intervertebral) é 50% maior do que quando estamos em pé. Por isso ninguém consegue permanecer muito tempo sentado na mesma posição”.
Seu escritório mais ergonômico em poucas horas
Agora que você sabe o tamanho da importância que a ergonomia representa, comece a traçar as estratégias para adaptar o seu escritório e atender a essas necessidades.
Por meio do serviço de uma locação de móveis você pode repaginar o seu escritório por inteiro com mobiliário ergonômico, de acordo com as normas da ABNT e, ainda por cima, bonitos. Não se preocupe com tempo, a substituição pode ser feita em até poucas horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário