O pleito de 2016 foi anulado após a candidatura do prefeito eleito, Dalton Vieira (PP), ser indeferida. O político concorre novamente, desta vez com Tiago Cigano (PC do B).
Petrolina de Goiás terá novas eleições no próximo domingo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) |
Após ter as eleições de 2016 anuladas, a população de Petrolina de Goiás, no centro goiano, escolherá novo prefeito da cidade no domingo (1º). O representante eleito no ano passado, Dalton Vieira (PP), foi afastado do cargo em julho deste ano, após ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março.
Vieira concorre como candidato no próximo pleito, assim como o prefeito em exercício no município e presidente da Câmara Municipal, Tiago Cigano (PC do B). A população poderá votar entre 8h e 17h. Estarão disponíveis 28 seções eleitorais para os 7,9 mil eleitores.
O chefe do cartório eleitoral da cidade, Guilherme Vila, esclareceu que Vieira, ao requisitar o registro de candidatura para as eleições de 2016, em agosto, ainda estava inelegível por ter sido condenado por improbidade administrativa anos antes. Na ocasião, o requerimento dele foi indeferido pela Justiça Eleitoral do município, mas a defesa do político entrou com um recurso.
“A lei permite que o candidato faça campanha mesmo com registro indeferido. No caso, ele fica como ‘indeferido com recurso’, porque ele recorreu da decisão local no Tribunal Regional Eleitoral [TRE]. As eleições aconteceram e ele teve a maioria dos votos”, esclareceu em entrevista ao G1.
Novo prefeito de Petrolina de Goiás será definido após eleições de domingo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) |
No entanto, segundo Vila, o TRE manteve a decisão da Justiça de Petrolina, ou seja, indeferindo a candidatura. Vieira recorreu para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu uma liminar do órgão para tomar posse. No entanto, em março deste ano, quando o TSE julgou o recurso de Vieira, indeferiu a candidatura do político por quatro votos a três, fazendo com que ele fosse afastado do cargo e se fazendo necessária nova eleição.
“Para essa eleição, qualquer um podia se candidatar. Ele [Dalton Vieira] fez o requerimento do registro de candidatura para este pleito, mas a Justiça Eleitoral de Petrolina entendeu que, por ele ter sido a razão pela qual foram convocadas essas eleições, ele não poderia se candidatar e indeferiu o requerimento dele”, completou o chefe de cartório da cidade.
Vila disse ainda que o candidato recorreu da decisão local e agora o pedido está no TRE para ser julgado. Portanto, novamente, o candidato concorre na condição de “indeferido com recurso”.
A assessoria do candidato informou ao G1, por telefone, que Vieira está completamente apto a concorrer nas eleições deste domingo e não há qualquer impedimento para ele atuar como administrador do município.
FONTE: G1.Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário