Meta é realizar o teste RT-PCR em 5% da população de Goiás. Resultado das análises deve ser liberado em até 48 horas e disponibilizado ao paciente pelo aplicativoApp Dados do Bem | Foto: Eduardo Pinheiro / Jornal Opção
O Governo de Goiás ampliou a capacidade de testagem diária de RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo humano por meio do aplicativo “Dados do Bem”. Até a manhã desta terça-feira, 432.454 pessoas já tinham se cadastrado e respondido ao questionário de autoavaliação.
O programa será aplicado, inicialmente, em 78 municípios pré-selecionados por terem maior número absoluto de casos ou por serem polos turísticos. A ampliação da testagem e do monitoramento já está em operação em Goiânia. A partir desta semana, de forma gradativa, passa a operar, também, nos demais municípios à medida em que as prefeituras forem se estruturando e assinarem o termo de adesão.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituo D´Or de Pesquisa e Ensio (IDOR) e pela Zoox, para identificar e monitorar pessoas infectadas pelo coronavírus e, desta forma, adotar ações estratégias mais direcionadas durante a pandemia.
Com a nova ferramenta, a SES-GO espera realizar de 500 a mil testes ou mais por dia. Gradativamente o processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de 4 mil testes por dia. A SES-GO tem a meta de realizar o teste em cerca de 240 mil pessoas, aproximadamente 5% da população de Goiás.App Dados do Bem | Foto: Reprodução
Como funciona
Cada usuário poderá baixar o aplicativo gratuitamente e responder a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid—19 poderá ser chamada para fazer o exame RT-PCR.
Aqueles que receberem a indicação para o exame deverão selecionar uma das opções de locais apresentadas na própria plataforma. Em seguida, a pessoa receberá no celular um voucher com um QR Code, que será escaneado na unidade de saúde indicada. O agendamento do teste se dará exclusivamente pela ferramenta.
Caso o resultado dê positivo, o infectado indicará até cinco pessoas com quem ele tem mais contato. Cada um desses indicados receberá uma mensagem no celular, com o voucher, e será convidado a também fazer o teste. Dessa forma, o aplicativo consegue mapear a população afetada pelo novo coronavírus. As informações são lançadas na plataforma “Dados do Bem” que analisa e correlaciona os dados e, a partir daí, faz o mapeamento epidemiológico por bairro e até por rua.
Amostras
As amostras serão coletadas pelos municípios e transportadas até o Lacen, na capital, que também fará o armazenamento e a embalagem, em caixas específicas, para o transporte de material biológico. Após o preparo, diariamente, as caixas com as amostras serão transportadas de avião para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que será responsável pelo processamento dessas amostras. A previsão é que o resultado das análises seja liberado em até 48 horas e visualizado pelo paciente pelo aplicativo “Dados do Bem”.
Veja a lista dos 78 municípios goianos que terão testagem em massa:
1 Abadia de Goiás
2 Abadiânia
3 Acreúna
4 Águas Lindas De Goiás
5 Alexânia
6 Anápolis
7 Anicuns
8 Aparecida de Goiânia
9 Aragarças
10 Americano do Brasil
11 Alto Paraíso de Goiás
12 Bela Vista de Goiás
13 Bonfinópolis
14 Buriti Alegre
15 Bom Jesus de Goiás
16 Barro Alto
17 Cachoeira Alta
18 Caçu
19 Caldas Novas
20 Catalão
21 Ceres
22 Cidade Ocidental
23 Cocalzinho de Goiás
24 Crixás
25 Chapadão do Céu
26 Campos Belos
27 Cristalina
28 Formosa
29 Goianésia
30 Goiânia
31 Goiás
32 Goiatuba
33 Guapó
34 Goianápolis
35 Hidrolândia
36 Inhumas
37 Iporá
38 Itaberaí
39 Itumbiara
40 Ipameri
41 Jataí
42 Jussara
43 Luziânia
44 Leopoldo de Bulhões
45 Maurilândia
46 Mineiros
47 Montividiu
48 Morrinhos
49 Niquelândia
50 Nova Crixás
51 Nova Glória
52 Novo Gama
53 Orizona
54 Padre Bernardo
55 Palmeiras de Goiás
56 Pirenópolis
57 Pires do Rio
58 Planaltina
59 Porangatu
60 Posse
61 Piracanjuba
62 Quirinópolis
63 Rio Verde
64 Rubiataba
65 Rialma
66 Santa Helena de Goiás
67 Santo Antônio de Goiás
68 Santo Antônio do Descoberto
69 São João D’aliança
70 São Luís de Montes Belos
71 São Simão
72 Senador Canedo
73 Silvânia
74 Terezópolis de Goiás
75 Trindade
76 Uruaçu
77 Valparaíso de Goiás
78 Vianópolis
Por Lívia Barbosa do Jornal Opção
Nenhum comentário:
Postar um comentário