Dando continuidade às ações de Educação Ambiental que estão sendo realizadas nos Colégios Militares Estaduais desde 2016, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), reuniram-se com o Comando de Ensino dos Colégios Militares do Estado de Goiás. Na ocasião foram expostos aos professores e coordenadores das unidades educacionais da capital os trabalhos a serem realizados pela Secima em 2018.
O Comandante de Ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Anésio Barbosa da Cruz Júnior, um grande entusiasta do projeto, declarou: “os colégios poderão ter acessibilidade à todas as ações segundo os interesses de cada escola e as possibilidades de cada instituição”, o que muito motivou os coordenadores presentes ao evento.
Conforme a gerente Especial de Políticas Habitacionais e de Saneamento da Secima e Coordenadora Geral do Projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania, Marisa Pignataro, estas ações são importantes para futuras gerações e destacou o papel do cidadão na preservação do meio ambiente: “na crise hídrica vivenciada em Goiás em 2017, ficou claro que as ações danosas sobre os cursos d’ água foram determinantes para a falta de água e o abastecimento público.”
Foram disponibilizados inúmeros kits de cartilhas com temáticas ambientais da Secima como abastecimento de água, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, drenagem urbana e tanque séptico e sumidouro para os professores orientarem os alunos.
Para Ana Cristina da Silva, da Gerência de Educação Ambiental da Saneago, este projeto soma forças para que os estudantes sejam beneficiados com o trabalho de conscientização, até porque os alunos precisam dessas informações. Foi prevista a continuidade da visita dos alunos nas estações de tratamento de água e esgoto (ETAs e ETEs) e nos parques Altamiro de Moura Pacheco, em Terezópolis e Telma Ortegal, em Abadia de Goiás para os alunos da região metropolitana de Goiânia.
A produtora executiva do projeto Débora Torres, enfatizou as palestras da Secima, as oficinas de papel de reciclável, realizadas pela OVG dentro do projeto, e as oficinas de cinema e vídeo ambiental que ela mesma ministra enquanto cineasta, que tem como objetivo produzir curtas ambientais nas escolas para exibição e debates na Mostra Ambiental Escolar da Secima no Fica.
O analista ambiental e palestrante do projeto Thiarlles Elias de Paula destacou a importância do curso de formação de professores, e a intersecção da abordagem pedagógica e técnica no repasse de conhecimento por meio da transversalidade, a possibilidade de integração e troca de experiências entre os próprios professores e técnicos, considerados também como “multiplicadores” da Educação Ambiental. Delineou-se conteúdos a serem trabalhados nas temáticas de resíduos sólidos, biodiversidade, unidades de conservação, Código Florestal dentre outros.
As secretarias de Meio Ambiente dos municípios e da Educação também poderão conhecer as ações de educação ambiental disponibilizadas pela Secima através do site www.conscienciaambiental.go.gov.br e agendar visitas e palestras através do telefone: (62) 3201-5253 e também pelo e-mail: comunicacao.secima@gmail.com.
Do goiasagora
Nenhum comentário:
Postar um comentário