08/08/2017

Lula da Silva pode repetir o fenômeno Getúlio Vargas e se eleger presidente em 2018

Se a Justiça não tornar o petista inelegível, vai ser difícil para seus adversários — muitos inexperientes em termos políticos e administrativos — derrotá-lo
Lula da Silva depondo mais para os eleitores brasileiros do que para o juiz Sergio Moro, em Curitiba. O que parece uma vitória política (talvez seja) pode levar a uma derrota processual, pois sua versão não é convincente | Foto: Reprodução

Há coincidências entre o presidente Getúlio Vargas — que governou o Brasil de 1930 a 1945, na primeira gestão, e de 1951 a 1954, na administração democrática — e o ex-presidente Lula da Silva. A mais curiosa delas: para não ser derrubado, depois de ter gerido o país como ditador de 1937 a 1945, Vargas renunciou em 29 de outubro de 1945; se não o fizesse, seria deposto pelos militares. O petista-chefe nasceu dois dias antes, em 27 de outubro de 1945, há 71 anos.

Costuma-se atribuir, com certa razão, a queda de Vargas aos ventos democráticos originários da Europa, cada vez mais fortes depois da derrota de Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, na Alemanha. De fato, Vargas era ditador, mas, paradoxalmente, seu governo enviou 25 mil soldados para lutar contra o nazismo na terra de Dante Alighieri e Giacomo Leopardi. Os governos da Inglaterra, de Winston Churchill, e dos Estados Unidos, de Franklin D. Roosevelt, não ficaram minimamente constrangidos com o apoio dos ditadores Vargas, do Brasil, e Stálin, da União Soviética.

No Brasil, generais como Góes Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, acompanharam Vargas durante toda a ditadura. No período da Segunda Guerra Mundial, não questionaram a ditadura do Estado Novo. Porém, como havia um descompasso entre o presidente e a sociedade — e precisava-se de um bode expiatório, o “único” culpado pela virulenta ditadura —, os militares optaram por descartá-lo. Não porque fosse um ditador, como costuma se sugerir, e sim porque não era mais útil, não tinha legitimidade para continuar governando. A rigor, não tinha apoio, nem dos militares que, apesar de tê-lo sustentado nos anos cruentos, não precisavam mais dele.

Derrubado Vargas, Eurico Dutra, o general que havia participado de seu governo e tinha uma queda pela dupla Mussolini & Hitler, é eleito presidente. Com apoio de quem? De Vargas, que preferia vê-lo no poder a abrir espaço para o brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN.

Apesar de eleito para o Parlamento, Vargas parecia acabado. A democracia “prescindia” do ditador. Pois, na sucessão de Dutra, os eleitores, quiçá avaliando que havia sido injustiçado, colocaram o retrato do Velho na parede e deram-lhe um mandato democrático, em 1950. Vargas tinha 68 anos. Governou até 1954, quando se matou com um tiro no coração, sob intensa pressão da oposição, tanto civil quanto militar. Ele tinha 72 anos. Parecia ter mais. Os opositores, como Carlos Lacerda e Juarez Távora, diziam que o Palácio do Catete havia se tornado um mar de lama. Havia lama no governo de Vargas. Curiosamente, o petebista não era corrupto, mas a amoralidade de um governo deve ser debitada, em larga medida, àquele que está na Presidência. Todo presidente é muito bem informado sobre o que ocorre, inclusive nos bastidores, no seu governo. Se não é bem informado, é por que não presta atenção às informações que recebe diariamente. É possível que Vargas fizesse vista grossa à corrupção de alguns de seus aliados, como Gregório Fortunato. É provável que confundisse corrupção com mero “tráfico de influência”. Frise-se que o líder do PTB não era nenhum néscio político. Era uma raposa das mais profissionais. Era mais esperto do que Tancredo Neves e Ulysses Guimarães juntos.
Ganhar tempo

Presidentes da República sabem mais a respeito do ocorre no governo do que em sua própria residência. Portanto, não dá para aceitar a posição de Lula da Silva de que não sabia o que estava acontecendo no seu governo. O petrolão, gigante incontrolável e pantagruélico, podia até não ser visível para a imprensa, mas certamente o era para os ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff. O mais provável é que, por tirarem proveito político — e, quem sabe, até financeiro, direta ou indiretamente (nas campanhas, por exemplo) —, “decidiram” não controlar o “monstro” da corrupção. Há indícios, cada vez mais fortes, de que, pelo contrário, houve um incentivo maciço aos “malfeitos”. Integrantes do PT, do PMDB e do PP chafurdaram-se na lama da Petrobrás. O PSDB não escapou e vários de seus membros receberam dinheiro nada limpo da Odebrecht e da OAS, para mencionar apenas dois gigantes do setor de empreiteiras.

A revista “Época”, numa reportagem exaustiva e aparentemente desapaixonada, calcula que Lula da Silva recebeu pelo menos 80 milhões de reais dos esquemas pouco católicos das empreiteiras do Clube do Bilhão, notadamente da Odebrecht, esta, em tese, a reinventora da corrupção sistêmica. Parece que, apesar de sua defesa contundente na audiência a Sergio Moro — o juiz prova que sabe como poucos o que é respeitar as instituições, tanto que não cedeu nem se intimidou com o populismo ardiloso de Lula da Silva —, há um consenso de que o ex-presidente permitiu que seu governo (e o de Dilma Rousseff, sobre o qual tinha influência) se tornasse artífice das bandalheiras investigadas pela Operação Lava Jato.

Lula da Silva pode não ser o mais corrupto (ainda que seja apontado como o poderoso chefão do esquema mafioso, a chefia parece ter sido da família Odebrecht, associada a outros grupos). Mas é certo que, sem sua anuência (e de Dilma Rousseff), o esquema teria sido brecado. Tudo indica que o pacto faustiano dos “socialistas” do PT (e seus aliados oportunistas-governistas) com os “capitalistas” das empreiteiras desandou devido ao excesso de pedidos (exigências) dos primeiros. Mas o que vai se discutir, adiante, tem menos a ver se o ex-presidente chafurdou ou não na lama do Palácio do Planalto.

Do ponto de vista do público em geral, não partidarizado e ideologizado, Lula não se saiu tão mal no Paraná. Parecia evidente que não estava prestando depoimento ao juiz Sergio Moro, e sim falando para o país, ou parte dele. Talvez tenha inaugurado o comício feito diretamente de uma sala do Poder Judiciário. Agora, do ponto de vista processual, ao apresentar explicações ambivalentes — chegando a responsabilizar uma pessoa que morreu, Marisa Letícia, com quem era casado, pelas negociações do apartamento do Guarujá —, e não uma defesa consistente, Lula saiu-se mal. Havia, fora do palanque político, outra saída? Não. Se houvesse, os advogados o teriam convencido a adotá-la. Aliás, havia um caminho: confessar o suposto crime (ter recebido o apartamento como propina) — o que levaria a uma condenação imediata. O que Lula da Silva e seus advogados — que são de primeira linha (e é um direito do ex-presidente tê-los como apoio) — querem é procrastinar, ganhar tempo. Mas uma delação de Antonio Palocci e João Vaccari Neto, confirmando o comando do petista-chefe, pode desmontar, de vez, sua defesa, e não apenas, e talvez não exatamente, a respeito do tríplex da praia.
Lula ganha

O que se pretende debater brevemente, a seguir, é outra coisa: se puder ser candidato a presidente, se a Justiça não torná-lo inelegível, Lula da Silva tem mesmo condições de retornar à Presidência da República, como Getúlio Vargas voltou, em 1950? Tem.

Um deles é que a safra política atual, pós-derrocada de líderes como Aécio Neves, José Serra e, quem sabe, Geraldo Alckmin, não é das melhores. Marina Silva (gente “boa”, mas sem pulso), Ciro Gomes (explosivo e desagregador), Jair Bolsonaro (espécie de Marine Le Pen sem o verniz francês), João Doria (está bem em São Paulo, mas é uma incógnita) e Joaquim Barbosa (ético, mas sem experiência política e administrativa) têm certo apelo popular, mas teriam condições de montar uma base política, incluindo a base parlamentar, para governar o país, ou, no poder, se tornariam novos Fernando Collor e Dilma Rousseff? João Doria teria o PSDB a alavancá-lo, mas não tem experiência suficiente para lidar com as raposas do Congresso (a Lavo Jato vai torná-las ainda mais espertas e hábeis).

Não basta ser honesto para dirigir um país. É preciso ter o mínimo de competência técnica, até para montar uma equipe eficiente, e de habilidade para articular com forças políticas visceralmente discrepantes. Descontado o problema ético, que pode até impedi-lo de ser candidato, Lula da Silva é o postulante que reúne as maiores condições de, se eleito, governar o país (e, ao contrário de Dilma Rousseff, é agregador). Pode não se gostar disso, mas é um fato.

Mesmo que não fiquei inelegível, Lula da Silva pode não disputar a eleição de 2018? Muito difícil não disputar, pois aparece em primeiro lugar nas pesquisas — sustentado, sobretudo, pelos investimentos sociais que fez quando presidente e sua conexão pessoal com o povão, que, aliás, parece achá-lo mais esperto do que corrupto, uma espécie de João Grilo, a personagem da peça “O Auto da Compadecida”, do paraibano Ariano Suassuna. Mas, se não for candidato — considerando até o imponderável —, por que afirma que será candidato? Para tencionar (talvez mais do que ameaçar) os integrantes de instituições como Poder Judiciário, Ministério Público Federal e Polícia Federal.

Sublinhe-se que, sem Lula disputando a Presidência da República, é muito provável que, aproximando da Nanicolândia, o PT banque o vice de Ciro Gomes. Daria a este o que o PDT não pode fornecer-lhe: bases em todo o país, especialmente bases populares e conexões profundas com os setores mais pobres da sociedade. Pode ser que não, mas Lula da Silva pode ser até mais forte como cabo eleitoral do que como candidato a presidente.

Se Lula for eleito presidente, em 2018, como fica o Brasil: mudará o nome para República Cínica do Brasil? Não se sabe, pois o futuro, como sabem crentes e ímpios, nem a Deus pertence. Mas que o petista tem chance de ser eleito, dada sua conexão com os pobres, isto tem, e como…

Do Jornal Opção

Nenhum comentário:

Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses

Vereador Luizinho da Saúde Homenageia as mulheres Abadienses
Nesta sexta feira, dia 8 de março, comemora-se o dia Internacional da Mulher. “Mais uma vez quero deixar o meu reconhecimento a todas as mulheres, em especial às mulheres abadienses, pela grandiosa contribuição no crescimento da nossa cidade”. PARABÉNS

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde

Prefeitura investe na modernização dos consultórios odontológicos das unidades de saúde
A Prefeitura de Abadia de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o processo de modernização de todos os consultórios odontológicos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?

ONDE ESTÁ A ÁGUA NO BRASIL?
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em bairros da região Sul
A Prefeitura de Abadia de Goiás juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Transportes e Estradas estão intensificando a limpeza da cidade. A ação desta semana esta sendo realizada na região sul da cidade e irá percorrer todos os bairros.

Destaques Da Semana

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

Poder Legislativo-GO

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa

Equipe do Programa Criança Feliz de Abadia de Goiás recebe a visita da coordenadora do Programa
O encontro aconteceu na sede do CRAS, e contou com a presença da Secretária do Bem Estar Social, Cinthia Mara, Coordenadora do CRAS Maria Izabel, Assistente Social Luciana de Oliveira,Supervisora do Programa Criança Feliz Saiury e as visitadoras do programa Rita Paiva, Divina, Cleonice e Kárita que realiza o trabalho através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família.

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos

Prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes participa da solenidade Internet para Todos
O Governo Federal realizou na tarde desta segunda-feira(12) no Centro de Convenções Internacional de Brasília solenidade com a presença do presidente Michel Temer,ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e mais de 2.400 prefeitos que assinaram o termo de adesão ao programa Internet para todos.

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria

Saúde fortalece Atenção Básica com ações da Tutoria
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul

Vereador Professor Junior de Abadia de Goiás, faz homenagem as mulheres no dia Internacional da Mul
Que a coragem esteja sempre contigo. Que toda a alegria do mundo impulsione os teus passos. Que o brilho do sol seja eterno em tuas aspirações. Parabéns

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento

Abadia de Goiás 62 anos de crescimento
Que as nossas conquistas sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã. Trabalhamos por uma Abadia de Goiás que trilha um caminho mais justo, participativo e igualitário. Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas

Prefeito vai até Pirenópolis em busca de parcerias para realização de cirurgias eletivas
O prefeito de Abadia de Goiás Romes Gomes,acompanhado do Verador Zé da Patrola, Secretária de Saúde Eliane Águas e nossa servidora Nadia da regulação se deslocaram na manhã desta sexta-feira(16) até a cidade de Pirenópolis para parcerias com o hospital Estadual para cirurgia eletivas que estão paradas desde 2011 no município de Abadia.

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade

Secretaria de Obras executa manutenções em diversos pontos da cidade
Com o objetivo de dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, a Secretaria de Obras manteve, durante o período de férias coletivas, algumas equipes de plantão.

Câmara Municipal de Abadia de Goiás

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver

Prefeitura promove noites de integração com grupo da Melhor Idade Alegria de Viver
Toda quinta-feira é especial no Centro dos Idosos de Abadia de Goiás. São noites alegres e divertidas. Hoje (17/05) foi mais que especial para todos os integrantes, onde foi comemorado os aniversariantes do mês, Adelino - 65 anos e Henrique - 82 anos de idade.

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária
Com a participação de conselheiros representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, a reunião teve como pauta a apresentação do relatório de atividades realizadas, prestação de contas e o planejamento ambiental para o ano de 2018.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!

A LOUCAS POR ESMALTES EM TRINDADE ESTÁ COM UMA COLEÇÃO COMPLETA DE ESMALTES!
Se você deseja unhas perfeitas, a Loucas por Esmaltes, tem uma linha completa para você! A loja chegou para encantar e cuidar das suas unhas. Com uma coleção diva, com as mais variadas cores. Venha conferir!! Aproveite e avise as amigas da novidade. Situado a Rua Rocha Lima, nº 143, Centro, Trindade Goiás.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados

Vereador Zé da Patrola recebe elogios pelos serviços prestados
O vereador Zé da Patrola de Abadia de Goiás é considerado o vereador que defende a população abadiense

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Prefeito de Abadia de Goiás assina ordem de serviço para obra do Estádio Municipal

Prefeitura e Ação SocialPrefeito e comitiva visitam horta Comunitária de Abadia de Goiás

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.

Essa é a minha mensagem de natal para você, com muito carinho.