Em Abadia de Goiás, pelada entre amigos é marcada por uso de VAR "de brincadeira" através de monitor deixado no lixo
O VAR chegou ao futebol amador. O árbitro de vídeo, tecnologia usada somente em partidas oficiais, ganhou protagonismo, chegando a todos os cantos do País, porque passou a ser usado no Campeonato Brasileiro pela primeira vez este ano. O recurso começa a cair (ou não) no gosto do torcedor, para coisas sérias e para zoeira também. E foi assim que VAR foi "transportado" para a pelada com os amigos do bairro, como ocorreu com um grupo de amigos de Abadia de Goiás.
Um vídeo feito no terrão da cidade (acima) chama a atenção nas redes sociais. Começa com o juiz da partida analisando um monitor, quebrado, e sendo auxiliado por outro rapaz. Após analisar as supostas "imagens", o árbitro volta ao campo de terra e marca pênalti para um dos times. Para explicar como se desenrolou toda a brincadeira, o POPULAR falou com o árbitro da partida.
O juiz, que marcou o pênalti após consultar o "VAR", é Elias de Oliveira, de 53 anos, natural de Goianésia e que, atualmente, mora em Abadia de Goiás. Ex-jogador de futebol, Oliveira tem licença para apitar partidas amadoras e é figura garantida no futebol de fim de semana entre os amigos.
Oliveira explicou que comandava uma partida entre "os times da distribuidora e dos amigos" em uma pelada no domingo (30/6). Em uma jogada de ataque, a bola bateu na mão do zagueiro do time da distribuidora e ele marcou pênalti. Inconsoláveis com a falta marcada, os jogadores começaram a reclamar. Carlinhos, que aparece segurando o monitor, chamou Oliveira para consultar as imagens.
"Entrei na brincadeira e fui até lá analisar minha marcação", brincou o árbitro que contou que o televisor quebrado havia sido deixado no lixo perto do campo de terra. Mesmo após "analisar" a jogada, o pênalti foi mantido por Oliveira. Segundo ele, a marcação era "incontestável".
O pênalti foi marcado para o time dos amigos e o escolhido para cobrar foi, sem nenhuma surpresa, o goleiro. Segundo Oliveira, "ele chamou a responsabilidade e pediu para bater". Apesar do lance a favor, o time dos amigos perdeu para a equipe da distribuidora pelo placar de 3 a 1.
Por Karina Azevedo-Fonte- Jornal O Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário