Por Selzy Quinta
O curso de alimentação escolar tem como base as diretrizes do Plano Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação
A Prefeitura de Abadia de Goiás, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, iniciou capacitação às merendeiras que atuam nas escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de elevar o nível de conhecimento dos servidores acerca da manipulação dos alimentos servidos, na melhoria da elaboração de cardápios, no armazenamento e na distribuição da merenda escolar. O curso de alimentação escolar que tem como base as diretrizes do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Ministério da Educação (MEC) é organizado e aplicado pelo Núcleo Tecnológico Municipal da secretaria.
A carga horária dessa capacitação foi de 60 horas/aula e para que todas as merendeiras da rede pudesse ter acesso, as aulas foram ministradas em 45 dias com opções em três dias da semana.
“Além do ensino de qualidade, a escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais do guia alimentar estabelecido pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”. Por isso, verificamos regularmente o manuseio da merenda visitando as unidades escolares e promovemos capacitações á essas profissionais que preparam os alimentos das nossas crianças.
A meta do município é no consenso que a alimentação seja de forma saudável. Porque é fundamental para o desenvolvimento integral do indivíduo abadiense. Abadia de Goiás, busca sempre acompanhar o padrão de consumo alimentar de acordo com as políticas sociais, nas áreas de saúde, educação, trabalho, emprego e assistência social, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC)", declara o Prefeito de Abadia de Goiás, Romes Gomes e Silva, sobre sua preocupação com a merenda escolar ofertada na rede municipal de Educação.
Exemplo desse cuidado com a alimentação escolar são as Escolas as creches e principalmente o CIMEI em Tempo Ampliado que funcionam em Abadia de Goiás. Elas seguem a resolução de 26 e 17 de junho de 2013, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, o qual dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da Educação Básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. "Nessas unidades escolares, atendemos, no mínimo, 80% das necessidades nutricionais diárias das crianças e adolescentes, distribuídas em pelo menos quatro refeições. Já nas escolas de meio período, suprimos no mínimo, 40% das necessidades nutricionais dos escolares durante a permanência na escola", ressalta a secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Nilda dos Santos.
Romes Gomes e Silva avalia ainda que embora as escolas tenham liberdade para definir como vão elaborar o cardápio, há um trabalho orientado para que as cozinheiras sejam incentivadas a fazer escolhas saudáveis. "Além de alimentos frescos, variados e saudáveis, também nos preocupamos com a pessoa que pensa o prato e manipula os alimentos. Valorizamos as merendeiras como um dos principais atores no processo de alimentação que a rede desenvolve, por isso, a oferta de capacitações como esta", destaca o executivo municipal.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Nilda dos Santos, enfatiza que o Núcleo Tecnológico Municipal da pasta que administra, vem cumprindo seu papel de promover a formação continuada aos profissionais da Educação de Abadia de Goiás, elaborando cursos tanto na área administrativa quanto pedagógica. "O Núcleo já realizou três cursos destinados a professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil – TDI, Técnico Administrativo Escolar – TAE, Técnicos em Serviços Gerais, Agentes de Segurança e de Manutenção, secretários escolares, dentre outros. Nilda informou ainda que os servidores da Educação também são capacitados em outras áreas de conhecimento tanto para os educadores que são professores quanto para os técnicos. Já vai ser abertas novas turmas, a exemplo do curso de Inclusão Digital, que se destina aos profissionais da Educação e ainda não tem o conhecimento básico em informática. "Estamos pensando no aprofundamento no conhecimento sobre as diferentes ferramentas e suas práticas de aplicabilidade na digitação, formatação de textos, elaboração de slides, criação de planilhas e tabelas utilizadas nas diversas situações cotidianas e na melhoria das funções do trabalho dos nossos servidores da Educação", garantiu a secretária.
Parabéns, ao trabalho que vem desempenhando junto á secretaria de Educação do município. É só assim que podemos garantir um futuro melhor para os futuros jovens de Abadia de Goiás.
Parabéns mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário