Com valor oriundo de emenda parlamentar repassado pela SES, unidade do Governo de Goiás adquire 45 balões de colangiopancreatografias retrógradas endoscópicas (CPRE)
HGG é o único hospital em Goiás a oferecer o procedimento na rede pública de saúde |
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) destinou ao Hospital Alberto Rassi – HGG R$ 30.164,50 para a realização de colangiopancreatografias retrógradas endoscópicas (CPRE), que atenderam 31 pacientes com doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung). Com o recurso, foram adquiridos 45 balões de CPRE, utilizados no exame.
O HGG é o único hospital do Estado a oferecer o procedimento na rede pública de saúde. Os pacientes beneficiados são de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Itaberaí, Itumbiara, Anápolis, Turvânia, Catalão, Ipameri, Goianápolis, Valparaíso, Silvânia, Itapuranga, Santa Helena, Águas Lindas, Acreúna, Mundo Novo, Caldas Novas, Corumbaíba e Abadia de Goiás.
Considerado um procedimento de excelência em hospitais com serviço de cirurgia do aparelho digestivo, bem como gastroenterologia, ele detecta doenças como cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares.
A realização do procedimento no HGG, além da necessidade do tratamento dos pacientes, visa à formação de profissionais da área, escassos em Goiás, por meio do programa de pós-graduação em modalidade de residência médica na especialidade de gastroenterologia em endoscopia digestiva.
Por Pablo Santos/Idtech da Secretária de Saúde do Estado de GO. Foto: Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário