O governador Marconi Perillo (PSDB) é o político de Goiás mais influente nas redes sociais, de acordo estudo realizado pela Eureka Comunicação com dados colhidos via Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics.
Segundo a empresa, a cobertura em tempo real da agenda do “Goiás na Frente” tem influenciado positivamente o tucano. Lançado no semestre passado, o programa deve injetar cerca de R$ 9 bilhões em todos os municípios goianos. Para tanto, Marconi e os auxiliares visitam as cidades para firmar os convênios — que são transmitidos ao vivo pelas redes sociais.
A novidade deste ranking em comparação com os anteriores da Eureka Comunicação é a alternância na segunda colocação. Houve redução nas interações nas páginas do senador Ronaldo Caiado (DEM), o que o fez o democrata ser ultrapassado pelo deputado federal Delegado Waldir (PR).
Outro fator que contribuiu para a troca na vice-liderança foi a repercussão da notícia de que o deputado do PR foi retirado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados às véspera da votação do relatório que recomendava o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por suspeita de corrupção.
O deputado federal Thiago Peixoto (PSD) aparece na quarta colocação dos mais influentes de Goiás. Ativo nas redes sociais, o jovem parlamentar assumiu a presidência da Comissão de Cultura da Câmara Federal e tem se destacado na defesa do setor. Além disso, ele posta vídeos andando de skate e indicando livros. É cotado também para ser vice em uma eventual candidatura do vice-governador José Eliton (PSDB) ao governo de Goiás em 2018.
Critérios
O ranking é elaborado de acordo com três critérios: interação, alcance e engajamento. A soma deles (que pode ir de um a 11) resulta no índice “influência”.
O governador Marconi Perillo marcou oito em interações, sete em alcance e nove em engajamento (24 em influência). O deputado-delegado Waldir Soares (PR) registrou nota oito em interação, oito em alcance e sete em engajamento (influência 23). Caiado, o terceiro colocado, alcançou oito, sete e sete respectivamente (chegando a 22 pontos de influência)
O ranqueamento analisou plataformas no Facebook e Twitter entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2017. O estudo define interações como curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets. “Alcance” são as interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado. E engajamento é o numero de interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado.
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