A capital que está prestes a completar 300 anos apresenta diversos pontos de alagamentos por falta de manutenção de boca de lobos
Internauta
A forte chuva que caiu na manhã desta quarta-feira (03) em Cuiabá-MT, alagou vários pontos da capital, trazendo transtorno aos moradores da cidade que está a apenas cinco dias de comemorar 300 anos.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para atender duas ocorrências, sendo uma no bairro Jardim Cuiabá, em frente a um hospital particular, onde a equipe foi realizar o balizamento, devido a Avenida das Flores ficar completamente alagada.
Já a outra ocorrência foi no bairro Jardim Shangri-la, onde uma residência estaria alagando e os militares foram ao local resgatar um cadeirante. A Secretaria de Mobilidade Urbana da Capital (Semob) relatou que houve alagamento na trincheira do viaduto do Atacadão do Tijucal. A semob desviou o fluxo de trânsito para evitar congestionamento.
Diversos vídeos e fotos estão sendo compartilhados nas redes sociais, mostrando pontos isolados de alagamento na capital. (Veja vídeos abaixo). Muito destes locais, a falta de manutenção das bocas de lobos por parte do município tem causado os alagamentos.
O Corpo de Bombeiros alerta para que o cidadão tenha atenção redobrada no trânsito e evite trafegar durante a forte chuva.
Outro lado
A prefeitura de Cuiabá emitiu uma nota alegando que choveu em Cuiabá metade da média esperada para abril. Mais de 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil somente pela manhã. Em casos de chuva com forte intensidade, as consequências são: alagamentos, inundação e enxurradas.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, na primeira hora de chuva, foram registrados 65 mm de precipitação, o que é considerado um volume de intensidade muito forte. A norma climatológica esperada para todo o mês de abril é de 117,8 mm.
“É uma chuva com característica de muito forte intensidade. Apenas na primeira hora, registrou 65 mm de chuva. A partir da segunda hora, está sendo registrado de 8 a 15 mm. E, o pior, continua chovendo e com perspectiva de chover o dia todo. Então, somente hoje devemos ter uma chuva acima de 85 mm, o que será confirmado amanhã. Trata-se de uma chuva muito atípica em Cuiabá”, afirmou Wolkmer.
Para a população que reside em área de risco, próximos à córregos, APP (Área de Preservação Permanente), é importante colocar seus pertences em locais elevados, documentos pessoais em sacos plástico para evitar que molhe. “Dependendo da localidade, é recomendada a desocupação dessas casas, ir para a casa de um vizinho, parente, amigos, ou seja, locais que estão mais seguros”, recomendou o responsável pela Defesa Civil Municipal.
Já a comunidade que está no centro da cidade, e precisa atravessar ruas, em casos de alagamento e enxurradas, é fundamental buscar locais abrigados, como de alvenaria. “É importante evitar atravessar ruas sob enxurradas. E pontos de alagamento, onde não se consegue enxergar onde vai passar, pode ter buracos, e a pessoa pode cair e se machucar. Em casos de descargas atmosféricas, o carro é um local seguro, caso esteja seco por dentro”.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: 65 3623-9633. A Prefeitura de Cuiabá está em alerta para qualquer emergência no período e após a chuva.
Vídeos:
.
.Por JEFFERSON OLIVEIRA Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário